biancazzurro disse:
Houve um tempo não muito longínquo em que gozávamos à fartazana com o 4-4-2 clássico do jorjus.
O tempo foi passando, aqui se foi desejando o jorjus e até o seu 4-4-2 clássico, agora têm um discípulo dele e o seu 4-4-2 clássico.
Eu nunca gostei de 4-4-2 clássico, nem gosto, depois de me ser vendido um regresso ao 4-3-3 ainda mais me revolta.
É que nem há jogadores para jogar neste sistema!
Pormaiores que serão evidentes com o decorrer da época, talvez sejam precisas umas cabeçadas para a maioria ver, o que me parece por demais evidente.
Este sistema vai expor as nossas muitas fragilidades e desequilíbrios no plantel.
E já não é o primeiro nem segundo treinador que vem para aqui tentar impor ideias, ao invés de encontrar a melhor tendo em conta os jogadores que tem, num clube que não anda propriamente a velocidade cruzeiro..
Não acho que o nosso plantel seja favorecido pelo 4-3-3, acho até que é ligeiramente mais favorecido pelo 4-4-2 que pelo 4-3-3.
Tens o Oliver mas depois não tens mais ninguém em especifico no plantel que encaixe melhor num 4-3-3 que num 4-4-2, não quer dizer que o resto encaixe melhor num 4-4-2, a maior parte até acho que é indiferente qual o sistema, no entanto são mais os que encaixam melhor no 4-4-2.
Quanto ao 4-3-3 ser melhor que o 4-4-2, eu gosto do 4-3-3 mas nunca parti do principio que o sistema em si seria automaticamente superior a todas as interpretações do 4-4-2, acho que como muitas vezes se diz mesmo que seja um lugar comum, na prática é tudo uma questão de dinâmicas.
E o nosso campeonato define-se por ser necessário fazer uns 85 pontos para ser campeão e por vezes nem isso chega, um 4-4-2 á JJ goste-se ou não, e seja ou não pior para a Champions, contra equipas de média e pequena dimensão do nosso campeonato parece resultar melhor.
Acho que até faz um certo sentido termo esse sistema como principal e depois termos um alternativo para jogos mais complicados e não o inverso, porque mais de 80 % dos nossos jogos são contra equipas que tentam mais o empate que a vitória.
Ou pelo menos não acho que estejamos mais pertos do sucesso por nos mantermos no 4-3-3, acho é que seria boa ideia ter um plano B para a Champions.