Engraçado falares no Mbemba. Ele que chega ao Porto da Premier League (quem era o Mbemba?) e muita gente questionava por que motivo jogava tão pouco, na primeira época. A época passada beneficiou das lesões do Pepe e, principalmente, do Marcano para jogar. Caso contrário andaria a comer banco na mesma, por isso não entendo como falas em dedo do Sérgio.
De todos os que falas, os únicos que posso concordar são o Sérgio, o Otávio e o Marega, sendo que este último é miserável como jogador.
Quanto a meter Sérgio e aposta na formação na mesma frase, é uma piada que se faz sozinha. Basta ver o que aconteceu ao Leite esta época. Pepe lesiona-se e o grande apostador na formação decide apostar no Sarr, um jogador que não pertence aos quadros do clube e dificilmente virá a pertencer. O Fábio Vieira desapareceu depois de ter feito 2 bons jogos a titular.
O Vitinha saiu do Porto sem ter sido uma única vez titular, salvo erro. Entrava bem, mas para o treinador não chegava para ser titular. Foi preciso ir contratar um guarda-redes para titular, já que não houve confiança para lançar o Diogo Costa. Meter os jogadores em campo não é apostar neles ou dar-lhes oportunidades.
Meu amigo, isto vale para o sérgio, para o guardiola ou para qualquer coisa na vida: se eu quiser só me focar no mau, só vou ver o mau.
Os treinadores/jogadores/dirigentes tomam milhares de decisões por ano, obviamente vão tomar muitas que estão erradas e tu não concordas ou que não estao erradas e tu discordas. Repara que eu acho perfeitamente legítimo que não gostes do sérgio conceição, penso é que não por eu não gostar de X ou Y, que não se possam elogiar aspectos de X ou Y. Como disse acima, em milhares de decisões que toma se não existirem umas centenas que estás de acordo, seria estranho.
Indo as pontos:
Mbemba: Estás a focar apenas no jogar ou não jogar. O mbemba tinha quase 0 jogos pelo newcastle, tava completamente encostado. No Porto parecia o tipico defesa "africano", com qualidades atléticas fantásticas mas com erros de posicionamento e de tomada decisão. Sim, o Mbemba foi suplente muito pouco utilizado durante 1/2 anos, sim o Mbemba quando entrou agarrou o lugar. Agora temos duas possibilidades para analisar este caso: i) o Mbemba já era um craque que escapou ao newcastle e ao Sérgio durante 2 anos ii) Após tanto tempo de ausência, o jogador aparecer tão consistente quando foi chamado, implica que existiu um trabalho forte do jogador e da equipa técnica para melhorar aspectos menos bons. Eu acredito na segunda.
Só concordas com esses 3? O Corona é sequer comparável com o que era? Se o Marega é tao miserável mais mérito teve o Sérgio não? conseguiu extrair de um jogador miserável, um dos jogadores mais úteis dos ultimos 3 anos.
O Sarr há 2 semanas terias uma opinião completamente diferente. Vinha de uma época a titular no campeonato francês, assina pelo Chelsea, faz jogos positivos quando entra e 1 jogo monstruoso com o Santa Claro penso. O Diogo, com poucas oportunidades é verdade, tinha cometido alguns erros quando era chamado. Tudo muda em 2 jogos: City - Diogo leite faz o melhor jogo no Porto, Sarr faz uma exibição positiva; Tondela - desastre do Sarr. Eu sempre gostei bastante do Diogo Leite mas aqui no forum tavam todos "contentes" com a sua venda ao valência, comentários como "dispensamos o Diogo errado" foram frequentes. Por isso, fingir agora que era uma ideia certa e generalizada que o Diogo devia ter titular sem o Pepe, é falso. E Vamos ter calma com o Sarr porque ainda nos pode ser útil.
O Vitinha é brincadeira... tão o rapaz começou a titular da equipa B o ano passado, a meio do ano vem para a equipa A e faz alguns jogos. Qual é que era expectativa? que o Vitinha salta-se dos sub19 para a A e fizesse 30 jogos a titular? Com quem é que o Vitinha tava a competir mesmo? Tiravas o Sérgio, O Uribe, o Danilo para o colocar? Teve as oportunidades que devia ter 1 miudo com meio ano de equipas profissionais.
Análise similar para o Diogo Costa... querer substituir o Casillas e atacar uma época em que jogavamos pre eliminatória da champions que vale 60M de receitas (infelizmente perdemos) com um Guarda redes com 19 anos e 1 época a titular no Porto B é brincarmos aos cromos.. Para quem viu essa época na equipa B, como eu vi.. o potencial era inegável mas ainda houve muitos golos mal batido e muitas coisas a melhorar. É o nº2 do Porto, sempre que pode joga (taças e até agora na champions).. o cláudio ramos foi um dos melhores guarda redes da liga durante 3 anos e não joga para o Diogo ter o máximo de oportunidades.
Isto para voltarmos ao mesmo ponto do início, se focarmos no mau só vais ver o mau. Se o Vitinha tivesse sido titular industivel, irias dizer que o Sérgio geriu mal o Sérgio Oliveira, o Baró e o Loum. Se jogassemos com 6 médios (para todos terem oportunidades) irias dizer que não apostou no Fabio Silva.
No futebol só jogam 11 e nenhum treinador vai estar a trocar jogadores da base do onze só porque querem um cromo mais bonito. Os últimos 3 campeonatos decidiram-se por migalhas de pontos e iamos desfazer duplas de centrais que funcionaram para jogar o Mbemba ou o Diogo Leite com 19 anos? desfazer meio campos para jogar o vitinha directo dos sub19? Penso que exceptuando dois ou 3 casos (o oliver chateava-me muito), o Sérgio é o treinador mais justo que vi no Porto em termos de selecção do onze. Quem entra e joga normalmente segura os lugares e tem oportunidades e creio que isso é chave no espirito da equipa: só correm tanto, tanto os que jogam como os que entram, porque há 1 real percepão que 1 jogo menos bom teu e um bom do teu "substituito" pode levar-te a perder o lugar.
Posto isto, obviamente que o Sérgio não é perfeito. Não concordo com algumas opções tácticas, algumas escolhas e nem sempre gosto do estilo de jogo. Não foram 3 anos de mau futebol, mas tivemos períodos em que se jogou pouxinho (tal como tivemos alguns excelentes como no pós covid). Mas se até com o Mourinho e o Guardiola discordo... acho que o Sérgio é bem acima da média dos treinadores que tivemos e que podíamos vir a ter.