Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25


Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

anticandeeiros

Tribuna
16 Maio 2017
3,590
2
DrGero disse:
O SC fez um bom trabalho ontem.

Montou uma tactica e uma equipa que dominou o jogo de cabo a rabo, tirou do jogo os melhores jogadores do Sporting e que em 10 jogos como o de ontem nos daria 8 qualificações.

Foi mesmo azar.

Azar porque o Marcano fez a pior exibição da época.
Azar porque a lesão do Oliver obrigou-o a esgotar substituições quando estávamos a 10 minutos do fim com 0-0.
Azar porque nos últimos 8 jogos tem sido indiferente ter Marega, Soares, Aboubakar, Brahimi, Corona e Ricardo (extremo) face a um cenário em que tivéssemos Luis Machado, Karamanos, Hugo Seco, João Silva e Crivellaro.

Golos do Porto nos últimos 8 jogos:

Marcano de bola parada.
Jogada do Gonçalo pela direita, cruzamento, ressalto que trai Ristovski e golo de Brahimi.
Felipe de bola parada.
Herrera depois de entrega do Wagner.
Penalti do Alex Telles.
Alivio do defesa que bate no Otávio e entra.
Bilhete do Herrera.

O ataque e os jogadores ofensivos estão num estado de forma entre o sofrivel e o miserável.
O Soares passeia-se por todo o lado que não seja a grande área.
O Aboubakar joga como se arrastasse 50 quilos a mais e movimenta-se à Stevie Wonder.
O Brahimi na contínua masturbação driblesca e a sentir que sempre que faz um passe simples alguém da sua familia é fuzilado.
O Ricardo peixe fora de água a extremo.
Corona e Marega a virem de lesões.

Só se salva o Otávio dos jogadores quase ofensivos.

Tem sido o bloco do Porto que tem aguentado a equipa nestes últimos jogos perante o estado dos jogadores ofensivos.
Se sofrermos um golo estamos tramados porque lá na frente ninguém resolve.
Se os de cá atrás não vão lá à frente fazer um golito estamos tramados porque os da frente nem f#$#$ nem saem de cima.

Os primeiros 60/70 minutos do Porto em Alvalade são de grande equipa. Tacticamente perfeitos e com pesos pluma como o Otávio e o Oliver a varrerem o Sporting na pressão como se fossem Arturos Vidais.

Todo o mérito para o SC que fez melhor o seu trabalho do que no jogo do Dragão para a Taça (em que o Sporting teve muito mais oportunidades de golo) e para o Campeonato (em que o Sporting merece o empate porque o SC não equilibra a equipa).

Sei que está na moda mais uma lenda comunicacional. Que lenda é essa?

O SC ganhou na Luz porque quis ganhar.
A 1ª parte do Porto na Luz foi má e na 2ª entramos bem com os mesmos 11. Invertemos o domínio porque o SC fez acertos tácticos que não passam por meter avançados à bruta, mas apenas mudanças posicionais entre Marega, Otávio e Brahimi com uns a jogar mais dentro para a equipa respirar melhor em posse.
Em nenhum momento o SC arriscou tudo pela vitória.
Por motivos disciplinares o Sérgio Oliveira teve que sair e o SC meteu o jogador mais parecido que tinha no banco.
O Otávio saiu desgastado e o SC meteu o jogador mais parecido que tinha no banco.
O Aboubakar entrou mas saiu o 9 que lá estava antes.
Não tinha razão para ser conservador e reequilibrar porque o Porto esteve sempre por cima na 2ª parte.
Não caiu na tentação de juntar Abou a Soares ou algo do género de "treinador corajoso" porque percebeu a importância daquele jogo.

O SC ganhou na Luz porque aprendeu com a inferioridade futebolistica da 1ª parte, porque os lilliputianos do Benfica (3 esquerdinos) + Pizzi deram o estouro e porque o bloco do Porto (centrais, médios) segurou a equipa nos tempos duros (1ª parte) e catapultou a equipa (como em 60/70 minutos em Alvalade) para um domínio que expôs o adversário a momentos de inspiração como o do Herrera (se aquela bola ia para as couves outras lendas seriam criadas).

Outra lenda: O RV perdeu porque foi cagão e quis empatar.

