Qualificação Mundial 2026

14 Janeiro 2025
3,484
5,064
Tanto lodo apurado... 2026 vai ser o Mundial dos recordes. Mbappé se apanha Haitis ainda sai dos EUA como o melhor marcador da história dos mundiais.
Este formato a 48 equipas vai obsoletar a história estatística dos mundiais realizados até hoje. Passa quase a ser uma competição diferente. Vamos ter jogos de 6 e 7 golos para o mesmo lado, tamanha a decalage competitiva entre muitos dos qualificados. Há quem ache que esta inclusividade é boa, eu pessoalmente detesto. Gosto da exclusividade das grandes competições, acho que em parte é isso que as torna lendárias. Chamem-me purista do futebol. Vai ser uma vergonha para a história dos campeonatos do mundo ter que ver Haitis e Curacaos a tentar competir. O nível qualitativo da prova já não era o ideal a 32, a 48 espera-se um autêntico shitshow. Parabéns a todos os envolvidos na imposição desta cagada.
O dinheiro, o dinheiro cada vez fala mais alto.

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
48,314
75,353
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Tanto lodo apurado... 2026 vai ser o Mundial dos recordes. Mbappé se apanha Haitis ainda sai dos EUA como o melhor marcador da história dos mundiais.
Este formato a 48 equipas vai obsoletar a história estatística dos mundiais realizados até hoje. Passa quase a ser uma competição diferente. Vamos ter jogos de 6 e 7 golos para o mesmo lado, tamanha a decalage competitiva entre muitos dos qualificados. Há quem ache que esta inclusividade é boa, eu pessoalmente detesto. Gosto da exclusividade das grandes competições, acho que em parte é isso que as torna lendárias. Chamem-me purista do futebol. Vai ser uma vergonha para a história dos campeonatos do mundo ter que ver Haitis e Curacaos a tentar competir. O nível qualitativo da prova já não era o ideal a 32, a 48 espera-se um autêntico shitshow. Parabéns a todos os envolvidos na imposição desta cagada.
Um dia destes vamos ter Seychelles e Nova Caledónia num Mundial

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
100,138
241,047
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Ya, fazer gatekeeping ao Mundial fica te mal
Mas também fica mal ter tanta seleção de merda na maior competição de futebol do planeta

Acima de 24 equipas já é excesso
Queremos os melhores contra os melhores, não queremos o Haiti

David Bowie

Arquibancada
15 Maio 2024
277
627
Conquistas
4
  • José Maria Pedroto
  • Jorge Costa
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Concordo quase totalmente
Não esquecer que Haiti e curacao ficam à frente de países como Honduras, Costa Rica, Jamaica ou trinidad. Países que já marcaram presenças nos últimos mundiais

Até mesmo Cabo Verde ficou à frente de Camarões

Última edição:
J

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,669
10,612
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Pois eu quero o Haiti e Curaçao, tal como Cabo Verde, Uzbequistão e a Jordânia. Que diferença entre ter a Costa Rica ou o Haiti? Honduras ou Curaçao? Camarões e Nigéria ou Cabo Verde e Congo? Uzbequistão e Jordânia qualificaram-se numa fase anterior aos apuramentos de Arábia Saudita e Qatar... o alargamento não causa qualquer hecatombe quanto ao nível qualitativo do torneio. Na Europa, África, Ásia, América do Sul... há várias selecções de nível semelhante. Pegue-se inclusive no Haiti e em Curaçao. Porque destoarão mais que a Nova Zelândia? Não falamos propriamente de casos como o Tahiti numa Taça das Confederações.

Claro que surgirão goleadas, acontecem em todos os Mundiais. E fazem parte da competição. ... tal como histórias de selecções mais frágeis que se superam, mesmo não chegando a fases adiantadas. Desde 2002, que marca o inicio das presenças consecutivas de Portugal em mundiais, quantas goleadas conseguiu a selecção nacional? Duas ou três. E viu-se grego contra a estreante Angola, empatou com Irão, Estados Unidos, Costa do Marfim...

Nem todas as pessoas querem somente ver o futebol dos gigantes.

O Mundial, antes de ser sinónimo de competitividade extrema, implica a representação de todos os continentes, ou não seria Mundial. E os melhores de alguns continentes são piores ou muito piores que os melhores de outros. Faz parte do futebol.

Última edição:
8 Fevereiro 2023
18,463
23,759
Os melhores se forem competentes acabarão sempre por jogar contra os melhores.

O Europeu com 16 seleções era uma treta, chegava-se muitas vezes à última jornada dos grupos com as duas equipas apuradas e os jogos não contavam para nada.

Mudaram para 24 seleções (houve críticas como sempre) e a emoção e imprevisibilidade aumentaram e muito, nem vale a pena recordar o que aconteceu em 2016, por exemplo.

Claro que quanto mais seleções e grupos houver, maior a probabilidade de haver meia dúzia de jogos mais desequilibrados do que o habitual mas no meio de tantos não será isso que vai tornar o Mundial desinteressante, no cômputo geral. Até porque já dei uma vista de olhos aos potes e vão haver grupos muito interessantes, como sempre.

"Preocupa-me" mais o calor e os relvados lentos. Acho que o futebol praticado não será atrativo à semelhança do Mundial 2025 e também por isso deverão haver várias surpresas ao longo da competição.

