Covid-19

Grutz

Bancada central
26 Dezembro 2017
1,999
2,954
Conquistas
4
  • Deco
  • Lucho González
  • Jorge Costa
  • Hulk
Da maneira que isto andava vai ficar insustentável. Seria assim tão estapafúrdio aplicar uma espécie de quarentena? Há imensos trabalhos/cargos perfeitamente exequíveis em teletrabalho e que ajudariam a reduzir, por exemplo, o excesso de pessoas nos transportes públicos. A edp é um desses casos, prolongou o teletrabalho até 15 de janeiro para aqueles que o podem fazer.

Por outro lado, começo a ver cada vez mais empresas a "obrigar" os trabalhadores a voltar ao espaço físico quando todo o trabalho gira em torno de um pc, nada mais. E para quê?

I

Imaginarium

Guest
Da maneira que isto andava vai ficar insustentável. Seria assim tão estapafúrdio aplicar uma espécie de quarentena? Há imensos trabalhos/cargos perfeitamente exequíveis em teletrabalho e que ajudariam a reduzir, por exemplo, o excesso de pessoas nos transportes públicos. A edp é um desses casos, prolongou o teletrabalho até 15 de janeiro para aqueles que o podem fazer.

Por outro lado, começo a ver cada vez mais empresas a "obrigar" os trabalhadores a voltar ao espaço físico quando todo o trabalho gira em torno de um pc, nada mais. E para quê?
Uma parte muito substancial da economia não é compatível com teletrabalho.
Novo confinamento geral é impossível, e estupido.
No início, isto apanhou toda a gente desprevenida. Ninguém sabia bem o que era, e como nos defendermos / protegermos disto.
Agora todos sabemos as regras basicas.
Está unicamente na mão das pessoas serem responsáveis.
Ninguém sabe bem as repercussões globais, em termos económicos, do que já passamos.
Acrescentar a isso novos confinamentos era arrasar com o que resta da economia, principalmente das micro e pequenas empresas.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,512
30,227
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
A questão não é essa. Se queres destruir a tua saúde do teu corpo, isso é contigo e ninguém te pode proibir. Se isso envolver a saúde dos outros... já é uma linha que se deve traçar.

Vai daí que a máscara é e deve ser absolutamente obrigatória em locais fechados e/ou em locais com muita gente. Por muito incomodo que isso possa causar, é algo que pode impedir que tu, se estiveres contagiado, possas infetar os outros.
Mas todos os exemplos que dei acima são exemplos que envolvem a saúde de 3.ºs. Diretamente ou indiretamente. E que não têm, nem poderiam ter, a mesma salvaguarda. E com consequências muito mais severas que estas provocadas pela covid. E é este dualismo que não entendo.
E a loucura de se andar a destruir uma economia por causa disto ainda terá uma explicação, algures, num futuro talvez não tão distante assim.

• Like
Reações: AdrianSmith

semilhas

Arquibancada
3 Agosto 2015
406
218
As grávidas são livres de fazer o que quiserem com o seu corpo. Salvo erro, o feto nem tem personalidade jurídica, logo esse problema não existe para o legislador. Aí passa a ser um problema ético, o direito da mãe a prejudicar uma futura vida.
Existem países onde é proibido fumar ao ar livre e os fumadores só fumam em zonas designadas. Em Portugal, com a sua plenitude de espaços livres, só está ao pé de fumadores quem quer, sendo a via pública de livre circulação para todos.
Se existir evidência científica que:
A) as máscaras são prejudiciais
B) as máscaras não limitam o risco de transmissão de aerossóis
C) a relação risco-beneficio das máscaras é desvantajosa
aí deve ser reconsiderado o uso das mesmas. Até lá, a evidência parece demonstrar uma relação benéfica das máscaras na diminuição de transmissão de Covid. Quanto às "desvantagens", quando existir evidência científica que são prejudiciais (e não relatos anedóticos e conversa de café) deve ser reconsiderado o uso caso a caso. Milhares de profissões e profissionais trabalham de máscara por 4, 6 ou 12 horas e esses profissionais não se queixam/habituam-se. Os que não tiverem condições de saúde, devidamente fundamentadas, têm mecanismos legais para a sua protecção, reafectação ou mudança de regime laboral.