FALSO.
O RV fez muitissimo bem quando mete o Samaris em campo por um dos lilliputianos estourados.
Só se ele fosse Andrea Bocelli é que não percebia que o bloco do Porto e a sua superioridade fisica estava a encurralar o Benfica.
A entrada do Samaris visava (muito bem!) reequilibrar forças porque o Fejsa sozinho não chegava para o volume ofensivo do Porto e a quantidade de jogadores que passaram a pisar aquelas zonas interiores.

A substituição do RV deu ao benfica tempo para respirar e tempo para pôr a derrota mais longe. Tão longe que só perdem porque ao minuto 91 o Herrera saca um golão no meio de ressaltos.

Se há erro que o RV comete é ao meter o Seferovic pelo Pizzi e isso, segundo os canones de analise futebolistica habitual, é de gajo com eles no sitio.

Resumindo: Estou muito satisfeito com o trabalho do SC nestes 2 clássicos, rio-me com a análise resultadista que condena RV na Luz e SC em Alvalade simplesmente porque perderam (do penso logo existo para o perco logo sou nabo é um passo) e estou muitissimo preocupado com a forma dos nossos avançados.

Já sabemos das malas, já adivinhamos autocarros e a amostra dos últimos 8 jogos mostra uma excessiva dependência do rendimento defensivo e ofensivo dos nossos defesas/médios centro porque os avançados hibernaram.
Cuidado que ainda vais instruir alguem sem querer.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,410
44,824
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
jcc21 disse:
Sim é verdade. Como também é verdade que é culpado por ter perdido uma vantagem de 5 pontos em 3 jogos por não saber arranjar uma alternativa ao esquema tático "corre Marega"...
O SC está mais que visto que não sabe arranjar alternativas no plantel, potenciar ou valorizar jogadores pelos quais não se dava nada..
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,199
26,709
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
DrGero disse:
O SC fez um bom trabalho ontem.

Montou uma tactica e uma equipa que dominou o jogo de cabo a rabo, tirou do jogo os melhores jogadores do Sporting e que em 10 jogos como o de ontem nos daria 8 qualificações.

Foi mesmo azar.

Azar porque o Marcano fez a pior exibição da época.
Azar porque a lesão do Oliver obrigou-o a esgotar substituições quando estávamos a 10 minutos do fim com 0-0.
Azar porque nos últimos 8 jogos tem sido indiferente ter Marega, Soares, Aboubakar, Brahimi, Corona e Ricardo (extremo) face a um cenário em que tivéssemos Luis Machado, Karamanos, Hugo Seco, João Silva e Crivellaro.

Golos do Porto nos últimos 8 jogos:

Marcano de bola parada.
Jogada do Gonçalo pela direita, cruzamento, ressalto que trai Ristovski e golo de Brahimi.
Felipe de bola parada.
Herrera depois de entrega do Wagner.
Penalti do Alex Telles.
Alivio do defesa que bate no Otávio e entra.
Bilhete do Herrera.

O ataque e os jogadores ofensivos estão num estado de forma entre o sofrivel e o miserável.
O Soares passeia-se por todo o lado que não seja a grande área.
O Aboubakar joga como se arrastasse 50 quilos a mais e movimenta-se à Stevie Wonder.
O Brahimi na contínua masturbação driblesca e a sentir que sempre que faz um passe simples alguém da sua familia é fuzilado.
O Ricardo peixe fora de água a extremo.
Corona e Marega a virem de lesões.

Só se salva o Otávio dos jogadores quase ofensivos.

Tem sido o bloco do Porto que tem aguentado a equipa nestes últimos jogos perante o estado dos jogadores ofensivos.
Se sofrermos um golo estamos tramados porque lá na frente ninguém resolve.
Se os de cá atrás não vão lá à frente fazer um golito estamos tramados porque os da frente nem f#$#$ nem saem de cima.

Os primeiros 60/70 minutos do Porto em Alvalade são de grande equipa. Tacticamente perfeitos e com pesos pluma como o Otávio e o Oliver a varrerem o Sporting na pressão como se fossem Arturos Vidais.

Todo o mérito para o SC que fez melhor o seu trabalho do que no jogo do Dragão para a Taça (em que o Sporting teve muito mais oportunidades de golo) e para o Campeonato (em que o Sporting merece o empate porque o SC não equilibra a equipa).

