Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.10

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.10 Performance da Época

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,912
6,072
tens de definir melhor esse perfil físico, no caso Manafá qual é o fator pra ser "físico".. é que ele não é nada forte fisicamente em termos de corpo
Velocidade e potencia.São caracteristicas fisicas
Pena que seja só...percepção tactica e accumen futebolistico roça o zero, tecnicamente tem dificuldades.

É para a correria e só
 
  • Like
Reações: Celsius

AmoPorto

Bancada lateral
12 Novembro 2018
761
693
46
Lamego
Aqui há uns tempos vi umas declarações que julgo terem sido do Setien que dizia que o treinador era o único na equipa que sabia que mais tarde ou mais cedo acabaria por ser despedido.

O papel de treinador é bastante ingrato pois têm de, constantemente, reinventar-se de forma a não se tornarem previsíveis e os treinadores adversários conseguirem anular o seu jogo.

Daí um treinador tem um prazo de validade numa equipa.
Porquê? Porque mais tarde ou mais cedo vai-se tornar previsível e os maus resultados/exibições acabaram por "matar" o treinador.

O Klopp é o melhor exemplo. Desde os tempos do Borussia que é, indiscutivelmente, um dos melhores do mundo. Levou a equipa alemã a vencer a Bundesliga e à final da Champions. No entanto, acabou por sair vítima dos maus resultados.

Tornou-se mau treinador? Longe disso. Aliás, no Liverpool consagra-se como um dos melhores da sua geração. Contudo, a sua ideia de jogo tornou-se previsível e os adversários, conhecendo cada vez melhor o Klopp e os seus jogadores, começaram a encontrar o antídoto para o Dortmund.

Normalmente, os bons treinadores têm 4/5 anos de validade até se tornarem obsoletos. Depois têm de mudar de ares, trabalhar com novos jogadores que os obrigue a adaptar a sua ideia de jogo e a forma como montam a equipa.

O SC teve isso no primeiro ano.
Numa ideia de jogo um pouco rudimentar onde tudo passava por colocar a bola o mais rapidamente possível no avançado, neste caso Marega, e o meio campo servia para transporte rápido e muito físico na disputa de bola, SC conseguiu vincar o seu futebol, surpreendendo os adversários e levando o Porto à conquista do campeonato.

Embora tenhamos percebido cedo que era um modelo muito frágil quando começamos a perder pontos e o 1º lugar (só restituído com o golo do Herrera no último minuto na Luz), o modelo funcionou.

E no início da 2ª época também foi funcionando. Mas os treinadores adversários começaram a perceber o que fazer para anular o futebol do SC.
E não era difícil.

A bola é posta no Marega; anula-se o Marega.

Ter toda uma ideia assente num jogador tão limitado tecnicamente é perigoso. É que basta não dar espaço nas costas e Marega é uma nulidade.

O que qualquer treinador faria na situação era: "Ok. Já perceberam o meu esquema. Vamos tentar algo novo para tornar o nosso jogo mais imprevisível."
Mas SC não é um treinador qualquer.

Ao invés de mudar de ideia, incluindo jogadores com outras caraterísticas no 11 (Oliver por exemplo) que pudessem trazer algo de diferente, manteve a ideia até ao fim... e fodeu-se.

Este ano, mesmo tendo possibilidade de contratar jogadores diferentes, trazer outras ideias para melhorar e, essencialmente, modificar o que tinha feito nos 2 anos anteriores, SC mantém tudo igual e, claro, o futebol degradou-se.

Resumindo, ao fim de ano e meio, a validade de SC expirou. Azedou de tal forma que cada colherada do futebol que nos brinda é uma ida à cagadeira. Ida essa tão aflitiva que até ao fim da época tenho medo de obrar os intestinos.

Talvez, quando for para outro clube, até possa ter sucesso. Não duvido disso.
Contudo, o seu tempo no Porto acabou. Já não tem capacidade de modificar o seu jogo. Ou por burrice ou porque é casmurro. Não sei. Um pouco das duas, talvez.
O que sei é que este ano tem de ser o último pois se assim não for corremos o sério risco de vermos os nossos adversários cagar-nos na cabeça.
Pior ainda o seu clube do coração afinal e o Sporting
 

AmoPorto

Bancada lateral
12 Novembro 2018
761
693
46
Lamego
Pouco jogamos é verdade e não podemos negar, mas muitos de nós sabemos que o SC não vai ser tricampeão por aquilo que todos sabemos. Sim, ok a equipa podia ter feito mais, mas acho que não preciso de dizer mais nada para concordarem comigo

PS: Continuo a querer a sua saida e que chegue alguem com mais ideias e um futebol renovado, mas se for para ir à sorte buscar um, para isso que fique o SC
E que tal ele ir treinar o clube do coração dele, o zporting e vir para cá e com toda a justiça o grande Vitor Oliveira?
 

AmoPorto

Bancada lateral
12 Novembro 2018
761
693
46
Lamego
Caso o Sérgio vá embora só deixará saudades se nos próximos anos ficares outra vez uns tempos sem ganhar nada, se formos buscar alguém que nos próximos anos consiga fazer igual ou melhor, está tudo bem. Sempre foi assim e sempre será.

Agora é ir buscar um treinador que faça igual ou melhor.
Um que fazia melhor de certeza seria o Vitor Oliveira
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,414
Estou convicto que SC poderá sair, pelo seu pé. E teremos uma nova novela de treinador, a meu ver com muita incerteza e nada prometedora em termos do futuro do FCPorto... SC foi o único que PdC acertou depois de AVB, imo, VP apenas deu continuidade e o sucesso veio pela qualidade do onze, mesmo assim, desastre completo nas taças e Europa e a estrelinha acompanhou. Os restantes foram miseráveis, quando comparados com SC, que levou o FCPorto a decidir tudo internamente. As taças perdemos Todas nos pênaltis(uma meia com os calimeros que foi a final)e a liga do ano passado sem os árbitros corruptos de vila da feira e Vila do Conde seríamos campeões.
 

