Lá estão voces a comparar não perder com aroucas e estoris e rios aves , como se a época passada fosse ponto de comparaçâo com alguma coisa.
O Sérgio nos anos que foi campeão trucidou esses adversários , os pontos de comparação têm de ser essas épocas , não a passada onde ficámos num misero terceiro lugar.
E continuam a insistir nos resultados , quando toda a gente vê que não jogamos um chavo á bola , e não há evolução nenhuma , antes pelo contrário.
Mais, não conseguimos fazer cócegas ao bodo glimt , principalmente com mais um , não conseguimos bater um united moribundo , com mais um , jogos de merda contra o hoffeneinhem , braga , e para não falar da humilhação histórica , que na minha opinião era motivo para ser despedido na hora.
Ainda por cima a conferencia pós jogo normalizando a derrota ainda mais convicção me dá que não é treinador para o Fcporto.
A minha leitura é facil...
Temos 3 jogadores no meio campo... nenhum é propriamente um criativo, nenhum tem pulmão para dar dimensão ao meio campo.
Podemos remendar isto minimamente:
- Ou trazemos um medio de pulmão e deixamos o nico continuar a jogar mais à frente...
- Ou trazemos um medio criativo, mas que tenha perfil de saber pressionar (não é só saber ter a bola nos pés) e recuamos o nico para a posicao ao lado do varela.
Nós com o nico, pelo menos enquanto ele não atingir um nivel superior, temos aqui um meio que problema:
Ele é um faz tudo... mas acaba por não ser optimo em nada, isto é:
- é capaz de fazer muitos km... mas não é um gajo super super intenso.
- é um jogador que até fez uns golitos, mas não é claramente um abre latas ou entao não é um jogador que consegue facilmente meter a bola num espacinho para potenciar desmarcaçoes.
É um jogador que sim, tá a evoluir, ainda é novo, mas diria que ainda lhe falta qualquer coisa para ser um jogador nuclear em alguma posição.
Seria sim um grande suplente, mas obviamente isso tá fora de questão...
Depois varela, tambem é um bom jogador.. mas não tendo aquela capacidade de pressão que tinha um paulo assuncao, um fernando, um uribe... acaba por requerer um parceiro no meio campo que consiga ser complementar.
Eustaquio vai parecer sempre curto. É um bom suplente. Ponto final.
Nico... pode ser, mas precisamos de alguem a jogar ali na frente, que seja capaz de criar e tambem agressivo ao ponto de dar insisidade ao meio campo.
Pode parecer confuso, mas aquilo que acho que nos falta é: um gajo estilo Joao neves/Ugarte/Witsel... eventualmente um Auschnes (que acaba por ser mais na linha do Nico), e depois ali à frente, termos um gajo tipo Kokcu, um Bellushi, um Otavio... ou seja, aquele tipo e jogador, que tem uma raça QB e consiga tambem dar a dose de criatividade necessaria.
Podia o vasco ajudar nestas contas? Diria que sim, mas a verdade é que ninguem sabe o que se passa com ele e o motivo deste eclipse.
Eu tenho para mim que o segredo de uma boa equipa e do sucesso está muito ligado à dimensão do meio campo. Termos um meio campo morto é meio caminho andado para as dificuldades. Ter um meio campo intenso e rapido à perda da bola, vai logo permitir a uma eficiencia grande defensiva da equipa. Que obviamente, ter um processo defensivo eficiente coloca-nos mais longe das derrotas e mais perto das vitorias.
Se ainda nessas 3 peças do meio campo, se conseguir dar uma boa dose de criatividade, remate facil, meias distancias, livres... fica muito mas muito mais facil se chegar aos 3 pontos.
Obviamente que ter 3 medios assim perfeitamente equilibrados, tambem requer que o resto da equipa seja competente, mas creio que olhando ao nosso plantel, o que temos chegaria para criar um modelo quase imbativel no tugao...
Por isso, na minha optica faltam 2 peças, que são 2 medios... haverá dinheiro? Duvido... mas pelo menos para 1 delas, e adaptar o nico à outra necessidade, ja seria uma evolução tremenda! Pelo menos eu acredito que sim.