Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25


Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época
S

Sidious

Guest
Um jogador que poderia ser interessante para reforcar a equipa seria o cedric.

Seria um claro upgrade ao manafa, ja conhece o campeonato, logo não haveria a partida grande problema de adaptações.

Não sendo bestial conseguia ser mais certo que manafa

Enviado do meu EML-L09 através do Tapatalk
O Cédric está a ganhar um balurdio e tem contrato longo, esse é que é o problema
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,374
44,778
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Um jogador que poderia ser interessante para reforcar a equipa seria o cedric.

Seria um claro upgrade ao manafa, ja conhece o campeonato, logo não haveria a partida grande problema de adaptações.

Não sendo bestial conseguia ser mais certo que manafa

Enviado do meu EML-L09 através do Tapatalk
Já falava na vinda dele há 2 anos, se tivesse vindo tinha resolvido um problema, se calhar ia ganhar uns 3M epoca, mas tinhamos resolvido um problema tinhamos evitado andar a gastar 15M em laterais direitos e uns 5M epoca em ordenados..

Claro que no final iam dizer que eram um velho e que o FCP não pode andar a contratar jogadores desses...
 

JPedroto87

Bancada central
31 Julho 2020
2,496
3,698
Conquistas
4
  • Supertaça 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Taça de Portugal 19/20
Desculpa meter-me mas acho que esse termo nem sequer existe.

O que se diz muito no futebol é que "quem joga bem está sempre mais perto de ganhar".

E aqui sim, o "jogar bem" tem muito por onde se falar, porque podemos pegar no Barcelona 2012 e dizer que jogávam muito bem e podemos igualmente pegar na Itália 2006 e dizer que jogavam muito bem.

De qualquer das maneiras, neste momento, sejamos de ataque total(que não somos), sejamos mais de equilibrio(é o mais aproximado que somos), sejamos defensivos(que não somos), diria que estamos a jogar bem, mas ainda falta uns furos para chegar ao jogar muito bem.
Ora essa, escrevo para todos.

A frase é "quem joga bem está sempre mais perto de ganhar", o problema é que aqui no fórum há certos estilos de jogo que nunca são considerados jogar bem. A única preocupação do treinador deve ser ganhar. E para isso deve jogar bem qualquer que seja o seu estilo(e saber se é o ideal contra o adversário que tem pela frente), não jogar bonito. Aqui e noutros sítios os conceitos jogar bem e jogar bonito confundem-se, daí ter "traduzido" o que realmente querem dizer quando escrevem que não jogamos bem. Basta ver que qualquer equipa do meio da tabela que jogue olhos nos olhos e tente ser o Barcelona da loja dos 300 leva sempre um grande elogio, mesmo que leve 4-0 de um grande. Já o Porto pode ganhar 5-0 ao adversário que nunca jogamos nada.

Falta sempre uns furos para jogar muito bem, há sempre espaço para evoluir, especialmente quando há 2 meses ficaste sem parte da equipa e entraram novos intervenientes que não chegam ao nível dos antigos em tão curto período de tempo. Se chegassem era mau sinal... Basta ver que o ano passado mudamos meia equipa e só começamos a carburar no final da época.
 
  • Like
Reações: Um Portista

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,256
6,339
Ora essa, escrevo para todos.

A frase é "quem joga bem está sempre mais perto de ganhar", o problema é que aqui no fórum há certos estilos de jogo que nunca são considerados jogar bem. A única preocupação do treinador deve ser ganhar. E para isso deve jogar bem qualquer que seja o seu estilo(e saber se é o ideal contra o adversário que tem pela frente), não jogar bonito. Aqui e noutros sítios os conceitos jogar bem e jogar bonito confundem-se, daí ter "traduzido" o que realmente querem dizer quando escrevem que não jogamos bem. Basta ver que qualquer equipa do meio da tabela que jogue olhos nos olhos e tente ser o Barcelona da loja dos 300 leva sempre um grande elogio, mesmo que leve 4-0 de um grande. Já o Porto pode ganhar 5-0 ao adversário que nunca jogamos nada.