Sei que está na moda mais uma lenda comunicacional. Que lenda é essa?

O SC ganhou na Luz porque quis ganhar.
A 1ª parte do Porto na Luz foi má e na 2ª entramos bem com os mesmos 11. Invertemos o domínio porque o SC fez acertos tácticos que não passam por meter avançados à bruta, mas apenas mudanças posicionais entre Marega, Otávio e Brahimi com uns a jogar mais dentro para a equipa respirar melhor em posse.
Em nenhum momento o SC arriscou tudo pela vitória.
Por motivos disciplinares o Sérgio Oliveira teve que sair e o SC meteu o jogador mais parecido que tinha no banco.
O Otávio saiu desgastado e o SC meteu o jogador mais parecido que tinha no banco.
O Aboubakar entrou mas saiu o 9 que lá estava antes.
Não tinha razão para ser conservador e reequilibrar porque o Porto esteve sempre por cima na 2ª parte.
Não caiu na tentação de juntar Abou a Soares ou algo do género de "treinador corajoso" porque percebeu a importância daquele jogo.

O SC ganhou na Luz porque aprendeu com a inferioridade futebolistica da 1ª parte, porque os lilliputianos do Benfica (3 esquerdinos) + Pizzi deram o estouro e porque o bloco do Porto (centrais, médios) segurou a equipa nos tempos duros (1ª parte) e catapultou a equipa (como em 60/70 minutos em Alvalade) para um domínio que expôs o adversário a momentos de inspiração como o do Herrera (se aquela bola ia para as couves outras lendas seriam criadas).

Outra lenda: O RV perdeu porque foi cagão e quis empatar.

FALSO.
O RV fez muitissimo bem quando mete o Samaris em campo por um dos lilliputianos estourados.
Só se ele fosse Andrea Bocelli é que não percebia que o bloco do Porto e a sua superioridade fisica estava a encurralar o Benfica.
A entrada do Samaris visava (muito bem!) reequilibrar forças porque o Fejsa sozinho não chegava para o volume ofensivo do Porto e a quantidade de jogadores que passaram a pisar aquelas zonas interiores.

A substituição do RV deu ao benfica tempo para respirar e tempo para pôr a derrota mais longe. Tão longe que só perdem porque ao minuto 91 o Herrera saca um golão no meio de ressaltos.

Se há erro que o RV comete é ao meter o Seferovic pelo Pizzi e isso, segundo os canones de analise futebolistica habitual, é de gajo com eles no sitio.

Resumindo: Estou muito satisfeito com o trabalho do SC nestes 2 clássicos, rio-me com a análise resultadista que condena RV na Luz e SC em Alvalade simplesmente porque perderam (do penso logo existo para o perco logo sou nabo é um passo) e estou muitissimo preocupado com a forma dos nossos avançados.

Já sabemos das malas, já adivinhamos autocarros e a amostra dos últimos 8 jogos mostra uma excessiva dependência do rendimento defensivo e ofensivo dos nossos defesas/médios centro porque os avançados hibernaram.
E a gestão do caso Marega? Se não tinha gasolina para jogar cerca de 30 minutos o que estava a fazer no banco? O que sentirão Waris e Paciência quando um jogador inapto para o jogo lhes rouba lugar na convocatória?

E o ocaso de Ricardo Pereira como extremo? É banal como extremo, sendo por outro lado um lateral top.

E a gestão de Oliver que fez com que fisicamente não tenha rotação para aguentar 90 minutos perante uma equipa que tem jogado de 3 em 3 dias nos últimos 2 meses?

E a gestão do Goncalo Paciência perante um Aboubakar em modo Kaviedes?

E o Paulinho que só joga em cenários de red alert, e que tem sido ostracizado na gestão de minutos?

Concordo com os teus pontos de vista, mas olhaste só para aquilo que te deu jeito para defender a tua tese.
 

anticandeeiros

Tribuna
16 Maio 2017
3,590
2
jcc21 disse:
Comentário infantil. Podia explicar o que quis dizer mas não o vou fazer.
Nao precisas de explicar nada porque ja sei qual é a tua explicaçao.

