Prof. Jesualdo Ferreira

d_white_blue

Tribuna
1 Fevereiro 2018
2,987
2,236
Conquistas
4
  • Deco
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Dale Dover
Y_Chippo disse:
Lembro-me eu. Era chato, chato, chato.
Pouco ambicioso. Defensivo.

Mas muito organizado. Lá isso era. Raramente havia desconcentraçoes e reviravoltas no resultado a nosso "desfavor" como agora.

Mas os planteis eram bem melhores nessa altura. Tinhamos jogadores bem acima da média europeia, que podiam fazer parte de qualquer plantel. Lucho, Lisandro, Hélton, Pepe, Bruno, Quaresma...até o Anderson durante aquela meia-época.

Isto para nao falar do seu último ano (túnel), com Hulk, Falcao, Belluschi, etc. Mais ou menos o mesmo plantel que o AVB transformou numa máquina destruidora no ano seguinte.
Temos boas recordações de J. Ferreira porque foi campeão várias vezes. No entanto, lembro-me bem das críticas que lhe eram feitas, tal como ao V. Pereira, por exemplo, e pela mesma razão, o tal futebol chato. Lembro-me do Nuno André Coelho a 6 em Londres, contra o Arsenal e outras invenções na Europa.

 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Olavo disse:
Só para situar e falando um pouco de cor: a época 08/09 foi aquela onde foi dada uma reviravolta em Kiev e que no domingo seguinte o Hulk pega na mota e deixa o Rochemback a bufar, certo? Lembro-me de termos começado pessimamente e de até termos perdido com o Leixões do Zé Mota no Dragão. Também é a época da oferta do Bruno Alves ao Rooney em Manchester e do penalty do Yebda ao Lisandro (aquele!), certo?
Sim, o momento chave da época foi mesmo em kiev

Ainda hoje acho, que nesse ano podíamos ter chegado à final da Champions em Roma

Fomos bastante superiores ao United nos Quartos de final
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,980
2,885
Drago93 disse:
Sim, o momento chave da época foi mesmo em kiev

Ainda hoje acho, que nesse ano podíamos ter chegado à final da Champions em Roma

Fomos bastante superiores ao United nos Quartos de final
Não foi também o ano daquela bicicleta do Cebola na Madeira? Não foi também o ano da lesão do Lucho, onde o Mariano teve que andar a jogar na médio centro quase até ao final do campeonato?

Penso que será arriscado afirmar que fomos bastante superiores, mas foi pena o brinde do Bruno Alves em Manchester. Mas se calhar sem este, não teríamos o golo do Mariano.
 

benHur78

Bancada lateral
12 Agosto 2018
588
467
simao977 disse:
Há quem seja capaz de muito mais e pior para denegrir o atual treinador do FC Porto. Estes segundos são muito piores. Doentio é pouco.
O Professor Jesualdo teve o seu mérito. Estou-lhe grato. Não me recordo muito bem de ver a equipa do FC Porto dele jogar, mas lembro-me de dizerem que o futebol dele era chato, chato, chato. Isso não me interessa, mas há alguns que criticam o atual treinador por causa disso. Talvez esses deviam pensar e tirar as suas ilações, antes de criticarem e atacarem (isto sim é que é grave) uma pessoa que, quer queiram quer não, ainda os representa enquanto portista.
Colega, concordo inteiramente consigo. Já vejo o Porto a jogar, com atenção, início dos anos 90s. E já aqui pedi, para dizerem quando é que o Porto jogava bem! Continuo à espera! Houve periodos e para mim, o tempo do Mourinho foi o melhor, na minha definição de "jogar bem".

Agora, vejo muito o recurso ao argumento do não jogamos nada, mas quando vejo os números (é a única coisa na vida que separa um doente de um sadio) algo não bate certo. Quem recorre a argumentos altamente subjetivos, fazem-no, precisamente porque são subjetivos e podem dizer e desdizer, o que bem entenderem. Olham para aquilo e vêm uma couve, depois já é uma batata e acaba numa cenoura!

Quem é contra o SC, não consegue objectivar porquê. Como estão tão fartos do homem porque sim, mas não podem dizer isso, são incapazes de serem honestos e dizerem, epa, ok, admito, estou farto do tipo, quero mudar, quero coisas novas, mesmo correndo o enorme risco de ser para ter resultados piores; é como nas namoradas, estou farto dela, quero uma nova!.

