Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.10

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.10 Performance da Época

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
O vídeo do Carvalhal só demonstra a superioridade táctica do Rio Ave no jogo. No início o FC Porto até está bem, com 3 jogadores a pressionar ou melhor, a tentar condicionar a saída a 3 do Rio Ave e os 3 médios para os 3 médios do Rio Ave. Até aqui tudo bem. Só que depois, o Rio Ave com uma facilidade tremenda e com uma saída de bola muito bem trabalhada, deixava um médio a fixar o Danilo, metia outro ao lado do Taremi a fixar os centrais, recuou os outros dois médios que atraíram os 2 médios do FC Porto que ficou num 4-1-4-1, com um espaço tremendo entre o meio-campo e o ataque. O Rio Ave com a lição muito bem estudada a conseguir criar o espaço e o desequilibrio. Num primeiro momento, o Rio Ave tenta atacar pela direita e o FC Porto até consegue recuperar bem, depois o Rio Ave faz o mesmo pela esquerda e o que se sucede no FC Porto é o exemplo perfeito e uma equipa mal treinada. Erros colectivos sucessivos, a falta de articulação entre sectores, a falta de articulação da linha defensiva, jogadores a correrem feitos barata tonta sem saberem o que fazer como o Alex Telles, o Danilo mal posicionado, o Sérgio mal posicionado, o Mbemba mal posicionado cola-se ao Marcano, abre um espaço tremendo entre ele e o lateral, depois numa tabela com o jogador do Rio Ave de costas vai à queima e abre a cratera no corredor central onde o Taremi fica num 1x1 frente ao Marcano e golo do Rio Ave.

O Rio Ave com a lição estudada e mais do que isso, muito bem trabalhada. O FC Porto com um processo defensivo horroroso e que não é novidade, com erros que se mantêm de épocas anteriores. Superioridade táctica clara de um treinador sobre o outro. Não foi pior, porque a qualidade individual ainda tem muito preponderância.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,710
14,875
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Zeus disse:
Nao venhas dizer isso a mim porque já ando a dizer isso à bastante tampo.

Os sistemas contam muito pouco se forem dissociados de um modelo de jogo mas há experts que acham que por ter lá mais um médio ou menos um médio se passa a defender melhor ou pior, errado!

Prova disso foi o Porto neste jogo contra o Rio Ave. No Porto o Sérgio sempre baseou o seu modelo no 442, agora lembrou-se de mudar de sistema, o resultado está à vista.
A questão aqui é essa. Ao tempo que alguns dizem aqui que o que importam, mais do que o sistema, são as dinâmicas coletivas. Mas era sempre a conversa do "ai vai jogar no 4-4-2? Devia era meter mais um médio para ganhar o meio-campo", quando o que sempre importou foram as dinâmicas e o que era pedido ao jogador.
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Zeus disse:
Prova disso foi o Porto neste jogo contra o Rio Ave. No Porto o Sérgio sempre baseou o seu modelo no 442, agora lembrou-se de mudar de sistema, o resultado está à vista.
Isto é a sério ou é para os apanhados?
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,028
4,245
Olimpo
John Wick disse:
Isto é a sério ou é para os apanhados?
Se calhar é para os apanhados porque da forma como eu escrevi esse parágrafo ate parece que o Porto não ganhou ao Rio Ave por causa dos 433 e 442, quando todos nós sabemos que o Porto não ganhou ao Rio Ave porque foi roubado.

Mas se repararmos, neste jogo na segunda parte o Sérgio deixa-se de merdas e mete o Naka na esquerda e Marega no meio onde pode ser decisivo (não é encostado numa ala), jogando no seu sistema natural, o rendimento do Naka continuou aquém mas do Marega não podemos dizer o mesmo, ao ir para a sua posição natural ganhou um penalty e ainda fez o golo da vitoria, tanto um como o outro lance foram prontamente anulados pelos padres, obvio, mas fica claro que o Sérgio na primeira parte inventou!
 

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
sempredragao disse:
está revoltado como nós estamos. E com  vontade que chegue rápido o jogo de Famalicão. Plantel mais unido que nunca para sermos campeões.
Eles que dêem as mãos. E durmam todos no mesmo quarto. E façam a barba uns aos outros.

A primeira e única vez que pus as mãos no ar foi para ajudar o Songoku a destruir o Bubu (após correcção).
Na altura resultou. Se for preciso ponho outra vez.

É preciso união.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,443
18,023
Absolution disse:
Eles que dêem as mãos. E durmam todos no mesmo quarto. E façam a barba uns aos outros.

A primeira e única vez que pus as mãos no ar foi para ajudar o Songoku a destruir o Frizer.
Na altura resultou. Se for preciso ponho outra vez.

É preciso união.
Não puseste contra o Buu?
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Zeus disse:
Se calhar é para os apanhados porque da forma como eu escrevi esse parágrafo ate parece que o Porto não ganhou ao Rio Ave por causa dos 433 e 442, quando todos nós sabemos que o Porto não ganhou ao Rio Ave porque foi roubado.

