Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,988
45,530
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
nuno_killas disse:
Com o Nuno fizemos grandes jogos e uma boa pré época. Basta lembrar o jogo que fizemos precisamente há um ano com o Guimarães e os elogios que foram dados na altura. Não nos precipitemos. Para além daqueles jogos em que tínhamos 30 remates a baliza e ficavam 0-0. Aí não era jogar como um grande? Quando as coisas correrem mal é que se vai ver como Conceição consegue reagir...
Não o FCP tirando algumas excepções (slb em casa) jogou sempre como uma equipa pequena dando a iniciativa ao adversario mesmo contra equipas menores... em Roma contra 9 fomos encostados...

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,748
Conquistas
1
  • José Mourinho
Não gosto de fazer analises muito profundas com uma amostra tão curta (ainda nem começou a época) mas como fui um dos que esteve completamente contra a vinda do SC tenho que lhe conceder algumas coisas que independentemente de estarmos ainda muito no inicio já me parecem mais ou menos claras.

Não estava à espera que o SC entrasse no FC Porto com esta proposta de jogo. É muito mais ousada e arrojada do que aquilo que pensava e uma evolução em relação à nossa época passada bem como aos trabalhos do SC até agora.

A equipa do ponto de vista posicional não tem problemas em assumir um bloco alto não só na pressão sobre a primeira fase de construção do adversário bem como  quando se encontra em posse. Como sabemos o FC Porto de NES era na maior parte das vezes o total oposto. Aqui parece-me mais ou menos claro que o SC sabe, pelo menos, o que é treinar um clube da dimensão do FC Porto.

Em situações de transição rápida também se percebe que existem ali outros mecanismos e movimentos bem elaborados e com sentido. Inacreditavelmente isso não existia com NES porque gostando ele de posicionar a equipa num bloco baixo fazia todo o sentido, pelo menos, apostar devidamente nas movimentações em situação de transição rápida.

Independentemente de tudo isto continuo a ver o meio campo como um problema. O Oliver vem demasiado atrás buscar jogo quando deveria estar em zonas de ultimo passe. Claro que o Oliver também percorre estas zonas e participa na primeira fase de construção com mestria porque realmente é um craque da cabeça aos pés e percebo que o SC o coloque ali porque não tem mais nenhum 8 com esta capacidade mas desta forma perdemos meio campo.

E perdemos porque o Octavio jogando mais na frente como vagabundo tem tendência para ter uma importância residual na manobra ofensiva da equipa. Acaba por desaparecer em muitos períodos de jogo. Para se jogar desta forma e com as movimentações que o SC pretende é preciso alguém tacticamente muito forte. O Octávio não é esse jogador. O Oliver sim.

Lembro-me do ano do AVB onde o Belluschi interpretava muito bem estes movimentos. Não estou a ver o Octávio com essa capacidade.

Mas lá está, enquanto não tivermos um 8 (de alto gabarito) o Oliver não vai sair daquela zona da primeira fase de construção. Os DC´s e o Danilo não tem capacidade alguma para serem eles a iniciarem a primeira fase de construção com qualidade (o Rúben Neves sim) por isso o Oliver é obrigado a descer e ser ele a cumprir essas funções.

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
6,817
13,112
Conquistas
3
  • Madjer
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
Boa análise Philipp. Juntaria a tudo o que referiste mais alguns detalhes que me têm saltado à vista.
A facilidade com que este FCP coloca jogadores em zonas de finalização (3/4) em contraponto com o que acontecia a época passada.
A enorme mobilidade dos dois avançados e o facto de muitas vezes saírem da sua zona específica. Isso torna as marcações muito mais complexas.
A utilização do jogo exterior como forma de tentar chegar ao golo. As equipas que nos irão defrontar nunca estarão confortáveis num bloco baixo. No entanto, julgo que é aqui que reside um dos problemas desta ideia. Não temos muitos jogadores com capacidade para criar reais problemas a quem nos enfrenta (Sergio Oliveira e pouco mais).
Mas no geral há bons sinais do que estamos a ver. Parece me evidente que os jogadores estão a assimilar os princípios de jogo e que estão desfrutar do mesmo.
O Sergio já está a fazer a sua parte. Espero que a SAD consiga acrescentar 1/2 mais valias a este plantel.

Philipp disse:
Não gosto de fazer analises muito profundas com uma amostra tão curta (ainda nem começou a época) mas como fui um dos que esteve completamente contra a vinda do SC tenho que lhe conceder algumas coisas que independentemente de estarmos ainda muito no inicio já me parecem mais ou menos claras.

Não estava à espera que o SC entrasse no FC Porto com esta proposta de jogo. É muito mais ousada e arrojada do que aquilo que pensava e uma evolução em relação à nossa época passada bem como aos trabalhos do SC até agora.