Falta sempre uns furos para jogar muito bem, há sempre espaço para evoluir, especialmente quando há 2 meses ficaste sem parte da equipa e entraram novos intervenientes que não chegam ao nível dos antigos em tão curto período de tempo. Se chegassem era mau sinal... Basta ver que o ano passado mudamos meia equipa e só começamos a carburar no final da época.
Nós não jogamos bem nem jogamos bonito.
Jogar bem é executar bem a ideia/modelo de jogo.
Nós no nosso modelo de jogo não jogamos bem como já se jogou na primeira epoca do Sergio Conceição.
Aliás estarmos em 3ºlugar é justissimo para o futebol que produzimos
 
  • Like
Reações: Moreira

fgomes

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
18,804
35,797
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
E preciso entender o seguinte em relação ao Sérgio:

Como pessoa tem qualidades humanas e um grande coração,

Como treinador e um teimoso do caralho com uma doença que não pode ser contrariado, daí o Marega ser alma gémea.
 
  • Like
Reações: Conceição Santos

JPedroto87

Bancada central
31 Julho 2020
2,496
3,698
Conquistas
4
  • Supertaça 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Taça de Portugal 19/20
Nós não jogamos bem nem jogamos bonito.
Jogar bem é executar bem a ideia/modelo de jogo.
Nós no nosso modelo de jogo não jogamos bem como já se jogou na primeira epoca do Sergio Conceição.
Aliás estarmos em 3ºlugar é justissimo para o futebol que produzimos
Isso de só jogarmos bem no primeiro ano é um mito criado pelos Anti-Conceição. Acho piada que se desvalorize o segundo ano por não termos ganho o campeonato. É que a diferença do segundo ano para o primeiro é que perdemos um jogo a mais no campeonato(fizemos menos 3 pontos), por outro lado fomos mais longe na Champions, na Taça da Liga e na Taça de Portugal. As finais são para se ganhar mas as meias-finais do ano anterior também.

No terceiro ano, o da dobradinha, mudamos meia equipa, foi preciso tempo para entrosar todos e a meio do ano suspenderam devido ao Covid. Quando retomou, 3 jogos depois a equipa começou a carburar e fez aquele final de ano muito bom, que culminou na dobradinha e vitória em todos os 5 clássicos. E jogamos mal, imagina se jogássemos bem...

Mas criou-se agora esse mito de que não jogamos bem há 3 épocas. Talvez porque na falta de títulos não podem pegar.

Há alguma coisa boa no Porto para ti?
 

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,754
193,846
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
No segundo ano do Sérgio houve ali momentos em que jogamos muito bem

Entre tipo Novembro e o empate em Alvalade estávamos muito bem
Depois fomos a Alvalade, gamados forte e feio e o resto é história por lá fora
Mesmo assim, fizemos um final de campeonato a roçar a perfeição tirando a missa do Artur em Vila do conde

No ano passado já foi diferente, estivemos penosos muitas vezes
O ciclo do Sérgio, para mim, devia de ter sido fechado no Jamor depois de perder com os lagartos
Mas decidiram continuar e enquanto ganhar, siga
 
Maicon4

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
2,685
4,246
Engraçado falares no Mbemba. Ele que chega ao Porto da Premier League (quem era o Mbemba?) e muita gente questionava por que motivo jogava tão pouco, na primeira época. A época passada beneficiou das lesões do Pepe e, principalmente, do Marcano para jogar. Caso contrário andaria a comer banco na mesma, por isso não entendo como falas em dedo do Sérgio.

De todos os que falas, os únicos que posso concordar são o Sérgio, o Otávio e o Marega, sendo que este último é miserável como jogador.

Quanto a meter Sérgio e aposta na formação na mesma frase, é uma piada que se faz sozinha. Basta ver o que aconteceu ao Leite esta época. Pepe lesiona-se e o grande apostador na formação decide apostar no Sarr, um jogador que não pertence aos quadros do clube e dificilmente virá a pertencer. O Fábio Vieira desapareceu depois de ter feito 2 bons jogos a titular.