Mas se repararmos, neste jogo na segunda parte o Sérgio deixa-se de merdas e mete o Naka na esquerda e Marega no meio onde pode ser decisivo (não é encostado numa ala), jogando no seu sistema natural, o rendimento do Naka continuou aquém mas do Marega não podemos dizer o mesmo, ao ir para a sua posição natural ganhou um penalty e ainda fez o golo da vitoria, tanto um como o outro lance foram prontamente anulados pelos padres, obvio, mas fica claro que o Sérgio na primeira parte inventou!
Padrecos à parte, o que é que os padres têm a ver com o banho táctico do Rio Ave ao FC Porto? É claro que a arbitragem teve influencia no resultado, mas isso não desculpa o facto do Rio Ave ter sido tacticamente superior ao FC Porto, o que não é novidade, porque muitas equipas pequenas são tacticamente superiores ao FC Porto e ao Benfica e demonstram-no em campo, mas como é óbvio, a capacidade individual dos jogadores, a diferença de qualidade individual, resolve na grande maioria das vezes os jogos.

Depois, ainda por cima, colocas o tal tweet do Carvalhal com o vídeo e dizes que o problema é o Sérgio Conceição inventar e não se manter fiel ao 4-4-2, falando no 4-1-4-1 com que o FC Porto aparece momentaneamente em processo defensivo como se se tratasse de uma novidade, quando na realidade, o FC Porto em muitos, muitos  jogos defende em 4-1-2-3, algo que já vem de anos anteriores e já é uma característica da equipa. Um dos avançados, normalmente o Marega, cai para uma ala e o Otávio passa para uma zona interior. Não é nada de novo no FC Porto e já vem desde a primeira época de Conceição. Não é por causa disto que o FC Porto joga muito pouco futebol ou tem um processo defensivo bastante rudimentar.

 
R

rubickus

Guest
Absolution disse:
Eles que dêem as mãos. E durmam todos no mesmo quarto. E façam a barba uns aos outros.

A primeira e única vez que pus as mãos no ar foi para ajudar o Songoku a destruir o Frizer.
Na altura resultou. Se for preciso ponho outra vez.

É preciso união.
Ca puta de mentiroso.

O Goku contra o freezer só sacou energia dos planetas a volta de Namek, logo impossivel teres contribuido.

Contra Majin Buu sim, todos contribuimos, mas nao me lembro de te ver com os bracos no ar.

Se fosse admin ja levavas ban, fiteiro. o Krillin nao morreu para que gajos como tu andassem ai a aldrabar a malta.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,443
18,023
Zeus disse:
Nao venhas dizer isso a mim porque já ando a dizer isso à bastante tampo.

Os sistemas contam muito pouco se forem dissociados de um modelo de jogo mas há experts que acham que por ter lá mais um médio ou menos um médio se passa a defender melhor ou pior, errado!

Prova disso foi o Porto neste jogo contra o Rio Ave. No Porto o Sérgio sempre baseou o seu modelo no 442, agora lembrou-se de mudar de sistema, o resultado está à vista.
Na verdade não acho que tenha havido grandes diferenças na forma de jogar do Porto no jogo contra o Rio Ave. Em vez de jogar com um segundo avançado móvel nas costas do PDL, jogou com um 10 entre linhas para ajudar na definição do último passe. Não resultou mas já não é a primeira vez esta época que optou por esta situação, e das outras vezes até deu resultado.
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,028
4,245
Olimpo
John Wick disse:
Padrecos à parte, o que é que os padres têm a ver com o banho táctico do Rio Ave ao FC Porto? É claro que a arbitragem teve influencia no resultado, mas isso não desculpa o facto do Rio Ave ter sido tacticamente superior ao FC Porto, o que não é novidade, porque muitas equipas pequenas são tacticamente superiores ao FC Porto e ao Benfica e demonstram-no em campo, mas como é óbvio, a capacidade individual dos jogadores, a diferença de qualidade individual, resolve na grande maioria das vezes os jogos.

Depois, ainda por cima, colocas o tal tweet do Carvalhal com o vídeo e dizes que o problema é o Sérgio Conceição inventar e não se manter fiel ao 4-4-2, falando no 4-1-4-1 com que o FC Porto aparece momentaneamente em processo defensivo como se se tratasse de uma novidade, quando na realidade, o FC Porto em muitos, muitos  jogos defende em 4-1-2-3, algo que já vem de anos anteriores e já é uma característica da equipa. Um dos avançados, normalmente o Marega, cai para uma ala e o Otávio passa para uma zona interior. Não é nada de novo no FC Porto e já vem desde a primeira época de Conceição. Não é por causa disto que o FC Porto joga muito pouco futebol ou tem um processo defensivo bastante rudimentar.
Não tem nada a ver e eu fui o primeiro a dizer no comentário que fiz com o tweet do Carlos Carvalhal que o Porto foi completamente destruído pelo Rio Ave. O banho tático deu-se sobretudo na primeira parte, na segunda o Sérgio ajustou e foram encostados às cordas tendo conseguido já no fim uma ou outra saída mais perigosa, sendo que o resultado final foi fabricado pelos padres. É só isto.. .

