Seleção A

Oliver

Arquibancada
2 Setembro 2012
119
8
35
Lisboa
Só vejo uma coisa de positivo no meio disto tudo. Enquanto Pinto da Costa for o nosso Presidente, Paulo Bento não será treinador do FC Porto. Isso traz-me paz de espírito.
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
Larry David disse:
Já agora e no plano desportivo, sobre o Paulo Bento e esquecendo esta troca de palavras, o que deveria acontecer, ou melhor, deveria ter acontecido, nos media e opinadores, era questionar o Paulo Bento sobre os resultados vergonhosos que tem tido desde o Europeu. A tranquilidade de que tem gozado é incompreensível. Deviam perguntar sobre os critérios de convocação. O Eliseu é um dos mvps do Malga e o Helder Barbosa é suplente do Braga. Como é que o segundo é chamado? O Vaz Te era titular na PL, sendo muito produtivo, nunca foi chamado, o Eder deu dois toques numa bola e foi logo chamado e mais uma série de coisas.
Eh pá, isso seria ingerência no vector desportivo.... se nos 8 andares da FPF ninguém disser nada, vem o homem de peito feito dar as necessárias explicações!!!

A tua análise é racional, como sempre. Racionalidade que faltou no momento da preparação do calendário, inclusivamente por parte da FPF e do seleccionador. E se na Terra do Fogo oferecessem €3M para ver o Ronaldo também ponderávamos... e se o Humberto Coelho fizesse uma table dance?

O que quero dizer é que podemos ser pobres mas não precisamos de ser miseráveis. Aliás, com o Fernando Gomes na FPF, esperava-se melhor controlo orçamental que não obrigasse a selecção a ter de ir jogar ao Gabão antes de uma prova... da própria FPF.

É uma conversa da treta a que já estamos habituados mas no meio disto tudo, quem ainda tem alguma razão é o Pinto da Costa (e acaba por ter moral para falar pois enquanto o Boifica anda a angariar dinheiro por África durante pausas de competição, o FC Porto não sujeitou os seus jogadores a esse fardo adicional e oklha que até precisávamos...).

Abraço.
 
J

jbog

Guest
FCPorto pertence a qual Federação, Colombiana, reclamou a quem deve proteger seus filiados.

PB besta sabe pefeitamente que entrar em GUERRA contra NGP é ter a CS da TRETA ao seu lado, princilpamente neste momento com esses RESULTADOS MARAVILHOSOS que a seleção tem tido.

PB vai pro car++++++++.
 

killuminati_

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,705
43
jbog tocas aí num tema importantissimo. com estas declarações, fazendo lembrar o scololari, ganha a cs e não tem de se preocupar com isso. se bem que o mendes já os tinha controladinhos... as convocatórias têm sido vergonhosas e ninguém fala disso. é impressionante.
 
L

Larry David

Guest
A Lenda continua disse:
Eh pá, isso seria ingerência no vector desportivo.... se nos 8 andares da FPF ninguém disser nada, vem o homem de peito feito dar as necessárias explicações!!!

A tua análise é racional, como sempre. Racionalidade que faltou no momento da preparação do calendário, inclusivamente por parte da FPF e do seleccionador. E se na Terra do Fogo oferecessem €3M para ver o Ronaldo também ponderávamos... e se o Humberto Coelho fizesse uma table dance?

O que quero dizer é que podemos ser pobres mas não precisamos de ser miseráveis. Aliás, com o Fernando Gomes na FPF, esperava-se melhor controlo orçamental que não obrigasse a selecção a ter de ir jogar ao Gabão antes de uma prova... da própria FPF.

É uma conversa da treta a que já estamos habituados mas no meio disto tudo, quem ainda tem alguma razão é o Pinto da Costa (e acaba por ter moral para falar pois enquanto o Boifica anda a angariar dinheiro por África durante pausas de competição, o FC Porto não sujeitou os seus jogadores a esse fardo adicional e oklha que até precisávamos...).

