O teu comentário veio mesmo a calhar, porque reflecte bem aquilo que eu começo por referir no inicio do meu comentário anterior.
Os jogadores que rendem é mérito deles próprios, os que não rendem é por demérito do treinador. Chega-se ao cúmulo de inventar coisas para tentar atingir o treinador. O Ricardo foi o melhor LD da liga francesa eleito por quem? Na primeira época depois de se afirmar na equipa jogou maioritariamente como defesa esquerdo. Na segunda época depois de um inicio em que jogava a defesa direito (4-3-3 ou 3-5-2) ou a defesa esquerdo, depois da lesão a meio da época jogou sempre como extremo direito.
Se não me engano o melhor LD da Ligue 1 foi o Aurier.
Claro que Militão, Felipe, Dalot e Ricardo se destacaram porque têm qualidade mas também porque o treinador lhes proporcionou condições para que eles brilhassem.
Oliver e Galeno tinham lugar no plantel do Porto, pelo menos um deles o SC também achava que sim, mas não como titular. O jogador, como é normal, preferiu ir para um clube onde jogasse. Eu também gostava do Óliver e acho que podia ter dado mais clube se tivesse tido mais oportunidades, mas também não estamos a falar de um Moutinho.
O Galeno acho que seria bastante útil no plantel, mas o treinador, erradamente na minha opinião, não contava com ele. Agora a parte mais grave neste dois casos foram as vendas, principalmente a de Galeno. Se o treinador não contava com o jogador, mas alguém na estrutura acreditasse não o vendia, emprestava. Mas conseguiram fazer pior, dá-lo, ainda por cima a um clube que nos vende a preço de ouro. Quero acreditar que foi para saldar contas antigas.
Houveram muitos que se tornaram melhores com SC, e que podiam ter rendido uns € ao Porto (Marega, Soares, Otávio, Corona, Sérgio Oliveira, Telles, por exemplo).
Quanto ao Marega, claro que devia ir para o banco. Mas nunca ninguém disse que estava tudo bem e que SC fazia tudo bem. Alguns é que só conseguem ver a parte má. Deixem o homem trabalhar, ele está em primeiro. No final da época fazem-se os balanços, se ele conseguir ser campeão a jogar com o Marega na frente em todos os jogos, que vamos fazer? Nada mais do que festejar, porque os factos estão do lado dele.
Se não for, sem influência directa das arbitragens, terá de assumir que o caminho que escolheu não era o melhor. Até lá, cabe-nos ir discutindo o que achamos bem e mal, o que mudaríamos, mas sem acharmos que somos os donos da verdade e que tudo seria um mar de rosas se ele cá não estivesse.
O Militão ja tinha meia europa atras dele. Eu sei, tu sabes, toda a gente sabe. Ele estava destinado a sair do clube passado meia epoca. Todos sabemos.
O SC proporcionou condições para o Dalot? Muito me contas.
O Ricardo Pereira fez 3,563 minutos em 17/18.
O Maxi fez 1635 minutos em 17/18.
O Dalot, potenciado pelo SC para a sua avaliacao de 18 milhoes, fez uns enormes 618 minutos. Maior parte dele, no lugar do Telles, quando se lesionou. Se nao andava o Telles a jogar TODOS OS JOGOS.
Agora explica-me, sem te rires, como é que o SC teve algum impacto e deu condições ao Dalot para ele brilhar? Nem na posicao dele jogou.
O Ricardo P. foi mesmo considerado o melhor lateral da Liga Francesa. Jogava nos dois lados e ja era seguido por varios clubes.
O SC teve tanto merito no crescimento do jogador Ricardo Pereira que ele ja era dos MELHORES LATERAIS em Franca, veio para Portugal, foi o melhor LD, foi para Inglaterra e continua a ser dos melhores LD da Liga Inglesa.
Vou dar merito ao SC ou vou dar merito ou ao Favre?
O Favre olhou para o Ricardo e viu um potencial LE/D? Foi o Favre que transformou o Ricardo e lhe ensinou o que ele sabe.
Se fosse o SC o responsavel por essa transformacao, ele de certeza que ja tinha aproveitado o Janko, Joao Pedro ou o Manafa e tinha feito pelo menos um "decente". Um remendo. Mas ves o Manafa a jogar? Achas que ele tem algum acompanhamento como lateral? Parece um tordo, as vezes. Nao se sabe posicionar minimamente. Sabes o pior disto tudo? Olha para o resto da equipa e vais ver a mesma coisa. O Soares anda a fazer de 10, por exemplo.
Viste o que SC fez ao Jorge? Ou tambem nao tinha qualidade e nao servia?
Volto a perguntar: Sem te rires, consegues dar merito ao SC pela evolução do Ricardo Pereira nas maos dele? Olha para as equipas do Favre e olha como os jogadores crescem. Olha para as equipas do SC e ve como os jogadores, aos poucos, vao deixando de jogar bem.
Oliver e Galeno sao so exemplos de incompetencia, do treinador e da SAD. Nao era um Moutinho, podia ser melhor ou pior. Teremos que olhar la para fora e ver a evolucao ou nao evolucao dele e depois tiraremos as nossas conclusoes.
Eu nao consigo ver so a parte ma de SC. E digo mais: Se me garantissem que tiravam o Marega das maos do SC, eu acho gostava que ele ficasse. Gostava que ele ficasse com melhores interpretes na frente, principalmente. Nao me impede de pensar que ele é "fraco" e que nao sabe evoluir de forma a sermos mais competitivos.
Talvez com melhores interpretes, seja diferente.
Nao sei ate que ponto ele joga assim porque acha que nao tem jogadores para mais!