Se não escrevi aqui, no fim do outro jogo, pelo menos comentei com conhecidos que o maior erro do Sérgio foi pensar que o Waris seria Marega e deveria ter apostado num 4-3-3 com o Gonçalo na frente porque o Abou está em baixo, o Gonçalo joga melhor sozinho e um campo pequeno como o deles não dá muito para bolas longas..
Passou uma semana, tive o 4-3-3, discutível o facto de ser o Otávio a ser lançado em vez do Óliver porque o Sérgio fez dele um grande médio neste sistema em Guimarães, mas este ano, como médio, não me lembro de um jogo razoável do Otávio.. Mais do que isso, Abou sozinho na frente, simplesmente não funciona, ele tem tendência para quando está sozinho, vir demasiado atrás, não consegue fugir às marcações de 2 centrais, fica perdido..
Hoje ganhamos, mexeu muito bem ao meter o Óliver, mas arriscou ao montar o meio campo com Otávio e na frente o Abou sozinho, a verdade é que marcamos aos 2 minutos e só voltamos a marcar com uma oferta, não tivemos metade do caudal ofensivo habitual..
É preciso repensar, a época está numa fase crucial e têm de jogar os melhores, e os que dão mais garantias, dito isto, Hernâni tem de ser arrumado, de vez, ir para o banco tira lugar a outros como Paulinho, que tem sido o negócio mais ruinoso do mercado para todos os envolvidos, mas isso falarei no tópico dele.. O Abou passou uma seca brutal quando teve de substituir o Jackson e jogar sozinho, passou a fase dourada da carreira com o Marega ao lado, quer Abou, com Gonçalo ou Gonçalo sozinho, Abou sozinho é cansar o rapaz sem razão..
Meio campo, a 3 ou a 2? Depende do que queremos fazer, se é dominar, não sofre, 3, se é massacrar e correr riscos atrás, 2, mas o meio campo tem de "casar" com o ataque, não podemos querer um meio campo a 3 com um jogador na frente que segura pouco a bola, ou um meio campo a 2 com 2 lentos na frente, o mesmo é dizer que:
Herrera + Sérgio com Gonçalo + Soares, não me parece grande opção, assim como o que tivemos hoje não me parece..
Neste momento temos 4 PL's + Waris que é um híbrido e ainda não se pode avaliar bem..
Marega - força + velocidade
Soares - força + posicionamento
Abou - velocidade + técnica
Gonçalo - força + técnica
Este é o meu ponto de vista com foco nas forças deles, o maior forte no posicionamento, é o Soares, logo é o que pode jogar sozinho mais facilmente, o Abou é o pior nesse capítulo, jogar sozinho parece-me errado..
O Marega faz dupla com qualquer um deles, sem Marega e sem Soares, dupla Gonçalo Abou, ou Gonçalo sozinho.. É que o rapaz vinha de uma boa época sozinho no ataque e aqui entra para aquecer..