O que nos destingue deles é não fazermos as coisas que eles fazem. Equivaler isso a mandar umas postas de pescadas num forum da internet é a mãe de todas as falsas equivalências.
Eu, acredito que o meio em que algo é dito (seja na internet ou em público) não deve alterar a nossa responsabilidade pelas palavras que usamos. O facto de estarmos num fórum online não nos dá o direito de dizer tudo o que nos apetece sem pensar nas consequências. Na realidade, a internet tem o poder de amplificar as nossas palavras, o que pode ter um impacto ainda maior do que numa conversa cara a cara. Por isso, justificar um comportamento com o simples facto de ser online parece-me contraproducente. O que deve verdadeiramente distinguir-nos não é o meio em que nos encontramos, mas sim a forma como mantemos o respeito e a ética, quer estejamos atrás de um ecrã ou numa praça pública. Se queremos ser diferentes, devemos agir de acordo com os nossos princípios, independentemente do contexto.
Quanto à expressão "mandar postas de pescada", normalmente refere-se a fazer comentários superficiais, sem reflexão ou fundamento. Estás a tentar menorizar o meu comentário? Não faz sentido! Estás a insinuar que a minha intervenção foi inútil, e estás errado. Vou explicar-te. Isso não significa (neste caso) que qualquer intervenção num fórum seja inútil ou deva ser vista dessa forma. A troca de opiniões, mesmo que não sejam totalmente elaboradas, faz parte da dinâmica de uma conversa. O que importa é que haja um mínimo de respeito e a intenção de debater, não de atacar ou desvalorizar os outros. No fundo, cada um tem o direito de se exprimir, mas também tem a responsabilidade de o fazer de forma a contribuir para o diálogo.