Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época
J

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,890
4,412
Vai ao meu quote que tem lá um gráfico de 2002 a 2019 (neste caso ainda a meio do campeonato, salvo erro).
Eu concordo com a tese, que são precisos mais pontos para ser campeão.
O problema é o grau comparativo: mais pontos em relação a quando...

O campeão nacional faz, em média, 82,8% dos pontos!
Em 9 épocas, fez mais de 90%: uma vez por década, com excepção da década de 50 e de 2000/10; 2 vezes na década de 70 e 2 vezes na década de 90.

Numa série longa, a tese cai!
Numa série longa, a linha de tendência é ligeiramente decrescente! É normal, tendo em atenção que, a média a 5 anos, atingiu, no máximo, 86,8% (1959/65)! Como é normal, tendo presente que, entre 1973-1997, a média a 5 anos, manteve-se, sempre, acima dos 83%! Como é ainda suportado pela média a 10 anos, que atinge o máximo, entre 1971-81 (85,8%).

Numa série mais curta - 2000-21 - a tese torna-se, aí sim, evidente!
Porém, é evidente, não pelo comportamento dos anos mais recentes, mas, sobretudo, pelo comportamento da década 2000-10! A menor média de pontos, a 10 anos, dá-se no período 1997-2007 (76%). Em toda a década 2000-10, a média a 5 anos, manteve-se abaixo dos 80%!
Sobre os anos mais recentes, as excelentes médias de 2016, 2018 e 2019 são ofuscadas pelas médias de 2017 e 2020, acabando a reverter para a média, quer a 5, quer a 10 anos.

Só mais um exemplo, em 87 campeões, 22 (25%) tiveram uma pontuação superior aos 88 pontos em 34 jogos!

A análise é simplista e justificava outras variáveis de análise (pontuação do segundo classificado, distância para o segundo classificado, etc.), mas fico sempre com a ideia que nos esquecemos do quão desequilibrado sempre foi o campeonato nacional!

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,592
19,000
Vila Nova de Gaia, 1975
Eu concordo com a tese, que são precisos mais pontos para ser campeão.
O problema é o grau comparativo: mais pontos em relação a quando...

O campeão nacional faz, em média, 82,8% dos pontos!
Em 9 épocas, fez mais de 90%: uma vez por década, com excepção da década de 50 e de 2000/10; 2 vezes na década de 70 e 2 vezes na década de 90.

Numa série longa, a tese cai!
Numa série longa, a linha de tendência é ligeiramente decrescente! É normal, tendo em atenção que, a média a 5 anos, atingiu, no máximo, 86,8% (1959/65)! Como é normal, tendo presente que, entre 1973-1997, a média a 5 anos, manteve-se, sempre, acima dos 83%! Como é ainda suportado pela média a 10 anos, que atinge o máximo, entre 1971-81 (85,8%).

Numa série mais curta - 2000-21 - a tese torna-se, aí sim, evidente!
Porém, é evidente, não pelo comportamento dos anos mais recentes, mas, sobretudo, pelo comportamento da década 2000-10! A menor média de pontos, a 10 anos, dá-se no período 1997-2007 (76%). Em toda a década 2000-10, a média a 5 anos, manteve-se abaixo dos 80%!
Sobre os anos mais recentes, as excelentes médias de 2016, 2018 e 2019 são ofuscadas pelas médias de 2017 e 2020, acabando a reverter para a média, quer a 5, quer a 10 anos.

Só mais um exemplo, em 87 campeões, 22 (25%) tiveram uma pontuação superior aos 88 pontos em 34 jogos!

A análise é simplista e justificava outras variáveis de análise (pontuação do segundo classificado, distância para o segundo classificado, etc.), mas fico sempre com a ideia que nos esquecemos do quão desequilibrado sempre foi o campeonato nacional!
Em primeiro lugar, parabéns pela excelente análise.

Contudo, como tu próprio dizes, essa análise ainda é algo simplista.

Como densifica-la?

Desde logo seria útil ter os dados dos segundo e terceiro classificados também (normalmente os 3 grandes).

Depois escolher o período de análise. Não faz sentido ir até aos primórdios do futebol. Porquê comparar a competitividade de agora com os anos 30, 50 ou 70? Olhando para a série longa parece-me evidente que será de analisar o período dos anos 90 para cá. São já cerca de 30 anos e correspondem às fase do futebol moderno mais próximo daquele que vivenciamos agora.

Analisando esse período, vê-se claramente que há uma tendência de aumento da competitividade até meados da primeira década do século XXI e uma inversão dessa tendência a partir daí.

Razões? Não são difíceis de encontrar e depois poderemos discuti-las em pormenor mas passam, nomeadamente, por:

- A lei Bosman em 1995.

- A criação da Champions League e os sucessivos alargamentos e aumentos exponenciais de prémios de presença/desempenho.

- As alterações à tributação dos futebolistas em Portugal, nomeadamente apartir de meados dos anos 2000.

- As sucessivas renegociações e aumento exponencial dos direitos televisivos (essencialmente dos grandes).