"Meter o Reyes para o lugar do Oliver foi um sinal clarissimo de que queriamos defender o resultado".

Infelizmente nao és tu o nosso treinador porque tu pelo menos metias o Marega e iamos para cima deles nos ultimos 5 minutos à procura do fulcral golo. E de certeza que o marcavamos nao tenho duvidas nenhumas.
 

jcc21

Bancada lateral
6 Dezembro 2015
519
368
anticandeeiros disse:
Nao precisas de explicar nada porque ja sei qual é a tua explicaçao.

"Meter o Reyes para o lugar do Oliver foi um sinal clarissimo de que queriamos defender o resultado".

Infelizmente nao és tu o nosso treinador porque tu pelo menos metias o Marega e iamos para cima deles nos ultimos 5 minutos à procura do fulcral golo. E de certeza que o marcavamos nao tenho duvidas nenhumas.
O problema não está em meter o Reyes ou o Marega. Está em ter deixado a equipa morta no ataque quando um golo do sporting daria logo prolongamento. Se tivesse tido uma opção mais atacante o pior que lhe podia ter acontecido era ter ido a prolongamento...mal por mal...
 

dragon_lorde

Tribuna
3 Junho 2014
3,341
1,349
sirmister disse:
Claro que não, no futebol não há sorte ou azar há competência, SC foi incompetente ao deixar o Marcano em campo, podia ter posto o Reys no lugar do Marcano em vez de tirar o OLiver e não tinhamos perdido.
Como eu digo, há sempre um incompetente um azarado, umas vezes chutam para canto, noutras assistem os adversários ... Resumo do porto das ultimas épocas
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,199
26,709
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Só sei uma coisa. O Porto dos últimos anos com toupeiras ou sem elas, é um case study que comprova a lei de Murphy. Com equipas a lutar de pontos como de pão para a boca, e com malas recheadas vindas do Toupeiral, se não matarmos os jogos na primeira parte vai ser uma tremideira maior que a reunião anual dos doentes de Parkinson.
 

BranzeloDeco

Bancada lateral
22 Maio 2016
642
118
Era bem feito que o SC batesse com a porta e levassemos com Peseiros, NES e afins...

Há criticas e criticas. Teve mal ontem? Esteve. Mas é graças a ele que ainda podemos conquistar o titulo mais importante. O título do qual partiamos em 3 lugar . Teve tomates para pegar neste Porto sem reforços e lutar contra equipas hiper reforçadas, polvos, padres, etc...

Há criticar e há não ter memória.
 

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,117
5,171
dragon_lorde disse:
Como eu digo, há sempre um incompetente um azarado, umas vezes chutam para canto, noutras assistem os adversários ... Resumo do porto das ultimas épocas
Uma boa deixa para aquilo que vou dizer e para a qual não encontro explicação racional. Nos últimos anos os centrais do Porto tem cometido erros que não são normais. Lembro-me do ano de PF em 2 ou 3 jogos quando o Porto ainda ia na frente em que os centrais cometeram erros infantis que custaram pontos. No ano de Peseiro uma taça é  perdida com 2 golos "oferecidos" ao Braga. No ano passado o Porto recebe o Setúbal e pode passar para a frente e Filipe escorre o Setúbal marca e empata o jogo. Este ano 1 golo oferecido em Belém e ontem mais do mesmo.

Agora eu pergunto isto é ASELHICE, BRUXARIA ou será mesmo masoquismo. Para mim é o maior mistério do Porto dos últimos anos.
 

RicardinhoO

Tribuna
17 Novembro 2013
2,995
1,182
www.youtube.com
BranzeloDeco disse:
Era bem feito que o SC batesse com a porta e levassemos com Peseiros, NES e afins...

Há criticas e criticas. Teve mal ontem? Esteve. Mas é graças a ele que ainda podemos conquistar o titulo mais importante. O título do qual partiamos em 3 lugar . Teve tomates para pegar neste Porto sem reforços e lutar contra equipas hiper reforçadas, polvos, padres, etc...

Há criticar e há não ter memória.
O que o PDC quer é muitos como tu.

Que vivem de museus.

Acordem, porra.

O Porto NUNCA VIVEU DO PASSADO E NUNCA VIVEU AGARRADO AO PASSADO!
 

