Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

hadeskabir

Tribuna
29 Abril 2019
3,553
4,523
https://aflordarelva.substack.com/p/a-importancia-do-scouting
este blog é muito interessante

Aos 31 anos posso dizer que acompanhei bem de perto, a forma como os clubes portugueses investiram na observação de talentos, em campeonatos periféricos ou de menor expressão noutros continentes. O encantamento inerente à forma como se podia fazer muito com pouco, levou-me a explorar, procurar entender e realizar formações na área.

Nas últimas décadas, assistimos a uma tendência crescente de desigualdade, entre os valores transacionados entre os clubes da elite europeia. Portugal viu os seus três grandes clubes, incapazes de lutar no mercado por jogadores de maior valia. Era necessário detectar talento precocemente e descobrir o jogador certo, antes de todos os outros. Assim surgiu a aposta no scouting, mais conhecido pelo nome comum de "olheiro" desportivo. O "apogeu" da observação de jogadores a nível nacional, surgiu na montagem do plantel do FC Porto de André Villas Boas, em 2010/2011.

Da defesa até ao ataque, vários foram os casos, de jogadores descobertos pelo excelente trabalho do clube:

• Cristian Sapunaru e Nicolás Otamendi a nível defensivo (contratados por 5 e 4 milhões de Euros respetivamente);
  • James Rodríguez, no meio campo (contratado por 7,35 milhões de Euros);
  • Falcão e Hulk no ataque (contratados por 5,43 e 19 milhões de Euros).
Podemos concluir que nestes 5 reforços, o FC Porto investiu sensivelmente 41 milhões de Euros. Número avultado? Só para os menos atentos. O FC Porto de André Villas Boas foi vencedor da Supertaça de Portugal, Campeão Nacional invicto, vencedor da Taça de Portugal e imagine-se, vencedor da Liga Europa. Um ano fantástico e inesquecível na história do clube. Lembram-se dos 41 milhões investidos? Converteram-se em 137 milhões a longo prazo, com a saída destes 5 jogadores. Um lucro de 96 milhões de Euros! Treze anos depois, ainda podemos aprender muito com um scouting feito com rigor e na antecipação aos tubarões europeus.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
87,582
90,289
40
Um regresso do D.Leite faz-me acreditar na aposta num sistema de 3 centrais. Com SC esse sistema não vai acontecer (acho eu)...

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
84,412
201,153
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Um regresso do D.Leite faz-me acreditar na aposta num sistema de 3 centrais. Com SC esse sistema não vai acontecer (acho eu)...
Podes simplesmente ficar com o Carmo e o Leite como centrais esquerdinos
Pepe e Fábio como centrais destros 🤔

Mas não me acredito muito no regresso do Diogo, acho que os alemães pagam

• Like
Reações: Moreira

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,320
11,429
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel

Aos 31 anos posso dizer que acompanhei bem de perto, a forma como os clubes portugueses investiram na observação de talentos, em campeonatos periféricos ou de menor expressão noutros continentes. O encantamento inerente à forma como se podia fazer muito com pouco, levou-me a explorar, procurar entender e realizar formações na área.

Nas últimas décadas, assistimos a uma tendência crescente de desigualdade, entre os valores transacionados entre os clubes da elite europeia. Portugal viu os seus três grandes clubes, incapazes de lutar no mercado por jogadores de maior valia. Era necessário detectar talento precocemente e descobrir o jogador certo, antes de todos os outros. Assim surgiu a aposta no scouting, mais conhecido pelo nome comum de "olheiro" desportivo. O "apogeu" da observação de jogadores a nível nacional, surgiu na montagem do plantel do FC Porto de André Villas Boas, em 2010/2011.