Voltando ao argumento do jogar bem, o FC Porto nunca jogou como o Barcelona, nem de perto! E para mim o "nunca" é a partir dos anos 90s. O nosso futebol ou o nosso ADN, era baseado no trabalho, no espírito de sacríficio, no mantra todos por um e um por todos, trabalho, dar tudo e morrer dentro de campo. Foi precisamente por causa disso, que hoje sou portista. Mas recordo-me perfeitamente, de haver jogos, muitos deles, em que adormeci, especialmente para o campeonato português, que não tem interesse nenhum! Só que na altura,lá está, ganhavamos! E a malta, estava-se cag** para isso do "jogar bem".

Se calhar, foi por isso que o Lopetegui veio para o Porto. Para colocar o Porto a jogar como o Barcelona. Todos sabemos como a história acabou (aliás, ainda está a decorrer).

O ADN de um clube não se muda. É como o ADN de uma pessoa. Quando mudar, a pessoa morreu.

Para mim, gostar ou não do SC, é secundário, o que não vejo e ainda ninguém o demonstrou, é como é possível no estado em que estamos hoje (completamente falidos), fazer melhor! Não é qualquer um, que tem estaleca para treinar o Porto! Nos últimos 5 anos foram feitas muitas experiências, todas elas falharam!

E se me vem com o JJ, os brasileiros já começam a ficar fartos do homem! Não tenho dúvidas que hoje, aqueles que aqui estão fartos do SC, iriam se fartar da personalisade egocêntrica do homem! Mas esses iludidos, se ainda acham, que o problema do Porto se resolve apenas com um único homem...o problema do Porto é estrutural mas por mais que se repita isto, há pessoal que não entende mesmo. Não adianta.









 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,278
44,672
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Olavo disse:
Só para situar e falando um pouco de cor: a época 08/09 foi aquela onde foi dada uma reviravolta em Kiev e que no domingo seguinte o Hulk pega na mota e deixa o Rochemback a bufar, certo? Lembro-me de termos começado pessimamente e de até termos perdido com o Leixões do Zé Mota no Dragão. Também é a época da oferta do Bruno Alves ao Rooney em Manchester e do penalty do Yebda ao Lisandro (aquele!), certo?
Era uma altura em que segundo os entendidos a Naval e o Leixões eram grandes equipas, e o campeonato super competitivo, na 7 jornada estávamos em 7.  O leixões estava em primeiro.
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,076
4,327
Olimpo
Olavo disse:
Só para situar e falando um pouco de cor: a época 08/09 foi aquela onde foi dada uma reviravolta em Kiev e que no domingo seguinte o Hulk pega na mota e deixa o Rochemback a bufar, certo? Lembro-me de termos começado pessimamente e de até termos perdido com o Leixões do Zé Mota no Dragão. Também é a época da oferta do Bruno Alves ao Rooney em Manchester e do penalty do Yebda ao Lisandro (aquele!), certo?
É verdade nessa época o início não foi tão bom mas a equipa passou por uma mini reestruturação, saíram jogadores importantes como Bosingwa, Paulo Assunção e Quaresma, entraram Fernando e Hulk, depois em janeiro o cissoko que entrou que nem um furacão na equipa.
 

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,761
1,271
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
simao977 disse:
Há quem seja capaz de muito mais e pior para denegrir o atual treinador do FC Porto. Estes segundos são muito piores. Doentio é pouco.
O Professor Jesualdo teve o seu mérito. Estou-lhe grato. Não me recordo muito bem de ver a equipa do FC Porto dele jogar, mas lembro-me de dizerem que o futebol dele era chato, chato, chato. Isso não me interessa, mas há alguns que criticam o atual treinador por causa disso. Talvez esses deviam pensar e tirar as suas ilações, antes de criticarem e atacarem (isto sim é que é grave) uma pessoa que, quer queiram quer não, ainda os representa enquanto portista.
Acho que é uma posição bonita e espero que a mantenhas, sejam quem forem as pessoas.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,100
28,021
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
benHur78 disse:
O ADN de um clube não se muda. É como o ADN de uma pessoa. Quando mudar, a pessoa morreu.

