Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,568
5,635
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Isso parece me recado para os jogadores, para os manter em alerta para a final da taça. E bem.

Nenhum clube trabalha em transferências ou contratos só quando a época acaba.
Espero bem que tenhas razão. Para os jogadores e para a comunicação social, que lança nomes novos todos os dias.
É que é mesmo bom que estejamos a preparar a próxima época com rigor e critério, e não só quando esta acabar. Quero acreditar que somos profissionais a esse ponto.

• Like
Reações: Gelsenkirchen

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Depois de ver a confêrencia do Sérgio e embora ache que por vezes podíamos e devíamos jogar melhor, não tenho dúvidas que é o homem certo no lugar certo.
Quando se questiona tanto a beleza do futebol, muitos já não se lembram quando ganhavamos nos meados dos anos 90 e o Sporting é que jogava o melhor futebol.
O que o Sérgio fez com estes jogadores é de louvar.
Muitos parabéns por seres o verdadeiro responsável por esta conquista.

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
Concordando por completo com todo o teu comentário, é a parte que destaquei a negrito que, para mim, é essencial.

O futebol jogado na primeira época do Sérgio deixou-me satisfeitíssimo. A equipa não teve reforços, mas manteve-se um núcleo duro de qualidade, recuperaram-se emprestados que já se sabia que eram bons (Ricardo e Aboubakar a 100%) e deu-se vida a outros (Marega e Sérgio Oliveira) em que ninguém apostava - muito mérito do treinador aqui, mais uma vez. Jogamos bem, demos várias goleadas, tivemos o melhor ataque, a melhor defesa e conquistamos o campeonato com recorde de pontos.

Na segunda temporada, acho que íamos pelo mesmo caminho (embora com um jogo um pouco menos espetacular). Porém, aí julgo que o Sérgio cometeu o pecado da gula, querendo ganhar tudo e aquela final four da Taça da Liga prejudicou a equipa fisicamente, comprometendo os triunfos na difícil dupla deslocação a Guimarães e Moreira de Cónegos que se seguiu. Isso e, sobretudo, o forcing dos padres foi fatal.

No terceiro ano, depois de muitos mortos e feridos, era trabalhar e ir amealhando o máximo de pontos possível, de modo a ser competitivo. Foi o ano mais difícil para o Sérgio e para qualquer treinador do Porto de que me recordo.

Gastou-se dinheiro em jogadores novos, mas a retórica do investimento mais alto alguma vez realizado é usada quase sempre de modo falacioso. Desde logo porque a palavra investimento é, a meu ver, mal empregue aqui. Imaginemos que tínhamos vendido apenas o Militão e ficado com Casillas, Felipe, Herrera e Brahimi, mas ao mesmo tempo não comprávamos Marche, Uribe, Marcano e Nakajima. Bem, feitas as contas por alto, tínhamos deixado de gastar pelo menos uns 30 milhões de euros em reforços, mas mantínhamos 4 titularíssimos. Seria isso menos ou mais investimento? Alguém duvida de que o Sérgio Conceição preferia este cenário de "menor investimento"? E alguém de boa fé duvida de que saíamos a ganhar com o dito cenário?

Quando se perdem 5 titulares (todos por obrigação e não por opção) e mais alguns suplentes, é imperativo ir ao mercado, mas a palavra "investimento" é errada. "Contenção de danos" parece-me uma expressão mais apropriada.

A tudo isto acresce também a óbvia constatação de termos um mercado inflacionado como nunca, o que sobrevalorizou o preço de algumas aquisições. Parece-me, no mínimo, habilidoso afirmar que se fez o maior investimento de sempre na equipa de futebol, quando dantes a maioria dos futebolistas que vieram custaria metade.

E foi no meio deste turbilhão de peripécias que o Sérgio nos fez festejar mais um título de campeão. Parece-me que se saiu muito bem. Só o Krasnodar manchou o pano, mas a época é claramente positiva, ainda para mais com tantas condicionantes.

• Like
Reações: Sir_Machado e mgtp

ALEX RQ7

Bancada lateral
4 Junho 2019
782
796
Mas tu tens dúvidas que o Porto no tempo de Vitor Pereira tinha mais posse de bola que a actual do Sérgio? Hoje em dia, tornou-se normal qualquer clube fazer o Porto passar por grandes ''apertos'', no tempo de Vitor Pereira isso não acontecia.
Eu volto a repetir o que já disse antes, uma das críticas que lhe faziam tinha a ver, precisamente, com o ''excesso'' de posse de bola, que isso tornava os jogos aborrecidos e monótonos.

Eu também não disse que ele não os conseguiu ''puxar'' para o lado dele, mas quando se soube que o AVB se ia embora na mesma altura também se ficou a saber que alguns jogadores ficaram descontentes com isso e quiseram sair. Ele teve de fazer trabalho de ''psicólogo'' nessa fase.

