Diogo Leite

Diogo Leite 4

Diogo Leite

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,699
13,696
Conquistas
17
  • Hulk
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
O Chelsea teve um ano de retenção, como lhe chamas, porque simplesmente estava proibido de contratar. De resto, esta época ainda não terminou sequer e eles para a próxima, já livres para poder ir ao mercado, garantiram já o Zyech, o Werner e fala-se que podem estar perto de contratar também o Havertz. Está aqui a aposta na formação deles.

Nenhum clube está disposto a queimar um ano para lançar miúdos e vê-los eventualmente crescer. Isso é uma coisa que só existe na vossa cabeça. Só faz isso quem não tem mesmo mais nenhuma alternativa, como o Sporting (e os resultados estão à vista). Se o Porto fizer isso, não vai só abdicar, à partida, da luta pelo título (o que só por si seria intolerável), vai estender a passadeira para que o regime vença isto com uma diferença abismal, o que representaria um golpe psicológico duríssimo.

Por opção, ninguém envereda por um caminho destes, só se for louco. Até porque era preciso que fosse certo que os miúdos, na sua maioria, se fossem tornar em grandes graúdos, o que por muito que vos custe também não é garantido.

O Porto tem de melhorar, e muito, a sua política de contratações? Tem, sem dúvida. E a resposta está exatamente aí. Esse é o meio-termo entre contratar maioritariamente flops e apostar quase somente na formação.
Ponto 1 - ninguém falou na aposta da formação do Chelsea, o que eu disse foi que, para eles, terem desenvolvido os jogadores jovens que tinham e não podendo gastar dinheiro em reforços na mesma época, levou a que os jogadores jovens se desenvolvessem e eles tornaram-se assim opções bastante válidas, e, este ano em que já podem investir agora vão acrescentar ainda mais qualidade a um grupo que por si só já tem muita qualidade derivado desta aposta (ainda que obviamente tenha lacunas). Se tivessem gastado dinheiro o verão passado teriam acontecido duas coisas, 1 muitos jovens não tinham tido oportunidade e 2 este ano não se iriam reforçar da mesma forma.
Do modo como esta época decorreu a qualidade geral, a profundidade, do plantel para a temporada 20/21 é excelente (dependendo ainda das saídas).
O que nos vai acontecer este ano é que vamos contratar barato e mal e vamos desperdiçar os jovens o que vai levar a um plantel tão bom ou pior como o deste ano e bem sabemos como foi a nossa campanha este ano na Europa.

Ponto 2 - É óbvio que mesmo com aposta na formação deve-se contratar, e ninguém fala em meter os jovens todos a titular ao mesmo tempo, mas, existem aqueles que já jogaram a titular e demonstraram perfeita competência para o fazer, e ainda mais com uma pre época feita e, mais o farão com uma maior ambientarão e entrosamento com a equipa principal, bem como, mais estabilidade em termos de tempo de jogo.
Mesmo apostando na formação teríamos sempre de ir buscar PELO MENOS 3 titulares.

Ponto 3 - Mas porque é que meter jovens jogadores que só por acaso têm muita competência é queimar uma temporada ? Claro que é um risco, mas, sempre que se aposta num jovem existe um risco associado á falta de experiência, não têm de jogar 4 ao mesmo tempo para esse risco existir, mas sim a probabilidade pode ser maior.
O que eu penso é que a qualidade dos jovens existe, isto é ponto assente, se aliarmos a isso dois ou três reforços de qualidade juntamente com uma base de jogadores campeões eu diria que temos um plantel e uma equipa bastante solida e capaz, que sim não é o ideal para uma equipa europeia como nós, mas, também convém perceber o nosso momento.
Esta equipa seria a meu ver, muito mais capaz do que ficar com jogadores com menos qualidade (os erros não vêm só da falta de experiência propriamente dita, mas também da falta de qualidade, por isso esse risco também existe) só porque são mais “experientes” (experiência é conhecimento e 90% do conhecimento está relacionado com a qualidade do jogador, aquilo que ele sabe fazer. Palavra do senhor (JJ)).

Por último, o meu ponto era que mesmo que este hipotético plantel da próxima temporada fosse curto para a Europa, certamente dentro de dois e três e quatro anos seria MUITO melhor do que aqueles que apresentaríamos seguindo a ideia por ti defendida.