A equipa do ponto de vista posicional não tem problemas em assumir um bloco alto não só na pressão sobre a primeira fase de construção do adversário bem como  quando se encontra em posse. Como sabemos o FC Porto de NES era na maior parte das vezes o total oposto. Aqui parece-me mais ou menos claro que o SC sabe, pelo menos, o que é treinar um clube da dimensão do FC Porto.

Em situações de transição rápida também se percebe que existem ali outros mecanismos e movimentos bem elaborados e com sentido. Inacreditavelmente isso não existia com NES porque gostando ele de posicionar a equipa num bloco baixo fazia todo o sentido, pelo menos, apostar devidamente nas movimentações em situação de transição rápida.

Independentemente de tudo isto continuo a ver o meio campo como um problema. O Oliver vem demasiado atrás buscar jogo quando deveria estar em zonas de ultimo passe. Claro que o Oliver também percorre estas zonas e participa na primeira fase de construção com mestria porque realmente é um craque da cabeça aos pés e percebo que o SC o coloque ali porque não tem mais nenhum 8 com esta capacidade mas desta forma perdemos meio campo.

E perdemos porque o Octavio jogando mais na frente como vagabundo tem tendência para ter uma importância residual na manobra ofensiva da equipa. Acaba por desaparecer em muitos períodos de jogo. Para se jogar desta forma e com as movimentações que o SC pretende é preciso alguém tacticamente muito forte. O Octávio não é esse jogador. O Oliver sim.

Lembro-me do ano do AVB onde o Belluschi interpretava muito bem estes movimentos. Não estou a ver o Octávio com essa capacidade.

Mas lá está, enquanto não tivermos um 8 (de alto gabarito) o Oliver não vai sair daquela zona da primeira fase de construção. Os DC´s e o Danilo não tem capacidade alguma para serem eles a iniciarem a primeira fase de construção com qualidade (o Rúben Neves sim) por isso o Oliver é obrigado a descer e ser ele a cumprir essas funções.

barroselo

Bancada lateral
11 Dezembro 2013
579
129
Braga
Eu penso que o facto do Oliver vir buscar o jogo ca atras é estratégico. Em muitos jogos os adversarios vao cair na tentaçao de o marcar a todo o campo e isso vai criar desiquilibrados atras.

mgtp

Bancada lateral
9 Março 2012
641
44
O modelo de jogo é ambicioso, vamos ver se resulta quando for a sério.
Pela amostra vamos jogar sem trinco puro, com 442 a defender e 424 a atacar, com o Danilo a ter bastante mais liberdade na construção.

C

carlosteixeira1982

Guest
Philipp disse:

Bem analisado. A única coisa com a qual não estou de acordo é que considero que o Danilo pode fazer a primeira fase de construção com qualidade.
De resto acho que o SC sabe que não podia vir para aqui "jogar à equipa pequena"...

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
21,275
22,764
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Ha duas coisas que me vão parecendo um bom sinal...o SC quer garantir que conseguimos e sabemos jogar com dois avançados e que conseguimos começar os jogos a atacar, a sufocar e malhar no adversario.

Isto é importante em Portugal!

Depois ha o outro lado...em jogos mais equilibrados, precisamos de ver se esta equipa consegue ser mais junta, com melhor capacidade tactica e que controle a posse se necessario...

Faltam OBVIAMENTE opções ao SC:

. Falta-lhe um avançado de categoria (para juntar a Soares, Rui Pedro e Aboubakar/Marega) porque se queremos alas que defendam mais ou menos conforme o adversario precisamos de opções de area de categoria

. Falta-lhe um extremo rapido e desequilibrador à séria para encostar o Corona ou o Brahimi ou o Octavio se os meninos nao renderem

. Falta-lhe um numero 8 de qualidade para substituir o espaço crucial que Herrera ocupa neste plantel

Tivesse ele estas opções e construiria uma equipa de gabarito mas a direcção fez questao de assegurar que o presente e o futuro foram destruidos.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
9,709
7
35
Porto
Também fui um dos que tive contra a vinda do SC. Os trabalho que tinha feito antes não me agradavam minimamente e como punha as equipas a jogar. Fiquei mais motivado quando ele na apresentação disse que tinha consciência que tinha que mudar a forma de jogar num clube como o Porto. E fez isso. Ontem foi o primeiro jogo que vi ( só tinha visto um resumo alargado contra o Chivas) e para já é francamente positivo aquilo que vi. Os momentos de transição estão muito bem estruturados já. Quando temos que assumir o jogo também parece-me que as ideias são bastante positivas ( ainda a melhor claro , o próprio Sérgio disse isso ontem que falta ali outras movimentações no ultimo terça). Ainda ontem no jogo com o Vitoria ( apesar de ser pré época) até à expulsão tínhamos marcado 2 golos e criado mais oportunidades 2 ou 3 de perigo e não concedemos nenhuma oportunidade ao Guimarães.

