Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,508
11,175
MartinsDragão disse:
«Estou muito contente com os jogadores, vamos estar prontos dia 9 [de agosto] para jogar contra o Estoril e aí, sem dúvida, toda a gente vai estar num patamar, a nível físico, muito mais forte. Mas o que vi foi uma equipa que dá sinais muito positivos»
Atenção que é um Estoril treinado por Pedro Emanuel.

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,139
1,971
Conquistas
1
  • Novembro/17
o FC Porto é um Clube de dimensão europeia.. o Sérgio que faça o favor de trabalhar bem o 433. é esse que quero ver: 4 defesas, 3 médios e 3 avançados.. o resto é conversa

Presidente

Arquibancada
26 Maio 2016
157
452
Nirvanes disse:
"Inovações". O 442 é só o sistema mais clássico que há. O que mudou foi o campeonato, e a forma como algumas equipas jogam.

Não percebo porque é que ainda insistem com essa treta da táctica. Nós não ganhávamos porque jogávamos em 433, quem é que vos pôs essa ideia na cabeça? Não era por passarmos a jogar com 433 agora que ia mudar tudo para melhor. O que importam são as dinâmicas de jogo, a forma como se ataca e defende, não o raio do posicionamento dos jogadores no papel.
Eu não me importo de jogar em 442, tal como não me importo de jogar em 433. Eu quero é jogar bem e ganhar.
Uma das maiores crises do Porto é marcar golos, e por isso ter mais jogadores dentro de área pode ser um bom princípio por onde começar.
Para mim não é treta. As dinâmicas são essenciais mas se tens 3 contra 2 terás sempre alguma vantagem independentemente das dinâmicas...não querendo elaborar de mais mas passo a destacar alguns pontos de forma um pouco rudimentar:

- Um modelo em que os espaços entre jogadores convidam a jogar na diagonal em vez da horizontal dá muito mais opções de passe e convida á progressão.

- Com o 433 os espaços a atacar são bem definidos. O trinco é o ponto de equilíbrio de todo o jogo da equipa...já no 442 com duplo pivot nunca consegui perceber quem faz este papel ao fim destes anos todos de bola...

- Outra coisa é a liberdade que o 433 oferece aos centro-campistas para pressionar com as costas quentes por um trinco. O 433 é sem dúvida o esquema que oferece mais equilíbrio a meio campo, raramente um meio campo de 3 é abafado pelo adversário, já o contrário é mato (basta ver JJ a ser consecutivamente humilhado por VP, AVB, etc)

- Num plantel em que os médios são bons em posse e quase todos de pouca capacidade física expo-los a este risco, desgaste e ao combate a meio campo é ainda mais inexplicável.

- Ainda que estejamos sempre dependentes das características dos jogadores o 433 é modelo que mais promove a largura do nosso jogo e evita o afunilar do jogo da equipa. Problema este que mais se evidência contra autocarros. Ainda sou do tempo em que o extremo partia para cima do defesa e ia á linha e cruzava criando inúmeras oportunidades para finalizar...agora parece que isso é mau, vá-se lá saber porquê...

- Para finalizar a tão falada presença na área. Começo por dizer que podemos até ter 3 PL mas se a bola não chega lá pouco vai adiantar. Aqui é para mim essencial trabalhar as dinâmicas, se a jogada é feita pelo lado direito devem atacar a área pelo menos o PL, o Extremo Esquerdo e o médio mais avançado, se possivel o segundo médio que deverá ter a capacidade de remate para a sobras. Assim simples, não é preciso grandes invenções se existir disponibilidade, confiança, persistência e killer instinct.

O que fez o Zidane no RM depois de toda a experiência acumulada ao longo da carreira ? Após alguns testes deixou-se de tretas e mete o 433 com um trinco, os melhores cada um na sua posição e o resto é história. Já o Mourinho (não percebo o que vai na cabeça dele nos últimos anos) lembrou-se de utilizar este esquema 442 clássico no Man Utd e quanto a mim apresentou a pior equipa da sua carreira e um futebol medonho...podia continuar por aí fora com o Barcelona desde que abandonou o 433, etc, etc......se vão começar a debitar equipas em 442 clássico por favor falem de quem ganha alguma coisa ou que tenha concorrência que se veja nos seus campeonatos...

Presidente

Arquibancada
26 Maio 2016
157
452
nuno_killas disse:
Mto interessante. E é um blog de benfiquistas, ou seja não são suspeitos para falar. Mas contra o Estoril é que vamos todos ver do que era equipa é capaz. E logo contra o rato do Pedro Emanuel. Boa sorte Sérgio.
Gostava era de os ver a analisar os 433 do Porto de VP e AVB que abafavam sempre os 442 do mestre da tática...

