mmmkk disse:
---------------------
Acho que estás a ser injusto. O Porto de Robson jogava bem e marcava muitos golos. Tivemos alguns jogos para o campeonato de 5 e de 6 golos marcados com ele. Chegámos a terminar um desses anos com quase 90 golos marcados no campeonato. O Porto de Oliveira jogava bem. O ano do tri foi tremendo. 16 pontos na fase de grupos da CL com 5 vitórias e 1 empate. Fomos a San Siro espetar 3, fomos à luz espetar 5, 9vencemos o tri em Guimarães a jogarmos um futebol lindo, cheio de força e ambição. No ano do Eng. fizemos uma champions boa onde podíamos e merecíamos ter ido mais longe. Caímos com o Bayern nos quartos mas demos-lhes um banho de bola. E tivemos um árbitro francamente mau que fez tudo para o Bayern passar.
Depois Mourinho. Depois aquele ano de JF onde tínhamos equipa para chegar às meias da CL no mínimo e que caímos com aquele míssil de Ronaldo... tivemos o pássaro na mão, foi uma pena.. estávamos com uma grande equipa e a jogar um grande futebol nesse ano.
Depois Villas.
E acabou.
O último fogacho foi aquele ano de Lope na europa e dos 3-1 ao Bayern. Nunca mais vi o Porto a jogar futebol desde então.
Um colega meu enviou-me um link para uma entrevista, em que esse treinador (propositadamente não vou dizer quem é, mas não é o SC), diz exactamente o que pensa do
jogar bem. Concordo a 1000%!
Que equipas é que gosta mais de ver?
Para já, gosto de consumir futebol. E gosto de ver o Barcelona, o Real, o Dortmund, o Bayern... Gosto também de ver o jogo resultadista, aquelas equipas pragmáticas, que querem é ganhar, não interessa se é para encostar atrás o bloco. Defender bem também é uma arte. E é uma arte chegar a um resultado sem jogar bem. As pessoas acham que arte é só aquilo que esteticamente é muito bonito. Não. Nós visitamos um museu e estão lá pintores das mais variadas correntes e são todos bons. Uns agradam-nos, outros não. Há diferentes formas de expressar a arte e no futebol é igual, há diferentes formas de jogar. Para ti, ganhar um jogo sem jogar bem talvez seja uma violência, mas eu também aprecio isso. Quem sou eu para andar aí a criticar aos sete ventos? A única coisa que nos resta é agirmos à imagem daquilo que nós pensamos.
Muita gente comete esse erro e nem sequer se apercebe! Mistura alhos com bugalhos! Concordo a 1000% com
As pessoas acham que arte é só aquilo que esteticamente é muito bonito. Para 99.9% das pessoas, é isso que chamam do jogar bem. Para mim e para quem pensa assim, e que gosta de ver para além daquilo que a vista alcança, para além daquilo que é intuitivo, para as coisas que dão trabalho e requerem esforço, concordarão com o que este treinador disse!
Cada ser, tem a sua própria definição de "jogar bem". Mas que muitos, baralham as coisas, baralham e acham que, só aquilo que lhe é bonito aos seus olhos, é que está bem! Tremendamente errado! É ser demasiado redutor, simplista! A realidade é muito mais complexa, do que pode parecer à primeira vista.
Em relação aos exemplos que deste, sinto mais uma vez, quando se recorre ao passado, uma correlação entre, o que se passou e a fase em que ganhavamos tudo. Isto é, quando se ganha tudo e se olha para trás, somos contaminados com o romantismo e tudo nos parece perfeito, ideal! É como as pessoas que ficam mais velhas com o tempo e dizem
no meu tempo é que era!
O que sei, foi o que senti e vivi, e nesse tempo em que ganhavamos tudo, nem tudo estava bem! E houve muitos jogos em que adormeci! E discordo, passar a ideia, que nós jogavamos a Barcelona! Nós raramente, tivemos periodos longos no tempo em que, evidenciamos
futebol esteticamente bonito. Nem o Barcelona consegue isso! Conseguiu num determinado periodo longo de tempo, sim, mas acabou, tudo termina na vida!
Só as grandes, grandes equipas, com orçamentos mil vezes superiores ao nosso, que contratam os melhores, terão essa possibilidade. Mas mesmo assim, não o conseguem sempre!
O FC Porto para mim, nunca foi esteticamente bonito, puro. Foi sempre mais, a base do trabalho, do espírito de sacrificio, da entreajuda, dos todos por um e um por todos, da união, do colectivo. É isso que para mim significa a "raça" e a "mística". Que houve periodos de tempo em que a parte estética era mais evidente, sim houve. Como diria, que existe em qualquer equipa do mundo ao longo da sua história!
Já aqui o disse, é mais honesto eu afirmar, que não gosto do SC porque não gosto, que estou farto dele porque na vida é assim, fartamo-nos das pessoas, do que vir para aqui argumentar com o,
jogar bem. Isso não existe!
O SC tem os melhores números apôs o VP e contra factos não há argumentos! Os que odeiam o SC, recorrem ao passado, mas é um argumento fraco! Porque o FC Porto há muitos anos, que já não é o que era! Também é um facto que custa a engolir a muita gente! Mas se querem viver do museu, tudo bem!
E termino com esta, também desse treinador.
(...) Querem rotinas de satisfação. Acho isso normal. Só não acho normal a agressão verbal e a má educação dentro da estrutura. De resto, o futebol vive da massa que aplaude, que assobia... No dia em que for ópera, o futebol está perdido. Nem nós, treinadores, sentimos a paixão da mesma forma.