Eis as principais linhas do programa de Nuno Lobo.
Vector Desportivo – Futebol
1 - Criação duma Academia do FCPorto – construção de raiz;
2 - Centro de estágio com unidade hoteleira, onde inclui: Complexo Desportivo;
Hidroterapia; ginásios; campos de futebol comunicantes com as equipas mais jovens; estúdios de TV; salas para conferência de imprensa; áreas de lazer e refeições; hotel para estágio; centro de reabilitação desportiva; piscina (sauna, jacuzzi);
3– Protocolos com os clubes nacionais e internacionais para captação de jovens talentos;
4– A Formação será a aposta fundamental da política desportiva do Clube;
5 – Scouting – integração de ex-atletas; de escolas do Porto ligadas ao futebol; Reforçar o quadro técnico do Dragon Force;
6 – Topdown das valências do Scouting – avaliação de desempenho semestral;
7 – Analise SWOT do Gabinete Scouting com regularidade;
8 – Modelo de prospecção nacional e internacional do Gabinete de Scouting em áreas geográficas distintas;
9 – Bolsa de empresários da formação, de acordo com a regulamentação vigente;
10 – Cocriar política de atração de novos parceiros;
11 – Maior envolvimento nos espaços do clube das Filiais, Núcleos, Casas, Delegações;
12 – O Presidente lidera a estrutura do futebol podendo delegar poderes, especialmente, em áreas mais específicas.
13 – Criação de uma equipa de futebol Feminino;
14 - Criação de um Gabinete de Apoio aos Atletas (GAA) e às suas famílias com variadas valências: Psicólogo; Advogado; Nutricionista; etc, etc;
15 – Manutenção do Departamento médico, sempre definido pela Administração.
16 - Fomentar parcerias com clubes da I/II Liga para empréstimos, que visem a valorização dos jogadores e definir regras, de acordo com a regulamentação desportiva em vigor, quanto à sua participação em jogos contra o FCPorto.
17 - Cabe à Administração: coordenar o trabalho entre a formação e a equipa principal; estabelecer protocolos de cooperação com clubes e entidades e novas contratações; implementação de estratégias para o futebol, como a definição da época sempre com a envolvência da equipa técnica;
18 - Ligação dos jogadores aos adeptos de forma mais intensa e regular, através de iniciativas diversas: sessões de autógrafos, Open days, Fóruns, Congressos etc.
19 – Caberá ao treinador principal: Definição da sua equipa técnica, (administração integrará um elemento) e os jogadores a adquirir;
20 – Criação de uma equipa de futsal, numa logica de Academia;
21 – Criação de redes de informação sobre a rentabilidade dos recursos;
22 – Criação efetiva duma Equipa de Glórias, onde se incluiu, a abertura de espaço físico (sede); Jogos; Promoção junto das Filiais, Núcleos, Casas, Delegações; Contactos sociais; criação de uma Liga nova Ibérica, numa primeira fase, alargando posteriormente a outros países europeus;
23 – Os escalões de formação terão de continuar a existir, reforçando as referências futebolísticas do Universo Porto, através de sessões variadas (ex: estágios pequenos e convívios).
24 – Estabelecer uma parceria estratégica, duradoura, com clube na zona Norte do país de modo a reforçar uma presença importante, numa área geográfica onde se desenvolva o Universo Porto.
25 - Protocolo de Formação entre os maiores clubes europeus – parcerias variadas entre clubes;
26 – Aposta na equipa B, mantendo os objectivos, numa lógica de formação do atleta, do homem e de jovens talentos, como última etapa do processo de formação para aceder a equipa principal.
27 - Analisar a possibilidade da existência de clubes satélites em escalões inferiores e/ou analise extensiva, a outras Ligas.
28 – Criar e reforçar um Gabinete de Psicologia e Apoio Escolar (GPAE), através de uma maior ligação à comunidade educativa. (Objetivo: envolver a comunidade de forma transversal, em todos os escalões, aprofundando a sua capacidade de intervenção, nas escolas incluindo padrões de vida saudável)
29 - Desenvolver um Gabinete de Alto Rendimento e Treino Especifico (GARTE), adaptado aos tempos atuais, por ser determinante no desempenho regular da equipa, sendo a mesma definida, por departamento específico e com acompanhamento do treinador da equipa principal. Apesar de já existir, deve ser reforçada a sua existência, de forma a ultrapassar as paragens, como a que a Pandemia obrigou e apanhou todos desprevenidos.
Vector Social - Comercial/Marketing
30 - Pay-per-view no Porto Canal;
31 - Tour Porto/FCPorto/cidade/caves – pack integrado: o Estádio + Museu + cidade e caves – protocolo com operadores turísticos.