Desculpa, mas quando o Sérgio veio para cá já sabia de antemão que o clube não iria poder investir um cêntimo que fosse, ou achas que quando Pinto da Costa o contactou para o convidar para treinador do clube que lhe escondeu com o que podia ou não contar?
Por isso, isso de se agora vir dizer que o mandaram para o ''meio da pista de carros de fórmula 1 com um kart''... ''morre à nascença''. ele aceitou essas condições porque assim o quis e, desde o início, teve sempre consciência disso.

Conforme o Sérgio perdeu jogadores importantes, o Vitor também os perdeu, a saber: Falcao, Guarin, fucile e Belluschi, 4 dos jogadores menos utilizados, não é verdade?
E, que eu saiba, o FC Porto, nesse ano, não recompensou o Vitor investindo 60 milhões de euros... que foi só o maior investimento alguma vez feito pelo clube... há uns mesinhos.
Olha esquece, por mais factos que te apresente a tua opinião é mais válida do que qualquer coisa é quando assim é não vale a pena.

Tu distorces a realidade pra tentares ter razão, mas o único que fica com essa percepção és tu.
VP não fez trabalho de psicólogo, o grupo só assentou depois da revolução feita em Janeiro com a entradas e saídas de jogadores e equipa técnica.

E por SC saber ou não na situação em que se vinha meter (uma coisa é saber que vinha para um equipa limitada financeiramente outra era saber que não ia ter nenhum reforço, mas lá está tu só falas de coisas hipotéticas que nem sequer sabes se são verdades, mas assumes como verdades absolutas), muda alguma coisa aquilo que eu disse? A verdade é que partiu em inferioridade ao Benfica, indiscutivelmente. E se foi esse o cada ronda reforça mais a grande personalidade de SC.

O Guarin, o Fucile, o Belluchi e o Álvaro Pereira saíram presumivelmente porque eram os tais descontentes. Já agora recebeu Alex Sandro, Danilo, Mangala, Lucho, Jackson. Está dentro da qualidade dos reforços de hoje em dia.

Este ano quantos problemas disciplinares não houveram? E o grupo do Porto não te parece muito unido?

Já agora se a qualidade de VP é assim tão maior do que a de SC porque é que nunca treinou nenhuma equipa de relevo na Europa (tirando o Porto)? Acho que anda toda gente distraída menos tu.

• Like
Reações: Sir_Machado e Licha

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,100
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Olha esquece, por mais factos que te apresente a tua opinião é mais válida do que qualquer coisa é quando assim é não vale a pena.

Tu distorces a realidade pra tentares ter razão, mas o único que fica com essa percepção és tu.
VP não fez trabalho de psicólogo, o grupo só assentou depois da revolução feita em Janeiro com a entradas e saídas de jogadores e equipa técnica.

E por SC saber ou não na situação em que se vinha meter (uma coisa é saber que vinha para um equipa limitada financeiramente outra era saber que não ia ter nenhum reforço, mas lá está tu só falas de coisas hipotéticas que nem sequer sabes se são verdades, mas assumes como verdades absolutas), muda alguma coisa aquilo que eu disse? A verdade é que partiu em inferioridade ao Benfica, indiscutivelmente. E se foi esse o cada ronda reforça mais a grande personalidade de SC.

O Guarin, o Fucile, o Belluchi e o Álvaro Pereira saíram presumivelmente porque eram os tais descontentes. Já agora recebeu Alex Sandro, Danilo, Mangala, Lucho, Jackson. Está dentro da qualidade dos reforços de hoje em dia.

Este ano quantos problemas disciplinares não houveram? E o grupo do Porto não te parece muito unido?

Já agora se a qualidade de VP é assim tão maior do que a de SC porque é que nunca treinou nenhuma equipa de relevo na Europa (tirando o Porto)? Acho que anda toda gente distraída menos tu.
Para ele, a maioria dos adeptos estava com o VP, na altura. Não creio que haja maior escape da realidade do que esse.

• Like
Reações: ALEX RQ7

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767

Isso tudo é óbvio, mas não deixo de louvar a tua paciência. Já agora, se me permites, pode resumir-se boa parte do que escreveste a isto:

Dinheiro investido em reforços na época 11/12: aproximadamente 40 milhões.

Perda de unidades titulares da época anterior: 1.

Dinheiro investido em reforços na época 19/20: aproximadamente 60 milhões.

Perda de unidades titulares da época anterior: 5.

Acresce que o dinheiro despendido em 11/12 se traduziu em: Alex Sandro, Danilo, Mangala, Defour e Lucho ("custo zero").

Em 19/20 traduziu-se em: Marche, Saravia, Marcano, Uribe, Luís Diaz, Zé Luís e Nakajima.

Está difícil de ver quem saiu a ganhar.

• Like
Reações: ALEX RQ7

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,988
45,530
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Isso tudo é óbvio, mas não deixo de louvar a tua paciência. Já agora, se me permites, pode resumir-se boa parte do que escreveste a isto:

Dinheiro investido em reforços na época 11/12: aproximadamente 40 milhões.

Perda de unidades titulares da época anterior: 1.