Eu reconheço as nossas debilidades financeiras e imagino um plano no qual dentro de 2 anos estamos de volta as grandes equipas, tendo uma base sólida reforçada com poucas mas boas contratações.
O teu plano assenta em mais 3 anos de planteis a roçar o banal, também eles curtos para a Europa, e isto, porque fica-se com jogadores mais velhos (experientes), sem margem de progressão ou valorização, o que significará o agravamento da situação financeira. Ao mesmo tempo isso levaria provavelmente ao que se tem vindo a ver que é contratar muitos jogadores mas eles sendo banais, razoáveis ou bonzinhos.

É só a minha opinião e cada um tem a sua, não sou dono da razão.

Última edição:
Licha

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Como explicas, por exemplo, o caso do Ajax na época passada?

Forte aposta na formação, título holandês, meias-finais da Champions que só não se tornaram numa final porque morreram na praia de forma injusta contra o Tottenham.

Para mim deveu-se à aposta em jovens da formação de grande valor mesclados com a experiência de jogadores também eles de qualidade. Penso que devíamos ao máximo tentar replicar este modelo.
Explico-te com uma palavra: epifenómeno. Para mim, foi isso que o Ajax foi. Grande temporada? Indubitável. Ótimo futebol apresentado? Claro que sim.

Mas agora olhemos à floresta que está à volta da árvore: o Ajax chegou à meia-final na época passada e quando foi a última vez que tinha ultrapassado a fase de grupos da Champions? Em 2005/06. Assumindo um modelo baseado na formação, o Ajax passou a fase de grupos duas vezes e chegou a uma final da Liga Europa em 15 épocas. Uma temporada após o feito de 18/19, voltou a cair nos grupos, acrescente-se. No mesmo hiato de tempo, e com um modelo sempre bem diferente, o Porto passou a fase de grupos 9 vezes e ganhou uma Liga Europa. Não chegamos nenhuma vez às meias (em 2009 estivemos perto, mas pronto), é certo, mas no cômputo geral parece-me que tivemos um pecúlio bem mais equilibrado e proveitoso, tanto financeira como desportivamente.

No plano interno, e mesmo inserido num campeonato em que as equipas apostam tendencialmente num modelo de formação, o Ajax ganhou 5 ligas também nas últimas 15 épocas. O Porto ganhou 9 em igual período - quase o dobro, mesmo com padres à mistura.

Concordo que não se deve fechar a porta aos bons talentos da formação e que o ideal é inseri-los com outros de boa valia. Acho que toda a gente subscreve isso. O que não sou apologista, a menos que não haja realmente alternativa, é de "anos zero" porque acho que isso não conduz a lado nenhum.

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,699
13,696
Conquistas
17
  • Hulk
  • Madjer

Forte aposta na formação, título holandês, meias-finais da Champions que só não se tornaram numa final porque morreram na praia de forma injusta contra o Tottenham.

Para mim deveu-se à aposta em jovens da formação de grande valor mesclados com a experiência de jogadores também eles de qualidade. Penso que devíamos ao máximo tentar replicar este modelo.
Excelente exemplo, eles não quiseram dar um passo maior que a perna e ter uma equipa para o imediato sabendo que para isso teriam de vender alguns jovens que dentro de 1 ou 2 anos iriam “explodir”, sabendo ainda que se tivessem paciência de esperar 1 ano esses miúdos juntamente com a base, daria uma equipa melhor do que outra que poderiam ter se os tivessem vendido e comprado outros.
Se isto foi verdade para eles, mais ainda para nós que estamos apertados com o Fair play financeiro.

Para clubes como nós e Ajax os novos Hulks, James, Falcão, Alex Sandro, Danilo estão cá dentro felizmente. Pior será o tempo em que não tivermos fornadas de jogadores destas e por isso é importante apostar no ramo da formação.

Alturas haverá em que teremos mesmo de ir comprar, mas, hoje em dia querermos andar a comprar como antes quando o mercado sul americano está mais explorado e muito mais caro, é fantasista.
Um jogador como Militão sim, tivemos bem e alguma sorte, Oportunidades de negócio sim, mas já não ha capcidade de ir buscar pérolas a esses sítios em quantidade como antes.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,554
11,428
Explico-te com uma palavra: epifenómeno. Para mim, foi isso que o Ajax foi. Grande temporada? Indubitável. Ótimo futebol apresentado? Claro que sim.

Mas agora olhemos à floresta que está à volta da árvore: o Ajax chegou à meia-final na época passada e quando foi a última vez que tinha ultrapassado a fase de grupos da Champions? Em 2005/06. Assumindo um modelo baseado na formação, o Ajax passou a fase de grupos duas vezes e chegou a uma final da Liga Europa em 15 épocas. Uma temporada após o feito de 18/19, voltou a cair nos grupos, acrescente-se. No mesmo hiato de tempo, e com um modelo sempre bem diferente, o Porto passou a fase de grupos 9 vezes e ganhou uma Liga Europa. Não chegamos nenhuma vez às meias (em 2009 estivemos perto, mas pronto), é certo, mas no cômputo geral parece-me que tivemos um pecúlio bem mais equilibrado e proveitoso, tanto financeira como desportivamente.