O Vitinha saiu do Porto sem ter sido uma única vez titular, salvo erro. Entrava bem, mas para o treinador não chegava para ser titular. Foi preciso ir contratar um guarda-redes para titular, já que não houve confiança para lançar o Diogo Costa. Meter os jogadores em campo não é apostar neles ou dar-lhes oportunidades.
Meu amigo, isto vale para o sérgio, para o guardiola ou para qualquer coisa na vida: se eu quiser só me focar no mau, só vou ver o mau.

Os treinadores/jogadores/dirigentes tomam milhares de decisões por ano, obviamente vão tomar muitas que estão erradas e tu não concordas ou que não estao erradas e tu discordas. Repara que eu acho perfeitamente legítimo que não gostes do sérgio conceição, penso é que não por eu não gostar de X ou Y, que não se possam elogiar aspectos de X ou Y. Como disse acima, em milhares de decisões que toma se não existirem umas centenas que estás de acordo, seria estranho.

Indo as pontos:

Mbemba: Estás a focar apenas no jogar ou não jogar. O mbemba tinha quase 0 jogos pelo newcastle, tava completamente encostado. No Porto parecia o tipico defesa "africano", com qualidades atléticas fantásticas mas com erros de posicionamento e de tomada decisão. Sim, o Mbemba foi suplente muito pouco utilizado durante 1/2 anos, sim o Mbemba quando entrou agarrou o lugar. Agora temos duas possibilidades para analisar este caso: i) o Mbemba já era um craque que escapou ao newcastle e ao Sérgio durante 2 anos ii) Após tanto tempo de ausência, o jogador aparecer tão consistente quando foi chamado, implica que existiu um trabalho forte do jogador e da equipa técnica para melhorar aspectos menos bons. Eu acredito na segunda.

Só concordas com esses 3? O Corona é sequer comparável com o que era? Se o Marega é tao miserável mais mérito teve o Sérgio não? conseguiu extrair de um jogador miserável, um dos jogadores mais úteis dos ultimos 3 anos.

O Sarr há 2 semanas terias uma opinião completamente diferente. Vinha de uma época a titular no campeonato francês, assina pelo Chelsea, faz jogos positivos quando entra e 1 jogo monstruoso com o Santa Claro penso. O Diogo, com poucas oportunidades é verdade, tinha cometido alguns erros quando era chamado. Tudo muda em 2 jogos: City - Diogo leite faz o melhor jogo no Porto, Sarr faz uma exibição positiva; Tondela - desastre do Sarr. Eu sempre gostei bastante do Diogo Leite mas aqui no forum tavam todos "contentes" com a sua venda ao valência, comentários como "dispensamos o Diogo errado" foram frequentes. Por isso, fingir agora que era uma ideia certa e generalizada que o Diogo devia ter titular sem o Pepe, é falso. E Vamos ter calma com o Sarr porque ainda nos pode ser útil.

O Vitinha é brincadeira... tão o rapaz começou a titular da equipa B o ano passado, a meio do ano vem para a equipa A e faz alguns jogos. Qual é que era expectativa? que o Vitinha salta-se dos sub19 para a A e fizesse 30 jogos a titular? Com quem é que o Vitinha tava a competir mesmo? Tiravas o Sérgio, O Uribe, o Danilo para o colocar? Teve as oportunidades que devia ter 1 miudo com meio ano de equipas profissionais.

Análise similar para o Diogo Costa... querer substituir o Casillas e atacar uma época em que jogavamos pre eliminatória da champions que vale 60M de receitas (infelizmente perdemos) com um Guarda redes com 19 anos e 1 época a titular no Porto B é brincarmos aos cromos.. Para quem viu essa época na equipa B, como eu vi.. o potencial era inegável mas ainda houve muitos golos mal batido e muitas coisas a melhorar. É o nº2 do Porto, sempre que pode joga (taças e até agora na champions).. o cláudio ramos foi um dos melhores guarda redes da liga durante 3 anos e não joga para o Diogo ter o máximo de oportunidades.