Para mim, gostar ou não do SC, é secundário, o que não vejo e ainda ninguém o demonstrou, é como é possível no estado em que estamos hoje (completamente falidos), fazer melhor! Não é qualquer um, que tem estaleca para treinar o Porto! Nos últimos 5 anos foram feitas muitas experiências, todas elas falharam!

E se me vem com o JJ, os brasileiros já começam a ficar fartos do homem! Não tenho dúvidas que hoje, aqueles que aqui estão fartos do SC, iriam se fartar da personalisade egocêntrica do homem! Mas esses iludidos, se ainda acham, que o problema do Porto se resolve apenas com um único homem...o problema do Porto é estrutural mas por mais que se repita isto, há pessoal que não entende mesmo. Não adianta.
Obrigado pela eloquência.
 

Johann

Bancada central
2 Outubro 2012
1,669
0
Ric_Sousa disse:
Eu sei que o Pepe foi treinado com o Jesualdo 1 ano. E até evoluiu com ele, para ser transferido para onde sabemos. Não esqueci dele. Simplesmente nem falei porque é um dos jogadores que já estavam mais "feitos" quando o JF entrou (junto com Helton, Assunção e Lucho).
Mas até podemos considerar e comparar com o Militão em jogadores que ambos evoluiram para dar o salto para o real Madrid. O problema é que depois o SC fica sem mais cromos para a troca :)

Qual é a DÚVIDA que o Bosingwa não era "ninguém" antes do JF? O máximo que tinha conseguido nas selecções foi o mesmo que o Fernando Fonseca do Gil Vicente (da nossa formação)
"Ah e tal já tinha bastantes jogos no Porto!" O Manafá também tem! Então vamos considera-lo como matéria-prima à disposição do SC tão boa ou melhor que o Bosingwa!

Volto a dizer... fico à espera de algum defesa da altura que tivesse o estatuto do Saravia quando chegou.

O Stepanov era sub21 sérvio e tinha feito um bom Euro sub21 cá em 2006. É o estatuto que tinha. É este que queres comparar com o Saravia? lol
Ou com Mbemba, por exemplo.

A sério que insistes no Bruno Alves? Jogador na altura com 11 jogos no clube (bem menos que o Diogo Leite actualmente), sem internacionalizações aos 25 anos... sem sequer ter sido uma referência nas selecções jovens... simplesmente nada!


É então para continuar para o meio-campo? Ou ainda alguma dúvida pendente?
Se quiseres em alternativa mais fácil fazemos um levantamento dos jogadores que evouiram e deram/perspectivam dar lucro ao clube com o SC... e depois fazemos comparação com o JF

O Pepe foi imperial com o Adriaanse. Tu deves ter pouca memória. Nem falaste do Pepe porque já era um “jogador feito”... pois lá está não convinha.

Outro é o Bosingwa... 88 jogos no Porto, campeão titular com o Adriaanse, e tu vens falar do Fernando Fonseca 😂

Não vale a pena continuar quando não és factual. O Stepanov estreou-se pela Sérvia A em 2006 e foi totalista em +4 jogos oficiais antes de vir para o Porto... mas só o Saravia que foi humilhado na Copa America é que conta.
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,558
122
40
Oliveira de Azeméis
Johann disse:
O Pepe foi imperial com o Adriaanse. Tu deves ter pouca memória. Nem falaste do Pepe porque já era um “jogador feito”... pois lá está não convinha.

Outro é o Bosingwa... 88 jogos no Porto, campeão titular com o Adriaanse, e tu vens falar do Fernando Fonseca 😂

Não vale a pena continuar quando não és factual. O Stepanov estreou-se pela Sérvia A em 2006 e foi totalista em +4 jogos oficiais antes de vir para o Porto... mas só o Saravia que foi humilhado na Copa America é que conta.
Boa tentativa! Pena é que não contrariaste em quase nada lol

- falei no percurso do Bosingwa nas selecções nacionais para comparar com o craque Fernando Fonseca. Para comparar o percurso no FC Porto usei o Marafá. Portanto das duas é seguir a linha de raciocínio que preferires!

