Seleção A

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
847
48
36
Barcelos
Quando Portugal queria mais perigo a partir do momento em que joga mais com o coração do que com a cabeça, está tudo dito sobre a qualidade do jogo, ridículo.

A equipa entra nos jogos a dormir, literalmente. Não pressionam, não se desmarcam, não têm intensidade nem dinâmica nenhuma. Jogadores apenas a jogar no "quadradinho" a si destinado na táctica, pouca vontade de correr e lutar, à espera que o golo caísse do céu. Não se entende, não faz sentido absolutamente nenhum.

Esta selecção, por algum motivo que ainda não percebi, é elevada a uma das melhores do mundo. Não o é.
Temos 4 ou 5 grandes jogadores, o resto está compreendido entre o bonzinho e o medíocre. Temos défice de jogadores "bons" em várias posições, especialmente no meio campo ofensivo e ponta de lança. Mas já sabemos isto há algum tempo.

Vamos apurar-nos claro, mas a selecção precisa mesmo de uma injecção de "adrenalina" nos jogos, parece que estão ali a fazer frete à espera do golo ou de uma jogada individual. Têm que começar a correr atrás do resultado, não à espera que ele venha ter com eles.

Ridículo, falta de atitude e inteligência brutal. Então aqueles passes de 30/40 metros aos 65/70 minutos fazem muito sentido... not. Não se entende.
 
D

Drácula

Guest
o pepe "grita" bingo .

em 2 jogos , 2 enterranços que custam pontos ( desta vez com a companhia do j. pereira ) .

resultado para o mundo da bola se rir .

Portugal - 3º lugar do ranking

Irlanda do Norte - 117º
 

paulo21

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
6,373
557
Na primeira parte vi várias vezes ronaldo encostado ao flanco direito, e quando estava na esquerda muitas vezes no flanco esquerdo, ele precisa de estar mais no meio, na área para aproveitar o seu excelente remate, capacidade física e finalização. Porque na maior parte do tempo tivemos postiga na área, que como todos sabemos não se dá muito bem com as balizas. Mas talvez ronaldo tivesse muito encostado na esquerda porque o lateral esquerdo não dava muita profundidade porque não tinha pé esquerdo. Eu compreendo o adaptar um lateral direito à esquerda, mas num jogo com equipas como rússia, ou do mesmo ou superior nível, agora num jogo em que temos enorme percentagem de posse de bola, muito volume ofensivo, creio que eliseu era a melhor solução.
Outro problema é o meio-campo, temos moutinho, que é fantástico, mas não é um médio de muita chegada à área, e rúben micael parece-me muito frágil fisicamente, não segura muito bem a bola e não chega muito bem à área, o que me parece que faz bem raul meireles o que era necessário por ronaldo estar muito no flanco.
E joão pereira, já gostei dele, mas ultimamente tem caído muito na minha opinião.
 
N

Nathan Muir

Guest
A sensação que tenho é que as coisas só vão melhorar quando o seleccionador nacional rever alguns critérios de convocação, pois desta convocatória ficou de fora o Eliseu que está a realizar uma boa época, para além disso deve ser exigida aos jogadores outra atitude e disponibilidade, pois os jogos duram noventa minutos e cada um deles deve ser encarado da mesma forma sem menosprezar o adversário.
 
S

sinal

Guest
O que é preocupante são jogadores e treinadores acharem natural estes empates em casa contra selecções deste tipo, o Postiga num momento do Flash, chega a dizer que agora qualquer equipa fecha-se bem por isso era difícil de marcar, tentando justificar este resultado, as declarações do Paulo Bento nem vale a pena comentar!
Isto é de bradar aos céus, absurdo como no fim de um jogo destes, ainda tentam sequer justificar o que quer que seja.
 

killuminati_

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,705
43
como já disse esta é a seleção do mendes. e estes jogos voltam a provar que a fase de apuramento serve para valorizar jogadores... veja-se a convocatória a roçar o ridículo!
o banco de hoje, pelo amor de deus. pizzi, neto, ruben amorim, sereno, nelson oliveira, custódio, éder, varela e nelson. tirando o varela, os outros jogadores de campo quantas internacionalizações contam?
pizzi - 1
neto - 0
ruben amorim - 2
sereno - ?
nelson oliveira - 9
custódio - 5
éder - 2

ou seja, nenhuma experiência competitiva ao nivel internacional.  serve apenas para os valorizar.
sem falar que um 11 titular com miguel lopes, joão pereira, veloso, micael e postiga deixa muito a desejar!
 