Isto para voltarmos ao mesmo ponto do início, se focarmos no mau só vais ver o mau. Se o Vitinha tivesse sido titular industivel, irias dizer que o Sérgio geriu mal o Sérgio Oliveira, o Baró e o Loum. Se jogassemos com 6 médios (para todos terem oportunidades) irias dizer que não apostou no Fabio Silva.
No futebol só jogam 11 e nenhum treinador vai estar a trocar jogadores da base do onze só porque querem um cromo mais bonito. Os últimos 3 campeonatos decidiram-se por migalhas de pontos e iamos desfazer duplas de centrais que funcionaram para jogar o Mbemba ou o Diogo Leite com 19 anos? desfazer meio campos para jogar o vitinha directo dos sub19? Penso que exceptuando dois ou 3 casos (o oliver chateava-me muito), o Sérgio é o treinador mais justo que vi no Porto em termos de selecção do onze. Quem entra e joga normalmente segura os lugares e tem oportunidades e creio que isso é chave no espirito da equipa: só correm tanto, tanto os que jogam como os que entram, porque há 1 real percepão que 1 jogo menos bom teu e um bom do teu "substituito" pode levar-te a perder o lugar.

Posto isto, obviamente que o Sérgio não é perfeito. Não concordo com algumas opções tácticas, algumas escolhas e nem sempre gosto do estilo de jogo. Não foram 3 anos de mau futebol, mas tivemos períodos em que se jogou pouxinho (tal como tivemos alguns excelentes como no pós covid). Mas se até com o Mourinho e o Guardiola discordo... acho que o Sérgio é bem acima da média dos treinadores que tivemos e que podíamos vir a ter.
 

ventura

Tribuna
1 Agosto 2015
4,186
5,945
Depois do que se viu em alvalade , venham malhar no Sérgio..
@Dragon_92 Eu acho que quando era mais novo, se chumbasse num teste poderia ter dito que alguém copiou. Assim estava ilibado dos meus erros porque o outro trapaçou. Neste tópico, ao que parece, não é possível dizer que eu chumbei e ele copiou e, como tal, cada um com os seus erros de gravidades respetivas. Mas ou o outro copiou ou eu falhei. Comentar aqui torna-se cansativo pela exigencia de extremos.
Não me leves a mal @apostador87 ter usado o teu comentário - que até podes partilhar da minha opinião e comentaste isso "a quente", pois infelizmente vivemos num país corrupto para os da capital e percebo o que dizes.

Não vou comentar mais hoje, mas aproveito para voltar a criticar quem "trata" do fórum. Estou para o deixar há algum tempo, pois num fórum se a opção "ignorar" está a ser usada, não é bom sinal. E cansa ver alguns bots com agendas a spammar tópicos ou simplesmente - cof cof filip - membros que devem ser muito amigos dos guarda chuvas disto a quebrar regras e SPAMMAR tópicos. Eu tive um comentário APAGADO há uns tempos porque não tratei o nosso treinador por conceição, mas por treinadorzeco ou uma cena do género. Esse elemento filip, por exemplo, foi até à data INCAPAZ de dizer "estou a apoioar o FCP" frente ao careca, que tem como imagem de perfil, que nos roubou a supertaça europeia e nos gamou no jogo com o city, tendo ainda criticado a nossa equipa/treinador/clube. Esse elemento defendeu/justificou a decapitação do professor francês. Esse elemento só traz toxicidade às "discussões". Em vez de escreverem um testamento para dizer para eu andar aí a reportar todos os comentários, que faço sem resultados notórios, mandem-me uma mensagem a explicar que ele é amigo da familia e que é este o tipo de fórum que querem ter.
Boa noite.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,256
6,339
No segundo ano do Sérgio houve ali momentos em que jogamos muito bem

Entre tipo Novembro e o empate em Alvalade estávamos muito bem
Depois fomos a Alvalade, gamados forte e feio e o resto é história por lá fora
Mesmo assim, fizemos um final de campeonato a roçar a perfeição tirando a missa do Artur em Vila do conde

No ano passado já foi diferente, estivemos penosos muitas vezes
O ciclo do Sérgio, para mim, devia de ter sido fechado no Jamor depois de perder com os lagartos
Mas decidiram continuar e enquanto ganhar, siga
Uma equipa que tem 7 pontos de avanço e acaba em 2º não pode ter estado bem.Os 2 empates em Fevereiro deram cabo de tudo e depois perdemos o confronto direto.
E houve uma quebra exibicional bruta da primeira parte da epoca para a segunda.
 
