Entendi o sistema tático do Roberto Martinez para o jogo de ontem.
- O Cancelo como lateral é fraco, pois defender não é com ele. Como ala, também deixa a desejar, pois faz mais movimentos interiores do que dar largura e profundidade na direita. Tem muita capacidade técnica e não perde a bola facilmente, o que facilita a troca de passes.
- O Leão joga no seu "habitat natural" mais aberto à esquerda, sem grandes preocupações defensivas e a jogar de dentro para fora.
- A jogar com o Nuno Mendes num "falso central" na defesa a 3, não era necessário nenhum médio defensivo, neste caso, o Palhinha. Até me parece um bocado "estúpido", queixarem-se do sistema de "3 centrais" (quando um deles é lateral e se foi incorporando com relativa aproximação ao terço defensivo adversário) ao mesmo tempo que falam que o "ofensivo" Palhinha deveria estar a jogar.
- O Dalot, como lateral/ala direito, tem valências (principalmente defensivas) que o Cancelo não apresenta.
Posto isto, a "grande" troca que eu faria de um jogo para o outro, era a saída do Cancelo e a entrada de outro jogador. Sinceramente, não seria o Francisco a minha escolha, pois acho-o mais capaz de ser aquele elemento que entra para agitar o jogo (desde que não aos 90min, sr.Martinez...). Talvez optasse pelo Diogo Jota, pela sua verticalidade e agressividade ofensiva. O único senão é ser mais um jogador destro que prefere/se sente mais confortável a jogar da esquerda para dentro.
Apesar de não gostar nada de ver o Bernardo a jogar pela seleção, pois não acrescenta mais nada a não ser posse de bola, também não sei que jogador colocaria em campo em vez dele. Trocar pelo Palhinha e adiantar quer o Vitinha, quer o Bruno? E passar a "liberdade" que o Bernardo tem, para o Bruno, que é um jogador que arrisca mais? Talvez venha a resultar, não sei.
Tem a palavra o selecionador.