Ele não vai mudar a maneira dele de trabalhar e abandonar a ideia tática dele. Isso é certo.
Agora, esta ideia dele de jogo funcionara melhor com melhores intérpretes? Mesmo com as mesmas características, mas superiores?
Por exemplo, era diferente usares esta tática com o Marega do que com o Hulk.. so dando um exemplo...
E diferente um 4-4-2 com marega e soares do que esse mesmo sistema com Hulk e Falcao.
Por isso é que eu acho que grande parte do sucesso ou insucesso da próxima época vai-se decidir na próxima janela de transferências.
O SC, goste-se mais ou menos, tem um mérito indiscutível - com ele teremos a garantia que vamos ser competitivos.
A grande diferença estará sempre na reformulação que o plantel sofrerá e na influência que o próprio Sérgio poderá vir a ter nesse processo.
Não nos esqueçamos que foi ele que sugeriu a contratação do Loum, jogador que conhecia muitíssimo bem e ao qual antevia um futuro brilhante.
Portanto, acabou por ser um pedido expresso do Sérgio, no sentido de ir preparando a sucessão do Danilo.
Ora, culminada que está a época, podemos constatar que o Loum teve poucas oportunidades e nas raras vezes que foi chamado foi uma desilusão, revelando que não tem condições para ser um digno sucessor do "Comendador", pelo menos para já...
O mesmo se pode aplicar ao Waris, por exemplo.
Quando foi contratado, por indicação do Sérgio (que o conhecia bem dos tempos de França), foi numa lógica de ser a alternativa ao Marega e permitir que o Maliano pudesse ter, aqui ou ali, algum descanso.
Na verdade, revelou-se um autêntico flop e acabou por não acrescentar nada de positivo.
O meu receio é este. O SC, conhecendo as dificuldades financeiras que atravessamos, até pode "permitir/concordar" com as saídas do Marega, do Soares, do Abou e do Zé. A questão é que a partir desse momento precisamos de alternativas e eu, conhecendo o historial do SC, tenho muito medo que ele se vire para avançados como o Paulinho, o Taremi, o Éderzito, entre outros gajos de qualidade MUITO duvidosa...
Quero que seja a direcção a assumir a responsabilidade desta reformulação e não quero assistir a mais episódios deprimentes como aquele que foi protagonizado na época passada, a propósito da contratação do Zé Luís.
Agora, também não me esqueço que foi esta mesma SAD que contratou um Nakajima para substituir um Brahimi que tinha acabado de sair a custo zero, quando o nipónico não tem um perfil minimamente compatível com as ideias do treinador.
A estrutura, melhor que ninguém, tinha obrigação de saber isso de antemão - era uma contratação condenada à nascença!
No fundo, erros houve muitos e ninguém pode ficar ileso de responsabilidades.
O que se exige é que esses mesmos erros do passado não se repitam no presente e no futuro.
Não tenho dúvidas que se contratarmos um Pêpê/Nahuel Bustos/Marcos Paulo para SA e um Santos Borré/Gaich/Michy Batshuayi/Evanílson para PLC (por exemplo) ficaremos muito bem servidos e, face à qualidade dos mesmos, até poderão ser um claro upgrade em comparação com os actuais titulares e contribuir para uma melhoria significativa do nosso jogo.
Haverá capacidade/competência para os contratar?!
Tem a palavra Jorge Nuno Pinto da Costa...