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,117
5,171
Treinador de Bancada disse:
Só sei uma coisa. O Porto dos últimos anos com toupeiras ou sem elas, é um case study que comprova a lei de Murphy. Com equipas a lutar de pontos como de pão para a boca, e com malas recheadas vindas do Toupeiral, se não matarmos os jogos na primeira parte vai ser uma tremideira maior que a reunião anual dos doentes de Parkinson.
Como acabei de escrever num post abaixo isto será ASELHICE, BRUXARIA ou mesmo masoquismo. Qual a escolha mais plausivel para esta sucessão de erros que tem acontecido nos últimos anos..
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,458
920
Porto, 1977
Treinador de Bancada disse:
E a gestão do caso Marega?
Foi perfeita. Um jogador que vive do arranque e da dimensão física teve uma lesão prolongada mas no jogo mais importante da época jogou 90 minutos sem poupanças.
O nosso principal rival perdeu o seu melhor jogador no jogo do título com uma lesão que não se percebe bem qual é.

Um jogador como o Marega rompe. Fica 1 mês no estaleiro e queriam que fizesse 180 minutos em 3 dias em 2 jogos de intensidade máxima?

Tenho a convicção que a ideia do SC era meter o Marega em campo. Calhou da lesão do Oliver anteceder o 1-0 e parece-me natural que naquele contexto não tenha escolhido o Marega pelo Oliver.

Isso seria aceitar jogar os últimos 10 minutos numa base de jogo partido que é tudo o que interessa a quem está por baixo.


Treinador de Bancada disse:
E o ocaso de Ricardo Pereira como extremo?
Ofensivamente não deu grande coisa mas aquele flanco direito (Maxi, Ricardo e Otávio) aniquilou o lado esquerdo do Sporting.
Enquanto foi Coentrão + Acuna eles não tiveram sequer 1 cm de espaço para cruzar para o Dost.
Só quando o JJ tira o Coentrão é que, inexplicavelmente, ficamos perdidos nas marcações e o Acuna passa a ter todo o espaço para meter a bola na nossa área.

O Ricardo fez um grande jogo na pressão e no equilíbrio defensivo da equipa. Num cenário em que nenhum extremo rende ofensivamente, ter alguém que ajuda o bloco do Porto a mandar não é um mau negócio.

Treinador de Bancada disse:
E a gestão de Oliver que fez com que fisicamente não tenha rotação para aguentar 90 minutos perante uma equipa que tem jogado de 3 em 3 dias nos últimos 2 meses?
O Oliver fez um jogo enorme naquilo que não costuma ser um ponto forte.
Ele é bom na escolha de espaços de pressão. É inteligente, sabe pressionar e tem a cultura tiki taka de pressão alta.

Essa qualidade não me surpreendeu. Nem essa nem a capacidade de dar linhas de passe aquando do Porto em construção. Se eu fosse jogador gostaria de ter Oliver na minha equipa porque sei que haveria alguém preocupado em me dar uma linha quando tivesse à rasca com bola.

O que me surpreendeu foi a capacidade de ser 6/8. De ficar e compensar as subidas do Herrera.
O que me surpreendeu foi a quantidade de duelos que ganhou no pé de ferro.

Pela negativa, não foi tão competente naquilo que tem de melhor. Qualidade e escolha de passe médio e longo.

Se há 6 meses me dissessem que o Porto ia dominar um jogo em Alvalade com um trio de médios constituído por Herrera, Oliver o Otávio não acreditava.

Ele ter dado o peido (como o Otávio terá dado) perto do fim do jogo não é tão surpreendente se pensarmos que este perfil de jogadores andou 3/4 do tempo a lavrar à Arturo Vidal.

Os tarecos do Benfica só duraram meia parte com um ritmo menos forte.

Treinador de Bancada disse:
E a gestão do Goncalo Paciência perante um Aboubakar em modo Kaviedes?
Hoje, tens razão.
Ontem poucos seriam os que preferiam ter Gonçalo em campo do que Aboubakar.
A exibição foi de tal forma má que até avançados piores do que ele (Gonçalo ou Waris) têm que o ultrapassar na fila para o jogo de Setubal.