32 - Reforçar a Marca Porto - continuar a gerir um dos maiores ativos do Clube, com a cidade e o Vinho da Região. Manter políticas de expansão da marca, consolidando e desenvolvendo os seus territórios, acrescentando as vertentes nacionais e internacionais, que lhe tem permitido conquistar: a Rota do vinho; a Rota de aldeias; os Barcos; o Douro; Cidade do Porto;
33 – Criação de um Museu, no Hotel do Edifício dos Aliados, do FCPorto;
34 - Concertos e grandes eventos. Oferta integrada de Estádio, Museu, Dragão Arena e Campo da Constituição;
35 – Associados e Quotas;
a) Reformado, ajustado ao rendimento mensal;
b) Sócios - incapacidade acima dos 60%, com Pensão Social de Inclusão;
c) Pack família – (descontos para jogos/família)
36 – Objetivo mandato: 150.000 Sócios efectivos, com quotas pagas;
37 - Reforço da oferta comercial, de forma integrada e multiplataformas (suportes comerciais e publicidade);
38 - Sócios aniversariantes com acompanhante - visita ao Museu, gratuita.
39 - Sócios com mais de 50 anos de associado - visita ao Museu, gratuita;
40 - Reajustamento da política de comercialização do Estádio, Museu, Pavilhão e Campus, nomeadamente no que diz respeito aos patrocínios, camarotes, aumentando os participantes.
41 - Integração de modelos escolares do Concelho, permanentes, em jogos no Estádio;
42 - Integração e incremento do Grupo Organizado de Adeptos (GOA), como base de apoio a equipa, com reforço e aumento dos protocolos. Proposta extensiva nas viagens para acompanhantes integrados nos GOA.
43 - Convites para o camarote presidencial regulares e com critérios definidos;
44 – Reserva prévia de lugares no Camarote Presidencial para sócios acima dos 50 anos, a convite do Presidente;
45 - Estratégias de envolvimento dos sócios no Clube, fomentando a participação em tertúlias; em Eventos diversos; no Dia do emigrante; no Dia do Sócio; no Dia do sócio Júnior – (reforço da mística);
46 - Criação da Figura do Sócio Embaixador (nomeado anualmente);
47 - Dinamização de ações que reforcem o sentido de pertença e o Orgulho Portista, com iniciativas específicas, nomeadamente ao nível de eventos e de novas aplicações – alínea 14, c), d) e).
48 - Estádio Inteligente (Smart Stadium) - explorar soluções suportadas em estruturas digitais, modernizando, simultaneamente os espaços e as novas funcionalidades oferecidas pelos videoscreens, platibandas digitais e rede de WI-fi. Criar redes transversais de comunicação.
49 - Protocolar com a C.M.Porto a comemoração SEMPRE nos Aliados, de todas as conquistas do Clube.
50 - Protocolar com os patrocinadores o uso da Camisola azul e branca... a nossa marca;
51 - Reforço da área de licenciamento (produtos e serviços) explorando todo o potencial da Marca através do controlo, vigilância e luta contra a contrafação, desenvolvendo ações de sensibilização para que este flagelo, não afete gravemente as receitas do nosso Clube;
52 – Jogos Santa Casa: estudar viabilidade de venda de jogos da Santa Casa, através da instalação de terminais nas Lojas, Delegações, Filiais, Casas e Núcleos do FCPorto revertendo parte do lucro da receita do que é vendido, para as respectivas;
53 - Criação de protocolo com a Santa Casa de um jogo para o FCPorto – ex: Raspadinha do Dragão; (receita reverte para os GOA e para o FCPorto em Partes iguais de forma a patrocinar as viagens dos GOA);
54 – Criação de uma comissão de apoio (sócios em permanência) para implementar um novo modelo associativo das Delegações, Casas, Filiais e Núcleos do FCPorto;
55 - Brand na marca FCPorto Internacional:
a) Presença em Feiras de turismo, onde será possível a inscrição de novos sócios e venda de Merchandising – proximidade com os sócios fora do país;
b) Investir no mercado espanhol (46 milhões de hab.).
c) Proposta de criação à UEFA, de uma Liga de Glórias Ibérica/ ou Europeia;
d) Protocolo com a Associação Porto e Norte de Portugal – presença com mesa e produtos – se possível acrescentar trofeus no Stand;
e) Brand FCPorto - juntar as Marca Porto – vinhos e cidade.
56 – Convite aos sócios. Proximidade com os sócios permanente. O Presidente contacta os sócios para visitarem o estádio e as instalações em épocas festivas.
