Provas internacionais de ciclismo

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto
Meus caros este percurso tem Bardet escrito por todo o lado.

O percurso é patético. Só tem uma verdadeira etapa de montanha em Peyragurdes. Trazem o Mont du Chat de volta mas demasiado longe da decisão (ainda assim é das melhores etapas). Planche des Belles Filles parece a única montanha dos Vosgues, tanta subidinha interessante naquela zona....

A ASO tem de deixar de ver só dinheiro à frente e usar mais montanhas, todos os anos é a mesma coisa, nos Pirineus então é vira o disco e toca o mesmo. Subidas fantásticas como Superbagneres, Luz-Ardiden, Bagargi, Arnostegui que dariam um grande espectáculo ficam sempre de fora nos últimos anos.

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto
http://www.cicloweb.it/2016/10/24/in-anteprima-le-altimetrie-di-tutte-le-tappe-del-giro-ditalia-2017/

Percurso do Giro Centenário (altimetrias).

+ O Etna logo na 4ª etapa obriga a que os homens da geral se apresentem em forma logo no início.
+ As etapas 6 e 8 têm aqueles finais engraçados que podem fazer pequenas surpresas.
+ A 11ª etapa é um exemplo de como deve ser uma etapa de média montanha
+ 16ª etapa em Bormio, com Mortirolo, Stelvio e Umbrailpass
+ 18ª etapa pode dar origem a ataques cedo na etapa
+ O CRI na última etapa vai obrigar os puros trepadores a atacar

- O Blockhaus como única montanha na 9ª etapa, além disso pela altura nem vai ser cumprida a subida toda
- Duas etapas planas seguidas no meio da segunda semana não se justificam
- A etapa a acabar em Oropa é ridícula. __________/ (com as tais duas etapas de sprint antes então menos se justifica)
- A etapa de Bergamo podia ser muitíssimo melhor
- Canazei e Piancavallo são péssimos desenhos de etapa
- A penúltima etapa deixa um amargo na boca, vai haver espetáculo mas podia ser uma carnificina se fosse como chegou a ser falada (passagem dupla no Monte Grappa)

Para um 100º Giro exigia-se melhor. Até ao 1º contra relógio o percurso está fantástico, depois descarrila. Faltam visitar subidas históricas como Kronplatz, Tre Cime, Fedaia. Falta sterrato para comemorar o 100º

Costa

Bancada central
27 Abril 2015
1,879
148
Eu sinceramente até gosto...

O Sterrato é uma cena que apenas recentemente se ouvir falar com maior fulgor, apesar de já ter visto etapas lá fantasticas. Quem nao se lembra do Vinokourov no meio da água? Admito que já exista há algum tempo, mas foi algo que nunca teve muito sucesso.

Também acho que a etapa de Bergamo podia ser bem melhor.. Assim como outras duas ou três. Mesmo assim, muito bom percurso, bem melhor do que o Tour e com as tipicas montanhas de Giro.

Tenho pena pelo Zoncolan que para mim era passagem obrigatória, apesar de ser bem recente!

S

sinal

Guest
Dei uma vista de olhos rápida e não desgostei. Amanhã vou 'botar' olho mais a sério sobre o percurso.

Melhor que o Tour é, mas também não era difícil.

Giro é Giro, o melhor GT.

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto
Falta uma chegada ao Terminillo que penso ter sido a primeira chegada em alto do Giro.

Quanto ao percurso, para um Giro normal estava bom. Para o 100º meh

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto
UCI lembrou-se nesta altura de acabar com os limites de idade nas equipas continentais. Contudo, com o fim desta limitação deverão ser criados escalões dentro das continentais (sub23; mistas (como as actuais); sem quota de idade) em que irá ser dada prioridade ás equipas mais jovens na entrada de provas internacionais

S

sinal

Guest
Aqui fica a minha opinião mais sustentada, depois de uma análise mais profunda ao percurso do 100º Giro.

Das etapas da Sardenha, a única que me chama a atenção é a 2ª.

As etapas de Blockhaus e Oropa, são tipo Vuelta. Gosto da etapa do Etna e da de Bormio, que apesar de não terminar em alto, é brutal, com o Mortirolo, Stelvio e Umbrailpass no percurso.

11ª etapa, perfeita.

Detesto a 17ª etapa...aquilo não é nada.

A 18ª etapa, provavelmente é a etapa raínha, são apenas 137 Kms, Passo Pordoi, Valparola, Gardena, Di Pinei (+fácil do dia) e acaba em Ortisei.

19ª etapa não gosto, as subidas estão muito espaçadas.

A 20ª etapa devia terminar no Monte Grappa e não em Asiago.

Em relação ao CRI, perfeito, os dois.

O que falta?
A ausência do sterrato, embora não seja grave.
Falta o Zoncolan, Gavia, Fedaia, Tre Cime di Lavaredo, Colle de Finestre, Madonna di Campiglio e o Passo Giau. Pelo menos duas ou três destas deveria estar neste percurso.
Não me importava que uma etapa contemplasse o Muro di Sormano.
A capital Roma, deveria ter sido contemplada com uma chegada e nada melhor do que em frente ao Coliseu.

Conclusões:
É um bom percurso, equilibrado, mas não é extraordinário.
É 1000x melhor que o do Tour.
Este percurso assenta que nem uma luva em...Kruijswijk, quase 70 Kms de CRI e alguma montanha, mas não em exagero. No entanto, Nibali e Aru já confirmaram a presença e serão os principais favoritos. Depende de quem irá e até lá muita água vai passar debaixo da ponte.