Treinador de Bancada disse:
E o Paulinho que só joga em cenários de red alert, e que tem sido ostracizado na gestão de minutos?
O Paulinho deve ser o melhor jogador do FCP no último passe mas a nivel defensivo é pouco melhor que um Quintero.

Se pensarmos no modelo do SC e na estranha intocabilidade do Brahimi fica dificil pensar num Porto equilibrado com Brahimi + Paulinho + 2 avançados.

Num 4-2-4 tens que ter Otávio ou Corona ou Ricardo a ajudar o 2 do meio.

 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,583
23,709
Gaia
O SC quanto a mim ontem errou, devia ter apostado na marcação de um golo, fosse como fosse, um golo  e estava feito.
Quanto ao resto o Sc tem feito um trabalho gigantesco e nao tem culpa incapacidade de estão da Direção.
Herdou um grupo de loosers e está  a tentar refazer os cacos que a Direção lhe deixou.

Se falhar o campeonato será mais um ano do quase e nada ficará na nossa memória, mas acredito que as malas e os padres nao vão conseguir estragar a nossa festa. 
 

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,358
1,987
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
RicardinhoO disse:
O que o PDC quer é muitos como tu.

Que vivem de museus.

Acordem, porra.

O Porto NUNCA VIVEU DO PASSADO E NUNCA VIVEU AGARRADO AO PASSADO!
Para já o presente é uma época bem melhor que a anterior, a jogar melhor e com os restos que ninguém queria, em primeiro lugar da liga. Este é o presente, melhor que o passado recente.
 

anticandeeiros

Tribuna
16 Maio 2017
3,590
2
O que o pessoal omite é que do outro lado esta um adversario. Por sinal de valor.

Uma equipa que defende bem (ainda mais nos jogos grandes) e que em casa esta fortissima.

O Barcelona com Messis foi la ganhar 0-1.

A Juventus foi la arrancar um empate a 10 minutos do fim.

Nao sofreram golos em 16 dos ultimos 18 jogos caseiros.

Mas era o Porto, com um ataque composto por jogadores todos rotos que ia la dar um show de bola.

A unica coisa no onze que talvez pudesse ser alterada era o Ricardo ficar a LD e entrar Corona para a ala.

Mas o Corona vem de lesao se calhar metê-lo de inicio nao era o mais aconselhavel.

E isto tambem é valido para o Marega com a agravante de que o maliano regressou de lesao e fez logo um jogo fisicamente muito exigente contra os lampioes. E 90 minutos. Metê-lo de inicio neste jogo era arriscar de seguida levar com as criticas de que "ah e tal lesionou-se foi burro fazê-lo jogar assim dois jogos seguidos tao exigentes depois de voltar de lesao".

As substituiçoes tambem nao vejo qual foi o problema.

Aboubakar para o lugar do Soares foi troca por troca (ou sera que os corajosos que acham que tinhamos que ir para cima acham que devia entrar Aboubakar e sair um dos médios?) e achei normal.

Sergio Oliveira para o lugar do Otavio tambem nao é nada de anormal. Herrera tem um pulmao inesgotavel e é o lider do meio campo por isso nao ia sair. Oliver vem jogando pouco e estava a fazer um jogo interessante. Otavio pressionava imenso e por isso é provavel que estivesse esgotado... é que se a equipa esteve tao solida deve-se tambem ao trabalho defensivo dos jogadores nao defensivos.

Depois a ultima substituiçao foi forçada. Eu tambem gostava de ter visto o Marega ou Corona para refrescar o ataque que estava morto... mas a pouco mais de 5 minutos do fim, com um resultado que nos dava o apuramento, meter o Reyes foi normalissimo. Nao estava nos seus planos certamente, mas naquele momento foi a substituiçao obvia.
As criticas so existem porque uma burrice de um defesa estragou tudo.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,199
26,709
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
DrGero disse:
Foi perfeita. Um jogador que vive do arranque e da dimensão física teve uma lesão prolongada mas no jogo mais importante da época jogou 90 minutos sem poupanças.
O nosso principal rival perdeu o seu melhor jogador no jogo do título com uma lesão que não se percebe bem qual é.

Um jogador como o Marega rompe. Fica 1 mês no estaleiro e queriam que fizesse 180 minutos em 3 dias em 2 jogos de intensidade máxima?

