Seleção A

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
1,389
2,452
Tenho uma opinião diferente de uma boa parte das pessoas com quem falo sobre o assunto Ronaldo.

Desportivamente, acho que o Ronaldo ainda é o nosso melhor PL, certamente melhor que o Ramos, e que ainda acrescenta algo à seleção. Se fosse pensar em nulidades que são titulares, não pensaria no Ronaldo nos três primeiros lugares.

De todo o modo, obviamente que não devia ser sempre titular ou, pelo menos, jogar os 90 minutos. Sendo titular, deve jogar 60 / 70 minutos, não mais que isso.

Outra coisa é o Ronaldo pessoa. Esse, independentemente das acusações de que foi alvo, sempre me provocou um misto de sentimentos. O que tem de dedicação, ambição, profissionalismo e resiliência, tem de narcisismo.

Algo é certo e não entendo: critica-se mais o Ronaldo jogador neste momento do que a pessoa. As acusações são vistas como falsas e isso sem sequer irem ao fundo da questão.

Eu não sei se o Ronaldo é culpado ou não, mas a verdade é que existem tantos (ou até mais) indícios da prática de crimes da parte dele do que de um Bowie ou de um Michael Jackson, que são figuras com uma reputação polarizadora, digamos.

Não estou a dizer com isto que é culpado, nem sei se aquelas figuras também o são, no entanto existe uma diferença de critérios assustadora. Mesmo por parte daqueles que tanto reclamam do seu futebol.

De qualquer forma, como jogador, nada a apontar. É inegavelmente dos 5 melhores de sempre (a posição concreta entre os 5 sendo debatível). Nem faria sentido mudar essa classificação com base nessas acusações gravíssimas, caso contrário o que seria feito de um Maradona.