#Basquetebol Taça de Portugal, Final: FC Porto-Sporting CP 94-73

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
26,408
1,131
“Os adeptos empurraram-nos para a vitória”

Jogadores garantem que “é hora de celebrar”, mas já pensam em “continuar a trabalhar” para o título nacional

Minutos após vencerem o Sporting (94-73) e conquistarem o segundo troféu da temporada, os atletas azuis e brancos mostraram-se “muito bem” dispostos, cientes de que deram “o máximo” ao longo de dois dias intensos e de que “todo o esforço valeu a pena”. Para já, “é hora de festejar” com os adeptos que os “empurraram para a vitória”, mas ainda há que “continuar a trabalhar” porque há mais objetivos em mente: “Queremos ganhar todos os jogos e ser campeões nacionais no final da época”.

Miguel Queiroz
“Para além de ter sido um grande fim de semana do basquetebol, acho que nunca tinha visto uma multidão tão grande e este ambiente. Foi um grande fim de semana para o FC Porto. Demonstrámos que, com esta união, todos juntos, conseguimos conquistar grandes vitórias. Que seja um exemplo para o caminho que o FC Porto tem de seguir e tem de ser o nosso presente e futuro. Quero deixar bem claro que meti as mãos na cabeça quando soube que ia ser MVP porque acho que é muito merecido para mim pelo trabalho que faço todos os dias. É com um orgulho muito grande que recebo este prémio individual. Claro que o prémio coletivo é muito melhor, mas este também sabe muito bem. Em duas finais, ganhámos as duas, e esta conquista permite-nos estar em mais uma disputa na próxima época, o que é ótimo porque só assim podemos trazer mais títulos para o clube. Temos ainda mais troféus para ganhar: uma taça da liga difícil em Gondomar e o campeonato, que é um desejo muito grande que temos. Fomos os melhores neste fim de semana, mas não quer dizer que isso se mantenha para a semana. Se nós pararmos, os outros vão continuar a trabalhar. Somos o alvo a abater e, se perdermos a humildade e não trabalharmos para sermos melhores, as outras equipas vão alcançar-nos. No desporto, demora-se muito a ganhar e é fácil perder. Não podemos deixar escapar as oportunidades de sermos melhores todos os dias.”

Toney Douglas
“Sinto-me muito bem. Sabíamos que não ia ser fácil, mas demos o máximo e agora é hora de festejar. Fico muito feliz com a minha prestação individual, mas devo-a aos meus colegas. Faço tudo o que for preciso para que a equipa vença. Queremos ganhar todos os jogos, por vezes não conseguimos, mas aprendemos com isso e lutamos sempre pelos nossos objetivos. Conquistámos a Supertaça, agora a Taça de Portugal, mas queremos também ser campeões nacionais no final da época. Temos muito trabalho pela frente, mas vamos continuar a dar tudo diariamente. [O Fernando Sá] é incrível, adoro-o. Está sempre pronto a dar-nos conselhos, mas também nos sabe ouvir e aceita as nossas sugestões.”

Wes Washpun
“Sinto-me muito bem por ter podido ajudar a equipa em campo a conquistar este troféu. Temos de continuar a trabalhar, mas para já é hora de celebrar esta conquista. Os adeptos deram-nos muita energia e fizeram toda a diferença. O treinador é incrível, ainda melhor pessoa do que treinador, é muito bom.”

Devyn Marble
“É sempre bom viver por dentro estas conquistas. Não pude jogar na Supertaça, mas significa muito vencer em campo. Todo o esforço valeu a pena. Não ia perder este momento por nada. Estou muito contente pelo desempenho da equipa. Tem sido um enorme prazer trabalhar com o Fernando Sá, é uma honra, adoro-o. Obrigado aos portistas, sentimo-nos em casa, nunca tivemos tantos adeptos. Empurraram-nos para a vitória”.

Max Landis
“Esta vitória significa muito para mim. Passei por mim e não tenho palavras para descrever o que valem estes títulos para mim. Na primeira parte, tentaram tirar-me do jogo, mas na segunda mudaram a defesa e os meus companheiros encontraram-me. Derrotar o Benfica e o Sporting é especial, claro. O Fernando Sá, além de um excelente treinador, é um grande ser humano. Ele preocupa-se com a nossa vida fora do pavilhão. Em termos basquetebolísticos, ele une muito a equipa e é muito bom ser comandado por ele. Conquistamos os primeiros dois troféus da temporada e acho que podemos ganhar os quatro. Temos de nos manter humildes, com os pés assentes no chão e com os passos que nos levaram a estes títulos em mente”.

Miguel Maria Cardoso
“Estou muito feliz. Voltei ao FC Porto para ganhar títulos em casa, foi isso que conseguimos nos dois últimos anos e agora temos de continuar. Começa agora a fase mais importante da temporada em que vamos lutar pela Taça Hugo dos Santos e pelo campeonato, que é o nosso principal objetivo, e queremos continuar a ganhar. Festejar agora, mas depois voltar ao trabalho, que é importante. Jogámos em casa nestes dois dias. Precisamos do Dragão Arena assim em todos os jogos porque não há jogos fáceis. Queremos sentir este apoio sempre porque é muito importante. O Fernando Sá é um amigo, claro que há esta distinção entre jogador e treinador, mas guardo do basquetebol estas relações. Somos os dois portistas e estamos aqui para ganhar.”