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
27,619
20,061
Anthony Walongwa jogador do Nantes sobre Conceição:

«Na altura, precisava de perder alguns quilos. Falou comigo sobre o assunto e disse-me:
'A tua situação é complicada, és suplente, mas não te vou deixar ficar para trás'.
Começou a correr comigo no final dos treinos, durante 20 a 25 minutos. Ele queria ter guerreiros no relvado, não deixar ninguém de fora.
Antes da paragem de Natal, perguntou-me se eu tencionava ir de férias e eu disse-lhe que queria apenas aproveitar alguns dias com a família.
Respondeu-me assim: 'Ai é? Vais é ficar aqui a trabalhar com os meus adjuntos'. Achei que estava a brincar, não estava...».

frederico.cl

Bancada central
24 Maio 2013
1,822
2,170
Conquistas
10
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • João Pinto
Eu vou mais depressa para a qualidade dos tecnicos do que a qualidade das equipas sinceramente....

o Tugão esta infestado de treinadores sem qualidade para a 1ª divisão e que andam num carrosel é raro aparecer um treinador diferenciado na 1ª liga....
Sá Pinto
Peixoto
Petit
Velasquez
Vidigal
O be-sad ja vai em 3 ou 4 treinadores e nunca se ouviu falar naquela malta
O Pepa é fogo de vista

E depois em 80% das equipas se o treinador nao mostra resultados num espaço de um mês vai para o olho da rua e começa tudo de novo

Do quadro de treinadores este ano gostava do Daniel Ramos, do Ricardo Soares e Joao Henriques
Daniel Ramos saiu para ganhar dinheiro
Ricardo Soares parece-me treinador para outros voos....sempre com trabalhos positivos por onde passa.
Joao Henriques desiludiu no Moreira

Mas Vejamos o quadro de treinadores do ano do AVB (que por acaso ate acabamos invictos)
Caixinha no Leiria
Leo Jardim no Beira Mar
Rui Derrota no Paços
Pedro Martins no Maritimo
Manuel Machadês no Vitoria
Domingos no Braga

Sim muitos nao fizeram a melhor gestao das suas carreiras, nem todos tinham unhas para treinador um grande.....e sim alguns já são vacas velhas e estao ultrapassados e há que dar o lugar aos mais novos....

Mas um Manuel Machades de 2010 não é inferior a um Peixoto a um Sa Pinto ou um Vidigal
Ricardo Soares tem ar de empreiteiro.

AntonioMachado

Bancada central
11 Outubro 2019
2,070
3,131
O lugar de treinador é muito ingrato. Passa rapidamente "de bestial a besta".
Quem o disse foi um dos maiores treinadores da história do FC Porto, o mestre Cândido de Oliveira.
Nao ganhou nada, mas lançou as sementes para o fim do longo jejum nos anos 50.

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
3,471
4,742
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Perder contra o Lyon que não joga nada... Sim, senhor.

Não me preocupa este resultado ou o Lyon, vamos ultrapassa-los, com mais facilidade ou dificuldade.

Preocupa-me o cansaço que a equipa demonstrou e de como isso nos vai afectar para o campeonato.

Porque razão não rodamos a equipa neste jogo??

Emanuel85

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
10,301
5,012
Mexer com tanta qualidade para oferecer o jogo ao adversário não é fácil.

A nível europeu não aprende nada... hoje, a invenção que fez ao intervalo é sublime.

O Lyon devia agradecer a vitória ao SC... mais que merecido.

MIMM

Bancada lateral
15 Julho 2015
657
194
Mexer com tanta qualidade para oferecer o jogo ao adversário não é fácil.

A nível europeu não aprende nada... hoje, a invenção que fez ao intervalo é sublime.

O Lyon devia agradecer a vitória ao SC... mais que merecido.
"não aprende nada... hoje, a invenção que fez ao intervalo é sublime"

Que alteração foi essa?

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,738
8,818
43
Porto
Hoje, péssimo.
Tem estado quase sempre muito bem mas hoje, não percebi o que se passou.
Já nem falo do resto, limito-me à gestão física terrível, rapidamente se percebeu que estavam ali jogadores que não tinham condições físicas para dar uma boa resposta no jogo. Alguns, jogaram 90 minutos.

OJR

Bancada central
20 Maio 2020
1,871
2,386
Conquistas
6
53
Leça do Balio
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Sérgio Conceição
  • Reinaldo Teles
Eu fico burro como há cromos que continuam a criticar o nosso grande treinador, neste momento o único imprescindível no Porto, com uma vontade e sem perceber nada de bola.
Acredito que em França vai ser muito diferente e vamos ganhar por 2 e passar a eliminatória.
É para memória futura.

• Like
  • Haha
Reações: super82 e MIMM

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
8,715
6,382
Eu fico burro como há cromos que continuam a criticar o nosso grande treinador, neste momento o único imprescindível no Porto, com uma vontade e sem perceber nada de bola.
Acredito que em França vai ser muito diferente e vamos ganhar por 2 e passar a eliminatória.
É para memória futura.
Lol. Frases feitas. A ver vamos.