Eu não falei da questão da experiencia. Eu acho é que se deve perceber a razão das insuficiências e na minha opinião o problema passa pelo treinador mas também por questões individuais ou seja a característica dos jogadores.
Por acaso vou sair brevemente e não tenho grande tempo mas há claramente insuficiências no plantel até em relação ao ano passado que condicionam muito a forma de jogar. Depois existem os erros do treinador que por exemplo arrisca muito, sim arrisca, jogar sempre com 2 laterais subidos é arriscar e não o devia fazer.
Na actual equipa não há um médio com consiga sair sob pressão, SAMU é um grande jogador mas não sabe pressionar como o faziam Taremi e Evanilson, Fabio Vieira não defende, não temos bons extremos e por isso a participação dos laterias é tão importante a nível ofensivo. Isso é tão obvio e condiciona uma equipa. Depois claro há as insuficiências do treinador que a nível coletivo defensivamente a equipa está mal organizada.
No fundo o problema é duplo, coletivo e individual
PS: Para que fique claro eu simpatizando mais ou menos com um treinador, jogadores, achando que tem mais ou menos carisma quando tenho de tecer criticas negativas teço assim como quando tenho de tecer analises positivas o faço.
Isto a propósito do treinador. Nada de inibe de o criticar quando o devo fazer e acho que ele tem responsabilidades no momento actual mas tambem não peçam para dizer que é o único responsável e o que o plantel é bom porque não o é.
Sim, o Samu é um dos 2" inexperientes "do onzer base mas é simultaneamente a maior mais valia do mesmo, sendo um jogador muito jovem e que ainda precisa e vai evoluir muito, agora parece claro que VB não é um treinador que faça evoluir jogadores.
Por esta altura já deviamos ver alguma melhoria nessa questão da pressão, e simultaneamente não veriamos o Samu a ser, quando o Porto com bola, constantemente retirado do jogo, ora ao ser arrastado fora do seu habitat natural para fazer de pivot ofensivo, ou seja fazer de Namaso de pré-época/início de época, nem a ser constantemente ignorado nos seus movimentos por força da incapacidade da equipa de realizar movimentos de ruptura, optando por constantes movimentos circulares sem qualquer objetividade.
O plantel não é tão mau como o estás a pintar.
Isto agora é o sabor das ondas, no início era bom, agora até parece mau.
Pode não ser nem perfeito nem excelente, mas está longe de ser mau, tem aqui e ali as suas carências.
Agora o treinador faz parecer pior.
Aliás eu ainda não entendi bem o objetivo mental da "desvalorização do plantel".
Se é uma forma mental de não passar tudo para os ombros do VB, ou se é só mecanismo de cope para se fazer conversa dos anos zero e de "não dá para mais se participarmos já foi bom".