- continuo à espera de saber onde o Stepanov tinha mais estatuto à vinda que Saravia. Ou que Mbemba. Ou que Militão. Por exemplo
Saravia foi humilhado na Copa América? lol para já o importante é ele ter feito algo para lá ter estado. Depois jogadores que não estão confiantes e seguros nas primeiras aparições de selecções de topo mundial arranjo-te várias. Podemos ir por aí se quiseres. Olha, anda na época passada, num jogo do Brasil no Dragão... uns tais de Militão e Alex Telles foram comidos e muito criticados (um até nem voltou a ser convocado). É porque eram maus jogadores

O Pepe foi excelente com Adriaanse, até porque jogava sozinho com 2 laterais. Onde ele elevou o patamar ainda mais, e com um sistema de equipa de topo (com 4 defesas), foi na época seguinte. Simples!
Ou deves achar que alguém dava 30M por ele em junho de 2006...


Fiquei sem perceber se é para partir para os médios ou fazer comparação em relação aos jogadores que o SC tem potenciado :(






 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,099
16,037
Conquistas
12
26
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Ignis Draco disse:
Acho que é uma posição bonita e espero que a mantenhas, sejam quem forem as pessoas.
Com o Lope, com o NES e com o Vítor. Posso criticar as opções técnico-táticas e de gestão de recursos, mas nunca me mais ver a persegui-los nem atacá-los. E esta defesa vale para qualquer funcionário do clube.
 

Johann

Bancada central
2 Outubro 2012
1,669
0
Ric_Sousa disse:
Boa tentativa! Pena é que não contrariaste em quase nada lol

- falei no percurso do Bosingwa nas selecções nacionais para comparar com o craque Fernando Fonseca. Para comparar o percurso no FC Porto usei o Marafá. Portanto das duas é seguir a linha de raciocínio que preferires!

- continuo à espera de saber onde o Stepanov tinha mais estatuto à vinda que Saravia. Ou que Mbemba. Ou que Militão. Por exemplo
Saravia foi humilhado na Copa América? lol para já o importante é ele ter feito algo para lá ter estado. Depois jogadores que não estão confiantes e seguros nas primeiras aparições de selecções de topo mundial arranjo-te várias. Podemos ir por aí se quiseres. Olha, anda na época passada, num jogo do Brasil no Dragão... uns tais de Militão e Alex Telles foram comidos e muito criticados (um até nem voltou a ser convocado). É porque eram maus jogadores

O Pepe foi excelente com Adriaanse, até porque jogava sozinho com 2 laterais. Onde ele elevou o patamar ainda mais, e com um sistema de equipa de topo (com 4 defesas), foi na época seguinte. Simples!
Ou deves achar que alguém dava 30M por ele em junho de 2006...


Fiquei sem perceber se é para partir para os médios ou fazer comparação em relação aos jogadores que o SC tem potenciado :(
Vai dormir. Fernando Fonseca 😂 as tuas linhas não valem nada, pegas no que te dá jeito. O Bosingwa fez quase o dobro dos minutos do Manafá. O Bosingwa foi uma peça importante do Porto campeão do Adriaanse.

Primeiro passas esponja no Stepanov, depois mentes, e no pasa nada, agora já vens por outro ângulo, continuas à espera de uma coisa que eu nem indiquei.

E jogadores que fazem aparições nas seleções de topo mundial por interesses, argoladas e jogos de empresários, não arranjas?

O Bosingwa já pedra do Porto campeão... “não se destacava no Boavista”, e depois “não se destacou no Porto”. O Prof. Jesualdo podia ter feito mais com o Diogo Valente do que com ele... destacou-se no Boavista 😂 O Pepe imperial do Co, só aparece listado do lado do Conceição. O Stepanov 11 do Euro sub21 e internacional A, grilos, o Militão “Brasil sub 20” e o Saravia também jogou na seleção.

Nada tendenciosa a lista. Toma mais outra: o Fucile já era internacional A pelo Uruguai quando chegou.

“Álvaro Pereira (Cluj); Saravia (titular da Argentina)”
gosto mais de
“Álvaro Pereira (titular do Uruguai); Saravia (Racing)”

Vale tudo?

Mais um defesa internacional A à disposição do Jesualdo: Addy do Gana. Chegou-lhe às mãos fresquinho como titular e campeão do mundo sub20. Na final calhou de derrotar o Brasil sub20.
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,558
122
40
Oliveira de Azeméis
Johann disse:
Vai dormir. Fernando Fonseca 😂 as tuas linhas não valem nada, pegas no que te dá jeito. O Bosingwa fez quase o dobro dos minutos do Manafá. O Bosingwa foi uma peça importante do Porto campeão do Adriaanse.