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,387
2,075
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
nuno_killas disse:
Mto interessante. E é um blog de benfiquistas, ou seja não são suspeitos para falar. Mas contra o Estoril é que vamos todos ver do que era equipa é capaz. E logo contra o rato do Pedro Emanuel. Boa sorte Sérgio.
Que blog benfiquista? É um blog táctico, de futebol, que mania de rotularem tudo. Falam de tudo, futebol português e internacional... quero lá saber se o gajo é portista ou benfiquista, ele sabe de futebol e escreve sobre futebol, não sobre nenhum clube em específico.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,387
2,075
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Presidente disse:
Para mim não é treta. As dinâmicas são essenciais mas se tens 3 contra 2 terás sempre alguma vantagem independentemente das dinâmicas...não querendo elaborar de mais mas passo a destacar alguns pontos de forma um pouco rudimentar:

- Um modelo em que os espaços entre jogadores convidam a jogar na diagonal em vez da horizontal dá muito mais opções de passe e convida á progressão.

- Com o 433 os espaços a atacar são bem definidos. O trinco é o ponto de equilíbrio de todo o jogo da equipa...já no 442 com duplo pivot nunca consegui perceber quem faz este papel ao fim destes anos todos de bola...

- Outra coisa é a liberdade que o 433 oferece aos centro-campistas para pressionar com as costas quentes por um trinco. O 433 é sem dúvida o esquema que oferece mais equilíbrio a meio campo, raramente um meio campo de 3 é abafado pelo adversário, já o contrário é mato (basta ver JJ a ser consecutivamente humilhado por VP, AVB, etc)

- Num plantel em que os médios são bons em posse e quase todos de pouca capacidade física expo-los a este risco, desgaste e ao combate a meio campo é ainda mais inexplicável.

- Ainda que estejamos sempre dependentes das características dos jogadores o 433 é modelo que mais promove a largura do nosso jogo e evita o afunilar do jogo da equipa. Problema este que mais se evidência contra autocarros. Ainda sou do tempo em que o extremo partia para cima do defesa e ia á linha e cruzava criando inúmeras oportunidades para finalizar...agora parece que isso é mau, vá-se lá saber porquê...

- Para finalizar a tão falada presença na área. Começo por dizer que podemos até ter 3 PL mas se a bola não chega lá pouco vai adiantar. Aqui é para mim essencial trabalhar as dinâmicas, se a jogada é feita pelo lado direito devem atacar a área pelo menos o PL, o Extremo Esquerdo e o médio mais avançado, se possivel o segundo médio que deverá ter a capacidade de remate para a sobras. Assim simples, não é preciso grandes invenções se existir disponibilidade, confiança, persistência e killer instinct.

O que fez o Zidane no RM depois de toda a experiência acumulada ao longo da carreira ? Após alguns testes deixou-se de tretas e mete o 433 com um trinco, os melhores cada um na sua posição e o resto é história. Já o Mourinho (não percebo o que vai na cabeça dele nos últimos anos) lembrou-se de utilizar este esquema 442 clássico no Man Utd e quanto a mim apresentou a pior equipa da sua carreira e um futebol medonho...podia continuar por aí fora com o Barcelona desde que abandonou o 433, etc, etc......se vão começar a debitar equipas em 442 clássico por favor falem de quem ganha alguma coisa ou que tenha concorrência que se veja nos seus campeonatos...
Tens 3 contra 2 onde? No papel? Por amor de deus... no 433 o que se vê mais é um avançado completamente sozinho na área, num 442 ao menos tens a certeza que dois vão estar algures na área.
E isso de atacar em com mais é super relativo, num 442 até dá para atacar com 4 na liga portuguesa, para não falar nos laterais também.

Todos os teus argumentos são válidos, mas não são absolutos.

Desde logo dizer que o 443 é bom porque tem mais espaço entre os jogadores e convida a jogar na diagonal... num modelo como o 433 há muito menos espaço interior para os jogadores fazerem combinações no miolo do meio campo adversário, que foi só onde por exemplo o Óliver mais brilhou ontem. O jogo interior é só um dos maiores calcanhares de aquiles do Porto desde há já muitos anos, porque lá está estamos colados à ideia que temos de jogar no 433.

Quem é que faz o papel de trinco no 442?! Estás a ver, este tipo de questões só provam o que estou a dizer. Estás tão colado à ideia do 433 - está de tal forma enraizado na tua cabeça - que já não consegues pensar futebol sem a ideia de um trinco. Como é possível? É a mesma coisa que estarmos 30 anos a jogar com um líbero, e quando decidimos jogar só com 4 defesas vires perguntar quem é que faz o papel de líbero...
Ninguém faz o papel de trinco porque não há trinco. Há um jogador que tem liberdade de subir mais, e outro que dá mais apoio. Mas na verdade ambos os jogadores têm de ocupar aquele espaço dependendo das circunstâncias. Tão simples quanto isso. O quão bem isso funciona depende do treinador e dos jogadores. Olha tem funcionado nos últimos 4 anos no outro lado.