 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,028
4,245
Olimpo
É curioso que é o próprio Carvalhal a admitr que na segunda parte foi mais difícil sair para o ataque porque a transição defensiva do Porto foi muito mais forte. Oh! Ninguém diria, sera que isso está associado à mudança do sistema ao intervalo? É capaz...

https://m.youtube.com/watch?v=oV2uG9jKiag
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,028
4,245
Olimpo
Barrigana disse:
Tem que ser o Carvalhal a meter no seu próprio twitter a abada que deu ao SC. Arbitragens à parte.
Acho muito bem que o faça já que não tem a sorte de ter uma CS a lamber-lhe o cu todos os dias como têm alguns treinadores, treinadores esses que nunca fizeram aquilo que o Carvalhal fez no Dragão, era só retranqueira.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
84,216
79,529
40
Maressi disse:
@apocalypto O JJ acabou de dar uma dica na fox sports que pode tornar possivel o teu/meu desejo.

O jornalista disse "esta semana saiu na cmtv que voce ja assinou pelo trafica. É verdade isso?"

Ele disse: É totalmente mentira, tudo mentira. Sempre que as coisas estao mal no trafica e no FCPorto vem sempre o meu nome associado etc etc . Claro que vou regressar a portugal mas nao sei quando

Depois o jornalista diz" E a regressar a portugal a qual time seria?"

E o JJ diz "Eu a portugal so posso regressar......ja treinei dois... so posso treinar...

O jornalista interrompe e diz "falta o Porto"

E o JJ fala no braga a dar uma volta ao assunto mas ficou bem claro o que ele quis dizer
Oxalá!
 

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Indiferentemente de termos sido completamente roubados, a verdade é que o empate foi o resultado mais justo tendo em conta o que fizemos.

E isso é que me deixa fodido.
Mais do que ter sido roubado, mais do que ter empatado, saí doente do Dragão porque merecemos o resultado. E isso é que é inadmissível para um clube como o FC Porto.
 

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
Nao sei até quando vai durar essa ideia rocambolesca de JJ no FCP mas ha malta que vai sofrer uma desilusao gigante.

E entao se ele for parar onde penso que ele vai ja tou a ver que ha gente que vai trocar de clube, amor ao JJ oblige.
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
5,801
7,032
Zeus disse:
Para aqueles que dizem que o 433 é que é e tal, e os 3 médios bla bla bla vejam como o Porto é completamente destruído pelo Rio Ave a defender em 4141, não sei o que se passa na cabeça do Sergio para descaracterizar a equipa desta maneira, o Porto sempre jogou em 442 e é assim que tem de jogar, Marega encostado numa ala não consegue ser decisivo!

https://twitter.com/carloscarvalha2/status/1237101851897737230?s=20
Este golo não tem nada a ver com o sistema.
É perfeitamente ignorável tudo antes do segundo 57. Depois disso é que importa refletir: Tens 2 jogadores do Rio Ave num espaço de 5 metros, com 5 jogadores do FC Porto à sua frente. O Taremi faz passe e corte, ficando de frente para o Marche. Isto é incompetência defensiva pura e dura dos 5 jogadores que se deixaram ultrapassar por uma tabela.
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,028
4,245
Olimpo
Ginjeet disse:
Este golo não tem nada a ver com o sistema.
É perfeitamente ignorável tudo antes do segundo 57. Depois disso é que importa refletir: Tens 2 jogadores do Rio Ave num espaço de 5 metros, com 5 jogadores do FC Porto à sua frente. O Taremi faz passe e corte, ficando de frente para o Marche. Isto é incompetência defensiva pura e dura dos 5 jogadores que se deixaram ultrapassar por uma tabela.
Tu não podes ignorar o que se passa antes do segundo 57, a forma como o Rio Ave conseguiu circular a bola por dentro e por fora do bloco defensivo do Porto e pelos 3 corredores, central e laterais tudo com uma extrema facilidade não pode acontecer, na segunda parte não o conseguiram fazer por exemplo, porque será?

edit: concordo a 100% no que diz respeito à tabela, jogadores deste nível não podem ser batidos numa tabela simples que se aprende a defender nos iniciados, já tinha escrito isto noutro tópico.
 
R

rubickus

Guest
Marulanda disse:
Nao sei até quando vai durar essa ideia rocambolesca de JJ no FCP mas ha malta que vai sofrer uma desilusao gigante.

E entao se ele for parar onde penso que ele vai ja tou a ver que ha gente que vai trocar de clube, amor ao JJ oblige.
rocambolesca? isso é uma palavra ou estas a gozar?

De qualquer forma, duvido que ele venha cá , nao vao haver os milhoes que ele exige para jogadores.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
69,208
41,363
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
JJ foi o homem que andou em reuniões com o Vieira antes de entregar a champions ao slm na ultima jornada do campeonao, na ultima epoca do sporting.