Primeiro passas esponja no Stepanov, depois mentes, e no pasa nada, agora já vens por outro ângulo, continuas à espera de uma coisa que eu nem indiquei.

E jogadores que fazem aparições nas seleções de topo mundial por interesses, argoladas e jogos de empresários, não arranjas?

O Bosingwa já pedra do Porto campeão... “não se destacava no Boavista”, e depois “não se destacou no Porto”. O Prof. Jesualdo podia ter feito mais com o Diogo Valente do que com ele... destacou-se no Boavista 😂 O Pepe imperial do Co, só aparece listado do lado do Conceição. O Stepanov 11 do Euro sub21 e internacional A, grilos, o Militão “Brasil sub 20” e o Saravia também jogou na seleção.

Nada tendenciosa a lista. Toma mais outra: o Fucile já era internacional A pelo Uruguai quando chegou.

“Álvaro Pereira (Cluj); Saravia (titular da Argentina)”
gosto mais de
“Álvaro Pereira (titular do Uruguai); Saravia (Racing)”

Vale tudo?

Mais um defesa internacional A à disposição do Jesualdo: Addy do Gana. Chegou-lhe às mãos fresquinho como titular e campeão do mundo sub20. Na final calhou de derrotar o Brasil sub20.
LOL

- continuo à espera do maior curriculum do Bosingwa nas selecções em relação ao Fernando Fonseca. Podes ir à wikipedia e afins. Vai à confiança, que eu nem pesquisei. Até pode ser que eu esteja enganado.
- o bosingwa foi importantissimo no campeonato do Adriaanse... lol. Os adeptos suspiravam por ele! Pelos vistos o importantíssimo para ti é jogar. Portanto o Marcano, o Marega, Soares, Brahimi, Sergio Oliveira, Otávio, etc. são importantíssimos no Porto. Vai-se a ver e afinal o plantel actual à disposição do SC volta a ser extraordinário. Também cheio de campeões nacionais!
- não sei onde o Diogo Valente se destacava no Boavista. É possível que tenhas sonhado
- fico à espera da tua resposta em relação a alguém dar 30M pelo Pepe em 2006 (então depois das exibições na Champions, com Artmedias e afins)...
- Fico à espera de saber onde o Stepanov tinha mais curriculum à chegada que Mbemba, Militão,...
- Sim, vamos comparar as selecções da Servia (grandes Euros e Mundiais fez nessa altura... na playstation) com Brasil e Argentina. Faz sentido

- o Fucile já se tinha estreado na seleção do uruguai. 1X acho (não fui confirmar). Queres que te arranje jogadores actualmente com 1/2 jogos na selecção uruguaia e vizinhas? Para percebermos o estatuto que isso dá? Já nem comparando o que era o Uruguai na altura com o actual
- O Alvaro Pereira já teria feito uns 4/5 jogos na selecção de facto(não fui confirmar). Mas queres mesmo falar de laterais esquerdos à disposição de ambos os treinadores? Pensei que essa posição era tabu lol... nem estava a dar relevo a esse assunto
- Addy? A sério? É para fazer um levantamento de jogadores de selecções africanas jovens vs o que realmente valem? Vamos falar por exemplo nesse 11 do Gana e respectivas carreiras? Devem ter sido todos treinados pelo Jesualdo lol


Ainda não decidiste se é para falar nos médios ou jogadores potenciados pelo Sérgio...



 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,980
2,885
Ric_Sousa disse:
- o bosingwa foi importantissimo no campeonato do Adriaanse... lol. Os adeptos suspiravam por ele! Pelos vistos o importantíssimo para ti é jogar. Portanto o Marcano, o Marega, Soares, Brahimi, Sergio Oliveira, Otávio, etc. são importantíssimos no Porto. Vai-se a ver e afinal o plantel actual à disposição do SC volta a ser extraordinário. Também cheio de campeões nacionais!
Se não te lembras....O Bosingwa foi titularíssimo no ano do Adriaanse, juntamente com o Pepe o Pedro Emanuel na defesa. Titularíssimo.
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,980
2,885
Jesualdo Ferreira potenciou muitos jogadores, que se tornaram craques cá. Facto.
Contudo, muitos outros, e até alguns miúdos que muitos achavam com potencial, tiveram zero de sucesso cá, na mesma altura: Tommy Costa, Bolatti, Prediger, Valeri, Leandrinho, Kaz, Lino, Ezequias, Mareque, Benitez, Bruno Gama, Rabiola, Orlando Sá, Hélder Barbosa, Vierinha. Tantos, tantos.

