Agora a frio...
Props ao VB por conseguir virar o jogo, ja é o segundo cenario improvavel que consegue virar.
Cenario esse potenciado pela fragilidade defensiva.
Um dos meus desejos esta epoca era a venda do Joao Mario, em prol da contratacao do Costinha. Considero que o Costinha é bastante mais calibrado para a posição de lateral: tem mais cabedal, é mais alto (bom para o jogo aerio), defensivamente parece-me bastante mais competente. É um lateral com perfil ofensivo, é rapido é intenso. Onde perde? Creio que o joao mario é mais tecnico e mais rapido (isto em FM, o costinha tem 15 a velocidade, o JM, é capaz de ter um 16)
Martim, entrou e bem, porque foi bastante mais competente no capitulo defensivo, apesar de que ambos enfrentaram jogadores diferentes, apesar de pessoalmente eu gostar bastante mais do garnacho que o Rashford, a verdade é que o rashford tava a fazer um jogaço, muito fruto de um mau plano defensivo do JM.
Portanto, fizemos o mais dificil: virar um jogo que tava 2-0... e viramo-lo sem estarmos em vantagem numerica.
Como explicar o empate?
A verdade é que lhes caiu do ceu, e eu explico: é inacreditavel como o Ten Hag a perder, saca 2 centrais e mete outros 2... isto pra mim é inconcebivel! Teve a sorte de ter feito golo por um deles, mas foi sorte, porque aquela mexida dá direito a despedimento na hora!
Como permitimos isto?
Eu já tenho dito, nós Porto temos um problema na concentração: primeiro nao sabemos fechar os jogos quando é preciso: tivemos 2 oportunidades clarissimas uma pelo moura outra pelo gul que simplesmente nao dá pra falhar!
Depois temos ainda problemas no processo defensvo. Não é possivel sofrer de forma tão facil.
Na minha optica esta ineficiencia acontece por 3 fatores:
- o Zé Pedro é um Fabio Cardoso... pode servir e tal, mas não é um central para o porto. É tipo um jorge fernandes, com potencial para um guimaraes, e tal... não mais que aquilo. Temo-lo a titular! Até pode vir a ser um central competente QB, mas tipo, malta não será mais que um sereno ou tonel desta vida, um bocado algo equivalente ao que era jardel no benfica... ou seja,até pode servir mas vai SEMPRE destoar!
- Juventude na equipa! Temos um plantel que é jovem e isso nota-se! O papel que tinha o pepe, o papel que ainda tem o otamendi e o papel que tinha o coates, é necessario e tamos a pagar essa ausencia.
De todos este é o maior problema que vejo, e ja vem desde os tempos do SC apesar do SC ser até um treinador que fez das tripas coração para ter a equipa o menos passiva possivel... e mesmo assim não conseguiu.
Isso deve-se ao perfil dos jogadores, porque falta a esta equipa ratice e filhadaputice!
Otavio foi uma enorme perda neste sentido, por exemplo.
- Nico é um gajo esforçado e tal, cumpre mas tipo não é um jogador agressivo agressivo na pressão. Não vamos confundir o não ser agressivo com um ficar a ver jogar. Nico pressiona até dá lenha... mas é demasiado bom rapaz em muitas coisas.
- O varela tambem é um trinco muito jeitoso, mas não tem a filhadaputice do huljmand. Não é por ele, mas era fixe que aumentasse ligeiramente a sua dose disto!
- Eustaquio... outro gajo esforçado, mas tambem mole!
Depois ha vasco e assim, que tenho gostado mas ainda é cedo para aferir com exatidão.
- Grujic? É o expoente maximo daquilo que é a definição de passividade...
Passam-lhe a bola... e ele calmamente recepciona, calmamente se vira... faz tudo calmamente...
Quando a equipa perde a bola... aquele cerebro demora pelo menos 2 segundos para processar que perderam a bola e só aí é que inicia o processo defensivo... tipo, todo aquele gajo funciona com DELAY, não dá para manter um jogador assim! Vender a ZEROS e poupar salarios já não era mau!
Ainda voltando ao inicio do topico... a equipa sofreu um duro reves no inicio, soube levantar-se e dar a volta, tipo num comeback bastante epico... só que tambem deu o berro fisicamente e notou-se bastante esse factor nos ingleses. Mesmo com menos 1, tavam com indices fisicos bastante superiores aos nossos: O Samu tava esgotadissimo, o Varela tambem aparentava, o Joao Mario idem, o proprio nico que mesmo antes do golo sofrido (ele tava a marcar o maguire) tinha apresentado queixas...
Portanto, foi um conjunto de coisas.
O que não está bem, é tipo, como deixamos que aquela bola chegasse ao adversario. Parece-me que a linha que defende as bolas paradas, foi demasiado apatica tambem. Aquele cruzamento, não pode sobrevoar toda a area daquela maneira.