  • Like
Reações: Moreira

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,754
193,846
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Uma equipa que tem 7 pontos de avanço e acaba em 2º não pode ter estado bem.Os 2 empates em Fevereiro deram cabo de tudo e depois perdemos o confronto direto.
E houve uma quebra exibicional bruta da primeira parte da epoca para a segunda.
Isso dos empates tem muito que se lhe diga
Em Guimarães, na minha opinião, fizemos dos melhores jogos da época e não ganhamos
Contra o Moreirense o Fernando Andrade tem um falhanço enorme aos 90 e tal que dava a vitória

Só não fomos campeões nesse ano por duas razões, teimosia do Sérgio no clássico contra a mourada porque o Militão tem que jogar aquele jogo e isso teve peso no jogo e a arbitragem que foi absolutamente escandalosa
 

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,500
44,873
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
O Sérgio Conceição não é certamente o melhor treinador do mundo,mas neste momento é o timoneiro da nossa equipa e realmente tem vindo autênticos milagres com a obra-prima disponível,no entanto gostaria de ver o F.C.Porto a ser mais consistente em termos defensivos e com outra contudência ofensiva, dado que a nível interno temos andado todos os desafios num carrossel perigoso,sem conseguir controlar os acontecimentos e demonstrar solidez, como tal urge mudar esse paradigma, senão mais tarde ou mais cedo voltaremos a ter alguns dissabores.
 

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
8,434
6,183
O Sérgio Conceição não é certamente o melhor treinador do mundo,mas neste momento é o timoneiro da nossa equipa e realmente tem vindo autênticos milagres com a obra-prima disponível,no entanto gostaria de ver o F.C.Porto a ser mais consistente em termos defensivos e com outra contudência ofensiva, dado que a nível interno temos andado todos os desafios num carrossel perigoso,sem conseguir controlar os acontecimentos e demonstrar solidez, como tal urge mudar esse paradigma, senão mais tarde ou mais cedo voltaremos a ter alguns dissabores.
O futebol não é uma ciência exata. E corroboro a tua ideia, mas pode ser que com as vitorias fiquemos mais consistentes...
 

incrivelhulk

Lugar Anual
2 Março 2020
20,758
45,841
Conquistas
6
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20
Isso dos empates tem muito que se lhe diga
Em Guimarães, na minha opinião, fizemos dos melhores jogos da época e não ganhamos
Contra o Moreirense o Fernando Andrade tem um falhanço enorme aos 90 e tal que dava a vitória

Só não fomos campeões nesse ano por duas razões, teimosia do Sérgio no clássico contra a mourada porque o Militão tem que jogar aquele jogo e isso teve peso no jogo e a arbitragem que foi absolutamente escandalosa
Vou discordar de ti sobre o caso Militão. Óbvio que agora ao sabermos do resultado é fácil dizer que o Militão tinha de jogar, mas na altura o Sérgio fez o que tinha a fazer para manter o grupo na mão e nunca vamos ter a certeza se com o Militão tinhamos ganho aquele jogo.

A única certeza que eu tenho, e que muitos também a devem ter, é que neste momento seria justíssimo se fossemos tricampeoes nacionais mas não nos deixaram.
 
  • Like
Reações: apostador87

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,256
6,339
Isso de só jogarmos bem no primeiro ano é um mito criado pelos Anti-Conceição. Acho piada que se desvalorize o segundo ano por não termos ganho o campeonato. É que a diferença do segundo ano para o primeiro é que perdemos um jogo a mais no campeonato(fizemos menos 3 pontos), por outro lado fomos mais longe na Champions, na Taça da Liga e na Taça de Portugal. As finais são para se ganhar mas as meias-finais do ano anterior também.