PipoGonzalez

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,505
3,809
Conquistas
2
37
  • Reinaldo Teles
  • José Mourinho
Enquanto não for a "minha,nossa" seleção a jogar, não estarei com muita confiança nesta equipa...Está na hora de serem os melhores Portugueses convocados, e não, os amigos do treinador e Jorge Mendes...Não se admite ter um banco com 7 jogadores ,sendo que nenhuma delas, tirando o Varela e o Custódio, eram opções válidas/mais valias para o jogo...
Onde anda Eliseu??Hugo Viana??Porque que o Custódio não joga???
 

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,710
1,637
o helder postiga, meu deus em 20 remates acerta um e mesmo esse....
remates em frente baliza que remata fraco ou para as nuvens , só visto
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,159
67,889
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
ryback disse:
o patricio é uma fantasia criada pela comunicaçao social .... nao tinha lugar em nenhuma das principais selecçoes europeias e mundiais
O Patricio é só um dos melhores da europa. Tens caracteriscas únicas e ainda é muito novo. E joga num clube da treta como o Sporting. Se não fosse ele os lagartos em ves de ficarem a 20, ficavam a 30 ou 40 pontos de distância... Não esquecendo o santo milagreiro que costuma ser na selecção. Se me disseres o jogo em que ele compremeteu agradecia-te.

Era a unica coisa que eu queria deles e eu pagava bem para o ver no Dragão quando o Hélton se dedicar definitavamente a viola dele :).

Não tinha lugar nas melhores selecções europeias e mundiais?
Ora vejamos...

Espanha - Perde para Casillas claramente, mas não fica a dever nada ao Valdes.
França - Na minha opinião é melhor que Lloris. Mas pelo menos lutava de igual para igual com ele.
Alemanha - Talvez esteja um bocado atrás do Neuer mas mesmo assim tenho dúvidas...
Inglaterra - É melhor que GR que Hart e então em relação aos outros nem se fala...
Russia - Têm dois GR´s de grande nível mas penso que mesmo assim o Patricio é melhor. Mas é discutivél...
Itália - Perde para Buffon claro mas não para os outros.
Rep.Checa. - Perde para Cech mas não deve tardar a chegar ao nível dele.
Holanda - Ganha a todos os GR´s actualmente da selecção romena.
Brasil - Era indiscutivel ainda por cima com o semi-desaparecimento do Imperador.
Argentina - É melhor que Romero claramente.
Colômbia - Não o conheço bem mas do que vi está muito acima.

Como vês acho que não faz sentido o que disseste mas respeito.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,159
67,889
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
dragão flaviense disse:
Foi só um empate a 4... Mas um bom jogo...nao há razão para tanto desanimo! Nao me parece que tenhamos internacionais suecos ou alemães no plantel.
Estiveste bem agora :D
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,159
67,889
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Larry David disse:
Sem palavras.

Se algum "Norte Irlandês" passar por aqui: parabéns.

Parabéns também ao Paulo Bento pela sua grande soberba. Que continue a inventar nas convocatórias e a não premiar quem está a jogar bem... e que mantenha um par de vacas sagradas no onze, só porque sim. "Sob o ponto de vista defensivo não tivemos problemas." Como se isso fosse um troféu contra a Irl.Norte. Mas se analisar... os homens tiveram um golo conseguido de forma bastante simples, em que abriram Portugal de forma fácil, fácil. Isto após um período em que tiveram 4 ou 5 jogadas  em que se notava que os Portugueses tremiam a defender contra estes lenhadores.

Simplesmente vergonhoso num grupo destes ter problemas em ganhar a qualquer equipa que lhes aparece pela frente. E encaram isso com grande naturalidade. Esta gente parece que vive num mundo alternativo, porque acha perfeitamente normal andar sempre a fazer contas... e a ir aos playoffs. Pelo menos desta vez é quase impossível falhar os playoffs, tal a gritante falta de qualidade deste grupo de qualificação.

O Ronaldo não rende ou é mal utilizado na selecção. O Nani está mesmo com a moral em baixo, ele que há tempos teve uma grande fase na equipa. O Moutinho esteve bastante mal na construção de jogo... e a equipa ressentiu-se. O Ruben Micael, nem o vi em campo. Se calhar não tem capacidade para se impor a este nível. A verdade é que Portugal tem de ter os jogadores a jogarem nos limites, super concentrados e com a humildade de perceber que não podem esperar ganhar... só pelo nome, até porque a maioria destes jogadores são perfeitamente banais se não jogarem no máximo! É incrível como a 'estrutura', equipa técnica, os jogadores... não consigam perceber que estes jogos são FINAIS. Como é que é possível? Hoje nem depois de perder com a Russia... num país em ruptura... o presente que eles dão para as bancadas é serem suplantados em atitude pelos Irlandeses? Não é aceitável.

