Ninguém pensa assim, não te esforces tanto para defender a direção.
O Porto tinha de vender jogadores como é obvio, mas NUNCA por aqueles valores. Para não falar que podias ter vendido outros no lugar do Vitinha ou do Fábio. Ao vender um não faz sentido vender o outro porque ambos jogam no meio campo, vendiam o Eva por exemplo.
Aí vem a lógica do "Ou criticas tudo ou és pro SAD". Tenho criticado imenso a SAD e tou ansioso que saiam. Espero que seja o último mandato.
Apenas acho que devemos criticar pelos motivos certos e não porque sim. Porque se criticamos tudo porque sim, nada impede que amanha (com AVB), se alguem quiser aproveitar qualquer momento de crise para empolar certas agendas basta atirar barulho para o ar.
Independemente dos roubos / desvios que eventualmente a sad tenha feito (e é 1 vergonha se o fez), não há nenhum clube grande português que não precise vender para compor as contas. O benfica, clube com mais receitas, acabou de ter 50M de prejuizo o ano passado (30 SAD e 20 clube).
O Porto só pode reduzir a necessidade de vender
reduzindo significativamente gastos salariais .
Além disso, temos muitas dívidas passadas (por disparates desta direcção) para pagar. Ou seja, não basta reduzir gastos salariais, como durante uns anos temos de nos apurar para a champions e vender jogadores.
Esquecendo os disparates passados e imaginando que era uma nova direcção que queria tornar o clube mais sustentável o que faria? O que defendiam que fizesse diferente?
Tivemos 86M de Receitas (dos quais limpos talvez fiquem uns 65M para o Porto), Gastamos 38M. Se adicionarmos o que se pediu por aqui como absolutamente essencial para onde subiria este valor? um médio, 2 laterais (e alguns pedem um matador). Dos 65M quanto sobraria?
Não acham que a consequência disso era termos mais vendas a meio da época? Em que anos tivemos profit 0 (ou perto disso) nas transferências? que clube em portugal com profit 0 (ou perto disso) nas transferências consegue ter lucro?
Com mais um médio, 2 laterais (e um matador) estaríamos no caminho de redução dos custos salariais? Se não, como esperam reduzir a necessidade de vendas no futuro?
+ Custos salariais = + necessidade de vendas de jogadores a médio prazo.
Quanto ao valor das transferências, volto a referir... usem o transfermarket e vejam o top de transferencias. Não acho os valores desalinhados. Especialmente o Fabio Vieira (1 dos meus favoritos), não era um titular indiscutivel e foi vendido por -5M que o Matheus Nunes (1 dos melhores da liga).
Ainda assim, as vendas são as oportunidades que aparecem. Quando se vendeu o FV podia nao se ter a certeza que ia aparecer proposta pelo Vitinha e tinhamos a pressão de vender antes do final do mês para fugir ao fair play financeiro. Quando se venderam estes 2 podia não haver proposta pelo Evanilson para "escolher". Acho que o Sérgio e a SAD também teriam preferido vender o Evanilson e nao o Vitinha e o FV.
Em resumo, se o AVB tivesse entrado este ano eu queria 1) esforço para reduzir massa salarial 2) reaposta em jovens valores 3) aproveitar mercado nacional 4) não termos jogadores nucleares a sair a meio do ano 5) aposta na formação.
Penso que
este ano a SAD tem indicadores positivos em todos esses requisitos, logo acho que fez um bom trabalho.
Nota: posso ser surpreendido pelo R&C e estar um desastre maior do que estava a espera. Nessa altura, se for o caso, poderei ajustar a análise.