O Chelsea teve um ano de retenção, como lhe chamas, porque simplesmente estava proibido de contratar. De resto, esta época ainda não terminou sequer e eles para a próxima, já livres para poder ir ao mercado, garantiram já o Zyech, o Werner e fala-se que podem estar perto de contratar também o Havertz. Está aqui a aposta na formação deles.
Nenhum clube está disposto a queimar um ano para lançar miúdos e vê-los eventualmente crescer. Isso é uma coisa que só existe na vossa cabeça. Só faz isso quem não tem mesmo mais nenhuma alternativa, como o Sporting (e os resultados estão à vista). Se o Porto fizer isso, não vai só abdicar, à partida, da luta pelo título (o que só por si seria intolerável), vai estender a passadeira para que o regime vença isto com uma diferença abismal, o que representaria um golpe psicológico duríssimo.
Por opção, ninguém envereda por um caminho destes, só se for louco. Até porque era preciso que fosse certo que os miúdos, na sua maioria, se fossem tornar em grandes graúdos, o que por muito que vos custe também não é garantido.
O Porto tem de melhorar, e muito, a sua política de contratações? Tem, sem dúvida. E a resposta está exatamente aí. Esse é o meio-termo entre contratar maioritariamente flops e apostar quase somente na formação.
Ponto 1 - ninguém falou na aposta da formação do Chelsea, o que eu disse foi que, para eles, terem desenvolvido os jogadores jovens que tinham e não podendo gastar dinheiro em reforços na mesma época, levou a que os jogadores jovens se desenvolvessem e eles tornaram-se assim opções bastante válidas, e, este ano em que já podem investir agora vão acrescentar ainda mais qualidade a um grupo que por si só já tem muita qualidade derivado desta aposta (ainda que obviamente tenha lacunas). Se tivessem gastado dinheiro o verão passado teriam acontecido duas coisas, 1 muitos jovens não tinham tido oportunidade e 2 este ano não se iriam reforçar da mesma forma.
Do modo como esta época decorreu a qualidade geral, a profundidade, do plantel para a temporada 20/21 é excelente (dependendo ainda das saídas).
O que nos vai acontecer este ano é que vamos contratar barato e mal e vamos desperdiçar os jovens o que vai levar a um plantel tão bom ou pior como o deste ano e bem sabemos como foi a nossa campanha este ano na Europa.
Ponto 2 - É óbvio que mesmo com aposta na formação deve-se contratar, e ninguém fala em meter os jovens todos a titular ao mesmo tempo, mas, existem aqueles que já jogaram a titular e demonstraram perfeita competência para o fazer, e ainda mais com uma pre época feita e, mais o farão com uma maior ambientarão e entrosamento com a equipa principal, bem como, mais estabilidade em termos de tempo de jogo.
Mesmo apostando na formação teríamos sempre de ir buscar PELO MENOS 3 titulares.
Ponto 3 - Mas porque é que meter jovens jogadores que só por acaso têm muita competência é queimar uma temporada ? Claro que é um risco, mas, sempre que se aposta num jovem existe um risco associado á falta de experiência, não têm de jogar 4 ao mesmo tempo para esse risco existir, mas sim a probabilidade pode ser maior.
O que eu penso é que a qualidade dos jovens existe, isto é ponto assente, se aliarmos a isso dois ou três reforços de qualidade juntamente com uma base de jogadores campeões eu diria que temos um plantel e uma equipa bastante solida e capaz, que sim não é o ideal para uma equipa europeia como nós, mas, também convém perceber o nosso momento.
Esta equipa seria a meu ver, muito mais capaz do que ficar com jogadores com menos qualidade (os erros não vêm só da falta de experiência propriamente dita, mas também da falta de qualidade, por isso esse risco também existe) só porque são mais “experientes” (experiência é conhecimento e 90% do conhecimento está relacionado com a qualidade do jogador, aquilo que ele sabe fazer. Palavra do senhor (JJ)).
Por último, o meu ponto era que mesmo que este hipotético plantel da próxima temporada fosse curto para a Europa, certamente dentro de dois e três e quatro anos seria MUITO melhor do que aqueles que apresentaríamos seguindo a ideia por ti defendida.
Eu reconheço as nossas debilidades financeiras e imagino um plano no qual dentro de 2 anos estamos de volta as grandes equipas, tendo uma base sólida reforçada com poucas mas boas contratações.
O teu plano assenta em mais 3 anos de planteis a roçar o banal, também eles curtos para a Europa, e isto, porque fica-se com jogadores mais velhos (experientes), sem margem de progressão ou valorização, o que significará o agravamento da situação financeira. Ao mesmo tempo isso levaria provavelmente ao que se tem vindo a ver que é contratar muitos jogadores mas eles sendo banais, razoáveis ou bonzinhos.
É só a minha opinião e cada um tem a sua, não sou dono da razão.