Tenho a convicção que a ideia do SC era meter o Marega em campo. Calhou da lesão do Oliver anteceder o 1-0 e parece-me natural que naquele contexto não tenha escolhido o Marega pelo Oliver.

Isso seria aceitar jogar os últimos 10 minutos numa base de jogo partido que é tudo o que interessa a quem está por baixo.


Ofensivamente não deu grande coisa mas aquele flanco direito (Maxi, Ricardo e Otávio) aniquilou o lado esquerdo do Sporting.
Enquanto foi Coentrão + Acuna eles não tiveram sequer 1 cm de espaço para cruzar para o Dost.
Só quando o JJ tira o Coentrão é que, inexplicavelmente, ficamos perdidos nas marcações e o Acuna passa a ter todo o espaço para meter a bola na nossa área.

O Ricardo fez um grande jogo na pressão e no equilíbrio defensivo da equipa. Num cenário em que nenhum extremo rende ofensivamente, ter alguém que ajuda o bloco do Porto a mandar não é um mau negócio.

O Oliver fez um jogo enorme naquilo que não costuma ser um ponto forte.
Ele é bom na escolha de espaços de pressão. É inteligente, sabe pressionar e tem a cultura tiki taka de pressão alta.

Essa qualidade não me surpreendeu. Nem essa nem a capacidade de dar linhas de passe aquando do Porto em construção. Se eu fosse jogador gostaria de ter Oliver na minha equipa porque sei que haveria alguém preocupado em me dar uma linha quando tivesse à rasca com bola.

O que me surpreendeu foi a capacidade de ser 6/8. De ficar e compensar as subidas do Herrera.
O que me surpreendeu foi a quantidade de duelos que ganhou no pé de ferro.

Pela negativa, não foi tão competente naquilo que tem de melhor. Qualidade e escolha de passe médio e longo.

Se há 6 meses me dissessem que o Porto ia dominar um jogo em Alvalade com um trio de médios constituído por Herrera, Oliver o Otávio não acreditava.

Ele ter dado o peido (como o Otávio terá dado) perto do fim do jogo não é tão surpreendente se pensarmos que este perfil de jogadores andou 3/4 do tempo a lavrar à Arturo Vidal.

Os tarecos do Benfica só duraram meia parte com um ritmo menos forte.

Hoje, tens razão.
Ontem poucos seriam os que preferiam ter Gonçalo em campo do que Aboubakar.
A exibição foi de tal forma má que até avançados piores do que ele (Gonçalo ou Waris) têm que o ultrapassar na fila para o jogo de Setubal.

O Paulinho deve ser o melhor jogador do FCP no último passe mas a nivel defensivo é pouco melhor que um Quintero.

Se pensarmos no modelo do SC e na estranha intocabilidade do Brahimi fica dificil pensar num Porto equilibrado com Brahimi + Paulinho + 2 avançados.

Num 4-2-4 tens que ter Otávio ou Corona ou Ricardo a ajudar o 2 do meio.
Basicamente jogámos para condicionar o adversário e não para por a nú as suas debilidades. Basicamente jogámos para especular com o jogo, e quando assim é ficamos à mercê de um ressalto/carambola perante uma equipa de gigantes que tem em Dost e Coates ambos com cerca de 1m95 o seu expoente máximo.

Eu tenho uma visão diferente, fizemos 70 minutos a grande nível em que manietámos o SCP, mas depois ou por incapacidade física, ou por gestão do jogo demos a bola ao adversário e convidámos o SCP a ser feliz. Acho que era mais premente ter alguém ou com capacidade de segurar a bola, ou com capacidade de esticar o jogo e meter em sentido a defesa do SCP. As substituições não deixaram que tivéssemos quer uma quer outra.

Jogámos para o 0-0 como o Vitória jogou e ambos foram punidos pelas vicissitudes do jogo. Devíamos ter apostado em fazer 1 golo pois esse golo seria o xeque mate na eliminatória.
 

BranzeloDeco

Bancada lateral
22 Maio 2016
642
118
RicardinhoO disse:
O que o PDC quer é muitos como tu.

Que vivem de museus.

Acordem, porra.

O Porto NUNCA VIVEU DO PASSADO E NUNCA VIVEU AGARRADO AO PASSADO!