Abraço.
Não percebi isso que ele disse dos oito andares... mas gostava que ele fosse massacrado sobre as convocatórias e resultados(mas isto eu já falo bem antes deste caso!) e que visse que existia pressão sobre os resultados que tem apresentado. Confesso que fiquei um pouco chocado com a naturalidade com que a vergonha com a Irlanda do Norte foi encarada. Em condições normais, ele deveria ter ficado na corda bamba e a ter de dar o corpo às balas. Isso dos oito andares parece ter vindo à baila por causa das suspeições sobre favorecimento ao Mendes... e não necessariamente pela questão das declarações de Pinto da Costa. Pelo menos, da forma que o vídeo foi editado no programa que vi, deu a entender isso.

O Paulo Bento foi muito agressivo a responder a esta situação e de forma algo despropositada. Poderia ter dito o mesmo, noutros modos. Isto quase me faz parecer WWE, parece um script qualquer haha. Ainda há umas semanas o Paulo Bento sentou-se ao lado do Pinto da Costa, no seu jogo 1000! Tinha a ideia de que se davam bem. O Paulo Bento aproveitou para marcar posição. Já que desportivamente colocou a selecção no nível em que estava quando a apanhou vinda do Queiroz... agarrou-se a isto para se tornar relevante outra vez e continuar a andar entre os pingos da chuva. Mas como disse, é quase certo que Portugal fica em segundo no grupo, por isso, o trabalho dele será julgado no tal playoff. Não há grande assunto para discutir desportivamente sobre a selecção.

Eu seria favorável ao Porto ir a África ou Dubai ou o que seja para ganhar dinheiro, desde que salvaguardando que as condições eram boas para os jogadores e o impacto do desgaste era minimizado. Eu lembro-me de o Barcelona do Guardiola andar a fazer milhares e milhares de quilómetros devido aos cachets pagos, ter um plantel curto e não foi por isso que não foi extremamente bem sucedido. Assim como houve sempre clubes que faziam amigáveis a meio da época em sítios exóticos. Creio que é possível salvaguardar os jogadores e que possíveis desculpas de uma má época desportiva por algumas viagens serão desculpas convenientes, mais do que outra coisa qualquer.

Mas sobre este caso em questão. Eu não acho que Portugal foi necessariamente miserável. Idealmente não andariam a jogar num campo com tais condições ou nesta altura do ano, mas outras grandes selecções já o fizeram! É algo rotineiro. O Messi(!) estava pela Arábia Saudita... e ao longo dos tempos tenho visto selecções grandes fazerem este tipo de jogos em que há viagens longas, mudanças drásticas de clima, etc. O Neymar que viaja entre a Suécia e o Brasil e faz dois jogos em 24 horas. A Espanha em particular tem andado a fazer uns amigáveis bem estranhos e estamos a falar do campeão do mundo que tem jogadores dos dois maiores clubes do mundo. Estes amigáveis também já geraram controvérsia em Espanha. Isto tudo para dizer, será que a FPF esteve assim tão mal, quando há inúmeros exemplos de outras federações a fazerem o mesmo? Não creio sinceramente. Não posso ser demagógico e falar da FPF como se fossem os únicos no mundo que foram ao Gabão ou a um qualquer local do género para simplesmente recolherem o cachet.

-->
 
L

Larry David

Guest
<--

Eu só penso que a grande razão está na questão da gestão dos jogadores. Deveriam ter jogado a primeira parte e terem saído, seria o mais sensato, até porque ao colocar os jogadores até aos 75 minutos, é quase uma provocação. Quanto à questão do dinheiro, creio que embora existindo alguma razão(num mundo ideal, o critério a imperar seria sempre o desportivo), tudo não passa um pouco de demagogia... porque temos de ser realistas quanto à necessidade de gerar receitas. O Braga tinha lá 7(!) jogadores... e joga hoje às 18 horas.

