Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Drago93 disse:
Aliás algo que tem sido recorrente esta época, é que o Marche tem sido sempre dos melhores e isso não é um sinal muito positivo para o processo defensivo da equipa
Sem dúvida. Temos tido vários problemas a nível defensivo esta época, principalmente na cobertura que os médios têm que dar à nossa linha defensiva.. Quem é que tem que resolver isso? É o treinador, como é óbvio.

Martinez1950

Bancada central
27 Julho 2013
1,700
499
ixnay disse:
Até podia ter sofrido 11 (o nº de remates do Feyenoord), mas os holandeses não produziram o suficiente para marcarem 2 golos. Acho que o SC queria dizer era que o FC Porto não teve a intensidade defensiva habitual - e isso é um facto.
[/quote

É um facto que o Porto "não teve a intensidade defensiva habitual".

Só não concordo muito com a palavra "habitual" porque parece é que o "habitual" é a equipa abanar toda...continuo a sentir que a equipa não não tem modelo defensivo esclarecido...

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Martinez1950 disse:
ixnay disse:
Até podia ter sofrido 11 (o nº de remates do Feyenoord), mas os holandeses não produziram o suficiente para marcarem 2 golos. Acho que o SC queria dizer era que o FC Porto não teve a intensidade defensiva habitual - e isso é um facto.
É um facto que o Porto "não teve a intensidade defensiva habitual".

Só não concordo muito com a palavra "habitual" porque parece é que o "habitual" é a equipa abanar toda...continuo a sentir que a equipa não não tem modelo defensivo esclarecido...
Quando digo habitual, é a que tem sido hábito nas épocas do SC aqui no FC Porto. Temos sofrido sempre poucos golos e feito muito bons números a nível de golos sofridos e oportunidades concedidas.

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,144
3,558
ixnay disse:
Há ciência e muita :)

Os golos esperados são calculados com base em muitos parâmetros:
* Posição do remate
* Posição do guarda-redes
* Distância a adversários
* Localização do passe subsequente
* Tipo do passe subsequente (falta, passe, cruzamento, etc)

Dessa fórmula (com base em dados históricos) sai uma % de probabilidade de golo, que depois é convertida num valor decimal. Todos os valores de todos os remates, dão depois o valor do xG para cada equipa.

Ou seja, é matemática pura. Não é aquele clássico das transmissões televisivas em que um remate fora de área que o guarda-redes fez uma brutal defesa e onde o comentador diz: "grande oportunidade para o FC Porto!!!!". Na verdade esse remate terá tido uma baixa contribuição para os golos esperados, pois é um remate de longe.

Tens aqui uma explicação, mas já há modelos muito mais avançados do que este:
https://differentgame.wordpress.com/2014/05/19/a-shooting-model-an-expglanation-and-application/

Num jogo contra uma equipa pequena podes ter uma produção brutal ofensiva mas ter poucos golos esperados. Ou seja, muitos remates mas remates com pouco significado. Isso significa que a equipa pequena fez melhor o seu trabalho: defendeu muito, permitiu muitos remates, mas não permitiu verdadeiras oportunidades de golo.

Tens o exemplo de alguns dos nossos jogos desta época, para teres uma ideia:
Gil Vicente 2 (1.6xG) - FC Porto 1 (2.6xG)
FC Porto 4 (2.6 xG) - Setúbal 0 (1.0 xG)
Benfica 0 (0.3 xG) - FC Porto 2 (1.8 xG)
FC Porto 3 (2.7 xG) - Vitória SC 0 (0.8 xG)
Portimonense 2 (0.7 xG) - FC Porto 3 (3.1 xG)
FC Porto 2 (1.4 xG) - Santa Clara 0 (0.2 xG)
Rio Ave 0 (0.5 xG) - FC Porto 1 (1.7 xG)

