Bem... ele conseguiu formar um plantel competitivo, no primeiro ano, com jogadores que não estavam cá no ano anterior. Formou o plantel com base num lote muito reduzido de opções (Marega, Aboubakar, Sérgio Oliveira, Ricardo Pereira).
Eu, que nunca fui um grande fã do modo de jogar das equipas do Sérgio Conceição, nem fiquei particularmente satisfeito com a escolha na altura (até por carregarem bastante na tecla do portismo, quando ele próprio admitia há poucos anos que era da académica e do sporting, e por certos comportamentos quando nos defrontou como treinador de outras equipas), acredito que ele possa formar um plantel competitivo. Claro que escolhas como manter Hernâni, dispensar Oleg e deixar o Alex estoirar, deixar jogadores como Gonçalo Paciência e Sérgio Oliveira saírem (simplesmente por quererem jogar mais), contratar Waris, Fernando Andrade, Loum e algumas decisões dificeis de explicar, deixam muitas dúvidas a pairar no ar... mas nunca tivemos anos tão complicados para o nosso clube (pelo menos, nos últimos 30 anos).
Claro que, no ano passado, o Porto Canal não estava amordaçado... desde certas decisões da justiça e, noutros caos, inacção, o polvo voltou em força. Agora fazem as trafulhisses mais às claras do que nunca... apesar de um ligeiro desafogo financeiro (em relação a anos anteriores), temos um plantel a construír, e o polvo parece sair reforçado com a demonstração de domínio sobre justiça e classe politica... vai ser mais complicado, mas acredito que o SC possa ultrapassar o obstáculo.
Para começar, seria bom se a sad segurasse o Telles e o Danilo por mais um ano (se vender o Marega e o Filipe pelos valores que se falam, mais uns pózinhos aqui e ali). Depois o importante seria arranjar um ponta de lança matador, um extremo (ou arranjar forma de o Brahimi fazer mais uns tempos cá, mas não me parece possível) e um box-to-box de qualidade, que potenciasse o Óliver e Otávio. Arranjar um redes decente também seria importante... e talvez um lateral direito... embora não perceba como o João Pedro não foi aposta, sequer a médio (acredito que pudesse ser uma opção interessante)...