Tanner Omlid
“Segunda vez a falar, segunda vez a ganhar. Hoje foi mais difícil do que ontem, todos estiveram a um nível altíssimo e cumpriram o seu papel. No final, os cinco rapazes que entraram estiveram muito bem. Estou muito orgulhoso da nossa equipa técnica, dos meus companheiros e dos adeptos. É um ótimo dia para se ser um Dragão. Vamos dar continuidade a este bom momento nos próximos meses. O Fernando Sá é incrível, temos muito respeito mútuo, acreditamos todos nele e isso é ótimo. Temos mais dois objetivos, para isso é preciso acabar a fase regular com tudo e sermos a melhor equipa possível até ao final da época.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
26,408
1,131
“Devemos estar sempre juntos a defender o emblema do FC Porto”

Alberto Babo e Mário Santos reagiram à conquista da Taça de Portugal de basquetebol

“Enchemos o pavilhão com pessoas que vieram apoiar os nossos craques que pensam primeiro no coletivo do que no umbigo, isso é muito importante”. A “humildade” da equipa e o “envolvimento total” dos adeptos do FC Porto foram os aspetos mais destacados por Alberto Babo após a conquista da Taça de Portugal de basquetebol. Seguro de que há “mais para conquistar”, o vogal da Direção e antigo treinador do clube deixou claro o caminho a seguir: “Devemos estar sempre juntos para defendermos o emblema do FC Porto e o amor que temos a este clube”.

“Com grande emoção e com grande orgulho” por trabalhar com “uma equipa competitiva” que demonstrou “grande supremacia, muita qualidade e grande caráter competitivo” ao longo do fim de semana, Mário Santos parabenizou a equipa “pela grande performance e pelo segundo título da temporada”. Confiante “no futuro”, o diretor desportivo das modalidades assegura que “a época ainda não acabou” e frisa que conviver com Fernando Sá “é fácil” dado que ambos partilham os valores de “trabalhar todos os dias desde que se acorda até que se deita”.

Alberto Babo, vogal da Direção do FC Porto
“Antes de mais, quero agradecer aos meios do clube por todo o envolvimento que tiveram neste evento. Era muito importante informarmos os nossos sócios e simpatizantes de que havia uma Taça de Portugal para conquistar numa cidade que é considerada cidade do basquetebol, que é Matosinhos, e num pavilhão em que eu, como antigo treinador, consegui muitas conquistas. Viver o que se passou aqui neste fim de semana foi muito bom. Enchemos o pavilhão com pessoas que vieram apoiar os nossos craques que pensam primeiro no coletivo do que no umbigo, isso é muito importante. A humildade esteve sempre presente em campo. Esta vitória é tão saborosa como a primeira, que conquistámos em Sines. Temos mais para conquistar, sempre com os pés bem assentes no chão. Os atletas têm de ir passo a passo. O próximo é a Taça Hugo dos Santos, em Gondomar, e queremos conquistar o terceiro exemplar da prova. Quero agradecer o envolvimento total dos sócios do FC Porto que dignificaram o nome do clube. Devemos estar sempre juntos para defendermos o emblema do FC Porto e o amor que temos a este clube. A festa é merecidíssima porque souberam interpretar todas as nuances do jogo. O Sporting pregou-nos uma partida no final da primeira parte com uma defesa diferente que já não se usa há uns anos, mas conseguimos ultrapassar isso porque a equipa sabia o que estava a fazer e houve sempre alguém a dar o passo em frente para concluir as jogadas. É assim que queremos conquistar títulos, através da defesa porque uma boa defesa vale campeonatos.”

Mário Santos, diretor desportivo das modalidades do FC Porto
“Vi o jogo com grande emoção e com grande orgulho. Foi uma equipa muito competitiva que conseguiu vencer os adversários diretos com grande supremacia, muita qualidade e grande caráter competitivo. É isso que todos nós, portistas, gostamos e acho que os atletas e a equipa técnica estão de parabéns pela grande performance e pelo segundo título da temporada. Tenho visto o crescimento da modalidade com grande entusiasmo e confiança. Penso que temos trabalhado bem, construímos uma equipa forte que se tem mantido em níveis muito altos nacional e internacionalmente. Temos confiança no futuro, vamos continuar a trabalhar este ano porque a época ainda não acabou. Queremos todos o mesmo, tem sido muito fácil trabalhar com o Fernando Sá, partilhamos a mesma ideia de que é preciso trabalhar todos os dias desde que se acorda até que se deita.”

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
7,996
6,518
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
"Arraso em Matosinhos". Um título ao jeito da Cofina, que poderia surgir no cantinho da capa do Record em que se destacou a nossa vitória.

Braveheart

Bancada central
24 Outubro 2014
1,800
1,985
Sem espinhas, enorme ambiente a coroar 2 coças nos rivais (diferenças podiam ter sido maiores).
Parabéns a toda a estrutura, dirigentes, equipa técnica e jogadores, e ao Presidente AVB por mais este título.
Agora é foco no campeonato.💪🏀🏆:logo:dragão