Da defesa até ao ataque, vários foram os casos, de jogadores descobertos pelo excelente trabalho do clube:

• Cristian Sapunaru e Nicolás Otamendi a nível defensivo (contratados por 5 e 4 milhões de Euros respetivamente);
Podemos concluir que nestes 5 reforços, o FC Porto investiu sensivelmente 41 milhões de Euros. Número avultado? Só para os menos atentos. O FC Porto de André Villas Boas foi vencedor da Supertaça de Portugal, Campeão Nacional invicto, vencedor da Taça de Portugal e imagine-se, vencedor da Liga Europa. Um ano fantástico e inesquecível na história do clube. Lembram-se dos 41 milhões investidos? Converteram-se em 137 milhões a longo prazo, com a saída destes 5 jogadores. Um lucro de 96 milhões de Euros! Treze anos depois, ainda podemos aprender muito com um scouting feito com rigor e na antecipação aos tubarões europeus.
Uns anos antes, num contexto bastante diferente, era montar plantéis fabulosos em troca de um Sumol de ananás e um croquete de alheira. Drulo ao Gil, Edmilson ao Salgueiral, Artur à Rotunda, Zahovic ao Vitória com advogados pelo meio...

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,510
15,633
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles

Artigo interessante mas não deixa de ser um bocado romantizado, afinal, quem não conhecia esses jogadores? Havia ligações a certos empresários, ligações essas que existiam porque aqui havia mais algum dinheiro que hoje.

É que por essa ordem de ideias, quem descobriu o James Rodriguez até fui eu, aos 13 anos num Sudamericano Sub15.

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,320
11,429
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Podes simplesmente ficar com o Carmo e o Leite como centrais esquerdinos
Pepe e Fábio como centrais destros 🤔

Mas não me acredito muito no regresso do Diogo, acho que os alemães pagam
Se acionassem a cláusula, o Diogo seria o 3° jogador mais caro da história do clube.
Nao sei se o farão ou nao, mas está longe de ser dado adquirido.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
84,412
201,153
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Se acionassem a cláusula, o Diogo seria o 3° jogador mais caro da história do clube.
Nao sei se o farão ou nao, mas está longe de ser dado adquirido.
Não ficava surpreendido que comprassem já com outro negócio em mente

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Uns anos antes, num contexto bastante diferente, era montar plantéis fabulosos em troca de um Sumol de ananás e um croquete de alheira. Drulo ao Gil, Edmilson ao Salgueiral, Artur à Rotunda, Zahovic ao Vitória com advogados pelo meio...
Outros tempos...
Preciso ter em consideração que os clubes pequenos sacavam umas trutas porreiras com mais facilidade e, consequentemente, nós também.

Mas também as nossas campanhas europeias na altura estavam longe de ser o que são hoje!

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,510
15,633
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Outros tempos...
Preciso ter em consideração que os clubes pequenos sacavam umas trutas porreiras com mais facilidade e, consequentemente, nós também.

Mas também as nossas campanhas europeias na altura estavam longe de ser o que são hoje!
E por mais que não se fale, o nivel dos rivais deixou de estar em "Paulos Madeiras".

• Like
Reações: Y_Chippo

Hischier

Bancada central
17 Setembro 2022
2,407
4,818
Uribe sai a custo zero.

Eustaquio vai andar pela Gold Cup.

A nao ser que façamos a pré época em San Siro, vais ficar sem médios.

Quer dizer, ainda podes trabalhar a dupla Bruno Costa - Bernardo Folha. Bem bom.

Abraçao Sergio. Que Deus nosso senhor te dê muita força.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,205
14,374
Ainda a época não acabou e já se sabe a composição do plantel da próxima ?

De resto, espero bem que o Uribe saia, mas ainda não é certo.

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,320
11,429
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Outros tempos...

Hoje em dia nao só era impensável que o Artur durasse mais do que 1 época na rotunda, como também concerteza nao sairia por menos de 10M para um dos 4 maiores campeonatos. Os clubes pequenos tinham jogadores com muita qualidade nessa fase. Também teve a ver com a queda da URSS/Jugoslávia e o exodo dos jogadores dos respectivos campeonatos.

RuiDias

Bancada central
29 Abril 2013
2,433
841
Um sistema de 3 centrais, para funcionar bem, tem de ter pelo menos um central rápido, o que não é o nosso caso.

R

Rm95

Guest
Um sistema de 3 centrais, para funcionar bem, tem de ter pelo menos um central rápido, o que não é o nosso caso.
Pessoalmente não gosto. É um sistema que foi moda há uns tempos, mas a moda ja esta a passar, porque as equipas ja sabem anular esse sistema.

• Like
Reações: Moreira