• Like
Reações: Tony_Gomes9

Mikoloco

Arquibancada
22 Janeiro 2019
359
267
O tabaco afecta outras pessoas e já foi legislado nesse sentido, nas várias proibições de fumar em sítios que afectem os outros. Actualmente, em espaços fechados, só existem áreas de fumadores designadas ou em espaços para maiores de 18 anos, logo só se expõe quem frequenta individualmente e intencionalmente tais espaços.
O interesse público da máscara sobrepõe-se ao interesse pessoal, neste caso concreto. Não conseguir respirar com a máscara é um exagero, além de que a grossa maioria das pessoas as usam por períodos curtos. A única violação da autodeterminação aqui é estética, e a estética está em 2o plano face à saúde. Quem quer assumir comportamentos negligentes deve ser responsabilizado judicialmente e não resguardar-se em subterfúgios e justificações pobres.
-- que a grossa maioria das pessoas as usam por períodos curtos --
Diz isso a estudantes, 3 horas confinados numa sala, sem poder tirar a máscara, até doi.

Já agora, devia ser proibido fumar à minha frente, porque o fumo bate-me na cara.

Lógica!

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,616
16,458
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Fiz um post no facebook em que escreví isto;

"Ultrapassamos a China em número de casos de covid, surreal se pensarmos em Março 2020. "

As replies que tive foram numerosas e todas a bater a mesma tecla.

Fui fazer um "apanhado" ao wolrlmeters e fiz um segundo post;

"Apenas alguns exemplos de Países de regime não ditatorial no Oriente;
Japão - 88.220 casos - 609 ontem - população = 126 milhões
Coreia Sul - 24-568 casos - 72 ontem - população = 51 milhões
Hong-Kong - 5970 casos - 6 ontem - população = 7 milhões
Taiwan - 527 casos - 0 ontem - população = 23 milhões
Macau - 46 casos - 0 ontem - população = 650.000 habitantes.
A China mente ou dizem que mente e estes também mentem?!
Quem quiser meter a "cabeça na areia" que meta eu não acredito em fábulas."

Até agora ninguém escreveu nada, apenas uns likes.

Uma coisa é concordar com o regime chinês de que sou adversário outra coisa é verificar que eles lidaram a sério com a questão e não deixaram ao cidadão o livre arbitrio de fazer o que quisesse. Mas se os chineses são comunistas (o regime) para alguns e para mim são social fascistas o problema ou não problema mas que merece reflexão é que na Ásia o problema foi levado a sério e no chamado ocidente e na Rússia estamos a ver o que está a acontecer.

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
7,832
5,819

"Ultrapassamos a China em número de casos de covid, surreal se pensarmos em Março 2020. "

Uma coisa é concordar com o regime chinês de que sou adversário outra coisa é verificar que eles lidaram a sério com a questão e não deixaram ao cidadão o livre arbitrio de fazer o que quisesse. Mas se os chineses são comunistas (o regime) para alguns e para mim são social fascistas o problema ou não problema mas que merece reflexão é que na Ásia o problema foi levado a sério e no chamado ocidente e na Rússia estamos a ver o que está a acontecer.
Os países asiáticos têm toda uma preparação diferente do ocidente para o coronavirus. Já tinham passado por isto em 2005 com o SARS e tomaram medidas relativamente cedo em vez de deixarem andar.
Posto isto, é interessante ver o número de testes de cada país registado no mesmo site que usaste.
Para referência, lá Portugal tem 2791429 testes.

Japão: 2286710
Coreia do Sul: 2410483
Hong Kong: 3311279
Taiwan: 96735
Macau: 4238

Destes 5, só Hong Kong testa mais do que Portugal. O resto não testa nem perto.