No plano interno, e mesmo inserido num campeonato em que as equipas apostam tendencialmente num modelo de formação, o Ajax ganhou 5 ligas também nas últimas 15 épocas. O Porto ganhou 9 em igual período - quase o dobro, mesmo com padres à mistura.

Concordo que não se deve fechar a porta aos bons talentos da formação e que o ideal é inseri-los com outros de boa valia. Acho que toda a gente subscreve isso. O que não sou apologista, a menos que não haja realmente alternativa, é de "anos zero" porque acho que isso não conduz a lado nenhum.
Quer dizer que trocar o Diogo Costa pelo Marche e meter um dos putos do meio campo a titulares, vai-nos impedir de sermos campeões? Tá bem tá.

teach

Tribuna Presidencial
17 Junho 2007
7,033
948
Conquistas
1
Gondomar, 1975
  • Abril/21
Aqui ninguém fala em ano zero ou apostar somente na formação... fala-se isso sim em fazer contratações com critério, que sejam efectivamente reforços e não contratar só porque sim quando cá dentro há melhor... aqui os "fanáticos da formação" não acham que se deva jogar só com os putos... achamos isso sim que aqueles que têm qualidade e felizmente actualmente temos alguns devem ser aproveitados... e não serem tapados por jogadores de qualidade semelhante mas supostamente mais experientes que não trazem mais valias quase nenhumas em termos desportivos, regre geral são mais caros e que não geram retorno posteriormente...

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Ponto 1 - ninguém falou na aposta da formação do Chelsea, o que eu disse foi que, para eles, terem desenvolvido os jogadores jovens que tinham e não podendo gastar dinheiro em reforços na mesma época, levou a que os jogadores jovens se desenvolvessem e tornando-se opções válidas E este ano em que já podem investir agora vão acrescentar ainda mais qualidade a um grupo que por si só já tem qualidade (ainda que obviamente tenha lacunas). Se tivessem gastado dinheiro o verão passado teriam acontecido duas coisas, 1 muitos jovens não tinham tido oportunidade e 2 este ano não se iriam reforçar da mesma forma. Do modo como esta época decorreu a qualidade geral, a profundidade, do plantel para a temporada 20/21 é excelente (dependendo ainda das saídas).
O que vai acontecer este ano é que vamos contratar barato e mal e vamos desperdiçar os jovens o que vai levar a um plantel tão bom ou pior como o deste abo e bem sabemos como foi a nossa campanha este ano na Europa.

Ponto 2 - É óbvio que mesmo com aposta na formação deve-se contratar, e ninguém fala em meter os jovens todos a titular ao mesmo tempo, mas, existem aqueles que já jogaram a titular demonstraram perfeita competência para o fazer e ainda mais com uma pre época feita e maior ambientarão e entrosamento com a equipa principal, bem como, mais estabilidade em termos de tempo de jogo.
Mesmo apostando na formação teríamos sempre de ir buscar PELO MENOS 3 titulares e um suplente, nomeadamente 2 DE; 1 extremo; 1 avançado.

Ponto 3 - Mas porque é que meter jovens jogadores que só por acaso têm muita competência é queimar uma temporada ? Claro que é um risco, mas, sempre que se aposta num jovem existe um risco associado á falta de experiência, não têm de jogar 4 ao mesmo tempo para esse risco existir, mas sim a probabilidade pode ser maior.
O que eu penso é que a qualidade dos jovens existe, isto é ponto assente, se aliarmos a isso dois ou três reforços de qualidade juntamente com uma base de jogadores campeões eu diria que temos um plantel e uma equipa bastante solida e capaz que sim não é o ideal para uma equipa europeia como nós mas também convém perceber o nosso momento. Esta equipa seria a meu ver, muito mais capaz do que ficar com jogadores com menos qualidade (os erros não vêm só da falta de experiência mas também da falta de qualidade, por isso esse risco também existe) só porque são mais “experientes” (experiência é conhecimento e 90% do conhecimento está relacionado com a qualidade do jogador, aquilo que ele sabe fazer. Palavra do senhor (JJ)).

