O dinheiro, o dinheiro cada vez fala mais alto.Tanto lodo apurado... 2026 vai ser o Mundial dos recordes. Mbappé se apanha Haitis ainda sai dos EUA como o melhor marcador da história dos mundiais.
Este formato a 48 equipas vai obsoletar a história estatística dos mundiais realizados até hoje. Passa quase a ser uma competição diferente. Vamos ter jogos de 6 e 7 golos para o mesmo lado, tamanha a decalage competitiva entre muitos dos qualificados. Há quem ache que esta inclusividade é boa, eu pessoalmente detesto. Gosto da exclusividade das grandes competições, acho que em parte é isso que as torna lendárias. Chamem-me purista do futebol. Vai ser uma vergonha para a história dos campeonatos do mundo ter que ver Haitis e Curacaos a tentar competir. O nível qualitativo da prova já não era o ideal a 32, a 48 espera-se um autêntico shitshow. Parabéns a todos os envolvidos na imposição desta cagada.
Um dia destes vamos ter Seychelles e Nova Caledónia num MundialTanto lodo apurado... 2026 vai ser o Mundial dos recordes. Mbappé se apanha Haitis ainda sai dos EUA como o melhor marcador da história dos mundiais.
Este formato a 48 equipas vai obsoletar a história estatística dos mundiais realizados até hoje. Passa quase a ser uma competição diferente. Vamos ter jogos de 6 e 7 golos para o mesmo lado, tamanha a decalage competitiva entre muitos dos qualificados. Há quem ache que esta inclusividade é boa, eu pessoalmente detesto. Gosto da exclusividade das grandes competições, acho que em parte é isso que as torna lendárias. Chamem-me purista do futebol. Vai ser uma vergonha para a história dos campeonatos do mundo ter que ver Haitis e Curacaos a tentar competir. O nível qualitativo da prova já não era o ideal a 32, a 48 espera-se um autêntico shitshow. Parabéns a todos os envolvidos na imposição desta cagada.
Mas também fica mal ter tanta seleção de merda na maior competição de futebol do planetaYa, fazer gatekeeping ao Mundial fica te mal
Concordo quase totalmenteTanto lodo apurado... 2026 vai ser o Mundial dos recordes. Mbappé se apanha Haitis ainda sai dos EUA como o melhor marcador da história dos mundiais.
Ó meu primeiro Mundial (82) tinha 24 equipas. Não admira que Portugal raramente lá estivesse. Não havia cá repescagens, era preciso mesmo vencer o grupo. Quantas vezes ficámos pelo caminho ultrapassados por Bélgicas, Ucrânias e Suíças, ou a Itália.A FIFA devia alargar o mundial para 200 países.
Assim iam lá todos e escusava-se de andar com jogos e mais jogos das qualificações que só servem para atrapalhar os clubes.
O problema é se nas Superligas não houver lugar para equipas de países pequenos como nós...Há aqui muita malta que por eles iam sempre as mesmas selecções/clubes e jogavam sempre uns contra os outros. No fundo, são os defensores das Superligas desta vida. É legítimo
Como se nunca tivessem existido goleadas..
Cabo Verde por exemplo classificou-se à frente dos Camarões. O Haiti não tem culpa de se ter classificado à frente da Costa Rica
As minhas melhores recordações de Mundiais são os Camaroes do Itália 90, a Bulgária de 94,, a Nigéria de 98, o Senegal de 2002 etc.... Não mais um enésimo jogo entre as grandes potências.
Há aqui muita malta que por eles iam sempre as mesmas selecções/clubes e jogavam sempre uns contra os outros. No fundo, são os defensores das Superligas desta vida. É legítimo
Como se nunca tivessem existido goleadas..
Cabo Verde por exemplo classificou-se à frente dos Camarões. O Haiti não tem culpa de se ter classificado à frente da Costa Rica
As minhas melhores recordações de Mundiais são os Camaroes do Itália 90, a Bulgária de 94,, a Nigéria de 98, o Senegal de 2002 etc.... Não mais um enésimo jogo entre as grandes potências.
Para quem não sabe apenas há 3 vagas para seleções da CONCACAF apesar de ser uma confederação com imensos países e acabaram por se apurar 3 seleções teoricamente fraquinhas (apesar de terem 1 ou outro bom jogador, serem competitivas e muito fortes fisicamente) mas qual era a solução? Não dar oportunidade aos países da CONCACAF de jogarem a qualificação para o Mundial?Sim, embora nos últimos anos se tenha intensificado a violência de gangues e a incapacidade do estado em administrar o território e garantir a segurança da população. Há muito que é um dos países mais miseráveis do planeta. Nem mesmo os fenómenos naturais o poupam.
Fica o off topic:
Não sei se o alargamento do Europeu foi uma boa coisa, sobretudo que a qualidade do jogo de euro para euro tem vindo a piorar significativamente. E esta treta do melhor 3º lugar é algo sem lógica, e muitos dessas equipas que ficavam em 3º acabavam por até serem mais beneficiadas como aconteceu com Portugal no Euro 2016, que calhou no lado mais fácil até à final sem ter que enfrentar alguma equipa de topo.Os melhores se forem competentes acabarão sempre por jogar contra os melhores.
O Europeu com 16 seleções era uma treta, chegava-se muitas vezes à última jornada dos grupos com as duas equipas apuradas e os jogos não contavam para nada.
Mudaram para 24 seleções (houve críticas como sempre) e a emoção e imprevisibilidade aumentaram e muito, nem vale a pena recordar o que aconteceu em 2016, por exemplo.
Claro que quanto mais seleções e grupos houver, maior a probabilidade de haver meia dúzia de jogos mais desequilibrados do que o habitual mas no meio de tantos não será isso que vai tornar o Mundial desinteressante, no cômputo geral. Até porque já dei uma vista de olhos aos potes e vão haver grupos muito interessantes, como sempre.
"Preocupa-me" mais o calor e os relvados lentos. Acho que o futebol praticado não será atrativo à semelhança do Mundial 2025 e também por isso deverão haver várias surpresas ao longo da competição.