No terceiro ano, o da dobradinha, mudamos meia equipa, foi preciso tempo para entrosar todos e a meio do ano suspenderam devido ao Covid. Quando retomou, 3 jogos depois a equipa começou a carburar e fez aquele final de ano muito bom, que culminou na dobradinha e vitória em todos os 5 clássicos. E jogamos mal, imagina se jogássemos bem...

Mas criou-se agora esse mito de que não jogamos bem há 3 épocas. Talvez porque na falta de títulos não podem pegar.

Há alguma coisa boa no Porto para ti?
O 1º ano foi muito bom. Independentemente da ideia de jogo agradar ou não a execução era boa e ganhamos com merito.
O 2º ano tivemos 7 pontos de avanço que na 2a parte da epoca esbulhamos por incapacidade.Houve uma clara perda de qualidade na execução na segunda parte do campeonato que levou a perda do titulo.
O 3º ano foi penoso a todos os niveis: a qualidade global foi atroz, a situação do COVID não ajudou e quando recomeçamos parecia que não queriamos ganhar porque continuamos a fazer resultados menos bons.Ainda bem para nós que o adversario direto fez resultados ainda piores.
Foi o campeonato que ninguem queria ganhar tal a falta de qualidade apresentada global não só nossa mas da competição.
Este ano tem sido o que se tem visto.Neste momento a equipa do FCP é uma equipa que se sente mais confortavel no jogo sem bola do que com a bola(não me lembro de uma equipa do FCP assim).Basta ver os resultados na CL(em que damos constantemente a iniciativa ao adversario) e os jogos da liga domestica(em que temos de assumir o jogo).
Há uma incapacidade clara em ter a bola e saber o que fazer com ela.Não tem a ver se jogamos em posse, se jogamos em transição ou bola aerea. Tem a ver com a capacidade de execução da ideia de jogo. Somos horriveis em termos de execução ofensiva.
Isto não é ser anti Conceição, é olhar ver e analisar os jogos da equipa.A não ser que aches que os criticos é que foram responsaveis pelas derrotas em Paços e em casa com o Maritimo....

Infelizmente neste momento o FCP tem mais coisas menos boas que boas:
- Está em falencia tecnica
- Está intervencionado pela UEFA ao abrigo do Fair Play Financeiro
- Continua a ter uma actividade deficitaria que gera prejuizos constantes e sofre uma estrangulação financeira
- Gestão desportiva sem uma linha condutora(jogadores a ficarem até ao fim de contrato, contratações sem qualquer justificação)
- Perda de capacidade de descobrir talentos fora de portas com o mesmo accumen de 10/15 anos atrás
- Qualidade de jogo atroz
- Está em 3º lugar na competição domestica por demerito claro em si mesmo.

Há algumas coisas boas como a formação que, ao contrario do que muitos dizem que não serve, produz jogadores de qualidade.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,256
6,339
Isso dos empates tem muito que se lhe diga
Em Guimarães, na minha opinião, fizemos dos melhores jogos da época e não ganhamos
Contra o Moreirense o Fernando Andrade tem um falhanço enorme aos 90 e tal que dava a vitória

Só não fomos campeões nesse ano por duas razões, teimosia do Sérgio no clássico contra a mourada porque o Militão tem que jogar aquele jogo e isso teve peso no jogo e a arbitragem que foi absolutamente escandalosa
Eu continuo a dizer que um candidato ao titulo que se perde pontos 2 jogos seguidos muito dificilmente chega lá.
O campeonato portugues é demasiado desiquilibrado entre 3 equipas e o resto.Se uma equipa perde pontos 2 jogos seguidos, dificilmente os adversarios diretos perdem logo a probabilidade de se criar um fosso de 3/4 pontos é alta.
Depois a parte mental tb começa a jogar quem vai em perda começa a ter quebra de animo e quem consegue ganhar pontos começa a motivar.