Aqui eu poderia falar de como em Portugal os clubes parece que precisam de 1 semana de descanso para jogarem nas competições Europeias. Cambada de meninos. Eu vejo clubes Alemães a jogarem à Quinta e depois logo no Sábado(!) e de forma mais rotineira em Inglaterra, simplesmente a jogarem Domingo-Quarta ou Quinta-Domingo. Acho que há um certo exagero em toda a situação sinceramente. Repara... não se desse o caso de o plantel do Porto ser tão curto e provavelmente seria uma total não questão. Em condições normais, este jogo com o Nacional seria um jogo onde haveria um par de mudanças no onze e um dos candidatos poderia ser o Moutinho para descansar e certamente o Varela para dar oportunidade a um dos young studs. Para mim é uma tempestade num copo de água e segundo creio o Moutinho foi poupado antes do BenficaxPorto do ano passado. No fundo - para mim - o problema foi a utilização do Moutinho em excesso, 30 minutos.

Já sobre o controlo orçamental, parece que a FPF goza de boa saúde financeira e com este dinheiro vai construir o centro de estágio ou de treinos para as selecções com o dinheiro do próprio bolso e sem dinheiro estatal. Isto veio na imprensa há tempos. Esta saúde financeira creio que já existia pré-Fernando Gomes.

http://www.maisfutebol.iol.pt/seleccao/federacao-selecao-201112/1386792-1194.html
http://desporto.sapo.pt/futebol/seleccao/portugal/clube-portugal/artigo/2012/10/27/fpf_aprova_relat_rio_e_contas.html

Veremos se haverá próximos capítulos.
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
Larry David disse:
(...) desde que salvaguardando que as condições eram boas para os jogadores e o impacto do desgaste era minimizado. (...)
Confunde-me o facto de tu, num fórum, conseguires atingir o essencial e que estruturas profissionalizadas não tenham essa capacidade.

Na anterior mensagem só não me referi à questão do Brasil, Espanha e Argentina pois tu também consegues aceder ao cachet que foi pago a cada uma delas, às condições em que os respectivos jogo decorreram, ao tempo de utilização dos atletas e principalmente ao facto do FC Porto não pertencer a essas Federações.

Recomendo que o Paulo Bento leia os teus posts ou te contrate como assessor pois, contrastando diametralmente com as tuas, as declarações dele são abaixo de cão.

As de Pinto da Costa foram, no mínimo, pertinentes e que até poderiam levar a uma reflexão por parte dos responsáveis federativos. Não foi esse o entendimento e por isso é que as nossas competições (também) estão como estão.
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
Bolas, escrevi sem ler a tua II parte...

Larry David disse:
O Braga tinha lá 7(!) jogadores... e joga hoje às 18 horas.
.... e o Peseiro também resmungou e bem. Aliás, teve uma frase gira do género "Ainda nem sei quem pode jogar, nem sei onde estão agora"

Larry David disse:
Acho que há um certo exagero em toda a situação sinceramente.
Há.

Larry David disse:
Já sobre o controlo orçamental, parece que a FPF goza de boa saúde financeira e com este dinheiro vai construir o centro de estágio ou de treinos para as selecções com o dinheiro do próprio bolso e sem dinheiro estatal.
Atenuante, agravante ou dirimente? : )
 
9 Março 2012
3,387
3,836
Conquistas
1
44
chaves
  • Alfredo Quintana
O RABECÃO E O SAPATEIRO

Quanto mais nos dispersamos menos sucesso conseguimos. É uma lei da vida que todos devemos seguir e que a sabedoria popular sintetiza muito bem: “Quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão”.

Vem isto a propósito das infelizes declarações do seleccionador nacional Paulo Bento, que parece preocupar-se mais com o FC Porto do que com os adversários que enfrenta no campo.

Da Federação Portuguesa de Futebol e dos seus funcionários, do mais anónimo ao mais relevante, espera-se a defesa do futebol português e dos seus clubes, em especial daqueles que defendem as cores nacionais nas provas internacionais. Estranhamente, porém, Paulo Bento acha que tem a mesma obrigação em relação ao futebol português e aos clubes portugueses que o seu homólogo da Colômbia, ou de qualquer outra selecção. Um absurdo.