Não funcionou sempre.
 

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
benHur78 disse:
Colega, concordo inteiramente consigo. Já vejo o Porto a jogar, com atenção, início dos anos 90s. E já aqui pedi, para dizerem quando é que o Porto jogava bem! Continuo à espera! Houve periodos e para mim, o tempo do Mourinho foi o melhor, na minha definição de "jogar bem".

Agora, vejo muito o recurso ao argumento do não jogamos nada, mas quando vejo os números (é a única coisa na vida que separa um doente de um sadio) algo não bate certo. Quem recorre a argumentos altamente subjetivos, fazem-no, precisamente porque são subjetivos e podem dizer e desdizer, o que bem entenderem. Olham para aquilo e vêm uma couve, depois já é uma batata e acaba numa cenoura!

Quem é contra o SC, não consegue objectivar porquê. Como estão tão fartos do homem porque sim, mas não podem dizer isso, são incapazes de serem honestos e dizerem, epa, ok, admito, estou farto do tipo, quero mudar, quero coisas novas, mesmo correndo o enorme risco de ser para ter resultados piores; é como nas namoradas, estou farto dela, quero uma nova!.

Voltando ao argumento do jogar bem, o FC Porto nunca jogou como o Barcelona, nem de perto! E para mim o "nunca" é a partir dos anos 90s. O nosso futebol ou o nosso ADN, era baseado no trabalho, no espírito de sacríficio, no mantra todos por um e um por todos, trabalho, dar tudo e morrer dentro de campo. Foi precisamente por causa disso, que hoje sou portista. Mas recordo-me perfeitamente, de haver jogos, muitos deles, em que adormeci, especialmente para o campeonato português, que não tem interesse nenhum! Só que na altura,lá está, ganhavamos! E a malta, estava-se cag** para isso do "jogar bem".

Se calhar, foi por isso que o Lopetegui veio para o Porto. Para colocar o Porto a jogar como o Barcelona. Todos sabemos como a história acabou (aliás, ainda está a decorrer).

O ADN de um clube não se muda. É como o ADN de uma pessoa. Quando mudar, a pessoa morreu.

Para mim, gostar ou não do SC, é secundário, o que não vejo e ainda ninguém o demonstrou, é como é possível no estado em que estamos hoje (completamente falidos), fazer melhor! Não é qualquer um, que tem estaleca para treinar o Porto! Nos últimos 5 anos foram feitas muitas experiências, todas elas falharam!

E se me vem com o JJ, os brasileiros já começam a ficar fartos do homem! Não tenho dúvidas que hoje, aqueles que aqui estão fartos do SC, iriam se fartar da personalisade egocêntrica do homem! Mas esses iludidos, se ainda acham, que o problema do Porto se resolve apenas com um único homem...o problema do Porto é estrutural mas por mais que se repita isto, há pessoal que não entende mesmo. Não adianta.
Há muita gente aqui que não sabe que nos anos 90 o Porto ia jogar a Alvalade a mandar bicos para frente para o Kostadinov correr...

Ou melhor, há muita gente aqui que não sabe quem foi o Kostadinov!

O que é estranho é haver quem não se recorde do que era o nosso futebol com o Jesualdo. Dos assobios, do Anderson a extremo, etc.

Foi tricampeão mas nunca com futebol entusiasmante, com a exceção de curtos períodos em 07/08 (potenciados pelo fenómeno Tarik) e em 08/09 (potenciados pelo nascimento do fenómeno Hulk).

Ainda assim, é indiscutível o seu conhecimento do jogo e a capacidade de potenciar talento.

Numa estrutura ideal, devia ter sido integrado como coordenador de todo o futebol (profissional e formação). Houve uma oportunidade para isso, depois da saída do Sporting. Agora é tarde...
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,558
122
40
Oliveira de Azeméis
Olavo disse:
Jesualdo Ferreira potenciou muitos jogadores, que se tornaram craques cá. Facto.
Contudo, muitos outros, e até alguns miúdos que muitos achavam com potencial, tiveram zero de sucesso cá, na mesma altura: Tommy Costa, Bolatti, Prediger, Valeri, Leandrinho, Kaz, Lino, Ezequias, Mareque, Benitez, Bruno Gama, Rabiola, Orlando Sá, Hélder Barbosa, Vierinha. Tantos, tantos.