Vamos ver se é para manter. Espero que sim e que haja evolução ainda. Parabéns para já ao Sérgio por ter noção que tinha que mudar , por fazer muito com aquilo que tem e pelo discurso dele ( ontem gostei muito depois do jogo das declarações ao Porto Canal, a falar de futebol e do que tem que melhor e do que já está bem)

wassup

Bancada central
21 Maio 2016
1,129
36
Este futebol é uma lufada de ar fresco. O que mais me surpreendeu foi tentarmos sempre sair a jogar, como se viu ontem na primeira parte. Devido ao hábito, várias vezes esperava que os nossos centrais ou laterais despachassem a bola para a frente o que não acontecia, tentando sempre sair com a bola no pé. Estou a gostar muito, espero que se mantenha em jogos "a sério".

N

nelsonfnq

Guest
O facto de ontem o nosso SC não ter dado minutos ao JCT e Reyes e ter dado ao Indi e Hernani quererá dizer alguma coisa???
É que prefiro que o SC esteja a ver se estes últimos ainda se podem encaixar pq JCT e Reyes são certos no plantel do que o contrário!!

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,413
525
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

SÉRGIO CONCEIÇÃO: JOGADORES “TÊM SIDO FABULOSOS”

Treinador lamentou a expulsão que impediu a equipa de dominar em Guimarães durante 90 minutos, mas elogiou exibição

O plantel está “a assimilar da melhor forma” aquilo que Sérgio Conceição quer para a equipa e o triunfo no terreno do Vitória de Guimarães (2-0), este domingo, foi mais um sinal da “resposta fantástica” às ideias do treinador, que não poupa nos elogios aos jogadores. O técnico apenas lamentou a expulsão de André André, que impediu o FC Porto de assumir o controlo do encontro durante os 90 minutos, como pretendido. Leia de seguida o que de mais relevante disse Sérgio Conceição à Sport TV e Porto Canal, no rescaldo do Troféu Cidade de Guimarães.

A análise do jogo
“Acho que foi um treino interessante, perante um Vitória sempre competitivo, que fez uma época passada fantástica e que este ano vai fazer igualmente uma boa época, esse também é o meu desejo. Fizemos o nosso trabalho, creio que se está a assimilar da melhor forma aquilo que eu quero para a equipa, em termos de dinâmica com e sem bola. A primeira parte foi muito interessante, na segunda, com a expulsão, houve uma descaraterização da nossa equipa e estratégia. Vamos assumir sempre a responsabilidade dos jogos, com pressão alta, e a expulsão cortou-nos a possibilidade de fazer isso o jogo todo.”

Jogar com menos um homem
“É importante interpretar todos os momentos do jogo. Nem sempre vamos controlar o jogo, mas o importante é saber quando não o devemos fazer e como. Não concordo com a ideia de que não se pode fazer pressão alta e condicionar o adversário durante 90 minutos, claro que sim.”

Elogios ao plantel
“O grupo tem dado uma resposta fantástica em termos de preparação e não tem sido fácil para os jogadores, porque são outros princípios, outro metodologia e forma de trabalhar. Não é que a anterior não estivesse bem, mas é a minha forma de estar. No interiorizar da mensagem têm sido fabulosos e digo isso em relação a todos, até aqueles que não participaram no jogo têm dado uma resposta muito boa. Estamos só no início, os jogos de preparação servem para ficarmos mais fortes para no dia 9, contra o Estoril, estarmos num nível muito alto e depois regressarmos aos títulos.”

O mercado e um Danilo “indiscutível”
“Neste momento tenho 27 indiscutíveis. O Danilo está aqui e estamos muito contentes com isso. Estou em sintonia com a direção, sabemos o que queremos. O Danilo está connosco, sempre disse que o mais importante é guardar a base que, no ano passado, funcionou bem. Não podemos apagar da memória que o FC Porto fez um campeonato bom.”

A expulsão
“Foi pena, mas em jogos amigáveis, mesmo tendo razão, acho que o árbitro devia ter sido mais cauteloso para não estragar um treino, que é sempre importante no início de época."

Os aspetos a melhorar
“Já perceberam a forma como quero que a equipa jogue, com e sem bola. Claro que há coisas a melhorar, como os diferentes movimentos no último terço. Vamos encontrar muitas vezes equipas com o bloco baixo e a diversidade de movimentos vai ser muito importante. Temos três semanas de trabalho e, para aquilo que estou a incutir na equipa, tem sido muito positivo.”