Por isso é que eu acho que esta epoca as derrotas contra o Paços e Maritimo arrumaram connosco.E não vamos achar efectivamente que todos os anos vão ser como a epoca passada(felizmente)
 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,386
5,440
Meu amigo, isto vale para o sérgio, para o guardiola ou para qualquer coisa na vida: se eu quiser só me focar no mau, só vou ver o mau.

Os treinadores/jogadores/dirigentes tomam milhares de decisões por ano, obviamente vão tomar muitas que estão erradas e tu não concordas ou que não estao erradas e tu discordas. Repara que eu acho perfeitamente legítimo que não gostes do sérgio conceição, penso é que não por eu não gostar de X ou Y, que não se possam elogiar aspectos de X ou Y. Como disse acima, em milhares de decisões que toma se não existirem umas centenas que estás de acordo, seria estranho.

Indo as pontos:

Mbemba: Estás a focar apenas no jogar ou não jogar. O mbemba tinha quase 0 jogos pelo newcastle, tava completamente encostado. No Porto parecia o tipico defesa "africano", com qualidades atléticas fantásticas mas com erros de posicionamento e de tomada decisão. Sim, o Mbemba foi suplente muito pouco utilizado durante 1/2 anos, sim o Mbemba quando entrou agarrou o lugar. Agora temos duas possibilidades para analisar este caso: i) o Mbemba já era um craque que escapou ao newcastle e ao Sérgio durante 2 anos ii) Após tanto tempo de ausência, o jogador aparecer tão consistente quando foi chamado, implica que existiu um trabalho forte do jogador e da equipa técnica para melhorar aspectos menos bons. Eu acredito na segunda.

Só concordas com esses 3? O Corona é sequer comparável com o que era? Se o Marega é tao miserável mais mérito teve o Sérgio não? conseguiu extrair de um jogador miserável, um dos jogadores mais úteis dos ultimos 3 anos.

O Sarr há 2 semanas terias uma opinião completamente diferente. Vinha de uma época a titular no campeonato francês, assina pelo Chelsea, faz jogos positivos quando entra e 1 jogo monstruoso com o Santa Claro penso. O Diogo, com poucas oportunidades é verdade, tinha cometido alguns erros quando era chamado. Tudo muda em 2 jogos: City - Diogo leite faz o melhor jogo no Porto, Sarr faz uma exibição positiva; Tondela - desastre do Sarr. Eu sempre gostei bastante do Diogo Leite mas aqui no forum tavam todos "contentes" com a sua venda ao valência, comentários como "dispensamos o Diogo errado" foram frequentes. Por isso, fingir agora que era uma ideia certa e generalizada que o Diogo devia ter titular sem o Pepe, é falso. E Vamos ter calma com o Sarr porque ainda nos pode ser útil.

O Vitinha é brincadeira... tão o rapaz começou a titular da equipa B o ano passado, a meio do ano vem para a equipa A e faz alguns jogos. Qual é que era expectativa? que o Vitinha salta-se dos sub19 para a A e fizesse 30 jogos a titular? Com quem é que o Vitinha tava a competir mesmo? Tiravas o Sérgio, O Uribe, o Danilo para o colocar? Teve as oportunidades que devia ter 1 miudo com meio ano de equipas profissionais.

Análise similar para o Diogo Costa... querer substituir o Casillas e atacar uma época em que jogavamos pre eliminatória da champions que vale 60M de receitas (infelizmente perdemos) com um Guarda redes com 19 anos e 1 época a titular no Porto B é brincarmos aos cromos.. Para quem viu essa época na equipa B, como eu vi.. o potencial era inegável mas ainda houve muitos golos mal batido e muitas coisas a melhorar. É o nº2 do Porto, sempre que pode joga (taças e até agora na champions).. o cláudio ramos foi um dos melhores guarda redes da liga durante 3 anos e não joga para o Diogo ter o máximo de oportunidades.

