É muito dificil falar comparativamente de futebolistas em decadas tao diferentes
Ok, CR7 e Messi foram brilhantes nos ultimos 15 anos.
Mas e como seria o Maradona, ou o Pelé nestes tempos? E como seriam Messi e CR7 nos anos 70 e 80?
Porque falamos sempre de futebol, mas de fases muito distintas do jogo.
Uma das situações mais críticas é a forte proteção aos jogadores atualmente vs a brutalidade dos anos 70 e 80.
Como seriam as carreiras de CR7 e Messi a levar porrada como levaram Pele e Maradona e outros??
Nunca vai dar para saber.
O Futre, o Coluna, o Oliveira, o Matateu, tinham nutricionistas, cientistas deportivos, camaras hiperbáricas?
Tinham jogos a ser transmitidos para todo o mundo? Tinham a promoção a nível mundial que existe hoje?
"O CR7 é o melhor de sempre." Sim, marca muitos golos.
Mas eu nunca ouvi ninguém dizer que o Jardel era o melhor do mundo, e marcava muitos golos. E fez pelo Galatasaray o que ninguém fez e que o CR7 nunca fez p.e. pelos calimeros. Olha nem o Messi pelo PSG.
Hoje se calhar tinha saído daqui para um Real Madrid e a história era outra.
Na altura não era assim.
Para não falar que o CR7 e o Messi jogam com quem querem em equipas com 11 estrangeiros se for necessário, antes só jogavam 3 (tirando o União da Madeira e o Farense onde às vezes jogava um português, mas era raro).
Se me pedires para fazer o melhor onze de sempre do Porto, eu, com apenas 40 anos, tenho dúvidas na maioria das posições das posições.
É Baía, o João Pinto, o Branco, Futre, Deco e Madjer
Só nos centrais...Jorge Costa, Aloísio, Ricardo Carvalho, Fernando Couto, Pepe? Qual deles o melhor? Nem pus o Jorge Andrade porque passou cá numa época complicada, conturbada. Escolhe 2...
Nem o melhor onze do Porto, quanto mais o melhor do mundo. O melhor de sempre então...