Eu acho que não se pode comparar treinadores, na medida que tiveram planteis diferentes... Ou pelo menos jogadores diferentemente motivados.
Depois da época do Hulk suspenso preventivamente pelo ricardo pavao costa... Villas Boas tinha um plantel super motivado e foi o ano da famosa bomba Moutinho... Que partiu tudo no mercado...
Vítor Pereira, embora tivesse um plantel de luxo... Não tinha a irreverência e liderança de Villas Boas... Era um treinador de campo... Com boa apetência para o trabalho,... Que amava o clube... Que sempre tinha sonhado treinar o Porto... E que os jogadores respeitavam... Mas não amavam... Portanto as vitórias dele foram vitórias da competência e do trabalho... Isto sempre com um super benfica nas soluções ofensivas, que cedo percebeu que o campeonato tuga dá para meter a carne toda no assador e não perder muito tempo a procurar bons defesas ou médios e até adaptando médios ofensivos a trincos e extremos a defesas laterais...
Agora, desde Villas Boas, tem-se agudizado um problema de estratégia no mercado de contratações por parte da SAD... Que não olhou para o trabalho do JJ e disse "epa... Boa ideia... No campeonato tuga é mais importante ter 20 extremos bons do que 3 centrais de topo europeu... Epa boa ideia... É mais importante meter extremos a laterais do que gastar milhões em laterais equilibrados... Epa boa ideia não interessa ter médios de topo o que interessa é meter uns extremos adaptados a médios para varrer linhas em progressão com bola... "
E a SAD meteu muita mas muita chouriçada desde Villas Boas... Começar uma época sem PL de topo foi uma... Depois ter Licá, Josué e Herrera como grandes contratações da época para implementar um futebol ofensivo... Foi outra... Depois tentamos construir um futebol de posse que fizesse frente ao benfica dos craques todos... Com tiros ao lado como Adrian Lopez, Opare, José Angel, Hernâni, Tello, Evandro, Quintero, Maicon, Indi, Andres Fernandez, Kelvin, Cissokho, Bueno, Imbula, Varela, Osvaldo,...
É simplesmente muito... Muito... Mau...
Mesmo assim com NES... Vemos entrar Boly e Depoitre por valores consideráveis, à pressa e numa altura em que nem sequer podia disputar a Champions... Ganhar à Roma... Foi um mero milagre...
A minha esperança está no novo director desportivo. Que tem feito um trabalho competente... Penso que tem trabalhado próximo do treinador... E a vantagem do Sérgio ter sido jogador de campo... É que permite que ele diga coisas como que tipo de jogador quer para aquela posição... Vamos imaginar... Jogar com um trinco à antiga ou jogar com dois box to box...
Fizeram finalmente regressar o Ricardo Pereira... Mantiveram o Felipe... Têm um Oliver que é nosso... Conseguiram revitalizar um Aboubakar... Penso que até um Herrera diferente estamos a ver jogar... Vemos um plantel com bastantes tugas e ibéricos ... Como Sá, João Costa, Casillas, Marcano, Rafa, Ricardo, Dalot, Oliver, João Teixeira, André André, Danilo, Sérgio, Hernâni, Rui Pedro...
Agora... Temos um plantel de topo? Não...
Quanto a mim falta um médio que faça a diferença... Se sair Danilo era uma boa oportunidade para ir buscar uma boa parelha com Oliver... Não sei que Herrera vamos ter... E que Sérgio Oliveira vamos ter... Mas para já tenho visto pouco Otávio no meio... E inclusivamente um bom Otávio a 9,5...
Acho que precisamos um extremo potente... Aliás, já há muito tempo não vejo uma contratação explosiva (força, remate, cruzamento) para extremo... Desde o Hulk talvez... Se bem que o Brahimi está Top... Mas pode não aguentar época toda a este ritmo...
E não sei se num sistema de 2 avançados não fosse melhor outro ponta de lança... Mas como digo... Não sei se o Otávio conta para extremo ou para avançado e se Marega é para ficar e se Rui Pedro conta... Já que ainda não o vi jogar...
Depois há aqueles desequilíbrios de ter laterais a mais... Maxi, Ricardo, Dalot, Rafa, Layun, Telles... Haver centrais caros demais para estar parados... Felipe, Marcano, Reyes, Indi,...
Temos sempre aqueles casos que nos parecem que poderão vir a estar no banco ou bancada a época toda... Tipo João Carlos Teixeira, Sérgio Oliveira, Vaná, Hernâni, Rui Pedro...
Mas acho que até final de Agosto ainda há tempo para vendas e compras...