Que grande nojo de qualificação. Mas como o Paulo Bento, tem grande simpatia junto da imprensa, nem irá sofrer grande pressão. Seria interessante que ele fosse questionado, até para lhe fazer baixar a bolinha. Já deu para perceber que é um pequeno ditador, que está sempre certo e faz tudo bem. A fazer lembrar o Brasileiro por vezes.

Em Março há mais.
Muito bom post.

Muito bom mesmo!
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,159
67,889
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
killuminati_ disse:
como já disse esta é a seleção do mendes. e estes jogos voltam a provar que a fase de apuramento serve para valorizar jogadores... veja-se a convocatória a roçar o ridículo!
o banco de hoje, pelo amor de deus. pizzi, neto, ruben amorim, sereno, nelson oliveira, custódio, éder, varela e nelson. tirando o varela, os outros jogadores de campo quantas internacionalizações contam?
pizzi - 1
neto - 0
ruben amorim - 2
sereno - ?
nelson oliveira - 9
custódio - 5
éder - 2

ou seja, nenhuma experiência competitiva ao nivel internacional.  serve apenas para os valorizar.
sem falar que um 11 titular com miguel lopes, joão pereira, veloso, micael e postiga deixa muito a desejar!
Sim isso é tudo muito bunito e tens toda a razão... Mas quem é que temos de alternativa ao Postiga.
As pessoas resmungam com ele, mas vejam a eficacia que ele têm nos jogos da selecção.
 
S

sinal

Guest
Vieira_Amares disse:
Alemanha - Talvez esteja um bocado atrás do Neuer mas mesmo assim tenho dúvidas...
Inglaterra - É melhor que GR que Hart e então em relação aos outros nem se fala...

O Neuer é bastante superior ao Patrício e o Hart é melhor. Neuer e Hart actualmente são dos melhores do mundo sem dúvidas, mas não os ponho ao lado dos monstros Casillas (apesar da pobre época que está a fazer), Buffon e Cech. De resto concordo contigo.
 

mkimm01

Bancada lateral
11 Julho 2012
677
22
78
Viana do Castelo
sinal disse:
O Neuer é bastante superior ao Patrício e o Hart é melhor. Neuer e Hart actualmente são dos melhores do mundo sem dúvidas, mas não os ponho ao lado dos monstros Casillas (apesar da pobre época que está a fazer), Buffon e Cech. De resto concordo contigo.
Para mim o Helton está a anos luz do Patricio
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
O Paulo Bento é simplesmente um gajo do contra.

Impinge nos Viscondes um 4x4x2 que asfixiava os jogadores que tinha à sua disposição mas depois teima num 4x3x3 na Selecção que exclui jogadores mais do que seleccionáveis, sem que tenha no banco opções consequentes para esse desenho táctico.

Infelizmente já não temos no activo jogadores que obriguem a empurrar o Ronaldo para as alas nem extremos que permitam que este se junte ao PL em momentos de aperto. Se nos damos ao luxo do nosso (teoricamente) melhor jogador da actualidade estar longe do jogo, da baliza, dos momentos e dos espaços do terreno onde se decidem os jogos, então é porque contaríamos na equipa com algum jogador muito melhor do que ele, o que não é o caso.

Figo, Deco e Rui Costa já não deveriam contar para as contas deste apuramento, já para não falar que, simplesmente, já não temos PLs (Pauleta, Nulo Gomes). Olhamos para as Bs dos grandes e arrepiamo-nos. Chegados ao ponto do Liedson, parece que o caminho passará por naturalizarmos um/outro brasileiro.... ou passarmos a incluir putos fantasistas que saibam ser vagabundos no ataque.

É nesta lógica de que quem não tem cão deve caçar com gato, pelo que, conforme referi por alturas no Euro, a aposta deve recair num meio campo mais de posse mas com capacidade para rasgar verticalmente o terreno, aproveitando-se (aí sim) as potencialidades do nosso (teoricamente) melhor jogador.

É desta forma que, por exemplo, Custódio e Hugo Viana (e um solidário Varela) devem ser cartas no baralho de um 4x4x2, partindo sempre de 2 pressupostos que o ranking nos teima em fazer esquecer:
1. Esta Selecção tem a pior qualidade dos últimos 16 anos; e que
2. Falta liderança no campo e no balneário (que erro terem feito do Ronaldo o Capitão de equipa……. Moutinho, Pepe e até mesmo bruno Alves dão um baile de liderança ao madeirense……).

