Seleção A

Gatão1983

Ser Portista é uma benção, que ñ se pode partilhar
14 Março 2023
2,144
5,769
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Entendi o sistema tático do Roberto Martinez para o jogo de ontem.

- O Cancelo como lateral é fraco, pois defender não é com ele. Como ala, também deixa a desejar, pois faz mais movimentos interiores do que dar largura e profundidade na direita. Tem muita capacidade técnica e não perde a bola facilmente, o que facilita a troca de passes.
- O Leão joga no seu "habitat natural" mais aberto à esquerda, sem grandes preocupações defensivas e a jogar de dentro para fora.
- A jogar com o Nuno Mendes num "falso central" na defesa a 3, não era necessário nenhum médio defensivo, neste caso, o Palhinha. Até me parece um bocado "estúpido", queixarem-se do sistema de "3 centrais" (quando um deles é lateral e se foi incorporando com relativa aproximação ao terço defensivo adversário) ao mesmo tempo que falam que o "ofensivo" Palhinha deveria estar a jogar.
- O Dalot, como lateral/ala direito, tem valências (principalmente defensivas) que o Cancelo não apresenta.

Posto isto, a "grande" troca que eu faria de um jogo para o outro, era a saída do Cancelo e a entrada de outro jogador. Sinceramente, não seria o Francisco a minha escolha, pois acho-o mais capaz de ser aquele elemento que entra para agitar o jogo (desde que não aos 90min, sr.Martinez...). Talvez optasse pelo Diogo Jota, pela sua verticalidade e agressividade ofensiva. O único senão é ser mais um jogador destro que prefere/se sente mais confortável a jogar da esquerda para dentro.
Apesar de não gostar nada de ver o Bernardo a jogar pela seleção, pois não acrescenta mais nada a não ser posse de bola, também não sei que jogador colocaria em campo em vez dele. Trocar pelo Palhinha e adiantar quer o Vitinha, quer o Bruno? E passar a "liberdade" que o Bernardo tem, para o Bruno, que é um jogador que arrisca mais? Talvez venha a resultar, não sei.

Tem a palavra o selecionador.
 
  • Like
Reações: Dragão da Beira

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,665
9,624
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Este sim é um tripeiro formado no Seixal.

Não é marketing, tem o perfil de grande central das nossas escolas.
é dos poucos gajos formados naquele antro que nao sao ou fraudes, ou conas de sabao.
Parece-me um gajo com a cabeça no sítio e personalidade de líder. Coisa raríssima por aqueles lados.
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,665
9,624
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
- A jogar com o Nuno Mendes num "falso central" na defesa a 3, não era necessário nenhum médio defensivo, neste caso, o Palhinha. Até me parece um bocado "estúpido", queixarem-se do sistema de "3 centrais" (quando um deles é lateral e se foi incorporando com relativa aproximação ao terço defensivo adversário) ao mesmo tempo que falam que o "ofensivo" Palhinha deveria estar a jogar.
Mas se jogas num 433 clássico com o Palhinha a trinco, podes soltar o Bruno para jogar onde deve, que é atrás do pdl, a cheirar a grande área.

Por outro lado, se jogas com 3 centrais, acabas por prende-lo cá atrás num sistema de 2 médios, que foi o que aconteceu ontem. E para mim isso é uma asneira enorme, porque é potencialmente o jogador mais decisivo de Portugal no ataque.
 

Gatão1983

Ser Portista é uma benção, que ñ se pode partilhar
14 Março 2023
2,144
5,769
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Mas se jogas num 433 clássico com o Palhinha a trinco, podes soltar o Bruno para jogar onde deve, que é atrás do pdl, a cheirar a grande área.

Por outro lado, se jogas com 3 centrais, acabas por prende-lo cá atrás num sistema de 2 médios, que foi o que aconteceu ontem. E para mim isso é uma asneira enorme, porque é potencialmente o jogador mais decisivo de Portugal no ataque.
Não achei que ele estivesse "preso" atrás. Até porque tivemos muito caudal ofensivo e grande parte do tempo foi passado no meio-campo defensivo da Chéquia.

Não fazia sentido jogar um médio defensivo declarado como o Palhinha, pois tínhamos bola praticamente o tempo todo.

Ainda assim, como referi, penso que é mais produtivo para a seleção ter o Bruno como elemento mais "livre", ao invés do Bernardo, que nada acrescenta para além da manutenção da posse.
É muito "sem sal", nem fode nem sai de cima.

Ao menos o Bruno arrisca, e isso traz coisas boas e más, obviamente. Ficamos automaticamente mais expostos às perdas de bola e contra-ataques adversários, e, aí sim, faz sentido ter o Palhinha a varrer o meio-campo.
 

tocoolant

Bancada lateral
7 Abril 2016
604
349
__________________Ronaldo_______________
________Leão <-----------------------> (Leão)_____
___Î_____________Bernardo_______________Î
___|_______Vitinha________Bruno_________|
___|____________Palhinha________________|
N.Mendes ____________________________Dalot
____________ Pepe________R.Dias_________
_________________Diogo Costa____________


Leão com autorização para mudar de flancos.
Cancelo OUT.
Se o Bernardo a jogar mais no meio fizer outro jogo de mrd OUT. Chico IN e jogamos em 433.
 
Última edição:

vampire

Tribuna Presidencial
8 Abril 2012
6,400
1,404
Conquistas
3
40
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Hulk
A questão do 3 central na minha opinião teve muito haver com o jogo da Croácia. O palhinha passou o jogo todo sozinho a defender na frente dos 2 centrais e nos contra ataques havia um grande buraco entre a linha avançada e a linha defensiva,em 2 ou 3 toques a equipa adversária chegava à zona da grande área. Se colocarem o palhinha vão ter que abdicar do Vitinha ou do bfenandes pra colocar o Neves. O jogador ideal seria o Otávio que infelizmente não pode jogar.
 

Cubillas

Tribuna
9 Março 2012
2,859
3,036
47
Paris
gil-costa.wix.com
Para ser sincero eu não pensava que o Martinez fazia parte desta escola de treinadores que acham que devem inventar a cada jogo.
Não sei se é uma questão de ego, de querer provar que são génios porque capazes de elaborar, de criar, de fecundar uma nova realidade a cada jogo.
Não tenho problemas em dizer que a qualificação para este euro foi brilhante, o 1° jogo dum Euro é particular portanto sábado veremos mas espero que não inventa, com este lote de jogadores temos a obrigação de fazer mais e melhor.