jaco250 disse:
Muitas dessas que diz que sofre na pele pelas atitudes dos ciganos são os mesmo que defendem que nunca devíamos de ter deixado de escravizar e explorar os pretos.
Não entres por aí.
Há muito boa gente que em nada se identifica com estas neo-ideologias xenófobas e que vivem autênticos dramas por causa de comunidades ciganas próximas das suas residências e não só.
Infelizmente, directa ou indirectamente, já presenciamos alguns comportamentos pouco civilizados por parte de elementos de etnia cigana.
Isto, por si só, não seria nenhum problema até porque maus comportamentos são transversais a todas as raças, etnias e credos. Contudo, e talvez pelas raízes nómadas que os leva a ter comportamentos tribais, actuam em grupo e não são, a maior parte das vezes, capazes de condenar os elementos que são foco de problemas.
Não queria entrar no campo dos exemplos, mas acho que todos nós já presenciamos alguns episódios nas urgências dos hospitais, onde, tal como qualquer cidadão, não é permitida a entrada para além do doente. E quando lhes é barrada a entrada, geram sempre alguns distúrbios desnecessários.
Infelizmente, é esta a realidade. Isto para não ir mais longe e falar daqueles casais que vão contrair matrimónio onde o noivo tem 30 anos, a noiva 16 e o filho de ambos 4.
Há quem chame costumes. A lei tem outro nome: pedofilia.
E vão-me dizer: "Ah, isso é o que se diz e falas por ouvires os outros."
Vivi muitos anos ao lado de uma comunidade em Francelos, Vila Nova de Gaia, e presenciava, diariamente, coisas que se fosse qualquer um de nós já estava enjaulado em Custóias.
Eu não tenho nada contra a etnia cigana ou outra qualquer. Eu compreendo que queiram preservar os seus costumes e tradições. E estão nesse direito.
Agora, quando esses costumes e tradições entram em conflito com as leis que regem a sociedade é que surge o problema, problema esse que os partidos moderados não resolvem, não discutem e pior, fazem de conta que não existe.
Será uma questão de integração? Talvez.
Mas se recuarmos 30/40 anos, os africanos que imigraram para o nosso país passaram pela segregação social mas, com as políticas sociais postas em prática e com a força por parte dos indivíduos, hoje é normalíssimo vermos pessoas de origem africana em cargos de relevo em Portugal e mesmo na comunicação social.
Isto prova que não basta a sociedade dar as armas. É essencial que as comunidades aproveitem as políticas de integração vigentes para deixarem os guetos e fazerem a transição natural para a sociedade moderna.
Haverá muitas políticas a definir e que possam ajudar no processo de integração da etnia cigana? Provavelmente.
Mas se não houver a vontade dos mesmos continuaremos na mesma situação.
Dito isto, tenho pena que esta problemática seja levantada pelo atrasado mental do Ventura. Ele está-se a cagar para os ciganos e só aproveita a insatisfação das pessoas para levar as suas políticas dementes avante.
Deveriam ser os partidos que tomamos como sensatos e moderados a discutir, a chamar os patriarcas das comunidades à razão e a responsabilizar quem tem de ser responsabilizado.