Apesar de serem todos médios, não consigo comparar o estilo de jogo do Vítor a Deco, Lucho ou outro qualquer no nosso clube.
Deco era um 10 puro, e raríssimo no mundo, que aliava uma visão de jogo e criatividade a um pulmão e disponibilidade tremendas. Nesse aspeto, o jogador mais parecido que temos com ele em termos de estilo de jogo seria o Otávio, mas este tem 1/10 da qualidade que o Deco tinha no dedo mindinho do pé esquerdo.
Lucho era um pendor de meio campo virado para o ataque, um playmaker mais recuado. Correr com a bola não era com ele, mas punha todos a correr e o jogo a fluir com a capacidade de abrir espaços com passes de rutura. Essa visão, aliada com a sua capacidade tática mantinha toda a equipa posicionada, daí o título de El Comandante ser perfeito para o capitão que era, em todos os sentidos, da equipa. A comparar o estilo com alguém, seria com o Pirlo na altura do Milan. Um dos maiores erros do PF no FC Porto foi precisamente enfiar o Lucho à frente, onde perdeu a capacidade de estar de frente para a equipa.
Emerson, Moutinho, Meireles eram motores de meio campo, box to box puros. O Vítor tem muito disto, mas tem também uma imprevisibilidade quer no drible, quer no passe, que faz dele diferente destes. E tem uma capacidade técnica impressionante, que faz com que tudo isso pareça de fácil execução. A forma como procura criar espaço para ele próprio jogar lembra-me muito o Iniesta na altura em que apareceu, antes de ter sido adaptado à ala.
Onde pode ele chegar? Pessoalmente, considero-o o mais talentoso desta fornada que tivemos. Fui contra o seu empréstimo, fui contra a cláusula de 20 milhões. Considerei-o o melhor reforço da época assim que terminou o mercado e tenho assistido à transformação dele num dos elementos mais importantes deste plantel. Aos 21 anos. Neste momento, é titular de caras do FC Porto. Parece-me que já chegou bem longe e tem ainda muito para crescer.