Agora compara com a produção do nosso maior rival.
Benfica 1 (1.0 xG) - Vitória FC (0.5 xG)
Moreirense 1 (0.6 xG) - Benfica 2 (2.1 xG)
Benfica 2 (1.7 xG) - Gil Vicente 0 (0.7 xG)
Braga 0 (1.1 xG) - Benfica 4 (1.5 xG)
Belenenses 0 (1.0 xG) - Benfica 2 (1.6 xG)
Benfica 5 (3.4 xG) - Paços 0 (0.4 xG)
Ainda falta mais qualquer coisa a essa análise para ser perfeitamente científica. Não falas do grau de humidade ao nível do solo, que torna mais pesadas (quanto, em termos percentuais?) as botas dos jogadores, influenciando a trajectória da bola após os remate. Não falas da física duma bola em movimento nessas condições. Esqueces por completo a fisiologia do esforço, a geometria espacial, etc.
Enfim, estás no bom caminho para me convencer que o SC é um grande treinador. Mas ainda te falta qualquer coisa.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Dagerman disse:
Ainda falta mais qualquer coisa a essa análise para ser perfeitamente científica. Não falas do grau de humidade ao nível do solo, que torna mais pesadas (quanto, em termos percentuais?) as botas dos jogadores, influenciando a trajectória da bola após os remate. Não falas da física duma bola em movimento nessas condições. Esqueces por completo a fisiologia do esforço, a geometria espacial.
Enfim, estás no bom caminho para me convencer que o SC é um grande treinador. Mas ainda te falta qualquer coisa.
Ehehe a piada é boa, cheers!

Mas queiras tu ou não queiras o comboio da matemática no futebol já arrancou há vários anos. Os clubes que não o apanharem ficam para trás.

Um abraço :)

PS: O SC como pessoa, treinador não me interessa para nada. Interessa-me que o FC Porto ganhe títulos e acho que o SC é a pessoa indicada, nesta altura, para o conseguir. Se não conseguir o campeonato no final desta época, tem que assumir a responsabilidade.

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,558
122
40
Oliveira de Azeméis
ixnay disse:
Há ciência e muita :)

Os golos esperados são calculados com base em muitos parâmetros:
* Posição do remate
* Posição do guarda-redes
* Distância a adversários
* Localização do passe subsequente
* Tipo do passe subsequente (falta, passe, cruzamento, etc)

Dessa fórmula (com base em dados históricos) sai uma % de probabilidade de golo, que depois é convertida num valor decimal. Todos os valores de todos os remates, dão depois o valor do xG para cada equipa.

Ou seja, é matemática pura. Não é aquele clássico das transmissões televisivas em que um remate fora de área que o guarda-redes fez uma brutal defesa e onde o comentador diz: "grande oportunidade para o FC Porto!!!!". Na verdade esse remate terá tido uma baixa contribuição para os golos esperados, pois é um remate de longe.

Tens aqui uma explicação, mas já há modelos muito mais avançados do que este:
https://differentgame.wordpress.com/2014/05/19/a-shooting-model-an-expglanation-and-application/

Num jogo contra uma equipa pequena podes ter uma produção brutal ofensiva mas ter poucos golos esperados. Ou seja, muitos remates mas remates com pouco significado. Isso significa que a equipa pequena fez melhor o seu trabalho: defendeu muito, permitiu muitos remates, mas não permitiu verdadeiras oportunidades de golo.

Tens o exemplo de alguns dos nossos jogos desta época, para teres uma ideia:
Gil Vicente 2 (1.6xG) - FC Porto 1 (2.6xG)
FC Porto 4 (2.6 xG) - Setúbal 0 (1.0 xG)
Benfica 0 (0.3 xG) - FC Porto 2 (1.8 xG)
FC Porto 3 (2.7 xG) - Vitória SC 0 (0.8 xG)
Portimonense 2 (0.7 xG) - FC Porto 3 (3.1 xG)
FC Porto 2 (1.4 xG) - Santa Clara 0 (0.2 xG)
Rio Ave 0 (0.5 xG) - FC Porto 1 (1.7 xG)

Agora compara com a produção do nosso maior rival.
Benfica 1 (1.0 xG) - Vitória FC (0.5 xG)
Moreirense 1 (0.6 xG) - Benfica 2 (2.1 xG)
Benfica 2 (1.7 xG) - Gil Vicente 0 (0.7 xG)
Braga 0 (1.1 xG) - Benfica 4 (1.5 xG)
Belenenses 0 (1.0 xG) - Benfica 2 (1.6 xG)
Benfica 5 (3.4 xG) - Paços 0 (0.4 xG)
Claro que há ciência. Não há é ciência suficiente (nem pode haver)
E depois, mesmo descontando essa parte de ser completamente impreciso, não indica "nada" sobre a exibição de uma equipa.

Por exemplo o Feyenood ontem - acho que falaste em 1.4 golos esperados (que até discordo, mas nem importa). A questão é que a produção/exibição ofensiva deles não foi suficiente para criar essas tais oportunidades. As oportunidades deles advieram sobretudo de erros do adversário.
Eu posso passar um jogo inteiro sem passar do meio-campo e criar umas 3 oportunidades flagrantes. Por exemplo num canto, numa bola bombeada para a frente que dá penalty por mão, e noutra em que o central erra e deixa um avançado ir isolado para a baliza uns 40m. Quer dizer que a equipa que não passou do meio-campo jogou bem? E mais, se essa equipa que não passou do meio-campo for a Juventus contra o Frosinone?

Quanto aos parâmetros, se são só esses, são péssimos. Há um manancial de outros factores que contribuem, como o resultado do jogo/confiança (a qualidade da oportunidade é diferente um jogador X finalizar quando acabou de fazer hattrick e está a ganhar 4-0... do que outro Y, que a equipa precisa desse golo para pontuar e o ponta lança está numa seca de golos tipo os do slb)...
Ou se o jogador a finalizar é o ideal para o lance em questão, ou se é por exemplo um central que acaba por estar acidentalmente na zona de acção do PL. Ou de golos geniais num lance individual dum jogador,...
Ou seja, é uma ciência que não serve para grande coisa...

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Ric_Sousa disse:
Claro que há ciência. Não há é ciência suficiente (nem pode haver)
E depois, mesmo descontando essa parte de ser completamente impreciso, não indica "nada" sobre a exibição de uma equipa.
A exibição é uma questão estética, não interessa nada na tabela classificativa. Interessa é defender bem e atacar melhor. E isso, parecendo fácil, é muitíssimo complicado.

Ric_Sousa disse:
Por exemplo o Feyenood ontem - acho que falaste em 1.4 golos esperados (que até discordo, mas nem importa).
Não podes discordar comigo porque eu não emiti uma opinião. Esse número é uma evidência matemática. Como tal, não há grande discussão à volta de disso!

Ric_Sousa disse:
Eu posso passar um jogo inteiro sem passar do meio-campo e criar umas 3 oportunidades flagrantes. Por exemplo num canto, numa bola bombeada para a frente que dá penalty por mão, e noutra em que o central erra e deixa um avançado ir isolado para a baliza uns 40m. Quer dizer que a equipa que não passou do meio-campo jogou bem? E mais, se essa equipa que não passou do meio-campo for a Juventus contra o Frosinone?
Se passaste o jogo todo a defender, criaste e marcaste nessas 3 oportunidades flagrantes, não permitiste nada de muito perigoso ao teu adversário então chapeaux! Venceste o jogo e venceste bem. Anulaste o teu adversário e aproveitaste os erros que eles criaram.

Ric_Sousa disse:
Quanto aos parâmetros, se são só esses, são péssimos. Há um manancial de outros factores que contribuem, como o resultado do jogo/confiança (é diferente um jogador X finalizar quando acabou de fazer hattrick e está a ganhar 4-0... do que outro que a equipa precisa desse golo para pontuar e o ponta lança está numa seca de golos tipo os do slb)...
Ou se o jogador a finalizar é o ideal para o lance em questão, ou se é por exemplo um central que acaba por estar acidentalmente na zona de acção do PL. Ou seja, é uma ciência que não serve para grande coisa...

O que estás a falar é outra coisa completamente diferente. Os golos esperados não medem a capacidade de finalização/concretização, medem a produção ofensiva que fizeste e a produção que permitiste ao teu adversário. Isso resume de uma forma genial o que aconteceu em campo. Sim, porque o objectivo de um jogo de futebol (ainda) é marcar mais golos que o teu adversário. E isso consegue-se com oportunidades de golos na baliza do teu rival e poucas na tua. Parece simples, mas conseguir isto é imensamente complicado.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,986
45,528
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
ixnay disse:
Pavão, quer queiras quer não, a sorte e o azar fazem parte da vida. E como um jogo de futebol faz parte da vida, também aqui há sorte e azar. Ontem tivemos muito (azar).

O que tem que acontecer aqui (tal como na vida) é fazermos de tudo para minimizarmos a infelicidade. Se formos competentes, damos menos possibilidades ao nosso adversário de nos ganhar o jogo. Se tivermos produção ofensiva (de qualidade) criamos mais oportunidades e com isso estamos menos expostos à derrota. Etc, etc, etc.

Olha, há muita gente e muitas empresas que estão milionárias com o azar dos outros. Principalmente com jogos de futebol ;)
Isto tem muito a ver com o futebol, quando não se gosta do treinador ou ele está na mó de baixo deixa de haver azar o futebol passa a ser competencia, quando ele está na mó de cima qualquer coisa que diga ou faça é excelente, o PF quando chegou para substituir o VP era o maior, até por contratar o licá era bom.

O Mourinho quando foi a barcelona com 3 autocarros com o inter e passou era um genio, hoje na mó de baixo já seria um cagão com sorte.

Por falar em Mourinho na primeira epoca dele fomos perder a Polonia contra uma equipa qualquer que não me lembro do nome.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
sirmister disse:
Isto tem muito a ver com o futebol, quando não se gosta do treinador ou ele está na mó de baixo deixa de haver azar o futebol passa a ser competencia, quando ele está na mó de cima qualquer coisa que diga ou faça é excelente, o PF quando chegou para substituir o VP era o maior, até por contratar o licá era bom.

O Mourinho quando foi a barcelona com 3 autocarros com o inter e passou era um genio, hoje na mó de baixo já seria um cagão com sorte.

Por falar em Mourinho na primeira epoca dele fomos perder a Polonia contra uma equipa qualquer que não me lembro do nome.
Pois, isso é o discurso habitual e resultadista do futebol, alimentado na televisão por uma série de tasqueiros que pouco percebe de futebol. Quem toma decisões tem que olhar mais fundo do que isso! Se o seu clube perdeu (ou ganhou) tem sempre que tentar perceber de que forma perdeu (ou ganhou).

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,986
45,528
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
ixnay disse:
Pois, isso é o discurso habitual e resultadista do futebol, alimentado na televisão por uma série de tasqueiros que pouco percebe de futebol. Quem toma decisões tem que olhar mais fundo do que isso! Se o seu clube perdeu (ou ganhou) tem sempre que tentar perceber de que forma perdeu (ou ganhou).
Quem toma decisões ás vezes tambem tem que dar aos adeptos outro tipo de futebol, e no final da epoca se esse for o ambiente mesmo ganhando o campeonato é o que tem que fazer, como se fez com o VP.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
sirmister disse:
Quem toma decisões ás vezes tambem tem que dar aos adeptos outro tipo de futebol, e no final da epoca se esse for o ambiente mesmo ganhando o campeonato é o que tem que fazer, como se fez com o VP.
Não concordo nada com isso. O que os decisores têm que fazer é dar títulos aos clubes e aos adeptos. E isso faz-se com treinadores competentes e com jogadores de qualidade.

Contudo, por vezes, em contexto de vitória há situações que exigem a mudança pois antecipam "problemas". Um plantel esgotado motivacionalmente, um treinador que quer partir para outros desafios.

Nessa altura, a direcção do FC Porto deveria ter tido a coragem de manter VP, reformulando o plantel completamente. Novos jogadores, novos desafios, mais motivação para todos. Deixar sair VP foi um erro que pagamos muito caro - pois foi aí que permitimos que o polvo começasse a crescer.

PS: Eu próprio queria que VP saísse. Nunca lhe conseguir perdoar as vergonhas na UCL + bem como não ter apostado a sério no Iturbe. Mas estava errado.

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,558
122
40
Oliveira de Azeméis
ixnay disse:
A exibição é uma questão estética, não interessa nada na tabela classificativa. Interessa é defender bem e atacar melhor. E isso, parecendo fácil, é muitíssimo complicado.

Não podes discordar comigo porque eu não emiti uma opinião. Esse número é uma evidência matemática. Como tal, não há grande discussão à volta de disso!

Se passaste o jogo todo a defender, criaste e marcaste nessas 3 oportunidades flagrantes, não permitiste nada de muito perigoso ao teu adversário então chapeaux! Venceste o jogo e venceste bem. Anulaste o teu adversário e aproveitaste os erros que eles criaram.

O que estás a falar é outra coisa completamente diferente. Os golos esperados não medem a capacidade de finalização/concretização, medem a produção ofensiva que fizeste e a produção que permitiste ao teu adversário. Isso resume de uma forma genial o que aconteceu em campo. Sim, porque o objectivo de um jogo de futebol (ainda) é marcar mais golos que o teu adversário. E isso consegue-se com oportunidades de golos na baliza do teu rival e poucas na tua. Parece simples, mas conseguir isto é imensamente complicado.
Já reparaste que não respondes a metade dos meus pontos?

- Defender bem e atacar bem não se consegue definir pela ciência, pois o adversário pode ter defendido mal e atacado mal; ou defendido bem e atacado mal,... qual das 2 questões se sobrepõem? lol

- Não há discussão à volta das oportunidades do feyenoord? A sério? Contando só 2 lances isolado (1 deu golo) e outra defesa à queima do Marche, num remate a 6m (descontando outro golo e outras oportunidades)... queres afirmar que não pode haver contestação em relação a 1,4 golos esperados deles?
E voltamos ao mesmo - mérito deles ou demérito do rival?

- Errado. Se é a Juventus contra o Frosinone, com 40X menos orçamento, o trabalho do Sarri com exibições dessas não vai ser avaliado apenas pelos "golos esperados", te garanto lol

- Os golos esperados também deviam medir isso. Simples! Parece óbvio que um treinador (por exemplo Klopp) treina durante a semana para que as oportunidades de golo criadas sejam concluídas nromalmente pelo Salah e parceiros... não para serem concretizadas aos 90min no desespero, a perder 1-0, pelo Lovren. Mesmo sendo a mesma oportunidade de golo, o trabalho da equipa é diferente.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
@Ric_Sousa

- Claro que não. O que se define pela ciência é o que efectivamente acontece e o que é mais importante num jogo de futebol: os golos, que são sempre precedidos de remates. E com os dados dos remates podes aplicar ciência e é aí que entram os "golos esperados". Como consegues medir nas duas balizas, consegues perceber a produção ofensiva e defensiva. Depois tudo o que acontece no meio disso é trabalho do treinador: como atacar e defender bem. É esse o objectivo de todos os treinadores.

- Não há, porque o modelo tem parâmetros concretos e específicos. Eu podia discutir contigo os resultados da equação E=mc2 do Einstein mas era improdutivo porque matemática não se discute, aplica-se. Podes é sugerir um modelo melhor, mas para isso tens que apresentar resultados mais evidentes, etc. Isso sim, é discutível. Mas os modelos mais recentes são muito avançados e, como te disse, são usados pelos maiores e melhores clubes do mundo. Basta pesquisares no google para confrirmar.

- O Sarri vai ser avaliado pelos títulos que conquistar, não pelo rácio de "golos esperados". O meu ponto não era esse. O meu ponto é que se conseguires anular o processo ofensivo do teu adversário e o teu funcionar bem, vais ganhar muitos jogos. E isso leva-te a vitórias e títulos. Os "golos esperados" são uma medição e só os consegues melhorar com muito (e bom) trabalho no campo. Seja com pressão alta, com linha baixa, tudo à defesa, etc. Muitos treinadores acham que maximizam os "golos esperados" se jogarem com as linhas avançadas e longe da sua baliza. Há várias formas de matar um coelho (que me desculpem os votantes no PAN). E atenção, há muitos treinadores que nem sabem o que é isto. Mas os analistas explicam-lhes por outras palavras. Garanto-te (por experiência própria) que, por exemplo, todos os clubes ingleses têm departamentos com várias pessoas a fazerem este tipo de análises avançadas.

- Não podem medir, porque a concretização não faz parte da fórmula. Isso é outra coisa. O que podes fazer é depois medir o xG em contextos diferentes: com o jogo empatado, quando estás a perder ou a ganhar. Isso pode-te dar informação muito úteis para poderes melhorar certas áreas do teu jogo. De qualquer forma ontem o FC Porto esteve sempre atrás do resultado, por isso a produção foi sempre com a equipa adversária com muita concentração defensiva, o que é um bom sinal.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,986
45,528
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
ixnay disse:
Não concordo nada com isso. O que os decisores têm que fazer é dar títulos aos clubes e aos adeptos. E isso faz-se com treinadores competentes e com jogadores de qualidade.

Contudo, por vezes, em contexto de vitória há situações que exigem a mudança pois antecipam "problemas". Um plantel esgotado motivacionalmente, um treinador que quer partir para outros desafios.

Nessa altura, a direcção do FC Porto deveria ter tido a coragem de manter VP, reformulando o plantel completamente. Novos jogadores, novos desafios, mais motivação para todos. Deixar sair VP foi um erro que pagamos muito caro - pois foi aí que permitimos que o polvo começasse a crescer.

PS: Eu próprio queria que VP saísse. Nunca lhe conseguir perdoar as vergonhas na UCL + bem como não ter apostado a sério no Iturbe. Mas estava errado.
Mas isso era antigamente, dá para ver pela forma como PDC comunica que cada vez mais quer tentar agradar os adeptos com algumas decisões.

E claro é sempre preciso ressalvar que o numero de haters e de experts em videojogos é muito maior na Internet, por isso tambem é preciso fazer essa distinção quando se está a pensar na opinião dos adeptos sobre o treinador.

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,558
122
40
Oliveira de Azeméis
ixnay disse:
@Ric_Sousa

- Claro que não. O que se define pela ciência é o que efectivamente acontece e o que é mais importante num jogo de futebol: os golos, que são sempre precedidos de remates. E com os dados dos remates podes aplicar ciência e é aí que entram os "golos esperados". Como consegues medir nas duas balizas, consegues perceber a produção ofensiva e defensiva. Depois tudo o que acontece no meio disso é trabalho do treinador: como atacar e defender bem. É esse o objectivo de todos os treinadores.

- Não há, porque o modelo tem parâmetros concretos e específicos. Eu podia discutir contigo os resultados da equação E=mc2 do Einstein mas era improdutivo porque matemática não se discute, aplica-se. Podes é sugerir um modelo melhor, mas para isso tens que apresentar resultados mais evidentes, etc. Isso sim, é discutível. Mas os modelos mais recentes são muito avançados e, como te disse, são usados pelos maiores e melhores clubes do mundo. Basta pesquisares no google para confrirmar.

- O Sarri vai ser avaliado pelos títulos que conquistar, não pelo rácio de "golos esperados". O meu ponto não era esse. O meu ponto é que se conseguires anular o processo ofensivo do teu adversário e o teu funcionar bem, vais ganhar muitos jogos. E isso leva-te a vitórias e títulos. Os "golos esperados" são uma medição e só os consegues melhorar com muito (e bom) trabalho no campo. Seja com pressão alta, com linha baixa, tudo à defesa, etc. Muitos treinadores acham que maximizam os "golos esperados" se jogarem com as linhas avançadas e longe da sua baliza. Há várias formas de matar um coelho (que me desculpem os votantes no PAN). E atenção, há muitos treinadores que nem sabem o que é isto. Mas os analistas explicam-lhes por outras palavras. Garanto-te (por experiência própria) que, por exemplo, todos os clubes ingleses têm departamentos com várias pessoas a fazerem este tipo de análises avançadas.

- Não podem medir, porque a concretização não faz parte da fórmula. Isso é outra coisa. O que podes fazer é depois medir o xG em contextos diferentes: com o jogo empatado, quando estás a perder ou a ganhar. Isso pode-te dar informação muito úteis para poderes melhorar certas áreas do teu jogo. De qualquer forma ontem o FC Porto esteve sempre atrás do resultado, por isso a produção foi sempre com a equipa adversária com muita concentração defensiva, o que é um bom sinal.
Continuas com os pontos mais importantes pendentes, sem resposta...

Esses "golos esperados" simplesmente medem e categorizam as oportunidades de golo. Não dizem nada sobre a exibição de uma equipa.
Continuo à espera de saber por exemplo se os holandeses ontem atacaram bem ou não

Não fui eu que vim para aqui com a estatística das oportunidades do Porto ontem para defender o trabalho do treinador, independentemente de tudo o resto que um jogo contempla... e já agora das contingências em que essas oportunidades apareceram

A sério que acreditas que um treinador duma Juventus, Barcelona, City, PSG, que passe os jogos sem passar o meio-campo, vai ter oportunidade de ser avaliado pelos títulos? Antes disso seria avaliado pelos adeptos, dirigentes e próprios jogadores (como CR7, Messi e afins) de passar os jogos atrás da bola... e seria obviamente corrido...
De pouco lhe serviriam os golos esperados

Haja alguém que ainda consiga encontrar boas notícias ontem!

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Ric_Sousa disse:
Continuas com os pontos mais importantes pendentes, sem resposta...

Esses "golos esperados" simplesmente medem e categorizam as oportunidades de golo. Não dizem nada sobre a exibição de uma equipa.
Continuo à espera de saber por exemplo se os holandeses ontem atacaram bem ou não

Não fui eu que vim para aqui com a estatística das oportunidades do Porto ontem para defender o trabalho do treinador, independentemente de tudo o resto que um jogo contempla... e já agora das contingências em que essas oportunidades apareceram

A sério que acreditas que um treinador duma Juventus, Barcelona, City, PSG, que passe os jogos sem passar o meio-campo, vai ter oportunidade de ser avaliado pelos títulos? Antes disso seria avaliado pelos adeptos, dirigentes e próprios jogadores (como CR7, Messi e afins) de passar os jogos atrás da bola... e seria obviamente corrido...
De pouco lhe serviriam os golos esperados

Haja alguém que ainda consiga encontrar boas notícias ontem!
1. Toda a "exibição" de uma equipa leva a uma de duas coisas: um remate na baliza adversária ou um remate na tua baliza. Atacar bem é algo demasiado subjectivo. O que queres dizer com isso? O que é atacar bem? É fazer 30 passes antes de marcar um golo? Para mim atacar bem é criar volume ofensivo e ter a qualidade necessária para finalizar as jogadas. Por isso atacamos bem ontem? Não, porque não finalizamos o enorme volume que criamos.

2. O meu objectivo não é defender o trabalho do treinador nem dos jogadores. O que quero é que o FC Porto vença jogos. Ontem não venceu por manifesta infelicidade. Quero acreditar que os nossos jogadores são capazes de, em situações similares à de ontem são capazes de finalizar em muitas delas. Prefiro ganhar sempre, mas de preferência com muitas ocasiões de golo todos os jogos porque sei que isso vai minimizar a minha probabilidade de empatar/perder jogos.

3. Até pelo que disse antes, este cenário teórico (que tu criaste!) nunca vai acontecer porque não é sustentável. Ninguém consegue passar o jogo a defender e não impedir que o adversário crie perigo e, ao mesmo tempo, chegar à baliza adversária com quantidade/qualidade para ganhar a maioria dos jogos. Os italianos faziam isso, mas num tempo em que as equipas não tinham capacidade táctica para os desmontar. Quanto começaram a ter, acabou-se o catenaccio. Mas jogando o teu jogo, se eu amanhã pegasse no FC Porto e tivesse uma estratégia mirabolante qualquer que, jogando sempre à defesa, ganhava os jogos todos, posso-te garantir que no final da época me estavas a aplaudir pela minha brilhante capacidade estratega.

super82

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
20,223
9,794
O treinador só sai quando quiser. Acham mesmo que o presidente, ainda por cima candidato para mais uma eleição que deve ganhar tá com as suas capacidades para reconhecer que errou mais uma vez?
Deu mais uma oportunidade essa época a ele e agora o ia mandar embora.
Deviam sair os 2
Mas temos que levar com os 2. Gratidão dá direito a ser amor para toda a vida.
Até eles quererem

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,245
3,472
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Venho aqui e descubro que afinal não levamos um banho de bola e que só não levamos um banho de golos porque o Marche jogou mais uma vez sozinho. Não, perdemos por mero azar, já que sem ele tínhamos vencido facilmente por uns 0-3. O tabaco está muito forte.