AmoPorto

Bancada lateral
12 Novembro 2018
761
693
46
Lamego
Se o benfica vai buscar o JJ acho que vai ser o fim do Vieira e o pior acto de gestão de sempre.
Aquilo vai começar já de tal forma na corda bamba que à minima coisinha vai rebentar.

O benfica até pode fazer propaganda às vendas milionárias e à condição financeira sólida e folgada mas metade do que diz é treta. A condição deles, não sendo tão complicada como a nossa, não anda muito longe.

Como portista não me atrapalha nada ver o JJ no benfica sinceramente.
Nem a mim, se vier em vez de se ajoelhar, dezta vez cai mesmo
 

John19

Tribuna
20 Agosto 2012
3,807
1,042
O SC quando era uma criança era do Sporting. Mas alguém duvida que o clube com o qual ele se identifica e sente é o nosso? Por favor.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,912
6,072
Analisemos o modelo de jogo do SC:

O meio campo é assente num foco posicional e ocupação de espaço. O duplo pivot tem tarefas especificas e não varia muito disso(apesar de poderem ser melhor explorados ao nivel da penetração na area para finalização).

Depois nas alas temos o farol tecnico Corona e o Otavio este ultimo produzindo muito pouco ofensivamente e destacando se mais pelas inumeras faltas(a grande maioria sem qualquer necessidade).

Por fim o busilis e o factor determinante: o duo Soares e Marega

Soares que passa o jogo a meter o corpo em todos os lances ou a tentar pentear bolas de cabeça para o espaço e Marega sendo constantemente solicitado na profundidade ou acundindo a segunda bola disputada pelo Soares.

Por indicação do treinador todo o futebol passa exaustivamente nas disputas aereas/corpo do Soares e na rutura do Marega.

Às vezes quem tem a bola no meio campo nem avalia se o adversario está em posição de superioridade ou se os avançados ganharam os duelos.

A capacidade de interpretar o lance, o adversario e a movimentação do colega( genese da criatividade) foram quase totalmente reprimidas.

Basicamente nós jogamos em função quase cega do skill set dos 2 avançados
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,912
6,072
Seria interessante fazer uma contabilização de quantas bolas aereas e lançadas para a profundidade o FCP tenta por jogo.
 

AmoPorto

Bancada lateral
12 Novembro 2018
761
693
46
Lamego
O SC quando era uma criança era do Sporting. Mas alguém duvida que o clube com o qual ele se identifica e sente é o nosso? Por favor.
Na entrevista de 2013 da TVI24 , ele falou em paixão pelo Sporting em criança e no Amor ao FCPorto por aquilo que lá tinha vivido, eu infelizmente tenho de fazer mea culpa e só tomei atenção à 1 parte, sendo que neste caso em concreto assustei-me pois seria uma grande desilusão se isso fosse verdade
 

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
Analisemos o modelo de jogo do SC:

...

Por indicação do treinador todo o futebol passa exaustivamente nas disputas aereas/corpo do Soares e na rutura do Marega.

...

Basicamente nós jogamos em função quase cega do skill set dos 2 avançados
Agora uma análise séria:

 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
16,035
34,646
O Sérgio Conceição tem contrato e só sai se quiser sair. Parece-me ponto assente. Acho que ainda não é altura certa para se fazer balanços. Falta um ponto e uma final da taça de Portugal para conquistar. Depois disso, parece-me então a melhor altura para fazer o balanço deste ciclo de 3 anos. Até lá, é deixar trabalhar.
 
  • Like
Reações: mafre

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,191
10,234
Vítor Pereira herdou uma equipa vencedora de tudo, o SC herdou uma vencedora de merda nenhuma, enxovalhada há anos seguidos e q tinha q impedir um penta. Debaixo de resgate ganha dois em três e mesmo assim o nosso desporto favorito é menospreza-lo.
Há lacunas, tem lacunas mas tem virtudes q as tem superado, o importante é definirmos o q queremos para os próximos anos e como chegamos lá.
Mas... decisões só no fim da época.
Engraçado que a melhor época de SC ter sido a primeira em que só adquirimos Vaná.

E nas últimas 2 épocas, onde SC teve muito mais intervenção na constituição da equipa a qualidade baixou imenso.

Ora, para mim só prova como NES utilizou mal os recursos que tinha à disposição. Só lembrar o que fez NES a Abo..
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,912
6,072
Agora uma análise séria:

Quando ele diz que Aboubakar e Marega são skilled finishers...questiona se já a sua capacidade de analise

Já agora esta equipa nada tem a ver com a actual.
Só tirando o Brahimi a equipa fica logo com uma dinamica diferente.

Eu falei da actual dinamica, não da equipa anterior

Direct play, long balls, extremely physical team...

Agora sem Brahimi é exponencial
 
Última edição:
D

Dragon_92

Guest
Vitor Oliveira, grande treinador já merece um projeto ganhador
E eu falei no Vítor Oliveira?

No nosso campeonato o único que penso ter capacidade para treinar um grande é o Carvalhal.

Tinha esperança no Ivo Vieira, mas desiludiu bastante esta época.

Apenas perguntei ao Zeus se acha que alguém chegaria aqui e faria melhor que o SC, já que ele quase o coloca como um génio da tática a cada post que aqui faz.
 
  • Like
Reações: Conceição Santos