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,782
5,270
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
estando ainda numa fase muito prematura da época - sendo, por isso, cedo para retirar conclusões - gostei muito do que fui vendo ontem ( e não vi tudo ).

uma das observações que faziam em relação ao SC era que jogava para o 1-0, que era um treinador de transições e, na altura, lembro-me de rebater isso escrevendo que, muitas vezes, os treinadores reinventam-se consoante o contexto em que estão inseridos; lembro-me de dar o exemplo do LJ que cá também era resultadista e na época passada foi só o melhor ataque da europa. felizmente, também parece ser o caso do SC.

gostei muito do 4-4-2 dinâmico, com os jogadores soltos, concentrados, em sintonia e, sendo eu até mais adepto do nosso clássico 4-3-3, não posso defender outra ideia que não seja a prossecução do que esquema de ontem. oxalá o tal avançado de que se fala seja melhor do que qualquer um actual.

perante estes sinais, só posso acreditar ainda mais que SC foi uma óptima escolha e que muita ( MUITA ) gente aqui no fórum vai engolir uma família de sapos.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
10,764
11,820
katatonia10 disse:
@b10nic, que achaste do jogo de ontem?
Estou agradavelmente surpreendido com o trabalho feito pelo Sérgio Conceição. A equipa denota que há rotinas de criação trabalhadas, e no plano ofensivo parecemos melhores do que na época passada (coisa que também é natural tendo em conta a falta de qualidade do trabalho do Nuno, onde se via um deserto de ideias a nível ofensivo).

Ainda assim, como céptico que sou, acho que nos falta provar qualidade noutro tipo de contextos:

A minha dúvida está sobretudo como aguantaremos este 4-4-2 em contextos de liga, contra equipas que possam pressionar mais o Oliver na saída com bola (recordar que o ano passado, a dada altura, era esse o principal problema).

São contextos de jogo que não são postos à prova contra equipas mexicanas, que têm pouca cultura táctica de sair a pressionar. O Guimarães também não é o adversário ideal, visto que normalmente concede muito espaço na saída com bola.

blu

Bancada central
11 Março 2012
1,386
387
Tenho gostado muito do que tenho visto,parabéns Sérgio,estás a fazer aquilo que deve ser feito que é colocar o FCP a jogar à FCP.

E ainda não vimos nada,o melhor está para vir.

Este ano tudo nosso nada deles.

RuiDias

Bancada central
29 Abril 2013
2,309
697
Penso que a questão do atacar imediatamente a bola logo à saída desta da área adversária vai facilitar a marcação de golos com as equipas que jogam em bloco baixo.
Estou agradavelmente surpreendido com o jogo que estamos a fazer para este momento da época e com os jogadores que temos.
Muito interessante a ideia de jogo.

Miguel ranhada

Tribuna
29 Janeiro 2017
3,682
1,353
O nosso treinador é o nosso melhor reforço, espero que ele faça uma rotação de jogadores adequada porque o ano passado perdemos o campeonato devido à falta de canelas do Oliver,Octávio,André André, corona , Danilo e maxi, situação que nas 10 últimas jornadas foi mais que notória, se ela a fizer não tenho dúvidas que seremos nós a festejar no fim do campeonato.

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,619
20,057
Tiago Targino, uma das peças mais influentes do Olhanense de 2012/13 quando Sérgio Conceição dava ainda os primeiros passos na carreira de treinador:

«Percebi desde o primeiro dia que o mister Sérgio Conceição tinha muito potencial. Não basta só estar no campo a dar instruções, ele trabalha com alma e coração e sentíamos muito essa energia positiva que ele transmitia. Esse era um dos fatores que ele tinha e tem de bom e já se via e sentia que ia chegar a um dos grandes. É um treinador que tem pulso e que passa bem a mensagem. Um treinador que ajuda o jogador quando este trabalha... é muito bom treinar com o mister Conceição. Acho que o FC Porto vai fazer uma grande época porque ele vai dar muita força aos jogadores»

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
13,992
19,414
Conquistas
7
37
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
Vi este senhor agora a chegar ao algarve no autocarro e só digo,que cara de mau.Espero que intimide os adversários ao longo da época com as suas táticas também

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,988
45,530
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
mgtp disse:
O modelo de jogo é ambicioso, vamos ver se resulta quando for a sério.
Pela amostra vamos jogar sem trinco puro, com 442 a defender e 424 a atacar, com o Danilo a ter bastante mais liberdade na construção.
Será que é assim tão ambicioso, ou estávamos tão habituados a ter equipas medrosas nos últimos anos que agora ter uma equipa que jogue como deve jogar o FCP ou seja ao ataque e a assumir o jogo parece uma loucura?

Do que se viu o Danilo parece jogar mesmo como um trinco puro, parecia um 4x1x3x2, com o Danilo claramente numa linha mais recuada que o Otavio, Oliver e Corona.