Por último, o meu ponto era que mesmo que este hipotético plantel da próxima temporada fosse curto para a Europa, certamente dentro de dois e três e quatro anos seria MUITO melhor do que aqueles que apresentamos seguindo a ideia por ti defendida.

Eu reconheço as nossas debilidades financeiras e imagino um plano no qual dentro de 2 estamos de volta as grandes equipas, tendo uma base sólida reforçada com poucas mas boas contratações.
O teu plano assenta em mais 3 anos de planteis a roçar o banal, também eles curtos para a Europa e isto porque fica-se com jogadores mais velhos (experientes) sem margem de progressão ou valorização, o que significa o agravamento da situação financeira. Ao mesmo tempo isso levaria provavelmente ao que se tem vindo a ver que é contratar muitos jogadores mas eles sendo banais, razoáveis ou bonzinhos.

É só a minha opinião e cada um tem a sua, não sou dono da razão.
O meu plano assenta em comprar bem, desde logo melhor do que compramos no ano passado. Eu já aqui disse algumas vezes que, para mim, todos os jogadores que vieram este ano são mais fracos do que os que saíram. Acho que isto diz muito do que eu penso do mercado que fizemos no último verão. A única aquisição que, a meu ver, foi boa no seu todo (negócio + rendimento desportivo) foi o Diaz. De resto, acho que o Marche, de quem não sou grande fã, cumpriu e o Marcano ajudou desportivamente, tendo sido um mau negócio. Os outros acho que falharam em toda a linha.

Mas uma andorinha não faz a Primavera. Em termos europeus, a época correu mal este ano, é claro, mas para todos os efeitos fomos campeões nacionais e nas duas épocas anteriores chegamos aos oitavos e quartos de final da Champions. Não peço uma equipa como no período 2010-2013, em que tínhamos 5 ou 6 craques de nível europeu. Se der para manter uma bitola como a de 17/18 e 18/19 já ficava satisfeito e dava para ir competindo lá fora. E aqui estou a contar com a injeção de qualidade de alguns dos miúdos. O Vítor Ferreira e o Fábio Vieira são para manter, o Tomás Esteves também acho que pode ser integrado (até porque a concorrência não é grande coisa) e cada vez gosto mais do Diogo Costa. Estes valem a aposta e, paulatinamente, têm aparecido - uns mais do que outros, como é normal. Já o Diogo Leite, lamento, mas não vejo nada de especial. Emprestava-o para ver se evolui alguma coisa, que bem precisa, mas com uma proposta na ordem dos 15/20 milhões não me importava que fosse vendido.

• Like
Reações: panenka

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Quer dizer que trocar o Diogo Costa pelo Marche e meter um dos putos do meio campo a titulares, vai-nos impedir de sermos campeões? Tá bem tá.
E quem é que disse isso? Eu falei numa ou noutra entrada para a equipa regular por acaso? Disse que vedava o onze sempre a todos os jogadores da formação?

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,784
5,270
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe

o que é que entendes por formação?

acho que estarás a confundir jogadores jovens, com jogadores da formação. vários dos jogadores mais utilizados pelo ajax na época passada - e que sustentaram aquela caminhada - não foram exactamente formados lá.

exemplos; dolberg foi contratados para os sub 19
de jong para a equipa b
onana foi formado no barcelona
ziyech e tadic ( os mais influentes ) nem vale a pena falar

assim de repente, do núcleo duro do XI, formado mesmo na academia, terás o mazraoui, de ligt e blind ( apesar de este último já ter cerca de 30 anos e o peso da premier league ). bem espremido serão 3, sendo mais precisos serão 2.

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Aqui ninguém fala em ano zero ou apostar somente na formação... fala-se isso sim em fazer contratações com critério, que sejam efectivamente reforços e não contratar só porque sim quando cá dentro há melhor... aqui os "fanáticos da formação" não acham que se deva jogar só com os putos... achamos isso sim que aqueles que têm qualidade e felizmente actualmente temos alguns devem ser aproveitados... e não serem tapados por jogadores de qualidade semelhante mas supostamente mais experientes que não trazem mais valias quase nenhumas em termos desportivos, regre geral são mais caros e que não geram retorno posteriormente...
Pois, mas aquilo em que eu e muitos outros divergimos dos fanáticos da formação é na qualidade objetiva de alguns dos miúdos e na sua também superioridade objetiva em relação aos outros que não são da formação. O jogador que dá nome a este tópico é um exemplo acabado de um desses dissensos. E antes dele houve resmas de outros que, coincidência ou não, nunca fizeram nada de especial na sua carreira.