Não funcionou sempre.
Nem funciona sempre com nenhum treinador. Quer se chame Guardiola ou Klopp...
Potenciam uns jogadores e desaproveitam outros.
O que importa é o rácio de sucesso (e o lucro "bruto"). E aí parece-me que dificilmente há algo a apontar ao Jesualdo...

Já por exemplo com o SC... temos o Militão. De resto... acho que uns +90% dos jogadores que passaram pelas suas mãos nos 3 anos desvalorizaram/vão desvalorizar... ou no máximo manter o seu valor (tipo Alex Telles)

Já agora dessa lista não sei se alguém achava potencial em Ezequias, Benitez, Lino, Rabiola,... :)
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,980
2,885
Ric_Sousa disse:
Nem funciona sempre com nenhum treinador. Quer se chame Guardiola ou Klopp...
Potenciam uns jogadores e desaproveitam outros.
O que importa é o rácio de sucesso (e o lucro "bruto"). E aí parece-me que dificilmente há algo a apontar ao Jesualdo...

Já por exemplo com o SC... temos o Militão. De resto... acho que uns +90% dos jogadores que passaram pelas suas mãos nos 3 anos desvalorizaram/vão desvalorizar... ou no máximo manter o seu valor (tipo Alex Telles)

Já agora dessa lista não sei se alguém achava potencial em Ezequias, Benitez, Lino, Rabiola,... :)
Nos nomes listados, misturei tudo. Mas sim, Rabiola, na altura, era visto como uma grande esperança. Com o Diogo Viana, por exemplo.

Acho que alguns jogadores melhoraram com o Sérgio: Herrera, Corona, Aboubakar, Marega...

 

Johann

Bancada central
2 Outubro 2012
1,669
0
Olavo disse:
Se não te lembras....O Bosingwa foi titularíssimo no ano do Adriaanse, juntamente com o Pepe o Pedro Emanuel na defesa. Titularíssimo.
Ele nem conhece os jogadores do Porto. Não há muito mais a dizer.
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,558
122
40
Oliveira de Azeméis
Mágico Deco disse:
Há muita gente aqui que não sabe que nos anos 90 o Porto ia jogar a Alvalade a mandar bicos para frente para o Kostadinov correr...

Ou melhor, há muita gente aqui que não sabe quem foi o Kostadinov!

O que é estranho é haver quem não se recorde do que era o nosso futebol com o Jesualdo. Dos assobios, do Anderson a extremo, etc.

Foi tricampeão mas nunca com futebol entusiasmante, com a exceção de curtos períodos em 07/08 (potenciados pelo fenómeno Tarik) e em 08/09 (potenciados pelo nascimento do fenómeno Hulk).

Ainda assim, é indiscutível o seu conhecimento do jogo e a capacidade de potenciar talento.

Numa estrutura ideal, devia ter sido integrado como coordenador de todo o futebol (profissional e formação). Houve uma oportunidade para isso, depois da saída do Sporting. Agora é tarde...
- Não faz qualquer sentido comparar o futebol de 1990 com o futebol de 2020. Obviamente que houve uma evolução na forma de jogar das equipas, nas dinâmicas, etc. Apesar de tudo na 2º metade da década (a partir do Bobby Robson), já se praticava um futebol "elaborado"
- Acho que a maior parte das pessoas se recorda bem do futebol do Jesualdo. Ninguém acha que era o melhor futebol de sempre, melhor do que o do Mourinho/Avb, etc. Mas comparando com o actual...
Verdade. Só teve 2/3 períodos de de futebol exuberante. Períodos de cerca de 4/5 meses cada. A diferença é que fora desses períodos a equipa era "pouco entusiasmante" mas consistente. Actualmente não temos... nada
Já agora, teve 2 períodos muito maus, de cerca de 1 mês cada. Curiosamente na mesma altura da época (por volta de outubro/novembro de 2008 e 2009). Mas foram 2/3 meses... não 2/3 anos :)