Ontem falou-se no tópico do jogo frente ao Portimonense os erros que o Porto comete na pressão na saída de bola do adversário, eu hoje de manhã estive a ler um blogue a analisar o Porto de SC e deu um exemplo com uma imagem do jogo frente ao Vitória que nos mostrava uma deficiente pressão alta do Porto eu já me tinha manifestado sobre isto nos jogos no México porque apesar de eu gostar de ver o Porto a fazer em pressão alta o que nos levou a recuperar bolas em zonas altas, em alguns momentos deixávamos muito espaço entre linhas mas eu associava isso cansaço da equipa, mas esse tipo de erros voltaram a aparecer no jogo em Guimarães e ontem no jogo no Algarve e não podem acontecer porque eu concordo com pressão alta desde que seja feita de forma eficiente e organizada! Uma pressão alta e bem organizada pode de facto trazer muitas dificuldades para o adversário mas se não for organizada também pode comprometer a equipa que exerce a pressão e não isso que queremos para o nosso Porto.
A imagem é esta (adicionei os meus rabiscos):
O que esta imagem nos mostra é um completo desastre, eu diria quase um caos táctico, começo por questionar onde anda a nossa linha defensiva? Claramente não subiu de forma sincronizada com a linha media e avançada o que levou a criar-se um buracão no meio campo mas há a agravante de o Oliver estar mal posicionado, como a imagem mostra o Oliver subiu demasiado para tentar impedir uma linha de passe para o 6 deles que estava no meio dos centrais mas com isso descobriu as suas costas, a linha de passe para o 6 deles já estava a ser devidamente cortada pelo Soares, se não acreditam olhem para a imagem e imaginem uma linha entre o portador da bola e o 6 e vão ver que esse linha iria sempre encontrar o Soares pelo meio, a jogada segue-se com o Toze a baixar conforme indica a seta na imagem e o lateral a meter a bola no Tóze e com um simples passe deixa o 6 jogadores do Porto para trás e fora da jogada! Se o Oliver estivesse devidamente posicionado tal como indiquei na imagem isto não acontecia e o mais provável era o portador da bola meter a bola no GR tal como manda fazer o central deles que está a ser marcado pelo Soares.
O momento de pressão sobre o adversário é algo que ainda pode e deve ser melhorado até porque é dos momentos de jogo mais importantes neste estilo de jogo do SC no entanto com menos de um mês de trabalho era impossível já estar tudo a 100% e diga-se muito trabalho já tem mostrado este Porto de SC, claramente já se notam melhorias em relação ao ultimo ano.