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto
sinal disse:
Aqui fica a minha opinião mais sustentada, depois de uma análise mais profunda ao percurso do 100º Giro.

Das etapas da Sardenha, a única que me chama a atenção é a 2ª.

As etapas de Blockhaus e Oropa, são tipo Vuelta. Gosto da etapa do Etna e da de Bormio, que apesar de não terminar em alto, é brutal, com o Mortirolo, Stelvio e Umbrailpass no percurso.

11ª etapa, perfeita.

Detesto a 17ª etapa...aquilo não é nada.

A 18ª etapa, provavelmente é a etapa raínha, são apenas 137 Kms, Passo Pordoi, Valparola, Gardena, Di Pinei (+fácil do dia) e acaba em Ortisei.

19ª etapa não gosto, as subidas estão muito espaçadas.

A 20ª etapa devia terminar no Monte Grappa e não em Asiago.

Em relação ao CRI, perfeito, os dois.

O que falta?
A ausência do sterrato, embora não seja grave.
Falta o Zoncolan, Gavia, Fedaia, Tre Cime di Lavaredo, Colle de Finestre, Madonna di Campiglio e o Passo Giau. Pelo menos duas ou três destas deveria estar neste percurso.
Não me importava que uma etapa contemplasse o Muro di Sormano.
A capital Roma, deveria ter sido contemplada com uma chegada e nada melhor do que em frente ao Coliseu.

Conclusões:
É um bom percurso, equilibrado, mas não é extraordinário.
É 1000x melhor que o do Tour.
Este percurso assenta que nem uma luva em...Kruijswijk, quase 70 Kms de CRI e alguma montanha, mas não em exagero. No entanto, Nibali e Aru já confirmaram a presença e serão os principais favoritos. Depende de quem irá e até lá muita água vai passar debaixo da ponte.
Podia era ser o ano em que faziam o Monte Crostis.

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
Deixo aqui a pergunta que já vi em outros foruns da modalidade:

Na vossa opinião qual a figura maior do ciclismo actual: Sagan ou Froome?

Costa

Bancada central
27 Abril 2015
1,879
148
jardel disse:

Apesar do Froome ser o meu ciclista favorito, Sagan, de longe.

Não há ninguém que se aproxime minimamente em termos de performance, carisma e versatilidade.

L

Lola

Guest
jardel disse:

É uma lista bastante reduzida mas a minha resposta não se baseia apenas no facto de não gostar do Froome. Acho que apesar do Tour ser considerado por muitos a prova rainha (eu já não o acho), ser o vencedor não lhe dá o estatuto de maior figura do ciclismo. Sem duvida que esse papel fica entregue a Sagan!

S

sinal

Guest
jardel disse:

Peter Sagan para os adeptos de ciclismo.
Chris Froome para os adeptos do Tour.
Alberto Contador para os adeptos do ciclismo louco, excepto o Oleg Tinkov.
Vincenzo Nibali para os adeptos do Giro.
Nairo Quintana para os adeptos dos trepadores.
Tom Boonen para os adeptos belgas.
Fabio Aru para os adeptos das caretas.
Alejandro Valverde para os adeptos nascidos na década de 1920.
Marcel Kittel para os adeptos dos ciclistas com cortes de cabelo estilosos.
Mark Cavendish para os adeptos de ciclistas mal dispostos.
André Greipel para os gorilas.
Fernando Gavíria para os poucos adeptos que não gostam do Sagan, mas que gostam de apoiar um ciclista parecido.
Esteban Chaves para os colombianos que não apoiam o Quintana, são praí 1% da população do país cafetero.
Rui Costa para o Tuga que só vê ciclismo em julho, até o Rui abandonar o Tour.
Greg Van Avermaet para quem gosta de ciclistas que ganham consistentemente ao Sagan.
Os manos Yates para quem gosta de britânicos que rejeitam a Sky.
Thibaut Pinot, para adeptos que apreciam losers.
Romain Bardet, para quem não gostam do Pinot.
Wout Poels, para os apreciadores de Coca-Cola.
Steven Kruijswijk, para o pessoal que adora nomes complicados e só para mandar estilo gostam de dizer o nome em frente aos amigos, pena que às vezes mais parecem o Paulo Martins na ES-PT.
Bradley Wiggins, para todos os que sofrem de asma.
Rigoberto Uran, para o Instagram...ou não.
Tom Dumoulin, para aqueles que gostam de ciclistas que falham sempre nos momentos da verdade.
Nacer Bouhanni, para quem também gosta de boxe.
Arnaud Démare...ooops, acho que ninguém gosta dele.

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto
11/10 para o comentário do Sinal. Ainda me estou a rir, na Kruijswijk tive que parar de ler para respirar um bocado

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto
jardel disse:

Para mim o Sagan. O Froome é fantástico no Tour e mais nada, além disso tem uma equipa que o carrega ás costas. O Sagan é de outra estirpe.  Não é um voltista mas consegue ser um destaque em tudo o que é prova em que participa, com ou sem equipa e acima de tudo dá espetáculo.

Mas eu sou suspeito para opinar que para mim o verdadeiro ciclismo ocorre em 2 ou 3 semanas e tem paralelos ou aqueles muros no menu

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto
Ri-me bastante com a foto do Landa a tentar apertar a nova camisola. Anda nas churrascadas outra vez o rapaz