Há muita hipocrisia.
Há gente que malha na FPF por supostamente viver à conta do dinheiro do estado. Depois, malham na Federação por ganharem dinheiro em amigáveis. O Brasil, jogou precisamente no Gabão há um ano, nas mesmas condições e no mesmo relvado, até o Kleber se estreou nesse jogo. A Argentina, com o Messi, andava pela Arábia Saudita esta semana.
Eu só acho que o Moutinho deveria ter jogado apenas meia parte. De resto, não posso criticar o amigável em si. É a lei do mercado e a FPF só faz bem em aproveitar esta ocasião para ganhar dinheiro. Porque do ponto de vista desportivo, fazer um jogo em Novembro, quando só se joga em Março, praticamente não faria qualquer diferença se o jogo tivesse sido no melhor relvado do mundo e aqui ao lado. Por isso, aproveita-se para ganhar dinheiro, normal. A FIFA deveria rever o calendário. Eu sempre achei que os jogos das selecções deveriam ser concentrados num período alargado de tempo, onde se fariam vários jogos de qualificação, as receitas serviriam para comparticipar os salários dos jogadores, etc etc etc. Um período internacional só para jogos de selecções. Sem ter analisado isto ao pormenor, penso que causaria menos celeuma do que estas paragens de uma ou duas semanas e com jogadores em viagens muito longas e sem descanso.
Os clubes gostam muito de criticar as selecções, mas todos querem que os jogadores sejam internacionais para valerem mais dinheiro. Eu não vejo nenhum clube a ceder uma parte da venda a qualquer federação quando os seus jogadores se valorizam imenso pelos Europeus ou Mundiais. Menos hipocrisia, acho que faria bem a todos. Os clubes só querem ver os meninos nos jogos importantes, compreende-se.
Já agora e no plano desportivo, sobre o Paulo Bento e esquecendo esta troca de palavras, o que deveria acontecer, ou melhor, deveria ter acontecido, nos media e opinadores, era questionar o Paulo Bento sobre os resultados vergonhosos que tem tido desde o Europeu. A tranquilidade de que tem gozado é incompreensível. Deviam perguntar sobre os critérios de convocação. O Eliseu é um dos mvps do Malga e o Helder Barbosa é suplente do Braga. Como é que o segundo é chamado? O Vaz Te era titular na PL, sendo muito produtivo, nunca foi chamado, o Eder deu dois toques numa bola e foi logo chamado e mais uma série de coisas. Depois de não ganhar à Irlanda do Norte, ele deveria estar sob imensa pressão... mas parece que está tudo normal. Todos se conformam com ir ao playoff. Deve ser impossível ficar atrás de Israel, portanto, não me parece que vá haver muito que discutir até ao final de 2013 com o playoff.