@Ruben1893 eles saltaram a grade para ir para ali.Acidentes também acontecem
Há responsabilidade das pessoas porque o vidro se está lá quieto nunca vai partir
Mas também há alguma falta de organização e de noção do sporting
@Ruben1893 eles saltaram a grade para ir para ali.Acidentes também acontecem
Há responsabilidade das pessoas porque o vidro se está lá quieto nunca vai partir
Mas também há alguma falta de organização e de noção do sporting
Aí é a responsabilidade das pessoas@Ruben1893 eles saltaram a grade para ir para ali.
Qual é a linha em que fica responsabilidade dos adeptos vs do Sporting? Se 1000 dos nossos se pendurassem na rede, a rede rasgasse, já seria totalmente nossa ou a culpa era do Sporting já?Aí é a responsabilidade das pessoas
Mas tens lá seguranças por alguma razão
E nunca podes ter ali um vidro
Foi adeptos do Porto a serem burros mas calhava de ser algum desastre natural durante um jogo e era chuva de vidros para o andar de baixo no estádio inteiro
Os adeptos têm culpa mas o sporting devia ser capaz de prever que uma situação assim era possível e até provávelQual é a linha em que fica responsabilidade dos adeptos vs do Sporting? Se 1000 dos nossos se pendurassem na rede, a rede rasgasse, já seria totalmente nossa ou a culpa era do Sporting já?
Para mim a linha da responsabilidade, é quando se passa os limites. O limite é a grade que eles saltaram para ir para ali.
Isto não é como o que aconteceu aqui no estádio de Aveiro, em que o vidro era o separador, e não era em zona de adeptos visitantes, era nuns camarotes, em teoria de gente civilizada. Este caso é mais concreto em a responsabilidade ser de quem parte o vidro.
Estes gajos foram para onde não deveriam, fizeram merda. Parece-me muito simples.
Concordamos que deveria ter sido prevenido. Principalmente na quantidade de stewards, parece-me absurdamente pequena a quantidade de stewards ali.Os adeptos têm culpa mas o sporting devia ser capaz de prever que uma situação assim era possível e até provável
Vidro no setor visitante mesmo por cima dos adeptos da casa? Não cabe na cabeça de ninguém
É aqui que vocês me perdem... isto não foi um "saltar para festejar e parti algo sem querer". Foi um deliberado... deixa-me saltar aqui estas grades, ir ali para a rede pendurar-me, colocar os pés no vidro e puxar a rede.Quem é que nunca virou um copo, saltou efusivamente sem pensar no que está ao seu redor, que nunca se pôs em cima duma cadeira a festejar um golo?
Eu já. Já fiz asneiras por não pensar antes de fazer. Ainda no golo do William ia virando uma mesa cheia de copos porque me levantei sem me aperceber que estava com os joelhos por baixo.
Com isto não estou nem quero estar a desculpar quem deu pontapés na divisória desnecessariamente mas quem é que no seu perfeito juízo mete vidro nas bancadas?
Era uma questão de tempo até alguém dar um murro ou encostar-se ou até ser empurrado sem querer sobre o vidro e aquilo partir-se. E até podiam ser mesmo adeptos da casa.
Nunca viste noutros momentos os adeptos em cima das grades, agarrados às redes, a festejar um golo?É aqui que vocês me perdem... isto não foi um "saltar para festejar e parti algo sem querer". Foi um deliberado... deixa-me saltar aqui estas grades, ir ali para a rede pendurar-me, colocar os pés no vidro e puxar a rede.
Desisto.
Não faz sentido nenhum ter vidros nem nos visitantes nem em lado nenhum.Os adeptos têm culpa mas o sporting devia ser capaz de prever que uma situação assim era possível e até provável
Vidro no setor visitante mesmo por cima dos adeptos da casa? Não cabe na cabeça de ninguém
Se calhar é melhor ir ao cinemaÉ aqui que vocês me perdem... isto não foi um "saltar para festejar e parti algo sem querer". Foi um deliberado... deixa-me saltar aqui estas grades, ir ali para a rede pendurar-me, colocar os pés no vidro e puxar a rede.
Desisto.
Não deves pedir desculpa. É uma opinião e a forma como interpretas os factos.Eu nisto estou com o @MightyDragon , desculpem
É culpa de quem colocou vidros naquela zona, mas ainda mais de quem achou por bem saltar uma grade e atirar-se a uma rede
A grade está lá para alguma razão, da mesma forma que estão lá o vidro e a rede.
Da mesma forma que é proíbido o uso de very lights e petardos, e há pessoal que continua a conseguir passá-los pra dentro do estádio.
"Ah e tal é a euforia, é um momento do jogo e de atitudes irrefletidas"
Ok, mas isso não iliba as pessoas dos seus comportamentos.
Os pontos que enumeras nem sequer têm discussão.Não deves pedir desculpa. É uma opinião e a forma como interpretas os factos.
Para mim neste caso todos vamos ter razão porque há várias perspetivas a considerar, desde a análise se aquela barreira foi testada, se a segurança estava preparada, a própria facilidade em os adeptos chegarem tão perto da rede, o excesso natural dos festejos, até à identificação de comportamentos individuais. Tudo isso terá de ser avaliado, incluindo o relatório de feridos.
Agora, o que não se pode é cair na narrativa única de que os adeptos do FCPORTO são uns bárbaros. Fosse em contexto de Euro ou Mundial, este estádio nunca passava nas exigências de segurança, pois deixa na dúvida que não tem condições para aguentar uma carga de festejos mais efusivos, nem para bloquear aproximações à rede.
Falharam todos desde a organização, segurança, estrutura do estádio e, claro, alguns comportamentos individuais. Mas reduzir isto apenas aos adeptos do Porto é enviesar a análise.
E já agora, sobre petardos, tochas e very lights, que são de facto proibidos, qual é a diferença em relação a entrarem isqueiros para dentro do estádio? Esses passam todos os dias e foi exatamente com isqueiros que os jogadores do Porto chegaram a ser agredidos. Se um tivesse cegado a um deles ou mesmo alguém como seria?
Vou indicar novamente, que raio de segurança foi preparada para este clássico?
És um pateta...É aqui que vocês me perdem... isto não foi um "saltar para festejar e parti algo sem querer". Foi um deliberado... deixa-me saltar aqui estas grades, ir ali para a rede pendurar-me, colocar os pés no vidro e puxar a rede.
Desisto.