Sobre a "treta" do jargão do jogar bem, aconselho-te a ir leres uma entrevista do Luis Castro:
Pôs o Rio Ave a jogar aquele que foi considerado por muitos como o futebol mais bonito da Liga 2016/17 e é a falar de futebol que se sente confortável, ainda que avise: “Há pessoas que falam de futebol sem perceberem nadinha. Às vezes digo: 'Vivo ao lado do hospital, mas não sou médico'”. Em...
tribunaexpresso.pt
Não há uma definição do que isso é! Vocês andam a falar de cenas subjetivas! É uma conversa sem fim! O que para mim é bonito pode ser feio para ti! Nunca nos iremos entender!
(...)
Que equipas é que gosta mais de ver?
Para já, gosto de consumir futebol. E gosto de ver o Barcelona, o Real, o Dortmund, o Bayern... Gosto também de ver o jogo resultadista, aquelas equipas pragmáticas, que querem é ganhar, não interessa se é para encostar atrás o bloco. Defender bem também é uma arte.
E é uma arte chegar a um resultado sem jogar bem. As pessoas acham que arte é só aquilo que esteticamente é muito bonito. Não. Nós visitamos um museu e estão lá pintores das mais variadas correntes e são todos bons. Uns agradam-nos, outros não. Há diferentes formas de expressar a arte e no futebol é igual, há diferentes formas de jogar. Para ti, ganhar um jogo sem jogar bem talvez seja uma violência, mas eu também aprecio isso. Quem sou eu para andar aí a criticar aos sete ventos? A única coisa que nos resta é agirmos à imagem daquilo que nós pensamos.
(...)