Já coloquei isto no tópico do jogo, mas parece o correto aqui:
Com maior qualidade no plantel, meritocracia e rotação tínhamos ganho este campeonato a brincar.
Mesmo com roubos, mesmo com escandaleiras... ganhávamos dentro de campo contra tudo e contra todos!
Não podemos escamotear os roubos, não! Nem a vergonha da arbitragem, da APAF e do CD! Não!
Mas temos de olhar para dentro, temos de ver os nossos erros, temos de analisar onde perdemos o campeonato.
Para mim foi em alguns detalhes que eram controlados por nós e nada a ver com o sistema:
- Rotação praticamente inexistente numa época durissima com imensa densidade de jogos
- Inexistência de meritocracia e casmurrice pura do Treinador. Não vale a pena elencar os casos que são imensos.
- Proposta de futebol limitada. Incapacidade de fazer diferente. Já todas as equipas perceberam que nós contra 5 defesas, chapéu. E nem assim se cria algo diferente! Nada! A insistência num Marega em jogos fechados é a mesma coisa que tentar abrir uma porta com um prego.
- Falta de qualidade gritante nas laterais. Nenhum dos 4 tem lugar no Porto. Quando uma equipa que luta por titulos e que o seu jogo é baseado na profundidade dos dos laterais. Jogar com Manafa, Zaidu ou Nanu.... é simplesmente de outro mundo.
Posto isto e para não me alongar muito.
Fim de ciclo do Sérgio que está tambem cansado. A sua proposta de futebol está cansada. E este ano, grande parte da responsabilidade do insucesso é dele. Podem tentar dar as voltas que quiserem, a culpa é dele, da forma como geriu (ou não geriu) a equipa e os momentos de forma dos jogadores, e da sua teimosia e incapacidade em se reinventar quando jogo sim, jogo sim, as equipas defendiam todas da mesma forma contra nós.
NOTA: Fico eternamente grato ao Sérgio porque gosto mesmo dele. Acho o treinador perfeito para nós na atitude e garra com que nos defende e nos sente. Tenho pena pois se fosse mais humilde ao ponto de reconhecer os erros e corrigir lacunas, poderia facilmente ser dos melhores de sempre e até nos elevar ainda a patamares mais altos. Mas 4 anos volvidos, deixa-nos na rota dos títulos, tira-nos do Fair Play e volta a colocar o nosso nome alto na Europa. Obrigado por tudo. Mas efetivamente, fim de ciclo. Demasiados erros e demasiado cansaço. É preciso algo novo.
Um post com tudo aquilo que penso. Bravo!
Apenas acrescento umas notas.
Não entendo o que aconteceu às bolas paradas que tantos golos e pontos nos renderam na época passada. Desaprenderam???
Outra coisa que não consigo entender:
Não se pensa os vários momentos do jogo. Ontem, a 10 minutos do fim devíamos ter usado a cabeça e tentar controlar a bola e atacar pelo seguro, jogando no meio campo, sem recuar.
Obviamente que prefiro ganhar, ainda por cima com os orcs, mas possas, o campeonato já estava perdido, não devíamos estar focados em assegurar a CL? Valia a pena atriscar tudo partindo o jogo e correndo o risco de sofrer um golo? E isso aconteceu! Por sorte nossa não foi validado (e bem).
Outro exemplo disso: o jogo em braga.
Estávamos a ganhar por 2-0, com menos 1 e encostadinhos lá atrás. Possível contra-ataque nosso. O que é que o João Mário faz? Tenta fazer um passo longo para um jogador nosso (não me lembro se era o Marega) que estava com 3 defesas do Braga em cima. Claro, o Braga recuperou a bola e fez o 1-2.
Isto já tinha acontecido noutros jogos, aquela pressão para meter logo a bola lá em cima, sem pensar no momento do jogo.
Se fosse um caso isolado era diferente, mas não, tem sido uma constante que só pode vir de cima...
Outra questão. Como ficam animicamente os jogadores que estão em boa foram e que sabem que os que estão em campo não estão bem?
Ou mesmo aqueles que com a equipa a precisar de pernas frescas, só entram a 10 ou 5 minutos do fim do jogo?
Isto não destrói animicamente um jogador? Saber que está em melhor forma e que não joga, ou que só entra a 10 do fim, ou então que faz um bom jogo e é recompensado com o banco.
Estou grato ao SC por nós ter dado 2 ligas, pela caminhada na CL e por ter impedido o penta da orcalhada, mas enfim, que seja o fim de um ciclo.