Se tens dificuldades em interpretar um comentário a culpa não é minha. Lamento.

Desafio a dizeres onde falei do passado. Além do mais , se existe alguém aqui, que defende a saída do NGP, sou eu. Dele e de todos os que o rodeiam.
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Treinador de Bancada disse:
Eu tenho uma visão diferente, fizemos 70 minutos a grande nível em que manietámos o SCP, mas depois ou por incapacidade física, ou por gestão do jogo demos a bola ao adversário e convidámos o SCP a ser feliz. Acho que era mais premente ter alguém ou com capacidade de segurar a bola, ou com capacidade de esticar o jogo e meter em sentido a defesa do SCP. As substituições não deixaram que tivéssemos quer uma quer outra.
Deixamos de manietar o Sporting porque o Soares pediu para sair (visível uns minutos antes) e o Aboubakar falhou completamente, o que teve grande impacto a nível colectivo. O Sporting passou a sair com mais facilidade e fomos obrigados a baixar mais as linhas.

O Marega não era esse jogador que falas. O Marega tem dificuldade em jogar de costas para a baliza. Não propriamente no acto de segurar quando já tem posse, mas o seu 1º toque é mau e não é forte a antecipar a antecipação. Eventualmente o Gonçalo conseguiria melhor isto, mas ninguém ia adivinhar que o Aboubakar ia estar tão mal.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,458
920
Porto, 1977
Treinador de Bancada disse:
Basicamente jogámos para condicionar o adversário e não para por a nú as suas debilidades. Basicamente jogámos para especular com o jogo, e quando assim é ficamos à mercê de um ressalto/carambola perante uma equipa de gigantes que tem em Dost e Coates ambos com cerca de 1m95 o seu expoente máximo.

Eu tenho uma visão diferente, fizemos 70 minutos a grande nível em que manietámos o SCP, mas depois ou por incapacidade física, ou por gestão do jogo demos a bola ao adversário e convidámos o SCP a ser feliz. Acho que era mais premente ter alguém ou com capacidade de segurar a bola, ou com capacidade de esticar o jogo e meter em sentido a defesa do SCP. As substituições não deixaram que tivéssemos quer uma quer outra.

Jogámos para o 0-0 como o Vitória jogou e ambos foram punidos pelas vicissitudes do jogo. Devíamos ter apostado em fazer 1 golo pois esse golo seria o xeque mate na eliminatória.
O Porto não especulou. Assumiu o jogo.

Se estivesses a ver um Celtic - Corunha sem saber o resultado da 1ª mão dirias que o Celtic não estava em desvantagem.

Quem especulou foi o Sporting.

A equipa caiu fisicamente como não poderia deixar de cair depois de todo o investimento para pressionar o Sporting logo à saída da baliza de Rui Patricio e de se instalar no meio-campo adversário.

Quando caiu o SC fez o que tinha que fazer. Meter pernas frescas para, como tu bem escreves, voltarmos a ter capacidade de ter bola.

O resto foi história. Revê a 2ª parte do jogo do Dragão para o campeonato e esta e percebes a diferença.

Ao contrário de ontem o Sporting domina o Porto quando está 2-1 e o Sérgio Conceição em vez de meter o Oliver (como ontem meteu o Sérgio) vai fazendo substituições de Homem por Homem sem reequilibrar o meio-campo.

Só nessa 2ª parte o Sporting cria mais oportunidades do que nos 120 minutos de ontem.

Só quando a casa já está mesmo a arder é que entra Reyes para o lugar do lesionado Marega (com Oliver no banco).
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
85,248
83,630
40
Eu acho que ele no final da época vai sair, quer seja campeão quer não. Já o disse há meses atrás.

Espero que saia campeão e como um herói que passou por cá e não como mais um perdedor. Merece ser herói mas tem que fazer mais por isso. Os últimos jogos não têm sido nada bons e é impossível repetir más exibições se quisermos ser campeões. Têm que ser quatro jogos para REBENTAR com os adversários, sem dar chances.

Sérgio, por favor, não nos falhar mais. Sei que não tens um presidente e que o clube está entregue aos seus dará, por isso dependemos apenas de ti e dos jogadores. Não nos falhem, por favor. Não falhem ao FC Porto!