Qual foi o último jogo que vimos a equipa controlar o jogo com bola? Não me lembro
Qual foi o último jogo em que vimos a equipa abafar o adversário de forma continuada e não in extremis com a perda de pontos ao virar da esquina? Não me lembro
Qual foi o último jogo em que vimos um jogo em que ganhássemos e saíssemos de frente da TV, laptop, ou telemóvel satisfeitos com o jogo? Não me lembro.
O futebol desta equipa é como o balão, e o ar é a disponibilidade física e compromisso dos jogadores com a luta pelos 3 pontos. Fruto das mudanças, da saturação com o treinador, da ideia de jogo, e da forma como trata alguns jogadores em comparação com outros, o balão está roto, sem ar, e o SC não consegue encher de novo o balão.
O
@jorgebest falou da escola de jogadores, por amor de Deus o Porto há 2 anos ganhou a competição mais importante de clubes europeia de futebol jovem. Os jogadores desde aí têm sido forçados a entrar numa ideia de jogo primitiva, como um primata que tenta encaixar a peça de Lego errada no buraco errado. Não vejo alegria, nem evolução nos Fábios Vieiras, nos Romários, nos Diogos. Vejo os jogadores a jogar com um medo terrível em errarem e deixarem de cair no goto do capataz. Não se vê alegria na forma de jogar, há um fogacho do Nakajima aqui e ali, que parece um raio de sol num dia de nevoeiro. Ou um Tomás Esteves que é enviado para Inglaterra estando um ciclista que não sabe fazer um cruzamento ou sair a jogar quando pressionado a fazer o seu lugar.
Jogadores como o Nakajima, o Fábio, o Felipe Anderson etc etc são como pincéis dados a um pintor de fachadas, quando tudo o que ele queria era um rolo para pintar de forma mais rápida e eficaz. O futebol é visto como uma arena, em que ganha quem ganha mais duelos, ou corre mais, e enquanto for assim, só teremos resultados se tivermos jogadores de perfil físico com um compromisso e crença no SC inabalável. Coisa que nos tempos de hoje julgo não acontecer.
Na perspectiva de adepto quero ganhar, mas sei que para ganhar é mais fácil jogando bem. Na maneira que vejo as coisas, com um SCP/SLB e Braga competentes e com bons jogadores não vejo como uma equipa com um misto de jogadores a jogar para o contrato, outros cansados do treinador e outros com um perfil desadequado para esta forma de jogar, possamos jogar bem e consequentemente estar mais perto de ganhar.