• Like
Reações: Vieira_Amares

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
17,554
11,428

acho que estarás a confundir jogadores jovens, com jogadores da formação. vários dos jogadores mais utilizados pelo ajax na época passada - e que sustentaram aquela caminhada - não foram exactamente formados lá.

de jong para a equipa b

assim de repente, do núcleo duro do XI, formado mesmo na academia, terás o mazraoui, de ligt e blind ( apesar de este último já ter cerca de 30 anos e o peso da premier league ). bem espremido serão 3, sendo mais precisos serão 2.
Exato 2 como devia ser aqui.

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,699
13,696
Conquistas
17
  • Hulk
  • Madjer
O meu plano assenta em comprar bem, desde logo melhor do que compramos no ano passado. Eu já aqui disse algumas vezes que, para mim, todos os jogadores que vieram este ano são mais fracos do que os que saíram. Acho que isto diz muito do que eu penso do mercado que fizemos no último verão. A única aquisição que, a meu ver, foi boa no seu todo (negócio + rendimento desportivo) foi o Diaz. De resto, acho que o Marche, de quem não sou grande fã, cumpriu e o Marcano ajudou desportivamente, tendo sido um mau negócio. Os outros acho que falharam em toda a linha.

Mas uma andorinha não faz a Primavera. Em termos europeus, a época correu mal este ano, é claro, mas para todos os efeitos fomos campeões nacionais e nas duas épocas anteriores chegamos aos oitavos e quartos de final da Champions. Não peço uma equipa como no período 2010-2013, em que tínhamos 5 ou 6 craques de nível europeu. Se der para manter uma bitola como a de 17/18 e 18/19 já ficava satisfeito e dava para ir competindo lá fora. E aqui estou a contar com a injeção de qualidade de alguns dos miúdos. O Vítor Ferreira e o Fábio Vieira são para manter, o Tomás Esteves também acho que pode ser integrado (até porque a concorrência não é grande coisa) e cada vez gosto mais do Diogo Costa. Estes valem a aposta e, paulatinamente, têm aparecido - uns mais do que outros, como é normal. Já o Diogo Leite, lamento, mas não vejo nada de especial. Emprestava-o para ver se evolui alguma coisa, que bem precisa, mas com uma proposta na ordem dos 15/20 milhões não me importava que fosse vendido.
Então a diferença entre nós é que eu acredito que os reforços que precisamos muitos já cá estão e acredito na qualidade e potencial dos jovens, tu achas que o que é preciso ir comprar fora e não compras tanto a qualidade e potencial de alguns jovens.
São opiniões, eu no Leite vejo ainda um pouco talento bruto que não foi lapidado porque estes dois anos foram mal geridos.

Ja o disse e reafirmo que se fizesse 4 jogos a titular cada jogo que passasse melhoraria (como fez com o Braga) e quando acabasse o 4.º já não saía.
Sem minutos é difícil mostrar rendimento, nem todos os jovens são Rúben Neves ou Rato Sanches ou João Pénix. Tivemos recentemente Dalot ou André Silva e eles não tiveram rendimento instantâneo, mas, por circunstâncias diferentes foram aposta e com o tempo melhoraram e as coisas foram correndo melhores.

• Like
Reações: Kandinsky

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,126
72,798
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20

Caiu nas pré este ano e fez uma liga europa miserável.

• Like
Reações: Licha
D

Dragon_92

Guest

de jong para a equipa b

Confesso que ao dizer "formação" incluía grande parte dos jogadores que referiste (errei na escolha do termo).

De qualquer forma, o Ajax continua a ter o mérito de detetar e desenvolver o talento jovem - algo que também acho que devemos fazer.

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,699
13,696
Conquistas
17
  • Hulk
  • Madjer

de jong para a equipa b

Apostaram em jovens que vinham de um escalão inferior, para a discussão importa mesmo se são da formação ou não ?
Em 2011-2012 também havia um jovem que devia ser aposta e foi aposta chamado James Rodriguez. Era um jovem com mais qualidade e mais upside que os outros que lá estavam e por isso devia jogar.

Se tem 20 anos e vem da B ou se tem 20 anos e vem do Vélez é irrelevante para a discussão.

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
No dia que o Sergio aposte nele e cague pro Marcano acredito que com o tempo seja muito melhor, as melhorias ocorrem com jogos e erros, cu alapado não melhora nada só piora as hemorróidas
E entretanto se voarem pontos que comprometam a liga à pala dessa insistência e dos erros que daí irão advir, que se lixe. O Diogo Leite só tinha que estar emprestado a uma equipa com menos pressão de ganhar jornada a jornada.

Última edição: