Olha esquece, por mais factos que te apresente a tua opinião é mais válida do que qualquer coisa é quando assim é não vale a pena.
Tu distorces a realidade pra tentares ter razão, mas o único que fica com essa percepção és tu.
VP não fez trabalho de psicólogo, o grupo só assentou depois da revolução feita em Janeiro com a entradas e saídas de jogadores e equipa técnica.
E por SC saber ou não na situação em que se vinha meter (uma coisa é saber que vinha para um equipa limitada financeiramente outra era saber que não ia ter nenhum reforço, mas lá está tu só falas de coisas hipotéticas que nem sequer sabes se são verdades, mas assumes como verdades absolutas), muda alguma coisa aquilo que eu disse? A verdade é que partiu em inferioridade ao Benfica, indiscutivelmente. E se foi esse o cada ronda reforça mais a grande personalidade de SC.
O Guarin, o Fucile, o Belluchi e o Álvaro Pereira saíram presumivelmente porque eram os tais descontentes. Já agora recebeu Alex Sandro, Danilo, Mangala, Lucho, Jackson. Está dentro da qualidade dos reforços de hoje em dia.
Este ano quantos problemas disciplinares não houveram? E o grupo do Porto não te parece muito unido?
Já agora se a qualidade de VP é assim tão maior do que a de SC porque é que nunca treinou nenhuma equipa de relevo na Europa (tirando o Porto)? Acho que anda toda gente distraída menos tu.
Que factos é que tu me apresentaste para colocar aquilo que eu disse/digo em causa?
Foi me teres dito que, provavelmente, a média de posse de bola das equipas de Vitor Pereira é ligeiramente superior à das equipas de Sérgio, mas que em tudo o resto não vês mais características que demonstrem que o futebol das equipas de Vitor Pereira se assemelham muito mais às de uma equipa grande, em que a circulação e o controlo da bola são essenciais?
Portanto, na pré-época ele foi ''apanhado de surpresa'', ao ficar a saber que, afinal, além de AVB, o clube também poderia perder alguns jogadores fulcrais, jogadores esses, que eles mesmos, depois também quiseram sair, por terem ficado descontentes com a saída do treinador principal. Ele teve de alterar o que deveria ter pensado inicialmente, e tu não achas que ele teve de ''trabalhar a parte psicológica'' desses mesmos jogadores, para que eles se voltassem a concentrar naquilo que tinham de importante pela frente e a acreditar que, ficando mais uma época no clube, só teriam a ganhar e, quiçá, no ano seguinte até poderiam ter convites de clubes ainda melhores que aqueles que os estariam a aliciar, naquele momento.
Na reabertura de mercado, em Janeiro, é normal haver entradas e saídas, são os chamados reajustes. Naquele ano não aconteceu nada que já não tivesse acontecido em anos anteriores e que, continuou a acontecer, até aos dias de hoje.
Mas, tu queres convencer os outros que o Sérgio Conceição veio para o FC Porto sem saber, exactamente, com o que podia ou não contar, sem saber o que o esperava, com total exactidão?
Das duas, uma, ou és ingénuo, ou estás a insinuar que o presidente não foi, totalmente, transparente para com ele.
Não, já houve algumas alturas em que o grupo pareceu estar desunido, uma dessas alturas foi, precisamente, quando o Sérgio se incompatibilizou com o Danilo, durante os jogos sentiu-se essa ''tensão no ar''. Quando aconteceu o problema com o Nakajima, idem em aspas, mas aí o Sérgio teve logo o cuidado de resolver essa situação.
Sim, nessa época o Porto partiu em inferioridade em relação ao slb, é um facto. Aliás, não só nessa como nas seguintes. Assim como o Vitor, naquela época, também partiu fragilizado, primeiro porque ninguém contava com a saída inesperada de AVB, depois o convite que lhe fizeram a seguir para ser ele a assumir a equipa, teve de processar e assimilar isso à ''pressão'', e, por fim, porque teve de lidar com o facto de alguns jogadores também eles mesmos quererem sair. Não foram problemas financeiros que o fragilizaram, é certo, foram de origem anímica, mas que acabaram por fragilizar a posição do treinador.
A questão aqui não foi o porquê de alguns jogadores terem saído, tu disseste que o Sérgio tinha perdido jogadores importantes, e eu respondi-te dizendo-te que o mesmo também se tinha passado com Vitor Pereira.
Entraram grandes jogadores, sim, mas este ano também poderia ter acontecido o mesmo. Foram investidos 60 milhões de euros, se se escolheu mal a culpa só pode ser de uma pessoa, do treinador. O Vitor soube indicar jogadores de melhor qualidade, até aí se notam as diferenças.
É verdade, tirando o FC Porto, o Vitor Pereira não voltou mais a treinar um clube de nomeada. Em relação ao Sérgio... vamos ter de esperar para ver qual irá ser o percurso dele depois de sair do nosso clube.