Então a tua teoria é que os praticantes do desporto futebol estão a perder qualidades técnicas no geral ou só na parte do bater livres?
Ou será por causa da altura dos defesas, que cada vez é maior, logo, exigem mais técnica para a bola ultrapassar a barreira e entrar na baliza?
E cantos, já agora, há menos golos de cantos? Qual é a teoria vigente? E também, há menos golos agora, em média, do que há 20 anos?
Estará o futebol a definhar em termos técnicos?
____
Eu não tenho teoria nenhuma.
O que sei e parece-me mais do que evidente, é que existem atualmente bem menos jogadores com apetência para fazerem golos de livre direto do que no passado.
Não é no Porto, não é em Portugal, mas sim geral.
O que sei é que não basta treinar-se 2H diárias a bater livres para que um jogador passe a ser craque nesse quesito, pois se assim fosse, 95% dos jogadores tornar-se-iam grandes marcadores. E que jogador no planeta não iria gostar de ser exímio marcador de livres? Não conseguem, pois não?
Sei também que não são os treinadores a ensinarem os jogadores a baterem livres diretos, ao contrário do que parece quereres achar, quando há pouco imputaste intencionalmente a responsabilidade no nosso atual treinador por não termos esses batedores.
É esse o meu ponto.
Como te disse atrás, não foram os treinadores que ensinaram o Branco, Geraldão, Sousa, Celso, Elói, Madjer, Timofte, José Carlos, Brahimi, etc a marcarem livres. Todos esses jogadores tinham apetência própria para serem o que foram.
Tens muito por onde pegar em relação ao SC, daí a o responsabilizares por, de há um bom tempo para cá, não existirem batedores de livres em comparação com um passado cada vez mais distante vai uma grande distância.