Sim um meio camp de 3 é mais equilibrado por causa do trinco que está atrás, o que tu não te podes esquecer é que um 442 tem 4 médios, se os médios laterais não estiverem completamente projectados na frente têm de dar apoio ao meio campo. Num meio campo destes os laterais também dão sempre um apoio muito importante. Lá está, tem tudo a ver com dinâmicas e organização da equipa, não com as posições.

Dizes isso como se o Óliver perdesse bolas de forma fácil... De qualquer forma estás a ignorar o facto deste sistema poder ser bom para liga portuguesa na maior parte dos jogos e em outros jogos que exigem mais não ser o caso.

Porque não chega os extremos irem à linha quando não se sabe povoar a grande área adversária. E porque como disse o jogo interior é das coisas mais deficientes que o Porto tem. E não, o maior problema do Porto não é ter optado por esse jogo interior muito pelo contrário... falta essa capacidade de último passe para depois dar largura. Não é pegar na bola passar a um médio e o médio meter logo no extremo para este galgar 100 metros até à linha final...

Aí concordo contigo, e é o que estou a defender. Por isso não me interessa muito o sistema, interessam-me as dinâmicas. E depois interessa onde encaixam melhor os jogadores. Digo-te já que acho que os nossos avançados farão muito mais mossa juntos do que separados - Aboubakar e Soares.

Eu não estou a tentar defender o 442 em invés do 433, só estou a dizer que isso depende de muitos factores, não do que está no papel. Também é possível jogar em 433 e não ter só um ponta de lança na área como é óbvio.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,989
45,530
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Nirvanes disse:
....

Sim um meio camp de 3 é mais equilibrado por causa do trinco que está atrás, o que tu não te podes esquecer é que um 442 tem 4 médios, se os médios laterais não estiverem completamente projectados na frente têm de dar apoio ao meio campo. Num meio campo destes os laterais também dão sempre um apoio muito importante. Lá está, tem tudo a ver com dinâmicas e organização da equipa, não com as posições.
....
O que é que impede de se ter um trinco num 4x4x2?....

J.Costa

Bancada central
24 Maio 2017
1,177
46
50
Penso que nesta altura é pura especulação falarmos que vamos jogar em 442 ou 433 é para isso que serve a pré época ,
penso sim que iremos ter uma dinâmica diferente na equipa. Lembro de uma pre época do Mourinho em que também existia essa indefinição no sistema e que ele quando questionado respondeu algo do género estou a preparar a equipa até para jogar 11 contra 10. Portanto por enquanto é tudo muito precoce . Aliás penso que vamos ter surpresas quanto á forma de jogar.

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,763
9,171
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Nirvanes disse:
Tens 3 contra 2 onde? No papel? Por amor de deus... no 433 o que se vê mais é um avançado completamente sozinho na área, num 442 ao menos tens a certeza que dois vão estar algures na área.
E isso de atacar em com mais é super relativo, num 442 até dá para atacar com 4 na liga portuguesa, para não falar nos laterais também.

Todos os teus argumentos são válidos, mas não são absolutos.

Desde logo dizer que o 443 é bom porque tem mais espaço entre os jogadores e convida a jogar na diagonal... num modelo como o 433 há muito menos espaço interior para os jogadores fazerem combinações no miolo do meio campo adversário, que foi só onde por exemplo o Óliver mais brilhou ontem. O jogo interior é só um dos maiores calcanhares de aquiles do Porto desde há já muitos anos, porque lá está estamos colados à ideia que temos de jogar no 433.

Quem é que faz o papel de trinco no 442?! Estás a ver, este tipo de questões só provam o que estou a dizer. Estás tão colado à ideia do 433 - está de tal forma enraizado na tua cabeça - que já não consegues pensar futebol sem a ideia de um trinco. Como é possível? É a mesma coisa que estarmos 30 anos a jogar com um líbero, e quando decidimos jogar só com 4 defesas vires perguntar quem é que faz o papel de líbero...
Ninguém faz o papel de trinco porque não há trinco. Há um jogador que tem liberdade de subir mais, e outro que dá mais apoio. Mas na verdade ambos os jogadores têm de ocupar aquele espaço dependendo das circunstâncias. Tão simples quanto isso. O quão bem isso funciona depende do treinador e dos jogadores. Olha tem funcionado nos últimos 4 anos no outro lado.