Dinheiro investido em reforços na época 19/20: aproximadamente 60 milhões.

Perda de unidades titulares da época anterior: 5.

Acresce que o dinheiro despendido em 11/12 se traduziu em: Alex Sandro, Danilo, Mangala, Defour e Lucho ("custo zero").

Em 19/20 traduziu-se em: Marche, Saravia, Marcano, Uribe, Luís Diaz, Zé Luís e Nakajima.

Está difícil de ver quem saiu a ganhar.
Foram mais de 50M

Mas aqui é que se vê quem é que sabe escolher jogadores, o FCP precisava de um lateral direito o VP escolheu o Danilo, o SC o João Pedro, o FCP precisava de um lateral esquerdo suplente o VP escolheu o Alex Sandro, o SC o Manafa.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,449
5,432
Conquistas
1
  • Junho/18
Foram mais de 50M

Mas aqui é que se vê quem é que sabe escolher jogadores, o FCP precisava de um lateral direito o VP escolheu o Danilo, o SC o João Pedro, o FCP precisava de um lateral esquerdo suplente o VP escolheu o Alex Sandro, o SC o Manafa.
Não sei se foi o SC que escolheu o João Pedro, por alguma razão ele aqui pouco jogou, já o Manafá claro que sim.

E também não me parece que VP tenha escolhido o Danilo ou o Alex Sandro, eram outros tempos e ele tinha pouco peso na construção do plantel, esses dois chegaram numa disputa com o regime.

Master

Bancada central
11 Março 2012
1,350
472

Que factos é que tu me apresentaste para colocar aquilo que eu disse/digo em causa?
Foi me teres dito que, provavelmente, a média de posse de bola das equipas de Vitor Pereira é ligeiramente superior à das equipas de Sérgio, mas que em tudo o resto não vês mais características que demonstrem que o futebol das equipas de Vitor Pereira se assemelham muito mais às de uma equipa grande, em que a circulação e o controlo da bola são essenciais?

Portanto, na pré-época ele foi ''apanhado de surpresa'', ao ficar a saber que, afinal, além de AVB, o clube também poderia perder alguns jogadores fulcrais, jogadores esses, que eles mesmos, depois também quiseram sair, por terem ficado descontentes com a saída do treinador principal. Ele teve de alterar o que deveria ter pensado inicialmente, e tu não achas que ele teve de ''trabalhar a parte psicológica'' desses mesmos jogadores, para que eles se voltassem a concentrar naquilo que tinham de importante pela frente e a acreditar que, ficando mais uma época no clube, só teriam a ganhar e, quiçá, no ano seguinte até poderiam ter convites de clubes ainda melhores que aqueles que os estariam a aliciar, naquele momento.
Na reabertura de mercado, em Janeiro, é normal haver entradas e saídas, são os chamados reajustes. Naquele ano não aconteceu nada que já não tivesse acontecido em anos anteriores e que, continuou a acontecer, até aos dias de hoje.

Mas, tu queres convencer os outros que o Sérgio Conceição veio para o FC Porto sem saber, exactamente, com o que podia ou não contar, sem saber o que o esperava, com total exactidão?
Das duas, uma, ou és ingénuo, ou estás a insinuar que o presidente não foi, totalmente, transparente para com ele.

Não, já houve algumas alturas em que o grupo pareceu estar desunido, uma dessas alturas foi, precisamente, quando o Sérgio se incompatibilizou com o Danilo, durante os jogos sentiu-se essa ''tensão no ar''. Quando aconteceu o problema com o Nakajima, idem em aspas, mas aí o Sérgio teve logo o cuidado de resolver essa situação.
Sim, nessa época o Porto partiu em inferioridade em relação ao slb, é um facto. Aliás, não só nessa como nas seguintes. Assim como o Vitor, naquela época, também partiu fragilizado, primeiro porque ninguém contava com a saída inesperada de AVB, depois o convite que lhe fizeram a seguir para ser ele a assumir a equipa, teve de processar e assimilar isso à ''pressão'', e, por fim, porque teve de lidar com o facto de alguns jogadores também eles mesmos quererem sair. Não foram problemas financeiros que o fragilizaram, é certo, foram de origem anímica, mas que acabaram por fragilizar a posição do treinador.

A questão aqui não foi o porquê de alguns jogadores terem saído, tu disseste que o Sérgio tinha perdido jogadores importantes, e eu respondi-te dizendo-te que o mesmo também se tinha passado com Vitor Pereira.
Entraram grandes jogadores, sim, mas este ano também poderia ter acontecido o mesmo. Foram investidos 60 milhões de euros, se se escolheu mal a culpa só pode ser de uma pessoa, do treinador. O Vitor soube indicar jogadores de melhor qualidade, até aí se notam as diferenças.

É verdade, tirando o FC Porto, o Vitor Pereira não voltou mais a treinar um clube de nomeada. Em relação ao Sérgio... vamos ter de esperar para ver qual irá ser o percurso dele depois de sair do nosso clube.

Última edição: