Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

0.00 Performance da Época
D

Dragon_92

Guest
Por mim se Vítor Pereira ou André Villas-Boas estivessem disponíveis trocava na hora.

Se for JJ a alternativa, que fiquem quietos.

Por mim SC não ficava... Não o vejo a pôr de lado as suas teimosias e os seus amores por Tavinhos que não jogam nada.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,421
4,863
Olimpo
Vais se chegar a altura em que vai se escrever aqui que o Sérgio é um anti-Portista primario, já faltou mais... 😂😂😂

LeaveYD

Tribuna Presidencial
18 Setembro 2016
6,795
2,746
fjpfcp disse:
E onde te baseias para ter tantas garantias que saindo ele vamos ganhar?

Quem seria o próximo treinador? Já sabes?

Não vais colocar o SC num patamar, “qualquer um e melhor” ou vais?

Se continuar a roubalheira e jogadores comprados, achas que é fácil ganhar? Ou és mais um que acha que só temos de ganhar os 34 jogos e mais nada?

Não acho que vamos ganhar. Mas o que ele fez não é de treinador de um grande. Vê o estado do Sporting e ri-te. Ele neste momento é uma marioneta da SAD. Se acha que não lhe dão jogadores que diga e saia pela porta grande que nos estaremos aqui para apoia lo.

Agora 5 vezes que perde contra o Sporting em finais/meias finais? Eu tinha e tenho vergonha. Não aprende, tomara que ele aprendesse. A casmurrisse não o vai levar a lado nenhum.

Mas, pelo que tu dizes da para ver o estado do nosso clube. Um clube que se tornou num Sporting. Um clube onde não ganhar já é normal. É isto...

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,660
4,585
David Copperfield disse:
Esses 2/3 jogadores fizeram a diferença. Bruno Fernandes e Bas Dost...
Temos de facto uma das melhores defesas de sempre....e o pior ataque desde Pena/Vinha o matador...
O problema é que independentemente da muita qualidade atrás e da falta de qualidade à frente, mostrámos imensas debilidades tanto no processo defensivo como no ofensivo. A qualidade individual dos jogadores é importante, mas só se torna decisiva se os processos forem bem trabalhados. O Soares é fraco, André pereira e Fernando são inenarráveis, mas também é verdade que foram muitas vezes mal servidos pelos flanqueadores ou pelos jogadores do meio campo.
E atrás a mesma coisa: o sexteto defensivo era bom, mas vi a equipa sofrer golos inacreditáveis contra equipas de caca e avançados muito piores do que Soares. Porquê? Porque o modelo de jogo do SC favorece jogos partidos, em que tudo pode acontecer. E daí a dificuldade em segurar vantagens.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,421
4,863
Olimpo
sirmister disse:
O problema aqui é que há quem não consiga perceber diferentes tipos de futebol, e depois não perceba como é que e possivel o FCP criar tanta chance para marcar golos ao mesmo tempo que diz que joga muito mal...
O pessoal não percebe nada disto, insistem que o problema é o modelo do Sérgio quando esse modelo faz 173 pontos em dois anos e tem resultados muito competentes lá fora ao contrário do todo poderoso slb rolo compressor campeao do lage.

LeaveYD

Tribuna Presidencial
18 Setembro 2016
6,795
2,746
Zeus disse:
O pessoal não percebe nada disto, insistem que o problema é o modelo do Sérgio quando esse modelo faz 173 pontos em dois anos e tem resultados muito competentes lá fora ao contrário do todo poderoso slb rolo compressor campeao do lage.

Sim. E ganhou quase tudo. Mas ao mesmo tempo não ganhou nada. Parecemos o JJ. Incrível.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,421
4,863
Olimpo
LeaveYD disse:
Sim. E ganhou quase tudo. Mas ao mesmo tempo não ganhou nada. Parecemos o JJ. Incrível.
Ganhou um Campeonato e uma Supertaça e só não ganhou mais por causa disto:

Fil disse:
Ora bem, como prometido, esta é a minha conclusão à Liga Real que elaborei desde o início da Liga NOS, até ao seu epílogo.

Vou analisar em cada parâmetro, desde penaltis, cartões amarelos e vermelhos, e actuação do VAR, além da quantidade de erros graves que existiram a favor e contra cada um dos grandes do nosso futebol, e como isso influenciou, ou não, a pontuação final.

Comecemos pelos Penaltis,

- - - O FC Porto teve um prejuízo considerável no que concerne à marcação, ou não, de penaltis. Senão, vejamos,

Penaltis por assinalar a favor: 10, sendo 4 em casa e 6 fora.
Penaltis por assinalar contra: 4, sendo 3 em casa e 1 fora.

Logo, há aqui um prejuízo de 6 grandes penalidades.

Para que fique registado, no que respeita a penaltis bem assinalados, houve,

5 penaltis bem assinalados a favor do FC Porto, 3 em casa e 2 fora.
3 penaltis bem assinalados contra o FC Porto, 1 em casa e 2 fora.

- - - No caso do Benfica, a situação inverte-se.

Penaltis por assinalar a favor: 2, ambos na situação de visitado.
Penaltis por assinalar contra: 9, com 2 em casa e 7 fora.

Verifica-se um benefício assinalável de 7(!!!) penaltis.

Quanto aos penaltis bem assinalados,

8 penaltis bem assinalados a favor do Benfica, 3 em casa e 5 fora.
4 penaltis bem assinalados contra o Benfica, 2 em casa e 2 fora.

- - - Quanto ao Sporting, o panorama é o seguinte.

Penaltis por assinalar a favor: 1, fora de casa.
Penaltis por assinalar contra: 4, com 1 em casa e 3 fora.
Penaltis mal assinalados a favor: 4, com 3 em casa e 1 fora.

Tal como no caso do Benfica, verifica-se um largo proveito ilícito de 7 penaltis.

Quanto aos penaltis bem assinalados,

7 penalti bem assinalados a favor do Sporting, 4 em casa e 3 fora.
1 penalti bem assinalado contra o Sporting, fora de casa.

:. Se podemos concluir algo acerca dos penaltis, é que o FC Porto foi largamente prejudicado em relação aos seus rivais, sendo que isso traduz-se negativamente na pontuação final da Liga NOS, como é natural. Mas isso veremos mais à frente.

Passemos à frente, e vejamos a questão dos cartões, começando pelos amarelos.

- O FC Porto viu serem admoestados 57 jogadores, sendo que 10 ficaram por advertir com o respectivo cartão amarelo (27 - 5 em casa, e 30 - 5 fora).
- Já os adversários viram 82 cartões, e 26 ficaram por exibir (43 - 16 em casa, 39 - 10 fora).

- O Benfica viu serem admoestados 70 jogadores, com 29 a ficarem por advertir com o cartão amarelo (25 - 9 em casa, e 45 - 20 fora).
- Já os adversários viram 100 cartões, com 26 a ficar no bolso do árbitro (47 - 12 em casa, 53 - 14 fora).

- O Sporting viu serem advertidos 96 jogadores, sendo que 15 foram poupados ao cartão (41 - 9 em casa, e 55 - 6 fora).
- Já os adversários viram 113 cartões, com 10 a não serem devidamente punidos (51 - 7 em casa, 62 - 3 fora).

-Se por um lado o FC Porto foi, dos grandes, o que menos cartões viu, também foi o menos poupado, e os seus adversários foram os que sofreram menos admoestações, com um grande número de cartões a não ser exibido a esses adversários.

-O Benfica, por seu lado, não foi a equipa a quem mais cartões foram mostrados (mais que FC Porto, mas menos do que Sporting), mas foi, de longe, a que teve mais jogadores poupados à amostragem dos cartões amarelos, com mais do que FC Porto e Sporting em conjunto. Os seus adversários foram mais castigados do que os do FC Porto.

-O Sporting foi a equipa que viu mais cartões e cujos adversários sofreram mais advertências com amarelos.

:. Não se tira nenhuma conclusão em particular. Mas a estatística que revela que o Benfica teve 29 jogadores poupados a cartões amarelos, enquanto o FC Porto teve 10, e o Sporting 15, talvez mostre algo suspeito.

O seguinte parâmetro são as expulsões.

- Do FC Porto foi expulso apenas 1 jogador, e 2 não foram mas deviam tê-lo sido.
Quanto a adversários do FC Porto, os seus jogadores foram contemplados com 7 expulsões, e outros 7 escaparam a tal destino.

- No caso do Benfica foram expulsos 6 jogadores, mas 10 foram poupados ao vermelho.
Quanto aos seus adversários, foram contemplados com 2 expulsões, outros 2 ficaram em campo quando não deviam, 1 foi mal expulso.

- No caso do Sporting foram expulsos 4 jogadores, mas 5 foram poupados, com 2 a serem mal expulsos.
Quanto aos seus adversários, 4 foram bem expulsos, 1 vermelho foi mal exibido, e 5 ficaram por mostrar.

:. Neste particular, salta à vista o número de jogadores do Benfica poupados a expulsões. E mesmo assim, 6 mereceram a punição máxima disciplinar. De registar um unico jogador do FC Porto expulso, mas os seus adversários foram poupados num número relevante.

O VAR também não escapou a alguma mediocridade com muitos lances mal ajuízados e interpretados, também um pouco por culpa do protocolo vigente, mas não só, o que demonstra que esse protocolo tem de ser alterado para que os árbitros, seus assistentes e VAR tenham maior responsabilidade, e ao mesmo tempo mais autonomia para decidir.

Agora, os erros graves. Considerei erros graves, os penaltis, os golos, mal validados, ou mal anulados, as expulsões perdoadas e as não efectivadas, e livres perigosos, quando a falta era bastante evidente e muito próximo da grande área.

Portanto, segundo as minhas contas, o FC Porto foi beneficiado em,

- 4 lances de penalti
- 2 de expulsão
- 1 de golo
- 1 de livre perigoso

TOTAL: 8

e prejudicado em,

- 10 lances de penalti
- 5 de expulsão
- 1 de golo
- 2 de livre perigoso

TOTAL:18

Tudo isto, somado e subtraído dá um saldo negativo de 10 lances em que o FC Porto foi prejudicado.

No caso do Benfica, há benefício em

- 9 lances de penalti
- 11 de expulsão
- 4 de golo
- 3 de livre perigoso

TOTAL: 27

e prejuízo em,

- 2 lances de penalti
- 3 de expulsão
- 0 de golo
- 2 de livre perigoso

TOTAL: 7

O que dá um total de 20 lances em que o Benfica foi beneficiado. Comparar este número com o que apurei para o FC Porto, é como comparar o dia e a noite. Não há comparação possível.

No caso do Sporting, há benefício em

- 8 lances de penalti
- 7 de expulsão
- 1 de golo
- 1 de livre perigoso

TOTAL: 17

e prejuízo em,

- 1 lances de penalti
- 10 de expulsão
- 1 de golo
- 1 de livre perigoso

TOTAL: 3

Conclui-se que há benefício de 4.

--- Para concluir, a pontuação da Liga Real.

Com todos os números que acabei de apresentar, e dadas as circunstâncias dos jogos, os momentos em que aconteceram os benefícios e prejuízos, dentro da subjectividade e com a objectividade possível, considero que o FC Porto deveria ter sido o campeão, com 84 pontos, apenas menos 1 do que os 85 que conseguiu.

Em 2º lugar, ficaria o Benfica, com 77 pontos, menos 10 do que os 87 atingidos, e o Sporting faria apenas 65, menos 9 do que os que fez, não sendo certo que o 3º lugar estaria assegurado pois este exercício não é possivel fazer para o Braga.

Como se pode ver no abaixo exposto,

A propósito disto, e paralelamente, há um senhor, que dá pelo nome de Rui Santos, que elabora um exercício semelhante a este, mas na sua contabilidade pessoal, o Benfica era o justo campeão, tanto na Liga Real que o dito senhor elaborou, como na vertente em que soma os penaltis a essa Liga Real.

Para ele, o Benfica faria sempre 85 pontos, apenas menos 2 do que aqueles que fez.
O FC Porto faria apenas 79 na Liga Real, e 73 na Liga Real + Penaltis.

Devo confessar a minha estupefacção perante estes números. Na minha óptica não fazem qualquer sentido, pois os benefícios de que o Benfica dispôs toda a época, mais notórios na última parte do campeonato, mas que existiram durante toda a Liga, são por demais evidentes, e traduzem-se numa pontuação bem acima daquela que deveriam ter obtido.

Isto é inegável.

https://www.facebook.com/tempoextra/posts/2349766861729105?

https://sicnoticias.pt/opiniao/2019-05-22-Benfica-ganha-a-Liga-Real-com-6-pontos-de-avanco-relativamente-ao-FC-Porto?fbclid=IwAR3TDmjCX3Xlz55GUqC5I9Xh5A9sC8yMI4rRtLJ5qmu8-ty4EG2DzsfMqR0

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
37,523
72,311
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
LeaveYD disse:
Não acho que vamos ganhar. Mas o que ele fez não é de treinador de um grande. Vê o estado do Sporting e ri-te. Ele neste momento é uma marioneta da SAD. Se acha que não lhe dão jogadores que diga e saia pela porta grande que nos estaremos aqui para apoia lo.

Agora 5 vezes que perde contra o Sporting em finais/meias finais? Eu tinha e tenho vergonha. Não aprende, tomara que ele aprendesse. A casmurrisse não o vai levar a lado nenhum.

Mas, pelo que tu dizes da para ver o estado do nosso clube. Um clube que se tornou num Sporting. Um clube onde não ganhar já é normal. É isto...
Se não ganhaste ao Sporting o Sérgio foi o menos culpado.

Que me lembre fomos sempre superiores, se os nossos avançados falham golos em barda, e se é mais ou menos unânime a sua falta de qualidade, por muito lutadores que sejam, não vejo como culpar o SC. Ainda ontem fomos muito melhores, e essa é a competência do treinador.

Preparar a equipa. Agora ele não pode fazer dos jogadores o que eles não são. E muito melhoraram eles nos últimos 2 anos. Simplesmente há barreiras que não se ultrapassam.

Pensa como estava a equipa antes de chegar o SC.

Desde que ele chegou, viste um Marega explodir, ao ponto de poder ser vendido por muitos milhões, o Corona ganhar uma regularidade que nunca se viu antes, inclusive jogar a DD. Soares muito mais completo, Herrera a jogar como nunca se tinha visto, muitos golos de bola parada, quando antes não marcavas um golo de canto. Enfim, há muito de bom para falar.

E também há de mau. Não digo que não.

Eu nao troco o SC só porque sim, ou por qualquer um. Se me dissessem que saia ele é v8nha um Mourinho de 2003, aí sim, apoiava. Agora sair e sei lá quem é o próximo.

J

JAEP

Guest
LeaveYD disse:
O user "Zeus" está a defender o SC como estaria a defender o NES ou o Lopetegui.
E ele tem razão, com aquele argumento muitissimo válido o Benfica tinha ganho 1 dos 5 campeonatos que ganhou nos ultimos 6 anos e a esta hora não teria havido SC nem NES, já que Lopetegui ainda estaria a ser o treinador do FC Porto.

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
15,525
20,077
David Copperfield disse:
Ora comprova lá onde ele diz que é sportiguista?
É evidente que é portista doente e gosta da académica da terra dele.
Já na altura critiquei isso e postei aqui um video. Um colega já demonstrou que ele o disse... e também deu bons exemplos de jogadores adeptos de outros clubes, que passaram a ser nossos adeptos (até o Baía... e, por exemplo, sempre ouvi dizer que o Couto e o Postiga eram benfiquistas). Também não gostei da atitude dele quando estava no braga (até compreensível, se queres fazer carreira em portugal... não te podes associar demasiado ao Porto). Mesmo assim, o resto do meu post era a apoiar o treinador. E tenho a certeza que muito portista de berço não teria dado a mão ao clube há dois anos (estou a lembrar-me de alguém, sim). Teve os seus erros, mas não sou adepto de passar do 80 para o 8. Ainda há uns meses era o maior... agora já anda tudo a criticar. Talvez esta época lhe ensine bastante. Espero ver uma versão melhorada do Sérgio Conceição para a próxima época... e para isso lhe dêem material para trabalhar.

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,660
4,585
sirmister disse:
O problema aqui é que há quem não consiga perceber diferentes tipos de futebol, e depois não perceba como é que e possivel o FCP criar tanta chance para marcar golos ao mesmo tempo que diz que joga muito mal...
Ontem criámos muitas oportunidades e só por azelhice na finalização, algum azar e o habitual contributo do padre de serviço é que perdemos a taça.
Mas e contra o moreirense? Contra os corruptos em casa? Contra o guimarães em casa? Contra o sportém em alvalade e contra o sportém B na última jornada? Criámos muitas oportunidades nesses jogos? Foram os avançados que se fartaram de falhar golos? Não me lembro de ter sido assim.

O que eu lembro é que, a jogar de outra maneira, espetámos 3-0 ao Braga para a taça sem espinhas. Porque é que depois desse jogo se se voltou a apostar exclusivamente em bola para o Marega? Não critico propriamente o modelo de jogo do SC, apesar de não me dar grande gozo este futebol. O que eu critico é sobretudo a falta de flexibilidade tactica do SC, que pelos vistos só sabe pôr a equipa a jogar duma maneira, tornando o nosso jogo altamente previsível.

joliveira

Bancada central
29 Fevereiro 2016
1,343
255
Jules Winnfield disse:
A próxima época é mais uma...

o nosso futebol não é medíocre, é competitivo. Temos um treinador assertivo, com carisma, com identidade FCPorto, dos melhores que até hoje passou por aqui.

Não existe contestação ao treinador. Nunca existiram lenços brancos, e tantos outros viram lenços brancos. Tirando meia dúzia de users do fórum dos Dragões, que querem fazer crer que a sua opinião é a dos sócios e adeptos, o treinador tem apoio esmagador da massa adepta do FCPorto. É preciso enquadrar a insignificância das opiniões aqui do fórum, quaisquer que sejam.

Lembro-me bem de épocas mais importantes. Felizmente....
Na próxima época o clube vai perder 5/6 titulares. Mais uma mão cheia de suplentes. Estamos a falar de 11/12 jogadores de um plantel de 24/25 jogadores. Algo que não me lembro de ver no clube. E que pressupõe um conjunto de aquisições, numa altura que se está apertado de finanças, o que leva a que o clube imperiosamente não possa falhar.

A juntar a isto ainda se inicia a época em Julho com a 3ª pré-eliminatória da Champions, algo que já não acontecia desde os tempos do Otávio Machado. O que desde logo torna necessário alterar toda a planificação dos treinos, para que os jogadores iniciem a época no seu pico de forma.

Estas duas acontecimentos nunca se conjugaram no nosso clube, pelo menos nos últimos 24 anos que vejo futebol. Por isso, esta não é mais uma época. É sim um momento definidor no futuro do clube no mínimo para os próximos cinco anos (embora acredite que sejam muito mais), em que se tem de acertar nas aquisições, ir a Champions, e integrar os jovens jogadores com talento. O cumprimento desta tríade é essencial no futuro do clube.

O SC pode ter carisma, raça, "respirar Porto", tudo o que se quiser chamar. Mas o mais importante é ter competência e capacidade para dar a volta ao ciclo negativo para voltar a colocar o clube no topo. E esta época quando o clube estava a entrar numa espiral negativa o SC não conseguiu por diversas vezes inverter as coisas. E o clube invés de evoluir, acabou por regredir em muitos campos. Um exemplo é a marcação de penaltis, em dois anos foram quatro derrotas com o sporting, não se evoluiu nada neste campo. Mas existem outros exemplos.

A parte final não deve ser para mim. Simplesmente expressei a minha opinião em nome individual, nem fiz qualquer referência a ser correspondente a uma maioria dos adeptos do Porto. Nem pretendo confundir a minha opinião com a das outras pessoas, que tem tanto direito a opinião delas como eu.

Maki disse:
Se as equipas passaram a conseguir anular facilmente o nosso jogo, como o FC Porto fez apenas menos 3 pontos que na época passada?
Para mim o problema foi outro: a finalização. O NGC fez muitos jogos em que fez 20/30 remates e só fez um ou 2 golos.
O NGC não perdeu ontem porque o seu jogo foi anulado mas sim por causa da finalização.
O Porto tem uma vantagem competitiva face a esmagadora maioria dos adversários com que joga na temporada. É natural que individualmente faça a diferença, mesmo que colectivamente não esteja a resultar. Com as equipas mais bem trabalhadas do campeonato português e alguns jogos na Champions já se teve várias dificuldades neste campo, e onde se notou várias limitações no estilo de jogo. Mesmos em muitas vitórias não houve qualquer tipo de controlo do jogo, em que os adversários perceberam como se joga e conseguiam inverter o jogo.

Concordo que uma melhor finalização podia resolver alguns jogos. Mas existem outros problemas antes da finalização, e que uma melhoria na finalização podia mascarar mas não eliminava.

Absolution disse:
Pergunta pessoal:
Por acaso és João Oliveira que andou na secundária de Valadares?
Não. Embora seja de VNG.

Cheue

12 Maio 2016
24,793
39,563
Conquistas
7
109
Zeus disse:
mas o pessoal ganha campeonatos no FM...
...por isso percebe mais de bola e tem mais 'capacidade táctica' que o SC.

e por capacidade táctica, entenda-se: "jogar como eu gosto".

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
15,525
20,077
Dragon_92 disse:
Por mim se Vítor Pereira ou André Villas-Boas estivessem disponíveis trocava na hora.

Se for JJ a alternativa, que fiquem quietos.

Por mim SC não ficava... Não o vejo a pôr de lado as suas teimosias e os seus amores por Tavinhos que não jogam nada.
Eu já defendi aqui o Vítor Pereira bastante, e sempre disse que o grande mal da sua segunda temporada no Porto foi não lhe terem "dado" sequer um extremo de jeito (e não ter tido grande apoio da SAD, até tendo de ouvir da boca do presidente que, se não estragassem a estrutura, que qualquer um teria condições para ganhar..)... e até prefiro a forma como as suas equipas jogam... mas não me acredito que ele conseguisse melhores resultados com os jogadores que temos. Tenho a certeza que o Óliver seria potencializado... mas um Marega teria sido imediatamente encostado para canto.

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
15,525
20,077
Zeus disse:
Vais se chegar a altura em que vai se escrever aqui que o Sérgio é um anti-Portista primario, já faltou mais... 😂😂😂
Epá... isto começou com um post meu a defender o treinador, mas a explicar porque não gostei muito da sua contratação. Uma das coisas que não gostei foi quererem fazer dele, à altura, num portista de berço (não gosto de propagandas... se não gosto que façam do jesus, vitória, lage os novos mourinhos ou guardiolas, também não gosto quando tentam fazer trapaças semelhantes no meu clube, e fazer-me passar por burro)... de resto nada contra. O pessoal tem é de aprender a ler e a ter mais calma. Aqui ninguém me vê a criticar o treinador ou os jogadores por causa de ontem. E o tal posto, na sua globalidade, era a apoiar o treinador...

D

Dragon_92

Guest
Vinha disse:
Eu já defendi aqui o Vítor Pereira bastante, e sempre disse que o grande mal da sua segunda temporada no Porto foi não lhe terem "dado" sequer um extremo de jeito (e não ter tido grande apoio da SAD, até tendo de ouvir da boca do presidente que, se não estragassem a estrutura, que qualquer um teria condições para ganhar..)... e até prefiro a forma como as suas equipas jogam... mas não me acredito que ele conseguisse melhores resultados com os jogadores que temos. Tenho a certeza que o Óliver seria potencializado... mas um Marega teria sido imediatamente encostado para canto.
Convém referir que muitos desses jogadores que temos vão sair, felizmente.

