Ontem o Amorim esteve melhor a gerir e a mudar o jogo do que ele.
Verdade seja dita, com a equipa consolidada e trabalhada por si há tanto tempo, o trabalho do Amorim nesta fase é mais simples do que o do VB. O trabalho do VB está a começar, a equipa está a dar os primeiros passos e está a crescer. Ele, como treinador, vai acabar a crescer juntamente com ela. É o processo natural das coisas. Alguma vez ia ser a sua primeira derrota oficial. Aconteceu ontem…
É preciso é saber aprender com ela, entender o que correu mal, aprender com isso, corrigir e melhorar.
Ontem, na minha opinião, acho que o VB montou bem a equipa e a estratégia inicial. A equipa entrou bastante bem e complicou muito os processos do sporting. O problema é que, depois dos primeiros 20 minutos, o Amorim ajustou a equipa no posicionamento e nas movimentações e consegui-nos dar a volta. Ao mesmo tempo, a nossa equipa perdeu alguna capacidade/frescura física e começou a perder a força do meio campo e a capacidade de pressão que tinha na frente. Houve um momento em que me pareceu que o Vasco ficou limitado fisicamente (ao fim se 3 ou 4 faltas). O Pepê, que à partida seria o elemento de ligação ao meio campo, jogando por dentro e permitindo as subidas do Galeno, esteve completamente desaparecido e desastrado no jogo e isso também custou caro (desde logo um amarelo ao Varela que o limitou para outros momentos do jogo).
Acho que o VB acabou por pecar por mexer tarde. O meio campo precisava de sangue fresco para se voltar a equilibrar. Eu percebi que ele retardou um bocado a entrada do Eustáquio porque estava a ver a equipa num momento melhor (o que é verdade), mas acaba por sofrer o golo na altura em que já tinha dois homens à espera para entrar no jogo.
Correu mal. Acredito que aprender com isso e saber tirar conclusões do que aconteceu ontem.
Normalmente, após as derrotas, o ideal é jogar logo para voltar a vencer. Desta vez temos 15 dias sem jogos que até lodem acabar por ser úteis para trabalhar a equipa e ajudar a criar um grupo mais sólido (mesmo tendo em conta que há vários jogadores que estarão ausentes em parte deste trmpo nas seleções)!