Mais do que pelas palavras, as pessoas devem ser julgadas pelos actos e não pode haver conivência maior do que aceitar uma deslocação ao Gabão para realizar um jogo que não servia, como não serviu, para nada. Para quem se diz tão independente, não casa a cara com a careta.

O FC Porto tudo fará para preparar bem os seus jogadores, para que possam contribuir para uma vitória da selecção nacional em Israel, mas infelizmente constatamos que o seleccionador nacional não fez o mesmo, como é sua obrigação.

Estranha a alusão ao seu empresário Jorge Mendes, que não foi tido nem achado no assunto e pensamos que não precisa de ser promovido à custa de quem agencia.

De resto, estas declarações só podem fazer sentido a quem tem perdido visibilidade pelo desempenho da selecção e tenta pôr-se agora em bicos de pés, atacando o presidente do FC Porto para aparecer na primeira página do jornal “A Bola”.

No FC Porto os treinadores servem para treinar e ganhar jogos e, se nos é permitida a ousadia, aconselhamos a federação a seguir esta regra.

Defender o futebol português e os seus clubes não é certamente a reacção inflamada e chantagista do seleccionador, que se diz à espera de apoio vindo dos oito pisos da sede da Federação. No FC Porto, que até já teve uma sede com 16 pisos, a liderança tem um nome, o seu presidente. É assim agora, como foi no passado. Pelos vistos, na FPF não parece ser bem assim, o que ajuda a perceber a dificuldade que o seleccionador tem tido em concentrar-se no que é a sua obrigação, vencer jogos.

In www.fcporto.pt
 
A

Azul 77

Guest
Temos um novo Shulari na Seleção. No próximo Mundial a Colômbia ganhou mais um adepto.
 

nike

Tribuna Presidencial
22 Janeiro 2008
8,460
4,094
Texas, 1983
futebol-cerebral.blogspot.com
Começo a perceber porque é que Portugal está a 4 pontos da Rússia no seu grupo de apuramento para o Mundial.

Portugal não precisaria de Moutinho e Varela para ganhar ao poderoso Gabão; enquanto que a Colômbia precisa dos seus craques maiores (James e Jackson neste caso) para disputar o jogo contra o Brasil. Mas decididamente este Wind percebe pouco disto.

E mais: parece-me que se continua a falar mais vai acabar a carreira mais cedo do que aquilo que imagina.
 
9 Março 2012
3,387
3,836
Conquistas
1
44
chaves
  • Alfredo Quintana
Caro Nike, desculpa discordar mas a cada intervenção do género que tenha, no futuro, é um ciclo de europeu/mundial que ganha de imunidade critica por parte da CS do burgo.

Ainda bem que a partir de agora as inscrições nos colégios de prestigio do grande Porto só poderão ser feitas através de "recomendações" e a taxa de ocupação na Foz anda perto dos 100%...
 

nike

Tribuna Presidencial
22 Janeiro 2008
8,460
4,094
Texas, 1983
futebol-cerebral.blogspot.com
dragão flaviense disse:
Caro Nike, desculpa discordar mas a cada intervenção do género que tenha, no futuro, é um ciclo de europeu/mundial que ganha de imunidade critica por parte da CS do burgo.

Ainda bem que a partir de agora as inscrições nos colégios de prestigio do grande Porto só poderão ser feitas através de "recomendações" e a taxa de ocupação na Foz anda perto dos 100%...
Gostei da resposta caro dragão flaviense. Mas vamos ver qual será o seu caminho num futuro próximo ;)
 
A

Anti-Mouraria

Guest
À selecção da FPF apenas desejo no mundial 2014 o mesmo destino que esta nação está a ter: o precipicio bem fundo.
 
C

Costuras

Guest
Que bonito. É pena (provavelmente) não teres nascido na Alemanha. Nem estares lá a trabalhar. Nem teres familiares, ou terem-te dado algo de bom. Caso seja um desses casos, compreendo, caso contrário não.

E foi em Portogal que nasceu o clube que fez nascer este tópico.

PS: Fiz apenas esta pequena mas importante correcção ao teu comentário porque achei oportuno.