Outra observação pertinente: a Suécia é a porta estandarte para o método do não confinamento.
Ontem tiveram 657 casos e no computo geral são 44ºs em número de casos e 28ºs em número de mortes, sendo que em mortes por milhão são 14ºs e em casos por milhão são 47ºs.
Em tudo estão atrás das superconfinadas Itália e Espanha. Tiveram sorte ou há outras vertentes?

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,032
3,728
A partir do momento em que a OMS assume que já passamos os 700M de casos é óbvio que esses números nem para indicador servem.

Certamente que não é por Portugal que nos aproximamos muito desse número (se bem que acredito que também já estamos nos 10% da população infetada).

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,297
5,523
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20

Em todos esses paises asiaticos as fronteiras foram fechadas a turistas. E um factor importante que raramente e falado

Sent from my ANE-LX2 using Tapatalk

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,032
3,728
É a minha opinião baseada nos dados epidemiológicos. Mais de 70% das infeções atualmente acontecem em contexto familiar ou laboral.

Mas esses dados não serão 100% fieis à realidade.

Se eu for infetado vai haver um tracing dos meus contactos. Vão testar meia dúzia de pessoas bastante próximas de mim (sei de casos onde esse tracing é muito básico, mas para aqui nem importa), e outras vão por si fazer os testes. Pessoas da família ou do trabalho, o normal. Claro que muitas dessas pessoas vão dar positivo, grande parte sem sintomas.
Se eu tiver estado num casamento, num batizado (como falou a diretora da DGS), é normal que tenha infetado um maior número de pessoas que serão testadas.

Mas ninguém vai testar o pessoal que estava na mesa ao lado no restaurante. Ou vai?
E se essas pessoas da mesa ao lado foram infetadas, se forem assintomáticas provavelmente nunca vão testar. Se forem sintomáticas até podem nem testar, mas se testarem ninguém as vai ligar à minha infeção.

Tendo em conta o número gigante de assintomáticos e de sintomáticos ligeiros que nem testam, achas mesmo que esses 67% são reais?
É normal que onde mais testes mais encontres.

Com isto não quero dizer que defendo que se feche esses espaços. Nem por sombras.

• Like
Reações: hawkeyes

Eclipsisboy

PRESIDENTE DOS PRESIDENTES, SERÁS ETERNO💙🤍
25 Maio 2014
30,133
45,423
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Bem, pelo 4 dia consecutivo que ultrapassámos os 1000 casos, mas já se notou um decréscimo em relação aos outros 3 dias.

Fim de semana é sempre assim. Amanha é a mesma coisa.

A ver se na próxima semana é para continuar a decrescer o número de casos..! 🙏

D

Dragon_92

Guest
Bem, pelo 4 dia consecutivo que ultrapassámos os 1000 casos, mas já se notou um decréscimo em relação aos outros 3 dias.

Fim de semana é sempre assim. Amanha é a mesma coisa.

A ver se na próxima semana é para continuar a decrescer o número de casos..! 🙏
Apesar do decréscimo, estes números para fim-de-semana são alarmantes.

Não prevejo nada de bom para a semana, infelizmente. :(

• Like
Reações: Eclipsisboy

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,647
3,110
Vila Nova de Gaia, 1981
Exatamente.. e será que o grande Avante que foi a 1 mes não teve nada a ver com isto?

A culpa é da malta que janta, almoça e convive em família..!

Nada tem a ver com Avantes, touradas, espetaculos em coliseus e outras palhaçadas que tais.
E dos que vão ao supermercado comprar vinho pa tempero depois das 20h...

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,032
3,728
Isso do álcool é revoltante e dá que pensar ninguém se insurgir a sério contra isto.

Digno de ditadura. Surreal.

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,048
747
Isso do álcool é revoltante e dá que pensar ninguém se insurgir a sério contra isto.

Digno de ditadura. Surreal.

Se me apetecer ir comprar tabaco numa estação de serviço, APÓS abastacer o carro, estou impossibilitado de o fazer. LOL

Como se ir às bombas abastecer fosse seguro e comprar tabaco não. E eu nem sequer sou fumador, mas estes tiques ditatoriais são só ridículos.

• Like
Reações: Dragao_man