Eu também acho, acho que é um mau aproveitamento de muitos jogadores. Se por um lado, o Sérgio conseguiu tirar o melhor do Marega ou do Herrera, por outro, houve e há muitos jogadores que poderiam estar jogar muito mais. Por exemplo, quando se falava no Nakajima, eu pensava, grande jogador, mas com o Sérgio Conceição não vai ter liberdade nenhuma, vai estar amarrado ao sistema e não vai render nada. O próprio Danilo, esteve sempre em sub-rendimento neste sistema, o Otávio não evoluiu nada nestes últimos anos, joga porque faz o que o treinador lhe manda e anda ali a morder os adversários.
O Luis Diaz é um caso de um jogador com qualidades excepcionais, mas que precisa de um treinador que o ajude a moldar muitos aspectos do seu jogo, não é o Sérgio que o vai fazer, desde que chegou não evoluiu em nada, é um jogador "selvagem" e por isso tanto resolve um jogo pela qualidade individual como desaparece totalmente do jogo durante muito tempo.
O próprio Corona, jogador que aprecio muito, só joga tanto porque faz tudo o que o treinador lhe pede, é muito abnegado, joga a lateral, joga a extremo, é um dos poucos jogadores desequilibradores que jogam, mas podia ter outro tipo de regularidade e preponderância no último terço.
O meio-campo do FC Porto, é um sector sem qualquer tipo de criatividade, fala-se muito que já não temos jogadores de classe, mas o que Sérgio pede aos médios é combatividade, pressão, duelos, não há espaço para a criatividade. O Baró que é o médio mais criativo que temos, joga a partir da ala, ali no meio o Sérgio só quer capacidade física, duelos, não quer mais nada.
O Jesus fala muito em criatividade táctica, o FC Porto não tem criatividade táctica, é uma equipa com um modelo extremamente rígido, só existe criatividade individual e é dada por um outro jogador, raramente jogamos com jogadores criativos.