Quem vier para aqui tem uma oportunidade de construir uma equipa à sua imagem.

Não ficava com SC porque não o estou a ver abdicar das suas ideias e corrigir algumas teimosias que nos levaram a acabar esta época sem ganhar (só a Supertaça conquistada).

Mas se ficar e provar que estou enganado (como espero que aconteça) cá estarei para o dizer.

Heisenberg

Bancada central
24 Novembro 2015
1,181
359
O problema não é ter perdido o campeonato com +7 que se transformarem em -2.

O problema não é ir às decisões e perdê-las no final. Prefiro chegar e perder do que não chegar.

O Jesus também perdeu tudo num ano e no seguinte limpou tudo internamente.

O verdadeiro problema está em que o ciclo do Sérgio acabou. Ele não consegue demonstrar cabeça fria. Não foi só o nosso futebol que desceu a pique em qualidade. Foi também ele enquanto líder - quantos e quantos problemas de disciplina este ano -, o discurso que foi piorando chegando a roçar o ridículo e as próprias atitudes.

Não me digam que um treinador está nas suas perfeitas condições emocionais quando num dia diz "se não ganhar, faço as malas e vou embora" e passadas duas semanas está a dizer que "óbvio que vou ficar".

Basta um mau arranque e, não só ele vai começar a perder o muito apoio que ainda tem (e que é um inédito para um treinador que não ganhou nada, fora um título relativo à época anterior), como tenho praticamente a certeza que vai por ali abaixo.

SC, volto a dizer, é um bom treinador, sim, mas para determinados contextos. Neste momento, o FC Porto precisa de construir uma nova equipa e um projeto de médio prazo com um treinador que potencie o que temos e que esteja habituado a ganhar.

O contexto que permitiu a entrada triunfante do Sérgio já não é o mesmo e também a ele se deve. Agora, precisamos de trabalhar menos na revolta e mais na competência. As falhas técnico-tácticas que aconteceram esta época e também já na anterior não podem acontecer. Nem sequer vai haver revolta para explorar com um plantel novo.

Obrigado ao Sérgio, do fundo do coração. Torcerei por ele para onde quer que vá, mas, para mim, chegou a hora de abandonar. No dia em que renovou a última vez, comentei logo com um círculo próximo que era um erro crasso, que ele tinha de sair no fim da época. Estou convicto que tinha razão, mas, se ficar, que me prove a mim e aos menos crentes que estamos enganados, claro. Não me importo nada de engolir sapos quando isso significa títulos para o meu clube.

[Transcrição integral de uma opinião que escrevi noutro espaço]

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
15,525
20,077
Dragon_92 disse:
Convém referir que muitos desses jogadores que temos vão sair, felizmente.

Quem vier para aqui tem uma oportunidade de construir uma equipa à sua imagem.

Não ficava com SC porque não o estou a ver abdicar das suas ideias e corrigir algumas teimosias que nos levaram a acabar esta época sem ganhar (só a Supertaça conquistada).

Mas se ficar e provar que estou enganado (como espero que aconteça) cá estarei para o dizer.
Realmente espero que sim... o SC é capaz de ter culpa de algumas contratações e em não aproveitar alguns jovens. Mas o Vítor Pereira também não aproveitou o Séri quando apareceu, por exemplo, e era óbvio que que era o melhor sibstituto do Moutinho nos quadros do Porto. Agora, as poucas folgas financeiras que tivemos, foram, na sua grande maioria, para contratar Vaná, João Pedro (e eu nem desgosto do jogador), Everton e Saidy Janko... tudo jogadores que óbviamente não foram pedidos do treinador. E mesmo o Paulinho, dúvido que tenha sido.

O Vítor Pereira também teve de andar uma ano à espera do Jackson... e quando quis um extremo, recebeu o Liedson (incapacitado fisicamente) e o Izmailov (incapacitado psicológicamente)