57 – Dia do FCPorto - presença massiva e obrigatória dos Órgãos Sociais, Casas, Delegações Filiais e Núcleos - Transmissão TV obrigatória da Porto canal;
58 – Criação de frase emblemática e mobilizadora para futuro, com música;
59 - Reformulação da Gala Dragões de Ouro: convites aos sócios;
60 – Gala Dragões de Ouro – Transmissão pela Porto Canal. Festa anual participada, pelos sócios nas galerias, (Convite gratuito).
61 - Dinamização da área de eventos, próprios e a terceiros, potenciando e explorando os diversos espaços disponíveis no Clube de forma intensiva – ex: Corrida do Dragão;
62 - Protocolar com Associação da Cidade, a intensificação das corridas de rua temáticas e atividades de diversão na cidade – Receita reverte para o Clube, para as Delegações, Casas, Filiais e Núcleos do FCPorto e para os GOA, em partes iguais. Envolvimento protocolar com os GOA. (ex: Corrida de adeptos FCPorto).
63 – Criação de Open Day gratuito aos sócios;
64 - Participação do Brand FCPorto em Feiras de Turismo, fora da Europa – Mercados em análise com o Turismo do Porto (Canada, China, EUA etc.)
65 - Entrega de emblemas a sócios com 25, 50,75 anos, com a presença do Presidente,
66 - Jogos das Modalidades transmitidos na Porto Canal.
67 - Porto Canal pago – oferta a sócios emigrantes e Delegações, Casas, Filiais e Núcleos do FCPorto;
68 - Porto Canal - Canal de cabo Mais FCPorto, (FCPorto detém cerca de 84%) onde conste um alargado Universo Portista: Debates entre sócios; Debates e conversas com jogadores; Ex- jogadores devem ter presença assídua no canal. Grelha remodelada em função do FCPorto. Criação de programas Brand Porto com protocolo.
69 - Reforçar todo o Corporate, fortalecendo as ligações com os parceiros a par da dinamização da componente, de activação de marcas;
70 - Manter os acessos (canais) de bilhetes como um dos principais produtos, estudando formas contínuas de renovação, privilegiando sempre os Sócios – Principio da igualdade;
71 - Merchandising: manter a política expansionista ao nível da oferta, na gama de produtos e na rede de distribuição - alargamento dos pontos de venda, através de redes próprias e de terceiros, tanto em canais off como on-line.
72 – Ligação Permanente aos setores chave da atividade da cidade (ex: turismo) de forma a promover o Brand FCPorto, junto dos operadores;
73 – CPLP - Potenciação do valor Marca Porto, através da gestão da sua imagem e reputação. Explorar todo o potencial de expansão internacional com especial atenção nos países da Lusofonia e da nossa diáspora;
74 – Criação da Secção de Coleccionismo, sediada nas instalações do clube e representada por um dos directores e sócios, com objetivos de:
a) – Recolha de todo o espólio espalhado e perdido, para posterior apresentação em Museu e/ou exposições.
b) - Apoio a Exposições externas do clube dignificando-as, com a presença do Presidente ou Órgãos Sociais;
c) Criação de exposições temáticas;
d) Criação de Feira, sobre Coleccionismo, nas imediações do Estádio (aberta a sócios e simpatizantes). Receita reverte, em partes iguais, para a Secção, Delegações, Casas, Filiais e Núcleos do FCPorto;
e) Espaço para sessão de autógrafos, com todos os jogadores do clube, nas diversas modalidades;
75 - Aposta forte na imagem do Dragon Force, junto das comunidades de sócios nacionais e internacionais. Alargamento transversal a toda a região Norte, com a inclusão de uma escola no Algarve;
76 – Protocolo com os STCP e/ou operadores privados, para a criação dum Shuttle FCPorto, que possibilite maior mobilidade ao GOA e aos adeptos que viajam, do aeroporto, em dia de jogos;
77 – Naming do Estádio do Dragão, Dragão Arena, Centro de Estagio do Olival e Campo da Constituição: Venda dos direitos de Naming a longo prazo. A venda dos direitos do nome será apresentada aos Sócios em Assembleia Geral, acompanhada de dados concretos e salvaguardando o nome das suas referências. Decisão dos associados, sempre em AG.
78 – Criação (incorporação) da Figura (do instrumento) “Referendo” nos Estatutos do Clube, para ações importantes no futuro do clube.
Modalidades do FCPorto:
Definimos alguns vetores que nos parecem fundamentais, como fatores endógenos para potenciar as atuais e retomar as novas (antigas) modalidades, não esquecendo o Brand FCPorto, a saber: sustentabilidade, a inovação, a criação, as sinergias, a análise, a promoção e a fomentação