Última edição:
  • Like
Reações: DragaoDesdeDia1

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,910
6,341
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Há aqui muita malta que por eles iam sempre as mesmas selecções/clubes e jogavam sempre uns contra os outros. No fundo, são os defensores das Superligas desta vida. É legítimo
Como se nunca tivessem existido goleadas..
Cabo Verde por exemplo classificou-se à frente dos Camarões. O Haiti não tem culpa de se ter classificado à frente da Costa Rica
As minhas melhores recordações de Mundiais são os Camaroes do Itália 90, a Bulgária de 94,, a Nigéria de 98, o Senegal de 2002 etc.... Não mais um enésimo jogo entre as grandes potências.

Última edição:
  • Like
Reações: Rei Serifo

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,763
8,320
A FIFA devia alargar o mundial para 200 países.
Assim iam lá todos e escusava-se de andar com jogos e mais jogos das qualificações que só servem para atrapalhar os clubes.
Ó meu primeiro Mundial (82) tinha 24 equipas. Não admira que Portugal raramente lá estivesse. Não havia cá repescagens, era preciso mesmo vencer o grupo. Quantas vezes ficámos pelo caminho ultrapassados por Bélgicas, Ucrânias e Suíças, ou a Itália.
Com os critérios e os alargamentos actuais, teríamos estado em todos os mundiais desde 84, ou mesmo desde 66.

Mas um Mundial com 50 equipas, pelo menos para mim, só ganha interesse a partir dos oitavos. Aliás, quem é que tem tempo e paciência para ver um Bangladesh-Coreia do Norte ou um Bolívia-Haiti?
Percebo a alegria que é para o povo dum pequeno país estar num mundial. Mas a verdade é que os Haitis e Curaçaos vão sair da competição com três goleadas no bucho, tal a diferença de qualidade que têm para as selecções de nível médio/superior.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,859
21,891
Vila Nova de Gaia, 1975
Há aqui muita malta que por eles iam sempre as mesmas selecções/clubes e jogavam sempre uns contra os outros. No fundo, são os defensores das Superligas desta vida. É legítimo
Cabo Verde por exemplo classificou-se à frente dos Camarões. O Haiti não tem culpa de se ter classificado à frente da Costa Rica
As minhas melhores recordações de Mundiais são os Camaroes do Itália 90, a Bulgária de 94,, a Nigéria de 98, o Senegal de 2002 etc.... Não mais um enésimo jogo entre as grandes potências.
O problema é se nas Superligas não houver lugar para equipas de países pequenos como nós...

• Like
Reações: deco macau
8 Fevereiro 2023
18,463
23,759
Sim, embora nos últimos anos se tenha intensificado a violência de gangues e a incapacidade do estado em administrar o território e garantir a segurança da população. Há muito que é um dos países mais miseráveis do planeta. Nem mesmo os fenómenos naturais o poupam.

Fica o off topic:

Para quem não sabe apenas há 3 vagas para seleções da CONCACAF apesar de ser uma confederação com imensos países e acabaram por se apurar 3 seleções teoricamente fraquinhas (apesar de terem 1 ou outro bom jogador, serem competitivas e muito fortes fisicamente) mas qual era a solução? Não dar oportunidade aos países da CONCACAF de jogarem a qualificação para o Mundial?

Quanto ao Haiti os adeptos nem sequer vão poder entrar nos EUA pelo que li, até por isto foi pena que Marrocos não tenha ganho o concurso para receber o Mundial.
Lá há calor em algumas zonas mas não tão extremo...e os relvados são melhores que na maior parte dos estádios dos EUA.

Última edição:

Ruben1893

24 Julho 2019
100,138
241,047
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
O problema é aumentar a competição para um número absurdo

Próximo mundial é para ir 96
Ou vão as seleções todas e fazemos kumbaya e ninguém fica triste na qualificação

E o Haaland faz 30 golos no Mundial

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
13,839
7,921
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Os melhores se forem competentes acabarão sempre por jogar contra os melhores.

O Europeu com 16 seleções era uma treta, chegava-se muitas vezes à última jornada dos grupos com as duas equipas apuradas e os jogos não contavam para nada.

Mudaram para 24 seleções (houve críticas como sempre) e a emoção e imprevisibilidade aumentaram e muito, nem vale a pena recordar o que aconteceu em 2016, por exemplo.

Claro que quanto mais seleções e grupos houver, maior a probabilidade de haver meia dúzia de jogos mais desequilibrados do que o habitual mas no meio de tantos não será isso que vai tornar o Mundial desinteressante, no cômputo geral. Até porque já dei uma vista de olhos aos potes e vão haver grupos muito interessantes, como sempre.

"Preocupa-me" mais o calor e os relvados lentos. Acho que o futebol praticado não será atrativo à semelhança do Mundial 2025 e também por isso deverão haver várias surpresas ao longo da competição.
Não sei se o alargamento do Europeu foi uma boa coisa, sobretudo que a qualidade do jogo de euro para euro tem vindo a piorar significativamente. E esta treta do melhor 3º lugar é algo sem lógica, e muitos dessas equipas que ficavam em 3º acabavam por até serem mais beneficiadas como aconteceu com Portugal no Euro 2016, que calhou no lado mais fácil até à final sem ter que enfrentar alguma equipa de topo.

Última edição:

Ruben1893

24 Julho 2019
100,138
241,047
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Acho que vão passar Itália, Polónia, Dinamarca e Turquia

Mas depois da Itália levar na tola em casa da Macedónia em 2022, já espero tudo

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
43,863
88,140
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
A Suecia que ficou em ultimo do grupo com 2 pontos vai ao play off??