Dizes isso como se o Óliver perdesse bolas de forma fácil... De qualquer forma estás a ignorar o facto deste sistema poder ser bom para liga portuguesa na maior parte dos jogos e em outros jogos que exigem mais não ser o caso.

Porque não chega os extremos irem à linha quando não se sabe povoar a grande área adversária. E porque como disse o jogo interior é das coisas mais deficientes que o Porto tem. E não, o maior problema do Porto não é ter optado por esse jogo interior muito pelo contrário... falta essa capacidade de último passe para depois dar largura. Não é pegar na bola passar a um médio e o médio meter logo no extremo para este galgar 100 metros até à linha final...

Aí concordo contigo, e é o que estou a defender. Por isso não me interessa muito o sistema, interessam-me as dinâmicas. E depois interessa onde encaixam melhor os jogadores. Digo-te já que acho que os nossos avançados farão muito mais mossa juntos do que separados - Aboubakar e Soares.

Eu não estou a tentar defender o 442 em invés do 433, só estou a dizer que isso depende de muitos factores, não do que está no papel. Também é possível jogar em 433 e não ter só um ponta de lança na área como é óbvio.
Nossa. Mais do que 5 linhas não leio

F

FCP777

Guest
sirmister disse:
O que é que impede de se ter um trinco num 4x4x2?....
4-4-2 Diamante

Isto do 4-3-3 do 4-4-2 etc... Depende do plantel, e da filosofia do treinador.

Que o diga Co Adriaanse...

Presidente

Arquibancada
26 Maio 2016
157
452
FCP777 disse:
4-4-2 Diamante

Estamos a falar especificamente do 442 clássico. Com o meio campo em diamante gosto, mas não para o nosso campeonato. Teriamos o meio excessivamente povoado e pouca largura. É por isto que para mim o 433 é o modelo mais equilibrado, se houver boa dinâmica teremos sucesso garantido...não sou eu que o digo, são factos, é a nossa história das últimas décadas que o confirma.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,160
4,433
Olimpo
A discussão entre o 442 e 433 está muito interessante mas atenção não podemos dizer que um esquema tático é melhor que o outro, já vi equipas a ganhar e a jogar em 442 como em 433, no futebol é muito difícil definir o certo e o errado até porque na minha opinião não existe o certo e o errado no mundo do futebol, isto leva-me tb aquela discussão de dizer que o melhor é jogar em posse outros dirão que o melhor é jogar mais na expectativa e no contra golpe lá está, também aqui não consigo dizer o que é certo e o errado, já vi o Barça a ganhar jogando um futebol dominador como tb já vi Portugal ser campeão Europeu a entregar sistematicamente a bola ao adversário, na minha opinião não existe ideias de jogo certas e erradas apenas existem ideias de jogo, ponto! Depois o sucesso dessa ideia de jogo está dependente de vários factores, trabalho do treinador, preparação física e tática, das dinâmicas, qualidade individual do plantel, etc...

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,989
45,530
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
FCP777 disse:
4-4-2 Diamante

É irrelevante até porque muitas vezes se jogar em algo que nem é 4x4x2 nem 4x3x3 o que interessa é a dinamica da equipa, em qualquer sistema se pode jogar bem.

F

FCP777

Guest
Claro.

Sou tambem grande adepto do 4-3-3, agora se o Serginho quer jogar em 4-3-3, 4-4-2 etc isto para mim é igual. Do momento que seja campeao em maio.

Força Sergio.

Quero que fode o rui chouriço e o jesus superstar.

F

FCP777

Guest
sirmister disse:
É irrelevante até porque muitas vezes se jogar em algo que nem é 4x4x2 nem 4x3x3 o que interessa é a dinamica da equipa, em qualquer sistema se pode jogar bem.
Claro, concordo contigo podes mudar o teu sistema durante o jogo x vezes, a dinamica e o equilibrio sao duas coisas importantes.

J

JAEP

Guest
O plantel do FC Porto está claramente montado para um 4x3x3, com isto não quer dizer que o 4x4x2 não funcione mas acredito que com o 4x3x3 teriamos ainda mais sucesso.

Quem tem Oliver não pode jogar num 4x4x2 classico. Podemos dar o exemplo do Monaco a epoca passada ou do Atletico de Madrid mas esses exemplos barram no facto de essas equipas jogarem com dois todos terrenos no meio campo, Oliver tem que jogar sempre mais à frente. Nunca funcionou no Atl Madrid por alguma razão.

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,100
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Na minha opinião, discutir qual o melhor sistema tático é um bocado irrelevante e uma conversa sem sentido...tudo depende das dinâmicas. Num 4-3-3 podes não ter largura e num 4-4-2 podes ter em demasia.
Por mim, jogaríamos em 4-4-2, mas também não me importava de um 4-3-3.