Deves ter-te em muito boa conta para achar que dás lições de história a alguém. Podes tentar montar a narrativa que quiseres, a realidade não tem nada a ver com as tretas que dizes.
Para quem não me ia dar mais bola, andas a gastar muito latim, mas adiante.
Não é preciso ter-me em boa ou mediana conta, basta ter memória e não ser oportunista. A realidade é a que é, eu limitei-me a descrevê-la. É fácil e um dia devias tentar.
O Sonkaya começou a época a titular porque o Bosingwa estava indisponível, o Alan não começou a época a titular coisa nenhuma. O Jesualdo começou a época com o Farías a titular...e aos 45 minutos do primeiro jogo meteu o Falcao. A partir daí o homem foi basicamente sempre titular. Meio jogo para corrigir o erro...vs MESES que demorava ao SC para dar o braço a torcer (e normalmente só após perder jogos). Pedro Emanuel...estás a falar de um central que tinha sido "só" campeão pelo Boavista (e que se tornou titular e capitão do Porto durante vários anos) vs um Ricardo Carvalho que até essa altura, apesar de promissor, ainda estava bem verdinho. Realmente, coisa estranha a opção do Mourinho. Sobre Varela vs James, é ir ver os minutos jogados por cada um e tirar conclusões.
O Alan foi titular, por exemplo, no Porto x Benfica em detrimento do Quaresma, que começa a época no banco. E o Bosingwa não estava nada indisponível, não foi utilizado logo. Foi um erro, faz parte. O Ricardo Carvalho já tinha jogado como titular vários jogos da época anterior e feito, noutras épocas, variadíssimos encontros, quando esteve emprestado a mais do que uma equipa. Não estava nada bem verdinho, mais uma inverdade. Sobre Varela vs James, é um facto tudo o que disse. Não afirmei que o Varela jogou mais do que o James, disse que em 2011/2012 chegou a ser titular à frente do colombiano. Factos mais uma vez, por muito que tenhas problemas com eles.
As opções imbecis do SC como treinador do Porto são muitas e com os resultados que se conhecem. Mormente na temporada anterior em que acabámos a uns absolutamente vergonhosos 18 pontos do primeiro lugar. Sem estar a verificar, arrisco-me a dizer que isso já não acontecia há décadas. Tal como não era habitual levar goleadas em casa nas competições europeias mas lá está, por cada recorde positivo que se possa encontrar do mestre sem boné, há dois ou três negativos.
Podes atrever-te a dizer as alarvidades que quiseres (como aliás fazes a cada comentário) mas a verdade é que o senhor presidente decidiu e bem, mudar de treinador. Portanto aguenta e não chora.
As opções acertadíssimas do SC como treinador do Porto são muitas e com os resultados que se conhecem, entre títulos e outros feitos. Mormente na temporada 17/18, em que quebramos o ciclo hegemónico do clube do regime, impedindo-lhes o penta, ou em 21/22, em que vencemos uma liga com um número de pontos nunca visto num campeonato a 18. Tal como era habitual sermos muito competitivos na Europa e agora é o que se vê. Se houve erros e disparates do Sérgio? Claro que houve. Quem não erra e não faz disparates de vez em quando? Mas por cada episódio negativo do treinador mais titulado a história do clube, há 7 ou 8 muitíssimo positivos.
Entretanto, verificando, o Sporting do Amorim em 22/23, ficou em 4º lugar com uma distância de 23 pontos para o 1º classificado e eliminado pelo Varzim, na Taça de Portugal. Tinha feito muito bem a direção leonina em despedi-lo logo ali. "Ah e tal, os outros não me interessam". Os outros nunca interessam quando não cheira, mas quando vem a propósito e dá jeito, lá vêm as alusões aos outros.
Voltando ao Porto, houve muita coisa não habitual nos últimos 12 anos. Por isso é que Pinto da Costa foi a umas eleições e teve 19% dos votos e até 2013 tinha 90% ou mais. Não consegues atingir isto e por isso continuas a debitar asneiras e lugares-comuns.
Vá, vai lá deleitar-te com a escolha do senhor presidente para treinador. Está a correr tudo muito bem. Até goleadas da lampionagem levamos e humilhações contra equipas de nomes impronunciáveis. As taças já lá vão, na Europa estamos como estamos, na Liga agradece ao Samu (o único goleador muito bom que tivemos em 10 anos) e ao harakiri que o Amorim resolveu fazer, caso contrário estávamos arrumados também. E isto em 5 meses de trabalho do mestre das banalidades, imagina se fossem 7 anos.