Lá vamos nós ao playoff…… mas eu, “treinador de fórum”, ia assim:
                   
                  Patrício

Ze Bó    Pepe    Bruno Alves    Cuentrão

                Custódio/Veloso

        Moutão        Meireles/Veloso

                    Viana/Nani

                Postiga  Ronaldo

+ Varela + Almeida + Vaz Tê + Micael + Éder + Quaresma + Agra + Eliseu + Pereira + Rolando (vai sair e passar a jogar) + Fernando (quando agora se naturalizar) + André Santos + Adrien + André Martins + ……….

Em termos de evolução geracional, o que é que tem sido trabalhado/preparado? Nelson Oliveira ou, melhor escrevendo, zero. Vamos atrofiando táctica e geracionalmente.

Depois dos jogos com Israel, eu prepararia o futuro até ao playoffs, com os olhos já postos em 2014.

Nota: o empate nem foi tão grave ou determinante como isso (em termos de qualificação) pois mais do que os pontos a pensar numa escorregadela da Rússia como se nós não fossemos logo os primeiros a escorregar (e juntar à trampa de exibição e de atitude), os 7 golos que tínhamos de desvantagem (1º critério de desempate) já eram um abismo……
 
P

Playmaker 10

Guest
A selecção tem um grande problema: Falta de Qualidade. Temos um bom 11 onde se destaca um E.T (mesmo assim nunca atinge o nível do Real) e depois pouco mais. Já tenho esta opinião desde do Euro 2008, mas tenho-nos aguentado e marcado presença nas grandes competições - sempre a rasca - acho que nos próximos anos, vamos ter muitas dificuldades em marcar presença em Euro e Mundiais, especialmente quando o Ronaldo caminhar para o fim da carreira.

As razões são fáceis de identificar: selecções jovens e a falta de aposta no jogador português. Nos últimos 10 anos, desde da vitória em Viseu nos sub-16, o que fizemos de relevante no futebol de formação ? fomos vice-campeões do mundo de sub-20, de resto nem costumamos marcar presença na maioria das fases finais, em sub-21, por exemplo, já não vamos desde 2007, no médio/longo prazo esta lacuna iria/irá começar a afectar a selecção A. O Grande Scolari deve ser o maior culpado, já que não queria saber de nada que não fossem os A.

A falta de aposta nos jogadores portugueses é notória. Nós temos 2/3 no 11, os Lamps muitas vezes jogam sem nenhum, e na restante primeira liga o cenário não é diferente. Sim não temos dinheiro para manter os melhores, os nossos clubes médios/baixos não conseguem competir com os ordenados do Chipre/Malta/Etc, mas mesmo assim tínhamos obrigação de fazer melhor. Olhar mais para os jogadores das divisões secundárias, apostar mais nos jovens vindos da formação e não encher planteis de brasileiros, ou então passamos a ser um País de naturalizados.

Continuo a achar que vamos estar no Brasil 2014, daí para a frente e com a idade a pesar no Cr, tenho ideia que vamos ter muitas dificuldades em conseguir qualificações. Vamos voltar ao pré-Euro 96, a menos que isto dê uma volta muito grande, mesmo assim, os resultados não serão imediatos.

 

killuminati_

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,705
43
nós temos 8 jogadores acima da média em portugal (patrício, pepe, b. alves, coentrão, raul meireles, moutinho, nani e ronaldo). o resto são jogadores medianos... joão pereira, veloso, postiga, miguel lopes, micael, varela, rolando, ... são jogadores medianos e que pouco acrescentam em termos de qualidade. ou seja, quando há problemas nos jogadores base, temos sérias dificuldades. jogar sem coentrão, meireles e nani a meio gás torna as coisas difíceis.
 

paulo21

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
6,373
557
Cada vez se nota mais o decréscimo de qualidade na selecção, até em centrais que costumamos ter sempre muitos, com qualidade, tirando pepe e bruno alves, não temos nenhum grande central. O mesmo se aplica a laterais que tirando coentrão, pouco mais. Médios, moutinho e pouco mais, avançados idem aspas.
 

Rafa

Tribuna
31 Agosto 2012
2,523
2,579
Conquistas
1
  • Lucho González
E o grande problema é que nas selecções jovens não se vislubram apostas crediveis e talentos para no futuro reverter-mos esta situação.

Que saudades dos tempos em que olhavamos para os sub-21 e viamos nomes como J.Costa,F.Couto,P.Sousa,Rui Costa,Quaresma,Ronaldo etc.