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,558
122
40
Oliveira de Azeméis
ixnay disse:
1. Toda a "exibição" de uma equipa leva a uma de duas coisas: um remate na baliza adversária ou um remate na tua baliza. Atacar bem é algo demasiado subjectivo. O que queres dizer com isso? O que é atacar bem? É fazer 30 passes antes de marcar um golo? Para mim atacar bem é criar volume ofensivo e ter a qualidade necessária para finalizar as jogadas. Por isso atacamos bem ontem? Não, porque não finalizamos o enorme volume que criamos.

2. O meu objectivo não é defender o trabalho do treinador nem dos jogadores. O que quero é que o FC Porto vença jogos. Ontem não venceu por manifesta infelicidade. Quero acreditar que os nossos jogadores são capazes de, em situações similares à de ontem são capazes de finalizar em muitas delas. Prefiro ganhar sempre, mas de preferência com muitas ocasiões de golo todos os jogos porque sei que isso vai minimizar a minha probabilidade de empatar/perder jogos.

3. Até pelo que disse antes, este cenário teórico (que tu criaste!) nunca vai acontecer porque não é sustentável. Ninguém consegue passar o jogo a defender e não impedir que o adversário crie perigo e, ao mesmo tempo, chegar à baliza adversária com quantidade/qualidade para ganhar a maioria dos jogos. Os italianos faziam isso, mas num tempo em que as equipas não tinham capacidade táctica para os desmontar. Quanto começaram a ter, acabou-se o catenaccio. Mas jogando o teu jogo, se eu amanhã pegasse no FC Porto e tivesse uma estratégia mirabolante qualquer que, jogando sempre à defesa, ganhava os jogos todos, posso-te garantir que no final da época me estavas a aplaudir pela minha brilhante capacidade estratega.
1. Errado. A exibição da equipa não tem a ver com os remates efectuados/sofridos. Ou melhor, tem em parte, mas há muitos mais factores - a diferença das equipas, fragilidade do adversário, a necessidade de serem efectuados esses mesmos remates (por exemplo a perder o jogo durante grande parte do mesmo aumenta a probabilidade dos remates efectuados do que se estiver a ganhar... no entanto só o facto de se estar a perder é um mau sinal para avaliar a própria exibição da equipa lol). Tanta coisa...
Boa exibição não tem nada a ver com isso dos 30 passes e afins. Isso é para as notas artísticas. O estilo de jogo é subjectivo (o City e Liverpool geralmente atacam ambos bem e de forma bem diferente). Tem a ver com a consistência da equipa, fluidês, entrosamento, posicionamento em campo, determinação, nº erros individuais, colectivos, tácticos... enfim um monte de coisas que estaríamos horas a falar, mas não vale a pena pois tu também saberás avaliar exibições.

2. Portanto o mesmo user que utiliza fórmulas matemáticas para calcular golos esperados como sendo factuais... usa a sorte/azar para definir resultados...
Esquecendo o que não estará explícito nessas mesmas fórmulas.
Ainda estou à espera que utilizes essa fórmula para os primeiros 50min de jogo, com o resultado igual ao plano de jogo inicial das 2 equipas. Seria curioso perceber que, contra o 6º classificado da poderosa liga holandesa, essa máquina trituradora de ataque que foi o Porto ontem, teria aproximadamente 1/1,5 oportunidade de golo contra outra 1 do rival...

3. claro que usei uma hipérbole para se perceber a ideia. O que disse não é sustentável, mas não tenho dúvidas nenhumas que se uma equipa que seja ultra-favorita e com muito maior matéria-prima que os adversários em 90% dos jogos se assentasse apenas nos "golos esperados", não produzindo exibições consistentes (voltando ao ponto 1) e de controlo dos jogos/domínio sobre os adversários... o treinador não iria ter vida fácil

E não, se fosses treinador do Porto e jogasses todos os jogos contra Setubal, Paços e afins no teu meio-campo, com 20% de posse de bola, sem conseguir ligar 3 passes seguidos,... podes ter a certeza que não te aplaudia. Pois a minha convicção é que o Porto consegue ganhar a esses rivais de outra forma. Se fossemos adeptos do Burnley e fosses ganhar todos os jogos da Premier assim, por 1-0, com um golo de chouriço de canto... aí sim - aplaudia de pé! Mas só na 1ª época. Depois de sermos campeões, ganharmos dinheiro, ir jogar a champions - a responsabilidade da equipa aumentava, bem como a exigência exibicional.