Isto para voltarmos ao mesmo ponto do início, se focarmos no mau só vais ver o mau. Se o Vitinha tivesse sido titular industivel, irias dizer que o Sérgio geriu mal o Sérgio Oliveira, o Baró e o Loum. Se jogassemos com 6 médios (para todos terem oportunidades) irias dizer que não apostou no Fabio Silva.
No futebol só jogam 11 e nenhum treinador vai estar a trocar jogadores da base do onze só porque querem um cromo mais bonito. Os últimos 3 campeonatos decidiram-se por migalhas de pontos e iamos desfazer duplas de centrais que funcionaram para jogar o Mbemba ou o Diogo Leite com 19 anos? desfazer meio campos para jogar o vitinha directo dos sub19? Penso que exceptuando dois ou 3 casos (o oliver chateava-me muito), o Sérgio é o treinador mais justo que vi no Porto em termos de selecção do onze. Quem entra e joga normalmente segura os lugares e tem oportunidades e creio que isso é chave no espirito da equipa: só correm tanto, tanto os que jogam como os que entram, porque há 1 real percepão que 1 jogo menos bom teu e um bom do teu "substituito" pode levar-te a perder o lugar.

Posto isto, obviamente que o Sérgio não é perfeito. Não concordo com algumas opções tácticas, algumas escolhas e nem sempre gosto do estilo de jogo. Não foram 3 anos de mau futebol, mas tivemos períodos em que se jogou pouxinho (tal como tivemos alguns excelentes como no pós covid). Mas se até com o Mourinho e o Guardiola discordo... acho que o Sérgio é bem acima da média dos treinadores que tivemos e que podíamos vir a ter.
O problema é que pegas no que eu disse e acrescentas uns pontos, um cunho pessoal. É um problema de muitos pró-Conceição, pegam nos argumentos e distorcem-nos, de forma a adequarem-se melhor à sua narrativa.

Nunca escrevi que a maioria das pessoas achava que o Leite devia ser titular ou que o Vitinha devia subir dos sub-19 e ser titular. Isso foram coisas que tu escreveste. A verdade é que o Sérgio teve mais do que oportunidades de lançar o Leite e não o fez. Em relação ao Vitinha, subiu-o à equipa A em Janeiro, e bem, mas ficou-se por aí. O miúdo sempre que foi chamado exibiu-se a bom nível, mas pelos vistos não corria suficiente para merecer uma oportunidade como titular (e, novamente, teve oportunidade de o fazer).

Isso de ser o treinador mais justo em termos de selecção do onze só pode ser brincadeira. Já nem falo noutras épocas, basta analisar o que se tem passado esta época. Marega e Manafá, a título de exemplo, disputaram vários jogos seguidos a um nível miserável e continuaram no onze.

Quanto ao Diogo Costa, a história fala por si. Eu também vi os seus jogos pela equipa B e sub-19. Sei bem que foi mal batido várias vezes. E que guarda-redes não foi? Fomos buscar o Marchesin e perdemos com o Krasnodar na mesma. Como podes ver, no futebol nem sempre 1+1 são 2.

Quanto ao Mbemba, não posso falar muito porque não acompanhava o Newcastle. Sei que jogou uns tempos como lateral. Mas dizer que tinha quase 0 jogos pelo Newcastle é mentir. Na primeira época em Inglaterra fez 35, todos como titular.

Em relação ao Corona, até dou de barato. Fez uma enorme época o ano passado, onde se assumiu como principal desequilibrador da equipa depois da saída do Brahimi. E, na minha opinião, foi a principal razão por termos conseguido vencer o campeonato.

Para finalizar, não tenho problemas nenhuns em elogiar o Sérgio quando acho que merece. Já o fiz no passado. Entrou bem no Porto e tem muito mérito no primeiro campeonato que conquista. No entanto, já nesse ano a equipa começou a quebrar no que à qualidade do futebol diz respeito e, a partir daí, foi sempre a descer. Hoje em dia jogamos um futebol miserável, independentemente da qualidade do adversário. Ainda no outro dia lia alguém a perguntar aqui no fórum se a equipa treinava a parte ofensiva e, sinceramente, é uma pergunta que não acho descabida de todo.